sábado, 31 de maio de 2008

REDE GLOBO E DUAS CARAS - DESRESPEITO À FAMÍLIA BRASILEIRA?

Com o título "Rede Globo desafia", o polêmico Themístocles de Castro e Silva bate duro na emissora platinada que, em seu último capítulo de Duas Caras, promete muitas surpresas que, na avaliação do jornalista, são um show de desrespeito aos valores da família. Confira e opine:

De que adiantam campanhas e outras iniciativas em favor da criança e do adolescente, se temos a Rede Globo e suas novelas para destruir tudo o que se faz neste País em favor da preservação dos costumes, da ética e da moral? Os valores da Família não valem nada para os novelistas da Globo. Desde que a empresa fature, o resto é secundário. Peço aos leitores que atentem bem para o texto da nota que se segue, publicada pela Folha de S. Paulo de 27 último: “A TV Globo recuou da decisão de nem sequer gravar uma cena em que dois homens se beijariam no último capítulo de “Duas Caras”. Ontem de manhã, a produção da novela foi informada de que a emissora decidiu gravar a cena. Apesar do recuo, ainda é incerto se a Globo exibirá o beijo entre Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Lugui Palhares).
A emissora argumenta que seus princípios de qualidade não prevêem beijos e carícias entre homossexuais. Pelo texto original de Aguinaldo Silva, o beijo ocorreria após Carlão e Bernardinho assinarem contrato de união civil, em um cartório. Segundo o roteiro, após declará-los casados, um escrevente preconceituoso diz. irônico: “Que se beijem os noivos”. Bernardinho festeja: Eu não ia abrir mão dessa parte, nem morto! Juvenal Antena (Antônio Fagundes) grita: Claro que não. Casou tem que beijar. Aguinaldo assim finaliza a cena: E os convidados todos embarcam no coro: Beija, beija... E então Bernardinho e Carlão se aproximam e se beijam sob aplausos de todos”. O jornal informa que “o material só irá ao ar se for aprovado pela cúpula da Globo”.
Ai é que deveria entrar o governo, com um simples telefonema: - Alô, é a Rede Globo? Aqui é fulano, do Palácio do Planalto. O presidente da República manda dizer que, se a cena do casamento dos homens for ao ar, a programação da TV Globo estará suspensa por seis meses. Infelizmente, não temos um presidente com coragem de aceitar o desafio.

Temístocles de Castro e Silva
Jornalista e advogado

LÚCIO ALCÂNTARA COTADO PARA VICE-PRESIDENTE DO BANCO DO BRASIL

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer nomear o ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara, do PR, para a vice-presidência de governo do Banco do Brasil. Hoje, o cargo é ocupado pelo PMDB, mas Lula se sente devedor de Alcântara. Em 2006, o cearense apoiou o petista já no primeiro turno da eleição. Ao pedir votos para Lula, Alcântara, que era tucano, deixou na mão o candidato do seu partido, Geraldo Alckmin. Lula prometeu compensá-lo, mas já o preteriu para outros três cargos."

(Da Coluna Holofote - Revista Veja)

VAMOS NÓS - Recentemente, Lúcio teve nome cotado para presidente da Chesf, mas acabou dançando. Acabou se contentando, então, com a indicação de seu amigo, Guedes Ceará, para superintendente do Dnit no Estado. Resa saber se ele emplacaria mesmo esse cargo. No próximo dia 4, Lúcio estará voltando para a Capital cearense, após temporada no Rio.

QUE É ISSO, SENHOR GOMES SILVEIRA?

Atenção senhor Gomes Silveira, que respoonde pelo site Central de Notíciais.org: estamos de olho no senhor, que está copiando (pra não dizermos coisa pior!) as notícias dos jornais e deste Blog sem dar crédito, ou tocando créditos, e ainda assumindo a autoria das informações. Isso é crime! E o pior: tudo patrocinado.

FLASH DO ELIOMAR - REFINARIA E MARACUJÁ

COMEÇA NESTE SÁBADO EM FORTALEZA O IV GRAND PRIX DE FUTSAL

Começa neste sábado o Grand Prix de Futsal, promoção da Confederação Brasileira de Futsal, apoiada pela Secretaria do Esporte do Ceará e que vai se estender até o próximo dia 8. São 16 seleções divididas em quatro grupos, com a confirmação do Brasil no Grupo A. Após o sorteio, que foi conferido nesta sexta-feira, no Hotel Gran Marquise pelo governador Cid Gomes, os grupos A, B, C e D ficaram divididos em:

GRUPO A
Brasil, Chile, Croácia, Angola

GRUPO B
República Tcheca, Irã, Uruguai, Paraguai

GRUPO C
Egito, Sérvia, Argentina, Venezuela

GRUPO D
Canadá, Colômbia, Moçambique, Ucrânia

* Os jogos do grupo A e B serão realizados no Ginásio Paulo Sarasate e os jogos dos grupos C e D ocorrerão no Ginásio da Universidade de Fortaleza (Unifor).

GASTÃO DEIXA PRESIDÊNCIA DA FECOMÉRCIO DE OLHO NA PREFEITURA. RÉGIS DIAS ASSUME


Régis Dias tem a experiência de quem já foi secretário estadual.
O Sistema Fecomércio do Ceará muda de comando a partir da próxima terça-feira. O atual presidente da entidade, Luiz Gastão Bittencourt, vai se licenciar para mergulhar de vez na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Ele é o pré-candidato do PPS, que fará convenção no fim deste mês, em local ainda a ser marcado, mas com promessa de muita festa.
No lugar de Gastão, assumirá Régis Dias que, mesmo com essa carinho de moço, já acumula boa experiência como gestor. Foi dirigente do Sebrae do Ceará e também secretário do Desenvolvimento Econômico (Governo Lúcio Alcântara).
Régis permanecerá à frente da Fecomércio por um periodo de quatro meses. Depois que acabar a campanha, entrega o comando de volta para Gastão. Ou não. As urnas é que vão dizer.

LULA ANUNCIA QUE NÃO SUBIRÁ MAIS EM PALANQUE NAS CAPITAIS PARA ANUNCIAR OBRAS


"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em Belém (PA), nesta sexta-feira, que não subirá mais em palanques nas capitais para anunciar obras até o fim das eleições. "Esta (Belém) é a última grande capital que visito. A partir de agora, vou esperar passar o processo eleitoral", afirmou o presidente. Lula disse que sua preocupação é com as informações que serão divulgadas sobre as visitas. "Qual é a minha preocupação? Eu não seria honesto se não dissesse o que vou dizer. A minha preocupação é de amanhã a imprensa retratar que, em vez dos recursos para o estado (...), retratar que o pessoal do PT vaiou o prefeito [em referência a Duciomar Costa, do PTB] e o pessoal do prefeito vaiou a governadora [Ana Júlia Carepa, do PT]."
De acordo com a Presidência da República, o presidente Lula visitou, somente neste ano, 16 capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Teresina (PI), Manaus (AM), Salvador (BA) e Belém (PA).O presidente esteve nesta sexta (30) no Pará para lançamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), posse do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal."

(Portal G1)

sexta-feira, 30 de maio de 2008

PARLAMENTO NORDESTINO É CRIADO E DOMINGOS FILHO ASSUME COMO PRIMEIRO PRESIDENTE


"O presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB), assumiu, na tarde desta sexta-feira (30/05), a presidência do Parlamento Nordestino (Parlatino). O Parlatino foi instituído oficialmente hoje, em solenidade paralela à XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, com a participação de parlamentares dos nove estados nordestinos e de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Domingos Filho destacou a importância do Parlamento Nordestino e enfatizou que o principal objetivo da nova instituição é “a união em defesa de soluções conjuntas para problemas comuns aos estados da Região”. Ele disse que temas, como a convivência com o semi-árido, a gestão de recursos hídricos e a segurança devem constar entre as primeiras pautas do Parlatino. Principal articulador da criação do Parlamento Nordestino, Domingos Filho foi eleito seu primeiro presidente por unanimidade.
O deputado Fernando Toledo (AL) assumiu a vice-presidência de Políticas Industriais, Turísticas e Ambientais; Pavão Filho (MA), a de Políticas Educativas; Venâncio Fonseca (SE), a de Políticas Sociais e de Saúde; Clóvis Ferraz (BA), a de Segurança Hídrica e Energética; Robinson Faria (RN), a de Segurança Pública; Arthur Cunha Lima (PB) a de Políticas Agrícolas; Guilherme Uchoa (PE) a secretaria executiva e Themístocles Filho (PI) é o tesoureiro."

(Este Blog com informações do site da Assembléia do Ceará)

LUIZ MARINHO DEIXA PREVIDÊNCIA QUARTA-FEIRA PARA DISPUTAR PREFEITURA DE SÃO BERNARDO


"O ministro da Previdência, Luiz Marinho, afirmou hoje que deixará na próxima quarta-feira o comando do Ministério para disputar a eleição da prefeitura de São Bernardo do Campo, região metropolitana da Grande São Paulo.
“Vou deixar o Ministério no dia 4, e a partir daí só falarei com vocês [a imprensa] sobre minha candidatura”, declarou Marinho, após reunir-se com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Segundo Marinho, o secretário-executivo do Ministério, Carlos Eduardo Gabas, deverá assumir interinamente a pasta até a nomeação do novo ministro.
Marinho disse ainda que já indicou alguns nomes de possíveis sucessores ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre eles o nomes do deputado federal José Pimentel (PT-CE), credenciado para o cargo por ter sido relator da reforma da Previdência na Câmara, e do presidente do INSS, Marco Antonio de Oliveira."

(Agência Brasil)

CASOS DA DENGUE SOBEM PARA QUASE 22 MIL NO CEARÁ

Saiu mais um boletim semanal sobre o número de casos de dengue no Ceará. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, agora são 21.831 casos da doença registrados neste ano. Os dados aponta ainda 217 casos de dengue hemorrágica e 12 óbitos.
O secretário estadual da Saúde, João Ananias, renovou, nesta sexta-feira, apelo para que a população se engaje cada vez mais nas campanhas de controle e prevenção do mosquito da dengue. João Ananias observou que sem esse engajamento fica difícil controlar a situação.

Fortaleza continua liderando casos de dengue hemorrágica. Tem 142 ocorrências. Em seguida, vem Caucaia, com 26.

POLÍCIA APREENDE 12 QUILOS DE MACONHA EM PENAFORTE

Cerca de 12 quilos de maconha foram apreendidas nesta sexta-feira pela Polícai Militar num posto de fiscalização da Secretaria da Fazenda, situado em Penaforte (550 Km de Fortaleza), na Região do Cariri. Um homem dirigindo uma pick-up acabou detido. Ele vinha de Pernambuco e confessou que a carga vinha da zona da maconha, na área de Cabrobó.
De acordo com os policais, essa foi a segunda apreensão de maconha em menos de 15 dias e nas mesmas condições.

