sábado, 14 de março de 2009

CORRUPÇÂO: GEDDEL QUER JARBAS DANDO NOMES


"Um dos principais interlocutores do PMDB junto ao Governo Federal, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), cobrou do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) que o pernambucano aponte mais nomes de peemedebistas que ele considera corruptos. Na entrevista que segue, concedida após vistoria nas obras da Transposição do Rio São Francisco, Geddel Vieira revelou não acreditar - ao contrário de Jarbas - que o PMDB seja corrupto. “Não vejo instituições corruptas (...) O que você pode ter são pessoas que não sejam dignas dessas instituições”, ponderou. Apesar de sua já declarada pré-candidatura ao Governo da Bahia, o ministro também condenou a antecipação do debate eleitoral, afirmando que, ao fazer isso, os políticos estão prestando um desserviço ao País.

Jarbas Vasconcelos
Acho que o senador Jarbas tem todo o direito de fazer sua manifestação, de emitir sua opinião. Agora, eu não creio em instituições corruptas. Eu não vejo instituições corruptas. Você não pode dizer que a Polícia Militar, que o Senado Federal, que o partido político seja corrupto. Até porque as instituições se sobrepõem às pessoas. O que você pode ter são pessoas que não sejam dignas dessas instituições. Evidentemente que me incluo entre os que prefeririam que o senador Jarbas Vasconcelos apontasse nomes e casos específicos até para que nós juntos pudéssemos nos unir, apurar e punir, até com a expulsão do partido se fosse o caso.

Debate antecipado
O que estou observando é que há uma antecipação muito grande desse debate eleitoral. O Brasil vive um momento de dificuldade econômica, dentro desse contexto internacional. Muitas obras estão sendo realizadas. E acreditem, ou não acreditem, a minha preocupação atual é mostrar, sobretudo ao Nordeste e à Bahia, de forma particular, que existe toda uma geração de brasileiros, na qual eu me incluo, que tem capacidade de gestão. De fazer as obras acontecerem, tirá-las do papel. E isso não se mistura com campanha política para mim, agora.

Viagens
São absolutamente naturais as viagens que os governadores tucanos José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, têm feito pelo País com o intuito de se credenciarem na corrida pelo Palácio do Planalto. A ministra Dilma também, que se fala que pode ser candidata do Governo... Ela está viajando para visitar obras. Eu pessoalmente creio que é um equivoco antecipar o debate eleitoral, porque quando você antecipa o debate eleitoral traz a paixão para a discussão. E ao trazer a paixão para discussão, você termina colocando escuridão na vista de todo mundo, sobretudo no momento em que tem crise econômica a ser solucionada, obras a serem concluídas, unidades de tudo o que for possível para evitar que se avance uma onda de desemprego, que tem criado dificuldades nos Estados Unidos e na Europa, que não chegue com tanta força no Brasil. Portanto eu acho que antecipar a discussão eleitoral agora, por mais natural que seja, é um desserviço ao País. Você viajar, trabalhar é um papel importante do homem público, sobretudo aqueles que estão exercendo funções de decisão. Agora, você transformar isso numa antecipação de palanque é um equívoco, sobretudo no momento em que o Brasil vive. A contribuição que eu posso dar é no que diz respeito às minhas legítimas ambições pessoais. Os meus legítimos projetos pessoais eu retardarei o máximo que puder porque acho que, dessa forma, estarei contribuindo mais para a Bahia e para o Brasil.

* Da Folha de Pernambuco, leia mais aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Jabas deve a bucha do canhão dos Tucanos e Demos para 2010, ele não tem mais oportunidade em pernanbuco, aí vira aventureiro, servido de massa de namobra da incompetência, esse ja foi!!!!

Anônimo disse...

Esse Geddel não tem credilidade pra cobrar de ninguém. Respeite os cabelos brancos de Jarbas, home!

Ismael Luiz disse...

Geddel,não vê corrupção? Natural,só os que estão de fora é que enxergam.Os que estão dentro,geralmente,fingem que não veem,que não é com eles.Logo Geddel!Afe!!!

Antonio Alves de Morais disse...

O que significa dar os noimes? O Jarbas foi claro o PMDB.

Arthur Silva disse...

Prefiro ouvir os nomes que o Protógenes vai dar na CPI dos Amigos de Dantas. Jarbas e Geddel são gorgulhos da mesma farinha.

Anônimo disse...

Nomes aos bois ? Vamos começar: Jarbas Vasconcelos, ...

João