"Por trás da virada na eleição presidencial deste domingo em El Salvador, está um brasileiro - João Santana, marqueteiro de Mauricio Furnes, o candidato da esquerda. Paralelamente, Santana mantém-se como o marqueteiro número 1 de Lula. Isso explica, por exemplo, a inusitada presença de Lula na propaganda de televisão de Furnes. Em vários spots de 30 segundos, Lula aparece (muito) bem na foto. Lula foi usado como um contra-exemplo (junto com Barack Obama) cujo objetivo era o de reagir a uma campanha que procurava vincular Furnes a Hugo Chávez, Fidel Castro e Daniel Ortega - os dois primeiros qualificados de "extremistas de esquerda" e o nicaragüense de "esquerdista incompetente". Esta turma assusta os salvadorenhos, concluíram as pesquisas do candidato esquerdista. E Santana decidiu ligar o seu candidato a Lula.
Num dos comerciais, Furnes é ladeado por duas imensas fotos de Obama e de Lula, citados como exemplos de "líderes inovadores": "Lula demonstrou que se pode fazer um governo popular, democrático e com distribuição de riquezas", proclama o comercial. Em outro, o locutor compara os ataques a Lula na campanha de 2002 com as críticas que Furnes sofre agora: "Mas no Brasil, a campanha fracassou. Hoje, Lula é considerado o melhor presidente da história do Brasil", exagera o triunfante comercial. As pesquisas mais recentes dão a Furnes em torno de dez pontos de vantagem sobre Rodrigo Ávila."
(Coluna Radar, Veja Online)
* Assista aos vídeos "Lideres" e "Desde Brasil" aqui.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Sr.Eliomar, o senhor acha exagero considerar Lula o melhor presidente do Brasil? Pois 84,0% da população não concorda com o senhor. E para completar vai emplacar Dilma em 2010.
Postar um comentário