POLICIAIS RODOVIÁRIOS E GOVERNO ENTRAM EM ACORDO E GREVE É SUSPENSA

"Os policiais rodoviários federais entraram em acordo com o governo e resolveram suspender a greve que teria início nesta sexta-feira (30). A decisão foi tomada durante reunião entre representantes dos Ministérios da Justiça e do Planejamento e da Polícia Rodoviária Federal. Em nota, o Ministério da Justiça divulgou que o secretário nacional de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, ratificou o acordo, que já havia sido celebrado pelo Ministério da Justiça.
Segundo o presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Gilson Dias da Silva, o governo vai cumprir na íntegra o acordo que havia feito com a categoria.
Ficou acertado que os policiais receberão aumento salarial entre 9% a 15%. O acordo também prevê a exigência de curso superior para ingresso na corporação.
No ultimo domingo, a categoria realizou um ato de repúdio paralisando suas atividades em alguns locais. "


(Agência Brasil)

DOS EUA, PREFEITA REPUDIA AÇÃO E DESABAFA: QUEREM TOMAR O PODER DE ASSALTO


A prefeita Luizianne Lins (PT) manteve contato com este Blog nesta sexta-feira, por telefone, direto de Nova York (EUA), onde se encontra em compromissos oficiais. Ela lamentou que a novela em torno do seu substituto na prefeitura prossiga de uma forma "absurda" e se configurando como "um verdadeiro desrespeito à população.
Sem nominar, afirmou em tom de desabafo: "Isso é prática de um grupo que quer chegar ao Poder Municipal de qualquer jeito. É uma falta de respeito com o povo de Fortaleza e com um poder legitimamente constituído pelo voto". A prefeita não cita nomes, mas abertamente sua maior oposição é o PSDB.

Luizianne não entrou no mérito dessa situação, mas reiterou: "Isso é coisa de quem quer tomar o poder de assalto. É o tipo da prática do grupo que quer chegar ao poder".
Esse caso do vaivém de prefeito ocorre há quase 15 dias. Luizianne embarcou para os EUA e passou a prefitura para Martõnio Mont'Alverne, o procurador-geral do município. Houve questionamento da Associação Cearense dos Magistrados que, com liminar, derrubou Mont'Alverne permitindo a posse do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Martônio Vasconcelos.

Não demorou e a PGM recorreu ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes, que mandou Mont'Alverne reassumir. O fato chegou ao STF, que tornou ilegítmo o questionamento da ACM. Agora, numa ação popular, o vereador Márcio Lopes (PDT) conseguiu o afastamento de Mont'Alverne, o que, na prática, não vai acontecer porque a titular retorna neste fim de semana. Até ele receber o comunicado...

VAMOS NÓS - Que negócio desgastante! Lá vai Fortaleza entrar para o anedotário nacional de novo.

PROCURADORA ELEITORAL VAI RECEBER A "LISTA SUJA" DE CANDIDATOS

A procuradora regional eleitoral, Nilce Cunha, receberá, das mãos do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Ernesto Saboya, a lista dos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores com contas desaprovadas e que devem ter vida eleitoral dificil a partir de agora. A entrega ocorrerá às 14 horas da próxima segunda-feira, na sede da Procuradoria Geral da Justiça, ocasião em que estará se realizando, sob comando do Ministério Público Estadual, a segunda reunião preparatória para as eleições deste ano.
Os promotores eleitorais poderão se utilizar do relatório do TCM para mover ações de inelegibilidade. A procuradora regional eleitoral vai reforçar na ocasião apelos para que a cartilha com orientações sobre o pleito sejam observadas, dentro do objetivo de uma disputa sem corrupção eleitoral.

UMA QUESTÃO - A medida é ótima e a cidadania agradece, mas a Justiça no Brasil é cheia de portas de travessa. Vamos aguardar para aplaudir depois.

FÁBRICA DA SHINCARIOL É INAUGURADA COM PRESIDENCIÁVEL E ATÉ DVD DE WALDICK SORIANO


Gilberto Schincariol Filho e Cid Gomes


O Ceará ganhou, nesta sexta-feira, uma fábrica da Cervejaria Schincariol. No Distrito Industrial de Horizonte, cidade que fica na Região Metropolitana de Fortaleza. O clima foi de festa e reuniu Gilberto Schincariol Filho, dono do grupo, o governador Cid Gomes (PSB), o deputado federal Ciro Gomes (PSB), o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB), o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, e o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado (Cede), Ivan Bezerra. O protocolo desse empreendimento foi firmado em 2006.
Entre uma cervejinha e outra, brindes foram distribuidos entre os convidados: duas tulipas e uma caixinha com DVD e CD do cantor Waldick Soriano, tudo produzido pela atriz Patrícia Pillar, a senhora Ciro Gomes.


* Saiba mais sobre a nova fábrica aqui.

PT MANTÉM VETO À ALIANÇA COM PSDB EM BH, MAS ACENA COM "CASO" NOS BASTIDORES

"O diretório nacional do PT decidiu nesta sexta-feira manter o veto à aliança entre o partido e o PSDB nas eleições municipais de Belo Horizonte. No entanto, nos bastidores está sendo negociada a recomendação para que o prefeito de BH, Fernando Pimentel (PT), aceite o apoio informal do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), à chapa encabeçada por Márcio Lacerda (PSB).
A decisão do comando nacional do PT é manter eventuais articulações apenas com partidos que são coligados nacionalmente. "Não há a possibilidade de aliança com o PSDB. Não houve considerações sobre alianças informais. Nós entendemos que PT e PSDB representam projetos políticos diferentes", afirmou o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.
Por cerca de três horas, os integrantes do diretório nacional do PT discutiram exclusivamente o caso de Belo Horizonte.

VAMOS NÓS - Querem fazer esse casamento virar, nos bastidores, uma "amásia" política?

NOVELA - JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR E MARTÔNIO MONT'ALVERNE PODE SER AFASTADO


Prefeito em exercício na campanha anti-rábica.

O juiz titular da 1ª Vara da Fazenda Pública, Irandes Bastos Sales, concedeu liminar nesta sexta-feira, dentro de uma ação popular impetrada pelo verador Márico Lopes (PDT), determinando que o procurador-geral do Município, Martônio Montalverne, deixe o cargo de prefeito de Fortaleza. O juiz entendeu que, por causa da viagem da prefeita Luizianne Lins (PT) para os EUA, quem deve assumir é o presidente da Câmara Municipal em exercício. Em tese, existem dois vereadores que não são candidatos na Capital: Eliezer Moreira, que não postulará a reeleição, e Chico Rodrigues, que será candidato a prefeito em Nova Russas. A ordem é exaurir o parlamento municipal convocando na ordem decrescente de votação, se a mesa direetora toda da Casa recusar, conforme determina o Regime. Se houver vácuo jurídico, a Câmara e o Judiciário decidirão, pelo que entendeu a decisão da Justiça.
Já o prefeito em exercício informa não ter sido notiificado e que não poderia se manifestar. Ele prossegue sua agenda de trabalho. Nesta manhã, Martõnio foi à Praça Eudoro Correa, onde conferiu o lançamento da campanha de vacinação anti-rábica em Fortaleza. Deu até uma forcinha ao secretário da Saúde, Odorico Monteiro, que aplicou uma dose num pretão quatro patas.

VAMOS NÓS - Essa medida, sinceridade, não terá efeito de nada. A prefeita Luizianne Lins retorna neste fim de semana dos EUA, onde manteve contato com o BID e investidores da área de tecnologia de informação. Agora, caso Luizianne tenha que fazer outra viagem para o Exterior, então é bom que se cuide e faça sua bancada resolver esse vácuo da Lei Orgânica. O fortalezense agradecerá.

(Foto - Evilázio Bezerra)

HELICÓPTERO DO CIOPAER ATERRISSA EM PLENA BR-116


A aeronave acabou virando atação em plena BR.

Um helicóptero do Ciopaer aterrissou, no início desta tarde de sexta-feira, em plena BR-116, altura de Messejana. O fato chamou a atenção de populares e causou engarrafamento na área, pois havia um grande fluxo de veículos em razão da festa de inauguração da fábrica da Schincariol nesse município.
A aterrissagem foi necessária porque, segundo informações colhidas de fontes policiais, a aeronave teria registrado pane de combustível. O coronel Aristóteles, coordenador do Ciopes, esclarece, no entanto, que não houve problema de combustível, mas a aterrisagem foi nesse local porque o Hospital de Messejana não tem heliponto. O helicíoptero trouxe uma paciente de Icó, que estava em coma em consequência de Acidente Vascular Cerebral.

(Foto - Evilázio Bezerra)

VEREADOR MÁRCIO LOPES REBATE CRÍTICAS DE ASSESSOR DA PREFEITA LUIZIANNE LINS


O vereador Márcio Lopes (PDT) enviou, nesta sexta-feira, carta rebatendo críticas feitas neste Blog pelo assessor político da prefeita Luizianne Lins, Acrísio Sena. Em suas colocações, Acrísio recomendou que Márcio, ao invés de querer questionar a posse do procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne, devia cuidar dos escândalos de Paulinho da Força Sindical, que é pedetista. Confira a carta de Lopes:

Caro Eliomar de Lima,

Desde que assumi minha cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza, em fevereiro do ano passado, tenho pautado minha atuação parlamentar a partir das funções legislativa e de fiscalização dos atos do Poder Executivo, disciplinadas pela Lei Orgânica do Município. Como membro do PDT de Fortaleza - além de vereador sou presidente do Diretório Municipal -, entendo que, se culpado, Paulinho, da Força Sindical, vá para a cadeia. Esse problema, no entanto, é do Congresso Nacional. Preocupo-me e cuido, como vereador, dos problemas da Capital.

Devo ressaltar, não só a questão do Paulinho, mas todos os demais casos que ainda hoje estão mal contados: Dólar na Cueca, Finatec, Aloprados, Mensaleiros, Sanguessugas e dos membros do PT, que formam verdadeiras quadrilhas no Governo Lula. Aqui mesmo em Fortaleza, o caso do Réveillon, da compra dos abrigos por R$ 10 milhões, dos gastos feitos com os Cartões Corporativos pela administração municipal e dos empréstimos consignados aos servidores da Prefeitura. Nunca vi o PT defender cadeia para seus membros.

Não estou fazendo nenhuma disputa eleitoral, até porque a disputa só começará no próximo dia 6 de julho. Quero, na realidade, desafiar para que me apontem, na Constituição Federal, Constituição Estadual e na Lei Orgânica do Município qual o dispositivo que permite a prefeita Luizianne Lins, do PT, nomear seu substituto. Em momento algum isso foi apontado, até porque não há previsão legal.

Por fim, não me intimidarei com patrulhamento descabido por quem não tem moral para fazê-lo. Continuarei exercendo o meu papel da forma que acho correta.

Sem mais,

Márcio Lopes,
Vereador de Fortaleza e presidente do Diretório Municipal do PDT

JUSTIÇA DO TRABALHO FREIA A FARRA DE ESTAGIÁRIOS NA COMPANHA DOCAS DO CEARÁ


A ordem é a Companhia Docas reduzir esse tipo de "carga".

"O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), por unanimidade, decidiu negar recurso interposto pela Companhia Docas do Ceará contra decisão da 11ª Vara Trabalhista de Fortaleza, em ação de execução promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A sentença mantida pelo TRT determina a redução do número de estagiários contratados pela Companhia e o não desvirtuamento do seu programa de estágios.
Durante investigação realizada em procedimento administrativo pelo MPT, ficou constatado que a Companhia Docas utilizava, desde 2001, estagiários para substituição de pessoal regular (contratado mediante concurso público), desvirtuava o programa de estágios dando aos estudantes atribuições distantes e diferentes da linha de formação acadêmica e não fornecia complementação do ensino e aprendizagem conforme exigido pela Lei nº 6.494/77, que regulamenta a contratação de estagiários."

(Com informações da Assessoria do MPT)

OUTRO LADO - A assessoria de imprensa da Compnhai Docas do Ceará esclarece para o Blog que a situação do quadro de estagiários da empresa foi reduzida e que atualmente a presidência do órgão está cumprindo o que foi determinado pelo termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre Ministério Público do Trabalho e as Docas. A atual gestão, desde que tomou conhecimento da existência desse termo vem adotando providências.

MINISTÉRIOS EMPENHAM SÓ R$ 2,5 BI DO TOTAL DE R$ 17,2 BILHÕES DO PAC DESTE ANO

"Dos R$ 17,2 bilhões previstos este ano para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em obras de saneamento, transportes rodoviário, portos, aeroportos e irrigação, entre outras, os ministérios conseguiram empenhar, de 2 de janeiro a 30 de abril, R$ 2,5 bilhões, o que representa 14,4% do total.Do conjunto de empenhos realizados nos últimos quatro meses, a Secretaria do Tesouro Nacional pagou R$ 76,9 milhões, conforme apurou a Agência Brasil com fontes credenciadas da área econômica.Se somados aos compromissos de obras assumidos no orçamento de 2007 e que estão sendo pagos este ano, o desembolso em 2008 ficou em R$ 2,168 bilhões até abril. Neste caso, vale lembrar que há R$ 12,668 bilhões de empenhos feitos em 2007 inscritos como restos a pagar.
A Casa Civil fará, no dia 4 de junho, um novo balanço do PAC referente ao período de 23 de janeiro a 22 de maio deste ano. A avaliação anterior do programa, que compreendia o primeiro ano do programa, já havia incluído os dados até 22 janeiro de 2008. Os novos números que serão apresentados pela Casa Civil deverão ser diferentes da avaliação que vai de 2 de janeiro a 30 de abril de 2008. Nos primeiros quatro meses de 2007, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, apresentou um balanço indicando um empenho de R$ 1,920 bilhão, de uma dotação orçamentária de R$ 9,577 bilhões e com pagamento de R$ 24,2 milhões. O valor global pago, acrescido com restos a pagar de obras empenhadas em 2006, ficou em R$ 986 milhões."


* Da Agência Brasil, leia mais aqui.

PF PRENDE GRUPO NO CARIRI QUE TERIA LIGAÇÃO COM A CONEXÃO SÃO PAULO-COLÕMBIA

E a Polícia Federal de Juazeiro do Norte está desmantelando um quadrilha de traficante de cocaína que seria abastecida a partir do eixo São Paulo-Colombia. Já está presa Maria Barbosa da Silva, que, na hora do flagrante, estava com dois quilos de cocaína pura. A prisão dela faz parte da Operação Cariri Sem Drogas, que a PF desenvolve desde a semana passada e que, segundo o titular do órgão, Tarcísio Abreu, desmantelar "uma das maiores quadrilhas de traficantes que agia em nossa região". Além de Maria Barbosa, estão presos "Chico da Piçarra", seu filho, José Cícero Daniel Ramos, o "Dedé", uma outra mulher e o indivíduo conhecido poir Luiz Cajuína. Também estão procurados Francisco Noberto da Silva, o "Nem Preto", e João Batista de Oliveira Ramos, o "Beto". O delegado Tarcísio Abreu informou que o grupo agia pincipalmente em Juazeiro do Norte, distribuindo cocaína que vinha de São Paulo e da Colômbia.
O objetivo agora, conforme Abreu, é chegar aos fornecedores da droga em São Paulo.

* Este Blog com informações do portal de Juazeiro do Norte.

CONCURSO DE DELEGADO - COMISSÃO EXECUTORA SE DEFENDE E APELA AO GOVERNADOR PARA QUE NÃO ANULE CERTAME

Sobre a polêmica em torno do concurso público para delegado da Polícia Civil e escrivães, este Blog recebeu, nesta sexta-feira, carta do professor Fábio Perdigão Vasconcelos. Na época, ele era o coordenador da CEV/Uece, a responsável pelo certame. Confira:

Caro Eliomar,

Envio-lhe trecho de um oficio encaminhado por mim ao Senhor Governador do Ceará a respeito da recomendação de anulação do concurso para delegado e escrivão. Segue na íntegra o parágrafo: "Aproveitando o assunto de outros concursos e levando em conta a recomendação de anulação do concurso para Delegado e Escrivão de Polícia feita pelo Promotor de Justiça Dr. Romério Landim, informo a V. Exa que a CEV/UECE, executora do concurso, não cometeu nenhuma irregularidade que ferisse o Edital do concurso. Não houve fraude nem favorecimento a nenhum dos candidatos. Não admitiremos que o nome da UECE seja manchado por suposições levianas. Nenhum dos candidatos aprovados para os cargos de Delegado ou Escrivão tem qualquer grau de parentesco com qualquer dos membros da CEV/UECE. Se existem parentes dos membros da Comissão Organizadora (composta por técnicos da SSPDS e da SEPLAG) entre os aprovados isso não indica fraude, pois a elaboração, a revisão e a aplicação de provas são de conhecimento e de sigilo EXCLUSIVO da CEV/UECE.

Nenhuma pessoa externa a CEV/UECE teve acesso as provas. Quanto à não participação da OAB na Prova Oral, não é razão para anular o concurso. O próprio Promotor Dr. Romério Landim, questionado anteriormente sobre esse fato, disse que a OAB foi comunicada e não compareceu por que não quis. Sobre esse episódio, relato à V. Exa que na Prova Escrita a Comissão Organizadora (SSPDS/SEPLAG) comunicou por escrito à OAB que enviou um representante para acompanhar a aplicação da prova. Para a Prova Oral, a Comissão Organizadora (SSPDS/SEPLAG) não comunicou à OAB. Nós da CEV/UECE, observando a falha, comunicamos à OAB que a Prova Oral seria realizada no domingo dia 15 de julho de 2007. Essa comunicação foi através de um telefonema feito por mim mesmo ao Presidente da OAB, Dr. Hélio Leitão, na sexta-feira, dois dias antes da realização do exame. A reação do Presidente da OAB foi surpreendente e não condizente com o cargo que ele ocupa.

O Presidente da OAB afirmou que não enviaria nenhum representante por que a participação da OAB no concurso era só de acompanhar a aplicação das provas, e que a OAB não ia ser bedel de concurso. Ele não se queixou do fato de a convocação ter sido feita apenas dois dias antes da aplicação da prova. Quanto à tentativa de fraude por parte dos candidatos que apresentaram livros falsos na prova de títulos, eles devem ser punidos judicialmente e eliminados do concurso. A CEV/UECE, quando recebeu os títulos para serem analisados, recebeu também uma denúncia de um dos candidatos de que alguns daqueles livros apresentados por outros candidatos poderiam não ter sido escritos pelos concorrentes. A CEV/UECE comunicou imediatamente o fato a SSPDS e entregou a denúncia para a Polícia apurar, pois não temos esse poder; o nosso dever é de pedir a apuração da denúncia.

Caso esse concurso seja anulado por essa razão, estaremos trazendo um grande prejuízo ao Estado do Ceará e, o que pode ser pior, beneficiando os que tentaram fraudar o certame e prejudicando aqueles que foram aprovados LEGAL e HONESTAMENTE. Solicito a V. Exa que, antes de tomar qualquer decisão a esse respeito, escute os membros da comissão executora da CEV/UECE, todos pessoas sérias com uma vida pública e uma folha de serviços prestados de mais de 30 anos ao Estado do Ceará."

Professor Fábio Perdigão Vasconcelos
Presidente da CEV entre junho de 2004 e fevereiro de 2008.

HEITOR FÉRRER APELARÁ CONTRA ANULAÇÃO DO CONCURSO DE DELEGADO E ESCRIVÃO


O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) informou, nesta sexta-feira, que vai apresentar um requerimento na Assembléia Legislativa pedindo ao governo estadual que não anule o concurso público para delegado da Polícia Civil e escrivão. O Ministério Público Estadual quer a anulação, alegando que o processo registrou vários vícios, como a fase de provas e títulos com fraudes cometidas por 23 candidatos. Para o parlamentar, a anulação do certame seria "um ato injusto" para com demais candidatos. O apelo de Heitor foi feito durante entrevista à Rede SomZoom Sat.

* Sobre o caso e o pedido de anulação leia mais aqui.

MARTÔNIO ABRE CAMPANHA DE VACINAÇÃO E NÃO COMENTA AÇÃO QUE QUESTIONA POSSE

O prefeito em exercício Martônio Mont'Alverne afirmou para este Blog, nesta sexta-feira, que ainda não recebeu nenhum comunicado a respeito da ação popular que questiona sua posse. Marrtõnio, que é o procurador-geral do Município, responde pela chefeia do executivo em substituição a Luizianne Lins (PT), que se encontra em viagem de negócios nos EUA. A ação popular está sendo impetrada pelo vereador pedetista Márcio Lopes.
"Eu não recebi nenhum comunicado a esse respeito e só posso me manifestar quando me inteirar do teor da ação", afirmou Martônio, que demonstrou tranquilidade quanto a essa situação.
Na condição de prefeito em exercício, ele participa nesta manhã do lançamento da primeira campanha de vacinação anti-rábica a ser realizada pela secretária municipal da Saúde, que mobilizará 800 postos de atendimento a partir deste sábado. O ato ocorre na Praça Eudoro Correa, em frente ao Hospital Militar (Bairro Aldeota).

ASSESSOR DA PREFEITA: MÁRCIO LOPES DEVIA OLHAR O CASO DE "PAULINHO DA FORÇA"


Sobre post deste Blog informando que o vereador MárcioLopes (PDT) está entrando com mandado judicial que, no entanto, virou ação popular com pedido de liminar contra a posse do procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne, como prefeito de Fortaleza, o ex-presidente do Imparh, Acrísio Sena, manda torpedo venenoso contra o pedetista. Confira:
"A atitude do vereador Marcio Lopes (PDT) de querer reabrir a discussão sobre a polêmica dos 'Martonios' demonstra uma absoluta falta de projetos desse partido para Fortaleza ou necessidade de um palanque eleitoral. O nobre vereador devia estar preocupado ou fazendo algo para explicar a situação em que se encontra o seu colega parlamentar, o deputado federal Paulinho (PDT-P), da Força Sindical, que está sendo acusado de desvio de dinheiro público.
Cadê a ética e a coerência, vereador?"
Sem mais,
Acrisio Sena
Membro do Diretório do PT Ceará

PASSEATA CONTRA A DENGUE MOBILIZA ESCOLAS DE CAUCAIA

A epidemia de dengue no Estado mobiliza autoridades e população em todos os municípios. Em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), haverá passeata, a partir das 8h30min, envolvendo e alunos das escolas do Conjunto Nova Metrópole. A passeata sairá da Escola Francisca Alves do Amaral, Avenida B, 442. A ordem é chamar a atenção da população para a gravidade da situação atual, com o objetivo de causar impacto na comunidade, procurando reduzir o índice de infestação predial. A orientação é direcionada principalmente para os cuidados com reservatórios de água dentro das residências.
A Scretaria Municipal de Saúde promete novas passeatas de conscientização.

EVANGÉLICOS E O "VADE RETRO" MOSQUITO DA DENGUE

Fiéis ligados à Federação das Igrejas Evangélicas do Estado do Ceará (Fieec) vão dar um tempo na pregação contra o demônio e proclamar um vade retro contra o mosquito da dengue. Eles são os novos aliados na campanha de controle e prevenção da dengue, segundo informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fechou a parceria. Ao todo, serão mobilizados nas Regionais cerca de 100 pastores e 200 lideranças de 100 igrejas evangélicas de Fortaleza. O primeiro grito de fé na campanha ocorrerá a partir das 8 horas deste sábado, na sede da Guarda Municipal e Defesa Civil, localizada na Rua Delmiro de Farias, 1900, bairro Rodolfo Teófilo. O objetivo da mobilização, que contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Odorico Monteiro, e do presidente da Fieec, pastor Gabriel Evangelista da Silva, é preparar os fiéis para que se tornem multiplicadores das ações de prevenção à dengue.
dengue sob controle.

COLÍRIO DO BLOG


Eis a atriz Flávia Alessandra, sucesso na novela Duas Caras (Globo), que chega ao fim neste sábado. Ela conclui seu trabalho como "Alzira", a amada do Juvenal Antena.
Mas que dá vontade da gente ir lá pra Portelinha, dá.

LULA NÃO SUBIRÁ NO PALANQUE DE LUIZIANNE NEM NO PALANQUE DE PATRÍCIA, DIZ MINISTRO

"A prefeita Luizianne Lins (PT) e a senadora Patrícia Saboya (PDT) bem que gostariam de contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seus palanques no primeiro turno nas eleições deste ano em Fortaleza. Está decidido que o presidente não vai às cidades onde sua base estiver dividida. E não vai mesmo. Foi o que reforçou ontem o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB-CE), que participou ontem da XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, no Marina Park Hotel, em Fortaleza. "Não poderá ir de jeito nenhum, nem aqui, nem em Recife, nem em Salvador... Nossa preocupação não é com a desconstrução de 2010, é com a desconstrução da base em outubro desse ano mesmo", afirmou o ministro, categórico. Múcio, no entanto, deixou em aberto a possibilidade de o presidente ir a essas cidades no segundo turno das eleições. "Estou dando a opinião que dei a ele: se no segundo turno o palanque estiver reproduzindo as nossas alianças de Brasília, aí ele irá participar".

(Jornal O POVO)

MINISTRO AFIRMA: CEARÁ TAMBÉM TERÁ REFINARIA

"Agora só depende da palavra final do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB-PE), disse ontem que uma das refinarias que a Petrobras irá construir no Nordeste virá para o Ceará. Mas o anúncio oficial depende da confirmação de Lula. "Eu sou capaz de responder que hoje, vamos dizer assim, as refinarias são do Ceará e do Maranhão. Agora, só quem pode bater o martelo e anunciar é o presidente da República, mas o trabalho está sendo dirigido nesse sentido", declarou Múcio em entrevista coletiva ontem durante a XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, no Marina Park, em Fortaleza. Em seguida, em entrevista exclusiva ao O POVO, Múcio, questionado se haveria disputa entre Ceará e Rio Grande do Norte pela refinaria, disse que a localização já está acertada. "Não, não. O estudo de viabilidade econômica indica, hoje, pelas informações que eu tenho, não são números da minha área, que Ceará e Maranhão já são números (sic) definidos", declarou."

Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

SCHINCARIOL INAUGURA FÁBRICA NO CEARÁ


Com a presença do governador Cid Gomes (PSB) e de várias lideranças empresariais, será inaugurada nesta sexta-feira, às 10h30min, a fábrica da Cervejaria Schincariol. O empreendimento, que já vem operando há semanas, está localizado no distrito industrial do município de Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza). A solenidade será presidida pelo presidente da Schincariol, Fernando Termi, tendo ao lado também o prefeito Chico César (PSDB). O Grupo Schincariol investiu cerca de R$ 135 milhões na instalação da unidade no Ceará.

O município escolhido, Horizonte, ganha 160 empregos diretos e 900 indiretos. Com a nova unidade, a empresa pretende ampliar a capacidade total da produção para 3,16 bilhões de litros de cerveja por ano, hoje é de 3,01 bilhões de litros anuais. Por trás da decisão estratégica, o grupo de Itu (SP) conseguiu o deferimento de 75% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerado por um prazo de 15 anos e o do ICMS incidente na compra de bens - máquinas e equipamentos - do ativo imobilizado, também por 15 anos.

Os benefícios incluem ainda a isenção do Imposto sobre Propriedade Territorial (IPTU), do Imposto Sobre Serviços (ISS) e do Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) para a construção da fábrica. A Schincariol de Horizonte ocupa uma área de 40 mil metros quadrados, em um terreno de 1.04 milhão de metros quadrados, do quilômetro 35 da BR-116. A fábrica produzirá 150 milhões de litros de cerveja por ano, que serão destinados aos mercados do Ceará, parte do Rio Grande do Norte e do Piauí. Na esteira da expansão da produção, a empresa deve incrementar em 5% a 6% o faturamento, que este ano deve fechar em R$ 3,6 bilhões, um acréscimo de 20% comparado com o resultado financeiro do ano anterior, que foi de R$ 3,1 bilhões.

SIMON: É RIDÍCULO GOVERNO QUERER CRIAR A CSS QUANDO SE DEBATE REFORMA TRIBUTÁRIA


Senador vem falar em Fortaleza sobre Ética na Política

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afimou, nesta quinta-feira, em Fortaleza ser "ridículo" que o governo federal queira criar um novo imposto, no caso a Contribuição Social da Saúde (CSS), no lugar da extinta CPMF, quando "estamos em pleno apogeu discutindo numa comissão especial o tema da Reforma Tributária". Para ele, mandar um projeto criando novo imposto numa ocasião dessas "chega a ser um absurdo".
Pedro Simon fez essa avaliação ao desembarcar em Fortaleza para participar do painel Ética na Política, dentro da XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais. Ele aborará o tema , no salão de convenções do Marina Park Hotel, nesta sexta-feira, ao lado do deputado federal Mauro Benevides (PMDB).
Sobre ética, o senador gaúchio disse que se vive uma época em que cada um faz o que quer: "O PT passou oito anos batendo no PSDB dizendo que estva tudo errado. O Lula faz tudo igual e o argumento é dizer que o PSDB também fez", observou Simon. Indagado se estava decepcionado com o Governo Lula, afirmou que há aspectos positivos como o Bolsa-Família mas "na parte da moral deixa muito a desejar".

(Foto - Paulo Moska)

NA MODA - MAIS UMA AGÊNCIA RECOMENDA BRASIL BOM PARA INVESTIMENTOS

"A agência de classificação de risco Fitch anunciou nesta quinta-feira que elevou o Brasil à condição de grau de investimento. A dívida em moeda estrangeira de longo prazo passou da nota BB+ para BBB-. Isso significa que o Brasil passa a ser considerado bom pagador de suas dívidas e confiável para receber investimentos externos. É a segunda grande agência a conceder esse título para o Brasil em menos de um mês. No dia 30 de abril, a Standard & Poor´s também classificou o Brasil como bom para investir.

FRANCISCO DORNELLES REPUDIA NOVA CPMF


José Linhares é o cicerone de Dornelles (e sua mulher) em Fortaleza.

O presidente nacional do Partido Progressista, senador Francisco Dornelles, reúne a cúpula da legenda no Estado, a partir das 19 horas desta quinta-feira, no Iate Plaza Hotel. Ele veio avaliar as perspectivas eleitorais do PP, divulgar orientações sobre o pleito e, principalmente, estreitar conversações com os pré-candidatos a prefeito. Dornelles está sendo ciceroneado pelo presidente regional do partido, deputado federal José Linhares, e pelo pré-candidato a vice na chapa do pré-candidato do DEM a prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, empresário Alexandre Pereira.
No desembarque, Francisco Dornelles repudiou a idéia de se criar um novo imposto para a saúde, no caso a Contribuição Social para a Saúde (CSS), em substituição à extinta CPMF.

"Nós temos é que reduzir impostos, temos que fazer fusão de impostos que têm elementos parecidos e não criar mais um", afirmou o dirigente do PP, lamentando que o País não tenha experimentado ainda uma Reforma Tributária capaz de reduzir as desigualdades e a burocracia, que prejudica a economia. "Uma empresa brasileira está gastando duas mil e seiscentas horas por ano para com seu departamento de imposto quando, nos EUA, a mesma empresa padrão gasta 300 horas no seUA, 150 no Canadá. Temos é que reduzir esses impostos", reforçou Dornelles. A proposta da CSS estará em votação novamente na próxima terça-feira na Câmara.

(Foto - Paulo Moska)

PSDB ADIA ENTREGA DA PROPOSTA DE GESTÃO PARA A PRÉ-CANDIDATA PATRÍCIA SABOYA

ATUALIZAÇÃO (19h32min) - E o PSDB adiou, por tempo indeterminado, a entrega do programa de propostas para a pré-candidata à prefeitura de Fortaleza pelo PDT, senadora Patrícia Saboya. Informou para o Blog a assessoria de imprensa do partido no Estado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
O PSDB vai entregar nesta sexta-feira à pré-candidata do PDT à Prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, a proposta programática da legenda para uma gestão na Capital cearense. O ato ocorrerá a partir das 9h30in, na sede do partido (Avenida Dom Manuel, 929 - Centro), com a participação da pré-candidata pedetista e membros das cúpulas estadual e municipa do PDT e do PSDB, segundo informa para o Blog a presidente municipal tucana, Tânias Gurgel "Esse ato é mais um passo para sacramentarmos a aliança PSDB/PDT com vistas às eleições deste ano", acentua Tânia Gurgel, convocou para o ato o presidente regional do PSDB, Carlos Matos, vereadores do partido e lideranças comunitárias.

STF DÁ AVAL PARA PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO

"Sete ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que questiona as pesquisas com células-tronco retiradas de embriões descartados em tratamentos de fertilização. Outros três propuseram uma série de restrições às pesquisas. O placar é suficiente para que o Supremo tome uma decisão a favor da manutenção do que prevê a Lei de Biossegurança, sancionada em 2005, que permite este tipo de pesquisa. A Adin alega que a lei fere o princípio do direito à vida, previsto na Constituição. O sétimo voto favorável às pesquisas foi do ministro Celso de Mello. O presidente do STF, Gilmar Mendes, ainda vai ler seu voto após o intervalo. Há uma possibilidade de que algum ministro mude sua posição até o fim do julgamento. "

(Portal Uol)

PREFEITA DIZ EM NOVA YORK O QUE FORTALEZA TEM PARA ATRAIR PÓLO DIGITAL


Foto - Divulgação

E a prefeita Luizianne Lins (PT) expôs, nesta quarta-feira, no Consulado Brasileiro em Nova Iorque (EUA), os porquês de Fortaleza ter as melhores condições no Brasil para ser sede de um pólo tecnológico. Para um público de aproximadamente 40 dirigentes de grandes empresas e bancos dos EUA e da Europa, Luizianne explicou o que sua gestão poderá oferecer em matéria de políticas de apoio à exportação de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Fortaleza disputa com Belo Horizonte e Porto Alegre esse investimento.
Durante a palestra, a prefeita mostrou potencial da cidade, condições de mercado, aspectos turísticos, técnicos e os investimentos que sua administração começou a implantar em matéria de infra-estrutura. A meta é sedimentar em Fortaleza um pólo digital, informou Luizianne, através de sua assessoria.

(Com informações da Assessoria de Impensa da Prefeitura)

LULA VAI LANÇAR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA USANDO MODELO CEARENSE


Equipe é recebida por Ariosto (paletó) e o diretor do Cefet.

Uma equipe dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desembarcou nesta quinta-feira em Fortaleza. Aqui, o grupo, tendo à frente o deputado federal Ariosto Holanda (PSB), e o diretor do Cefet, Cláudio Ricardo, visitará nesta sexta e sábado equipamentos da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado nos municípios de Limoeiro do Norte e Russas.
O objetivo é conhecer de perto o Centec de Limoeiro, o Núcleo de Inclusão Tecnológica (Nite) e o Centro de Inclusão Digital (CID) de Limoeiro e mais o CVT de Russas - pronto para ser inaugurado - para colher subsídios destinados a um programa, de caráter nacional, que o Governo Lula lançará em breve.
Esses equipamentos capacitam mão-de-obra para trabalhos no campo tecnológico e, nessas localidades, promovem a inclusão de jovens no mercado, dando ainda acesso à população acesso à Internet. Na prática, fazem a educação tecnológica voltada para o trabalho.

* Foto - Paulo Moska

TASSO CRITICA GESTÃO LUIZIANNE E DESABAFA: "FORTALEZA ESTÁ ABANDONADA"

O senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou, nesta quinta-feira, que, mais importante do que indicar um vice na chapa da pré-candidata do PDT à Prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, é definir "um amplo projeto de gestão para essa candidatura". Tasso fez essa colocação ao dar entrevista durante a XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, que ocorre na Capital cearense até sexta-feira, no Marina Park Hotel.

Essa avaliação veio após o ex-presidente nacional do PSDB ter sido indagado sobre quem poderia ser o indicado para vice da pedetista. O PSDB vive um impasse quanto a essa questão: uma ala, a histórica, quer a ex-deputada estadual Tânia Gurgel na vice, enquanto outro grupo articula em favor de Leonardo Baima, neotucano e ex-coordenador estadual da Associação dos Jovens Empresários (AJE).

Tendo ao lado o deputado federal Ciro Gomes, presidenciável do PSB, e de quem é amigo particular, Tasso foi indagado também se essa amizade poderia levar os dois a marchar juntos no palanque de Patrícia. Ele foi mais além: "Estaremos juntos em torno de um projeto que dê governança pra Fortaleza. Hoje a cidade está abandonada, largada. Falta educação, falta saúde, falta emprego e, enfim, falta um projeto para nossa cidade e isso não podemos admitir".

O tucano circulou pela conferência dos legislativos estaduais dividindo prosas com Ciro Gomes e com o também com o presidenciável tucano, o governador de Minas, Aécio Neves, que deu palestra. Aécio chegou ao local do encontro no carro de Jereissati, que estava como motorista.

PRESIDENCIÁVEL, AÉCIO NEVES PREGA UNIÃO EM TORNO DE UM PROJETO NACIONAL

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), defendeu, nesta quinta-feira, durante palestra na XII Conferência Nacional de Legislativos Estaduais, em Fortaleza, uma ampla aliança política em favor do País. Essa colocação foi feita em forma de convite a demais membros da mesa principal do evento. Nela, estavam o ministro José Múcio (Relações Institucionais), o presidenciável Ciro Gomes, o senador Tasso Jereissati (PSDB) e o governador Cid Gomes, entre outros.

Aécio, sempre em tom conciliador, acabou, no entanto, batendo duro no que qualificou de "sectarismo político". Essa fala dele foi interpretada como um recado ao PT, diante das dificuldades que o PSDB mineiro vem enfrentando com essa legenda para construir com o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PSB), uma aliança eleitoral.

"Quem sabe, no futuro, nós aqui não estaremos juntos construindo um grande projeto nacional", instigou Aécio Neves, presidenciável tucano.

Em sua fala, ele ainda bateu duro no que chamou de "concentração tributária da União" - referindo-se à necessidade urgente de auma reforma tributária, observando que o atual quadro de impostos adotado pela União prejudica o chamado Pacto Federativo.

MERCADANTE E VICE DO STJ SÃO ATRAÇÕES NA CONFERÊNCIA DAS ASSEMBLÉIAS EM FORTALEZA

O senador Aluisio Mercadante (PT-SP) já está em Fortaleza e participa, nesta tarde de quinta-feira, no Marina Park Hotel, da XII Conferência Nacional de Legislativos Estaduais. Ele informou, em contato com a imprensa, que abordará o tema Importância do Mercosul.

Quem também participará desse evento é o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro César Asfor. Ele desembarcou na Capital cearense no começo desta tarde e será conferencista no painel que trata de Eleições 2008, expondo a experiência de quem conhece o que é a Corregedoria-Geral Eleitoral.

GOVERNADOR E PRESIDENCIÁVEL AÉCIO NEVES PARTICIPA DA CONFERÊNCIA DOS LEGISLATVOS


Presidenciáveis Ciro e Aécio fazem seu comercial em Fortaleza.

O senador Tasso Jereissati (PSDB) e o governador Aécio Neves participam, nesta quinta-feira, no Marina Park Hotel, da XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais. Aécio vem exclusivamente participar dos debates relacionados com a Conjuntura Politica, quando o tucano vai expor resultados de sua administração considerada exemplar.
Aécio, claro, ciceroneado por Tasso, aproveitará o evento para fazer o comercial de quem é presidenciável pelos tucanos.
Nesta manhã, um outro presidenciável, Ciro Gomes (PSB), já vendeu seu peixe.

NO PSOL, BANCÁRIO E ADVOGADO DISPUTAM PARA SABER QUEM SAIRÁ CANDIDATO A PREFEITO

Cresce o movimento de apoio à candidatura do bancário Ailton Lopes à Prefeitura de Fortaleza pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Ele é filiado ao PSOL há três anos e já foi candidato a deputado estadual em 2006. Neste sábado, o partido realizará, em sua sede, plenária aberta para que qualquer militante apresente sua pré-candidatura.

Além de Lopes, quer ser o candidato da legenda o advogado Alfredo Marques, neófito na sigla, que apresenta programa de debates na TV Mais (Rede Net), ao lado do também advogado Lindival Freitas Júnior.

PREFEITO EM EXERCÍCIO DIZ EM ARTIGO POR QUE MERECE ESTAR NO CARGO


Com o título "Responsabilidade e compromisso", o procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne, ocupando no momento o cargo de prefeito de Fortaleza, assina artigo no O POVO desta quinta-feira. Ele expõe, pela sua óptica, o porquê de estar no cargo, depois de um "tiroteio" judicial recente que envolveu até o juiz da Fazenda Pública do Estado, Martônio Vasconcelos.

"A garantia da estabilidade institucional do município é prioridade de qualquer chefe do poder público. Durante a polêmica em torno da Chefia do Executivo Municipal em Fortaleza, ocorrida no final da semana passada, os cidadãos fortalezenses tiveram, na postura da Prefeita Luizianne Lins, a garantia de que o trabalho da gestão continua a ser desenvolvido, sem prejuízos à gente da cidade. O retorno da Prefeita a Fortaleza, motivado pela necessidade jurídica de ratificar as decisões do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado e do Supremo Tribunal Federal e dar posse ao prefeito interino, foi imprescindível do ponto de vista institucional. De volta à cidade, a Prefeita enfatiza a importância da escolha do cidadão, que a elegeu em 2004, como instância decisória superior.
A decisão do Supremo Tribunal Federal ratifica a tese apresentada pela Prefeitura e desfaz o imbróglio sobre a linha de sucessão municipal na cidade. Diante do impedimento do Vice-prefeito, Carlos Veneranda, e do Presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes, em assumir a função enquanto a prefeita está em viagem de captação de recursos, o comando do Executivo permanece temporariamente com a maior autoridade jurídica constituída do município, o Procurador-Geral do Município. Ao apresentar sua tese para a linha sucessória neste caso específico, a Procuradoria-Geral do Município defendeu a constitucional autonomia do município.
Diante da ratificação da tese pelo Supremo Tribunal Federal, nossa postura será a de manter o pleno funcionamento dos projetos da gestão Fortaleza Bela. A Prefeita retoma a viagem aos Estados Unidos para captar investimentos em Tecnologia da Informação. Estudos apontam que podem ser gerados cerca de cinco mil empregos por ano, com salários entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil, para jovens com ensino médio atuantes na área. Assim, uma ausência temporária mais que justificada, sem interrupção da ação governamental.

Martonio Mont'Alverne - Prefeito de Fortaleza em exercício

SECRETÁRIOS DO PLANEJAMENTO DO NORDESTE PRESSIONAM POR UM NOVO FUNDO REGIONAL

A secretária do Planejamento e Gestão Pública, Silvana Parente, encontra-se, nesta quinta-feira, em Brasília, reforçando trabalho de pressão dos secretários de Planejamento dos Estados do Nordeste para que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional saia de 4,8% para 13%. Essa reivindicação consta numa das emendas entregues à Comissão Especial da Reforma Tributária e viria como uma compensação para a região que, no objetivo de atrair investimentos, apega-se ao instrumento da isenção de impostos. A nova proposta de Reforma Tributária quer dar um fim a esse tipo de política.
Segundo a secretaria, essa elevação viria não apenas como compensação, mas principalmente com a possibilidade de dar aos Estados nordestinos condições de praticar uma nova poltíica industrial em condições de criar competitividade.

TARIFAS BANCÁRIAS SOBEM MAIS E 5% E PRESSIONAM A TAXA INFLACIONÁRIA

"As tarifas dos serviços bancários estão entre os produtos não alimentícios que mais pressionaram a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de maio, divulgado hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os serviços bancários aumentaram 5,28%. Nova tabela de tarifas bancárias para pessoas físicas entrou em vigor no dia 30 de abril, conforme determinação feita pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no final do ano passado. O CMN limitou as cobranças a 20 serviços e estabeleceu correções de preços a cada seis meses, desde que autorizadas pelo Banco Central. Já a redução dos valores das taxas pode ser feita a qualquer momento. Além disso, o CMN determinou a padronização da nomenclatura das tarifas, com nomes iguais para os serviços prestados. De acordo com dados do IBGE, na seqüência dos itens cujos preços são medidos para composição do IPCA-15, vêm os artigos de limpeza, com variação de 1,67% e os salários dos empregados domésticos, com alta de 1,20%. Os remédios, com alta de 1,73%, também se destacaram na formação do IPCA-15 de maio. A pesquisa do IBGE mostrou ainda que os produtos alimentícios são os que mais vêm exercendo pressão sobre a inflação de maio, com alta de 1,26%, embora tenham apresentado ligeira desaceleração em relação a abril, quando tiveram alta de 1,28%."

(Agência Brasil)

POPULAÇÃO CARIOCA ESTAMPA EM ADESIVO REVOLTA CONTRA POLÍTICOS


Eis adesivo que o povo da cidade do Rio de Janeiro estampa em seus veículos e em algumas janelas de apartamento. Maldade ou não, isso expõe o sentimento de revolta diante do recente aumento da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) definida pelo Congresso Nacional.

ÔNIBUS CIRCULAM COM APOIO DA POLÍCIA EM FORTALEZA E GREVE É EVITADA

Cerca de 160 policiais militares estão garantindo a circulação normal dos ônibus em Fortaleza. Houve, segundo o Comando da Corporação, um pequeno atrito entre PMs e um grupo de motoristas e cobradores na madrugada desta quinta-feira na porta de uma garagem, mas, após diálogo, o caso acabou sem maiores consequências. A PM está com equipes nas garagens das quatro maiores empresas do transporte coletivo da Capital, em dois terminais de ônibus, um dos quais Parangaba, e com viaturas nos principais corredores para evitar surpresas, de acordo com o Comando. A Guarda Municipal também reforça a segurança nos nove terminais.
Há ônibus circulando normalmente. O assessor jurídico do Sindônibus, Cleto Gomes, informou que 100% da frota está nas ruas. Ele adiantou ainda, durante entrevista ao Bom Dia Ceará (TV Vedes Mares), nesta quinta-feira, que o Sindiônibus não negocia com o Conlutas, que puxou greve, porque a convenção coletiva já foi assinada com o Sintro, a entidade representativa de motoristas e cobradores de ônibus. O acordo foi de 5% de reajuste para a categoria, com R$ 1,00 a mais no vale-refeição, que subiu para R$ 5,00.
Entre os passageiros, há o temor de que a paralisação possa ainda vir a ocorrer, enquanto o Tribunal Regional do Trabalho - 7ª Região, através do seu presidente em exercício, desembargador federal Arízio de Castro, determinou que o Conlutas não tem legitimidade para representar motoristas e cobradores, decidindo ainda que não trabalahr estará cometendo falta grave. O Sindiônibus, nesse caso, poderá demitir por justa causa.
O dirigente do Conlutas, Valdir Pereira, disse que o cso será avaliado nas próximas horas. Ele considera absurdo essa ofensiva contra a categoria, já que havia a garantia de 50% da frota circulando.

JOSÉ PIMENTEL DEVE SER NOMEADO PARA O MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA NA PRÓXIMA SEMANA


"O presidente Lula já praticamente definiu os substitutos dos ministros Marta Suplicy (Turismo) e Luiz Marinho (Previdência), que deixam o governo na próxima semana para se dedicar à campanha municipal. A petista deve ser substituída por seu secretário-executivo na pasta, Luiz Eduardo Barretto. Já a vaga de Marinho deve ser ocupada pelo deputado federal José Pimentel (PT-CE). Segundo a Folha apurou, Lula indicou a seus auxiliares que deve nomear Barretto e Pimentel na semana que vem."

(Folha de São Paulo)
POIS É, com essa nomeação, o Ceará passará a contar com dois ministérios. É que Pedro Brito, titular da Secretaria Especial de Portos, tem status de ministro. Mas obra mesmo de projeção para o Estado...

MÁFIA DAS INVASÕES - MINISTÉRIO PÚBLICO COBRA PROVIDÊNCIAS DA POLÍCIA

"Uma cobrança do Ministério Público estadual. Por que o setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ainda não dispõe de um levantamento das invasões de áreas públicas em Fortaleza e na Região Metropolitana? A suposta ligação de alguns grupos invasores com a especulação imobiliária e com o tráfico de drogas ainda não foi alvo de uma investigação mais rigorosa. A análise é do promotor de Justiça Francisco José de Oliveira Filho, da 2ª Promotoria do Meio Ambiente. Na edição de ontem do O POVO, um invasor, uma liderança dos movimentos sociais da Arquidiocese de Fortaleza e gestores públicos revelaram como se articulam essas redes na periferia da Capital cearense. Preocupado com a situação, o promotor José Filho, que também está respondendo pela 1ª Promotoria do Meio Ambiente, enviou ofício ao secretário da Segurança Pública do Ceará, Roberto Monteiro. No documento, o promotor pede informações sobre o que existe de investigação na SSPDS sobre invasões de áreas públicas. Ele quer saber se há, comprovadamente, relação entre invasores, mundo do crime e especulação imobiliária. A finalidade, explica José Filho, não é criminalizar pessoas que necessitam de moradias populares. Ele diz que, identificados criminosos e grupos que estão ali para fazer negócios com terras públicas, o Estado terá legalmente como inibir a ação de aproveitadores e falsas lideranças que se dizem representantes de sem-tetos. "

Do Jornal O POVO leia mais aqui.

CÂMARA ADIA PARA A SEMANA QUE VEM VOTAÇÃO DA NOVA CPMF

"A base aliada do governo decidiu adiar para a semana que vem a votação da criação da CSS (Contribuição Social da Saúde), conhecida como nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Sem acordo dentro da própria base governista sobre mudanças no texto da emenda 29 (que amplia os recursos para a saúde) para incluir a contribuição, os governistas decidiram deixar a votação para terça-feira. "Ainda não há conhecimento sobre todos os detalhes da proposta. Como uma medida provisória entrou na pauta da Câmara trancando as votações, com delongas na obstrução provocada pela oposição, iríamos começar a discussão da regulamentação da emenda 29 muito tarde", disse o líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE).
A Folha Online apurou que, além de dificuldades para fechar o texto da CSS, os governistas também não estavam seguros sobre o apoio da maioria da Casa Legislativa à proposta. Por se tratar de um projeto de lei complementar, a base aliada precisaria do voto de 257 parlamentares à matéria. Oficialmente, porém, os governistas negam que o placar estivesse apertado nas contabilidades dos partidos para a aprovação da CSS. "Qualquer bancada tem defecções, mas temos hoje o apoio de todos os líderes da base aliada", afirmou Rands."

(Foha Online)

quarta-feira, 28 de maio de 2008

FORTALEZA É SEDE DA XII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS LEGISLATIVOS ESTADUAIS


Ciro Gomes será o primeiro expositor no encontro.

Começa oficialmente às 9 horas desta quinta-feira, no Hotel Marina Park, a programação de debates da XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, uma promoção da União Nacional dos Legislativos (Unale). A programação terá como primeiro expositor o ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes (PSB), que falará sobre a Conjuntura Político-Econômica. Também nesta quinta-feira, haverá um debate comandado pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, sobre Reforma Política.
No programa ainda, um painel sobre Reforma Tributária reunindo a senadora Kátia Abreu (TO), que foi relatora da CPMF, o deputado federal Germano Rigotto (PMDB-RS) e membros da Comissão Especial que trata do tema.
Entre convidados para as palestras estão ainda o senador Aloísio Mercadante (PT-SP), o vice-presidente do STJ, ministro César Asfor Rocha, o velejador Amyr Klink e o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

SELEÇÃO DE ANGOLA É A PRIMEIRA A CHEGAR PARA O IV GRAND PRIX DE FUTSAL

A Seleção de Futsal da Angola já está em Fortaleza para participar do IV Grand Prix de Futsal, que ocorrerá no período de 31 deste mês até 8 de junho, com abertura no ginásio coberto Paulo Sarasate. Foi a primeira a desembarcar para um campeonato organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Confederação Brasileira de Futebol de Salão. O certame reunirá 16 seleções de quatro continentes, segundo informação do presidente da CBFS, Aécio de Borba, e é uma prévia da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, que será realizada no Brasil entre 30 de setembro e 19 de outubro. Diferentemente das três primeiras edições do campeonato, realizadas em estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, a disputa ocorrerá na Capital cearense, um dos berços do futsal brasileiro. As 16 seleções serão divididas em quatro chaves.
As chaves A e B farão seus jogos no Ginásio Paulo Sarasate, enquanto as chaves C e D jogarão no ginásio da Universidade de Fortaleza (Unifor). A seleção do Brasil já está incluída no Grupo A. O sorteio para a definição dos grupos irá ocorrer nesta quinta-feira, no Hotel Gran Marquise. A


SELEÇÕES


* Da América do Sul - Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Chile e Venezuela
* Da América do Norte - Canadá
* Da África - Angola, Egito e Moçambique
* Da Europa - República Tcheca, Sérvia, Ucrânia e Croácia
* Da Ásia - Irã.


(Este Blog, com informações também da assessoria da Secretaria Municipal de Esporte)

DECISÃO DO STF SOBRE CÉLULAS-TRONCO FICA PARA ESTA QUINTA-FEIRA

"Com quatro votos a favor das pesquisas com células-tronco embrionárias, a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o tema foi adiada para esta quinta-feira, a partir das 14h. A sessão, iniciada nesta quarta-feira às 8h30, tinha como objetivo julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que contesta a utilização em pesquisas de células-tronco de embriões descartados nos tratamentos de fertilização.Os ministros Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ellen Gracie e Carlos Ayres Britto manifestaram-se contra a Adin e, portanto, a favor das pesquisas. Ricardo Lewandowski e Menezes Direito consideraram a Adin "parcialmente" procedente, propondo restrições às pesquisas, com ênfase na proibição da destruição de embriões. Cezar Peluzo e Eros Grau consideraram a ação improcedente, mas fizeram ressalvas. "Nenhum voto foi contrário às pesquisas. O que os ministros pedem são condições mais ou menos rigorosas para que elas sejam feitas", comentou o presidente do STF, Gilmar Mendes, após a interrupção do julgamento. São necessários seis votos, do total de 11, para que uma das posições seja considerada vencedora. Ainda faltam votar os ministros Celso de Mello, que já se manifestou favorável às pesquisas, além de Marco Aurélio Mello e o próprio presidente do STF."

(Portal Uol)

VEM AÍ A PRIMEIRA ETAPA DA CAMPANHA 2008 CONTRA A RAIVA NO CEARÁ


Tudo pronto para mais uma vacinação contra a raiva. Será a primeira de uma série de campanhas que ocorrerão ao longo deste ano, segundo a Secretaria da Saúde do Estado. A meta é vacinar, a partir das 8 horas deste sábado, 697.565 cães e gatos a partir de um mês de vida. A campanha será realizada em 42 municípios cearenses com registros de casos de raiva canina, felina e humana nos últimos três anos. Em 2007, foi registrado apenas um caso canino e em 2008 também um caso canino, no que para as autoridades da saúde isso significa engajamento e conscientização da população. Vão ser disponibilizados 1.500 postos fixos, que atenderão até 17 hroas, enquanto na zona rural haverá posto móvel.

TRT CONSIDERA CONLUTAS ILEGÍTIMO E SINDIÔNIBUS PODERÁ DEMITIR POR FALTA GRAVE

O Tribunal Regional do Trabalho - 7ª Região, através do desembargador federal Arisio de Castro, determinou, nesta quarta-feira, que a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) é "ilégitimo" para representar os motoristas e cobradores que anunciam paralisção das atividades a partir desta quinta-feira. O desembargador federal acrescentou ainda que quem aderir à greve poderá sofrer punições por falta grave. Arisio de Castro acabou confirmando decisão tomada pela presidente do TRT-7ª Região, desembagadora federal Dulcina Palhano, que, quando o últio movimento paredista, permitiu ao Sindiônibus adotar medidas legais contra os trabalhadores.
Arisio de Castro solicitou também, através de ofício, que seja garantido total segurança para que a frota de ônibus possa circular atendendo à população.

* Clique e leia tudo sobre a luta dos motoristas e greve aqui.

PRESIDENTE NACIONAL DO PP CUMPRIRÀ AGENDA EM FORTALEZA


O Partido Progressista fará encontro com lideranças da legenda nesta quinta-feira, em Fortaleza, a partir das 19 horas, no Hotel Iate Plaza. O presidente nacional, o senador Francisco Dornelles (RJ), estará à frente do encontro, que contará com presença também do líder na Câmara, Mário Negromonte (BA), e do vice-presidente nacional, deputado federal Ricardo Barros (PR).
O encontro discutirá Eleições 2008 e será oportunidade de uma conversa da direção nacional com os candidatos a prefeito e a vice de Fortaleza, no caso o ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM) e o empresário Alexandre Pereira, este dirigente do PP municipal.
Antes da reunião, Francisco Dornelles dará entrevista coletiva, a partir das 17 horas, no Seara Praia Hotel.
Ciceroneando, o presidente regional, deputado federal José Linhares, o deputado federal Eugênio Rabelo e o secretário-geral da sigla, Gonzaga Vale.

SENADO PODE APROVAR NOVA CPMF, ADMITE GARIBALDI

"O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou hoje que a nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para financiar a Saúde, a chamada Contribuição Social para a Saúde (CSS), que deve ser votada hoje na Câmara, tem chance de ser aprovada pelos senadores, uma vez que o governo só precisará de 41 votos favoráveis.
No ano passado, a CPMF foi rejeitada pelos senadores e o governo não conseguiu reunir o mínimo de 49 votos a favor do imposto, porque era uma emenda constitucional - que exige quórum qualificado - e não um projeto de lei complementar, como agora.Garibaldi não quis entrar no mérito de a proposta ser inconstitucional, como alega a oposição. Ele disse que, se provocado, poderá pedir o parecer da assessoria jurídica do Senado. "Agora tem mais chance de aprovar a nova CPMF. Não entro no mérito técnico, apesar de todo o trauma da CPMF", afirmou.
O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), disse que a oposição vai questionar legalmente a proposta e reforçar o discurso contrário ao aumento de impostos. A oposição alega que a criação de um novo imposto deve ser por emenda constitucional."

(Agência Estado)

EMBRAPA DO CEARÁ ELABORA CORANTE NATURAL À BASE DO CAJU


E a Embrapa Agroindústria Tropical está desenvolvendo uma pesquisa das mais importantes e que poderá render muito em termos de mercado não somente interno mas principalmente externo. Através de seus pesquisadores, desenvolveu um corante natural à base do caju. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo chefe do órgão no Ceará, Vitor Hugo de Oliveira, ao ser entrevistado pela jornalista Neyla Fontenele durante o programa Economia & Negócios, da Rádio O POVO/CBN.
Vitor Hugo destacou que esse tipo de pesquisa tem significado "importante" porque atende ainda a uma orientação da Organização Mundial da Saúde, que proibiu o uso de corantes artificiais a partir de 2010. Ele adiantou que a Europa, por exemplo, adotou essa proibição e que o corante natural à base de caju, de cor amarela, deverá ter repercussões consideráveis nos mercados da alimentação principalmente.
Esse corante de caju já foi patenteado, complementou o titular do órgão.

BRASILEIRO LÊ EM MÉDIA 4,7 LIVROS POR ANO

"O brasileiro lê em média 4,7 livros por ano. O dado, apresentado na manhã de hoje (28), é da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituo Pró-livro.
De acordo com o levantamento, na Região Sul, a média de leitura anual é maior do que a nacional, com 5,5 livros. O Norte registrou o menor índice com 3,9 livros por habitante.
A estimativa aumenta de acordo com a escolaridade. Entre os que possuem formação superior é de 8,3 livros por ano, enquanto para quem cursou até a 4ª série a média é de 3,7.
O Instituo Ibope coordenou a coleta dos dados e entrevistou mais de 500 mil pessoas em 313 municípios brasileiros."

(Agência Brasil)

BNDES CAPTA US$ 1 BI NO EXTERIOR E ANUNCIA FUNDO PARA A AMAZÔNIA

"O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, informou nesta quarta-feira, 28, que o banco está captando US$ 1 bilhão em recursos no mercado externo. "O bookbuilding (ofertas) está sendo fechado agora", disse ele, ao justificar que não informaria as condições de juros da captação desta quarta. O vencimento da operação será em 2018.
Coutinho confirmou também a criação do fundo para a Amazônia, anunciado na terça-feira pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e que será administrado pelo BNDES. Ele informou que o diretor do banco João Carlos Ferraz está em Oslo, na Noruega, por conta de uma doação de US$ 200 milhões daquele país para este fundo ambiental."

(Agência Estado)

LULA MANDA REPUBLICAR MP QUE GARANTE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS RURAIS


Saiu republicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, a Medida Provisória que permite a renegociação das dívidas de produtores rurais e agricultores de todo o País. A lei11.322/2006 já beneficiou mais de 340 mil famílias e foi resultado de encontro, nesta semana, de lideranças como o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) com o presidente Lula. A lei trouxe benefícios especiais aos pequenos e micro agricultores familiares com a renegociação e o perdão de suas dívidas, sendo considerada pelo parlamentar cearense como de grande impacto e importante num momento em que muitos trabalhadores rurais colhem prejuízos por conta de enchentes. A Medida Provisória n.º 432 estabelece a reestruturação das dívidas rurais em todos os setores da atividade. O débito total é de R$ 87 bilhões, mas não será renegociado integralmente. Segundo o texto, para a renegociação de operações inadimplentes é preciso o pagamento mínimo de 2% do saldo devedor vencido e o valor restante será dividido em parcelas anuais, iguais e sucessivas, até 2025.

* Da Assessoria de Imprensa do PMDB, com mais detalhes aqui.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO MANDA URCA REALIZAR CONCURSO PÚBLICO

"O pró-reitor de Ensino e Graduação da Universidade Regional do Cariri (Urca), João Luís do Nascimento Mota, no exercício da Reitoria, assinou, nesta semana, perante o Ofício do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Juazeiro do Norte, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se compromete a regularizar o quadro de servidores daquela Instituição. Mota se comprometeu a apresentar até o dia 19 de junho cronograma para realização de concurso público para provimento dos cargos necessários ao regular funcionamento das atividades da Urca. O cronograma deverá conter data de envio de solicitação à Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado para elaboração de projeto de lei de criação dos cargos, data de publicação do edital contendo prazo de inscrição dos candidatos e realização das provas e datas de homologação do concurso, nomeação e posse dos aprovados.
A Urca assumiu a obrigação também de substituir pelos novos concursados, até março de 2009, todos os trabalhadores que lhe prestam serviços contratados sem prévio concurso público. Segundo o MPT apurou em Inquérito Civil, a Universidade mantém aproximadamente 180 servidores contratados através de convênio com a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec), entidade de direito privado. No campus de Iguatu, todos os professores do campus e boa parte da administração local estão entre os contratados através da Fundação."


(Da Assessoria de Imprensa da PRT-CE)

UM PROTESTO DE PROFESSORES E LIÇÕES DE CONTRADIÇÃO


Corporativismo acima do cidismo

Um grupo de professores ligados ao Sindicato Apeoc ocupou espaços na Assembléia Legislativa, nesta manhã de quarta-feira, para reivindicar, entre alguns itens de extensa pauta, reajuste salarial de 25% e a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria. Antes do início da sessão legislativa, houve bate-boca envolvendo a presidente do Sindicato Apeoc, Maria da Penha Alencar, e o deputado estadual Adahil Barreto (PR). O parlamentar acusou a professora Penha, que chegou a disputar mandato eletivo no pleito passado, de usar o palanque para falar mal dele. Maria da Penha rebateu e acusou Adahil de comprar votos. O protesto dos docentes foi apoiado por militantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que aproveitou a ocasião para reforçar apelos pela redução da jornada de trabalho. Nesta quarta-feira, a entidade promove mobilização nacional nesse sentido.

DETALHE - Um dado que chamou a atenção: o deputado Artur Bruno (PT), que integra a base de apoio do Governo Cid Gomes, lamentou a defasagem salarial dos docentes e manifestou apoio à causa.

DETALHE 2 - Maria da Penha, que comandou o protesto, é filiada ao Partido Verde, que integra a base de apoio cidista.

DETALHE 3 - Maria da Penha é casada com o recém-nomeado membro do Conselho Estadual de Educação, o professor Jaime Alencar.

VEREADOR VAI ENTRAR COM MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA POSSE DE PROCURADOR

Mais um capítulo na questão do vaivém na Prefeitura de Fortaleza. O vereador Márcio Lopes (PDT), uma das poucas vozes de oposição à gestão Luizianne Lins (PT), anunciou, nesta manhã, na Cãmara Municipal, que vai entrar com mandado de segurança questionando o ato de nomeação do procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne, o que foi estabelcido por Luizianne antes do seu retorno para compromissos nos UA.
Márcio avalia que essa prerrogativa deveria ser tratada pela Câmara Municipal, porque a Lei Orgânica pára, em termos de quem substitui a prefeita na atual situação o presidente da Casa.

VAMOS NÓS - Nós não temos condições de julgar o mérito de uma questão por demais conturbada, mas podemos dizer sem medo de errar: essa história já está enchendo o saco.

RANKING DA ALFABETIZAÇÃO NO CEARÁ COLOCA SOBRAL EM 1º E FORTALEZA EM 89º LUGAR

"Alunos que desconhecem até mesmo as letras que formam seu próprio nome ou conseguem ler apenas palavras mais simples, formando sílabas. Esse perfil, presente em 47,4% dos 146 mil alunos que participaram do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece-Alfa) 2007, mostra que a educação no Ceará ainda tem muito que evoluir. Essas crianças, que estudam em escolas públicas estaduais e municipais, estão abaixo do nível esperado para o 2º ano do ensino fundamental (antiga 1º série), quando deveriam ter certa fluência na leitura e interpretar o que leram. Ontem, em solenidade realizada no Centro de Convenções de Fortaleza, o governador Cid Gomes entregou o boletim pedagógico personalizado (com análise feita por município, escola) para os representantes dos 184 municípios. A avaliação pioneira no Estado foi realizada em 5 mil escolas com a proposta de produzir informações sobre a proficiência dos alunos do 2º ano em leitura, além da construção de um índice de qualidade sobre a habilidade dos estudantes nesse aspecto."

Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

LAMENTÁVEL que, nesse ranking, Fortaleza esteja em 89º lugar. Perde até para municípios como Mucambo e Cruz e a seca Irauçuba. Já a cidade de Sobral mantém a primeira colocação. A propósito: a divulgação desse Mapa da Alfabetização coloca em xeque a propaganda institucional de Fortaleza, que mostra alunos felizes porque receberam fardamento, bolsa e merenda escolar de qualidade.

SOGRA DE CID GOMES FALA PARA A FOLHA E DIZ QUE ELE É UM "CABRA MUITO INTELIGENTE"


Pauline (1ª da foto), quando do casamento da filha.

E a sogra do governador Cid Gomes (PSB) deu entrevista para a equipe da colunista Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo. O título é "Não fiz nada de mais, meu filho" e é veiculado na edição desta quarta-feira. Confira:

Um mês depois da revelação de que o governador Cid Gomes, do Ceará, levou a sogra para uma viagem de jatinho à Europa, a própria, Pauline Carol Habib Moura, 50, fala sobre o caso. E defende o genro, que considera "direito até demais para o meu gosto".

FOLHA - Como a senhora está?

PAULINE CAROL HABIB MOURA - Estou bem, graças a Deus. Só fiquei chateada por causa das Apaes (ela preside a Federação das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais, que recebeu dinheiro do governo do Ceará). É uma causa pela qual eu luto há muito tempo, porque tenho uma filha com síndrome de Down. Mas, graças a Deus, está tudo em paz.

FOLHA - Por que viajou?

PAULINE - Minha filha é nova, tem 27 anos. Como Cid iria viajar a negócios, ela pediu que eu fosse. Sou paulista, filha de italiano e de árabe, então a gente tem o seio da família muito forte, entendeu? É lamentável o que foi feito com ele, que é direito até demais para o meu gosto.

FOLHA - Como assim?

PAULINE - Porque ele é uma pessoa muito direita. A família toda fica de fora do governo, ele não admite esse tipo de coisa, sabe? Agora, fui viajar? Fui. É errado? É. Mas o avião fretado vai pelo mesmo preço, com uma, duas, três, quatro, cinco, seis pessoas. Não fiz nada de mais, meu filho. Comprei tudo com cartão de crédito, paguei minha comida, minha hospedagem. Não teve nada de mais, nada mesmo, viu? Fomos para Madri, Alemanha, Londres, Dublin, Escócia, tudo muito rápido. Não gosto muito de andar. Só fiz um city-tour de ônibus.

FOLHA - A senhora já fez outra viagem com Cid?

PAULINE - Já fiz, antes de ele ser governador. E não foi "com" ele, foi "na companhia" dele. Ele trabalhava no BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] e a gente foi comemorar o aniversário dele lá [em Washington]. Depois fomos a NY, Las Vegas, de carro.

FOLHA - Cid é um bom genro?

PAULINE MOURA - Excelente, não poderia ser melhor. Só de tratar bem minha filha já é muita coisa. É um cabra inteligente, bom e pensa muito no povo, viu? Sua vida é trabalhar pelo povo.

FOLHA - Existe preconceito contra sogras?

PAULINE MOURA - Sogra é ruim para todo mundo, né? Mas não acho que sofri preconceito. Foi só é cunho político, meu filho! Geralmente as sogras são horríveis, mas eu não sou, não

DNOCS FECHA EM BRASÍLIA A LIBERAÇÃO DE R$ 11 MILHÕES PARA RECUPERAÇÃO DE BARRAGENS


O diretor-geral do Dnocs, Elias Fenandes, assinará, nesta quarta-feira, em Brasília, com o Ministério da Integração Nacional, convênio que garantirá a liberação de recursos para a recuperação de barragens atingidas pelas enchentes no Nordeste. Fernandes disse que serão liberados R$ 11,4 milhões para a região, atendendo aos estados do Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O Ceará, conforme o titular do Dnocs, receberá $ 2,9 milhões para a recuperação de seis barragens. Entre elas, a de Trussu, no Centro-Sul do Estado.
Elias Fernandes disse, antes de tomar a rota de Brasília para esse compromisso, que tentará também a liberação dos recursos para realizar as ações com dispensa de licitação. "Nós temos pressa nessa recuperação até como forma de evitar maiores prejuízos", explicou o direetor-geral do Dnocs. Ele quer iniciar as obra ainda no próximo mês.

UFC TERÁ NOVA CONSULTA PARA REITOR. JESUALDO FARIAS DIZ QUE É CANDIDATO.

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, confirmou, nesta madrugada de quarta-feira, que vai haver nova consulta à comunidade universitária para formação de lista tríplice da qual sairá, por indicação do presidente Lula, o novo reitor da Instituição. Ele disse que o Conselho Universitário se manifestou a esse respeito, no que considerou endossou. Jesualdo informou que já está como candidato à vaga.
Ele deu essas declarações antes de embarcar para Uberlândia (MG), onde participará da eleição da nova diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais Superiores (Andifes). A previsão é de que a consulta a professores, servidores e alunos ocorra até agosto.
A lista só será para reitor, devendo ocorrer em seguida, conforme Jesualdo, uma outra consulta para vice-reitor.

A MÁFIA DAS INVASÕES DE TERRENOS EM FORTALEZA

"Costuma ser uma trama em benefício de alguns. Porém, para a opinião pública, a idéia passada é a de que a movimentação ajudará apenas necessitados de moradia na cidade. Nem sempre é bem assim. O POVO passa a contar a partir de hoje, em uma série de reportagens especiais, como são pensadas, articuladas, executadas e negociadas as invasões a terrenos públicos e particulares em Fortaleza. E também mostrará a insatisfação que isso gera nos movimentos sociais históricos e sérios, descaracterizando uma luta de décadas. Qual é a queixa dos gestores públicos e o que fazem para controlar essas ocupações indevidas? O que diz o Ministério Público? O esquema que contaremos, a partir de hoje, é o de especuladores, numa rede organizada que geralmente se aproveita da necessidade alheia - o déficit habitacional da cidade chega a 350 mil pessoas, segundo a presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Olinda Marques. A meta deles é lotear os vazios urbanos, quer tenham ou não proprietários, mas desde que lucrem algo com isso. Para isso, criam entidades, arrecadam mensalidades, sondam áreas vulneráveis. E nos bastidores aproximam-se do tráfico, usam capangas e armas, dão ordens para muitos e quem puder que não desobedeça. Tudo em troca de um lote de terra. A valorização de um lote obtido numa apropriação indébita é tentadora. Um ocupante chega a pagar R$ 50,00 por uma vaga num cadastro montado pelo "dono" ou "dona" da invasão (o organizador), para ter direito ao pedaço do chão. E apenas dois meses depois, se tudo continuar no lugar na disputa com autoridades ou os proprietários verdadeiros, o espaço já pode ser revendido a um terceiro por R$ 3 mil ou até R$ 5 mil. Sem nenhum documento ou prova de posse."


Do Jornal O POVO leia mais aqui.

PTB FECHA COLIGAÇÃO COM PATRÍCIA SABOYA

"O PTB ouviu um pré-candidato, ouviu outro, e reforçou a tendência histórica de ficar ao lado dos tucanos. Acompanhando o PSDB, os petebistas definiram, em reunião na última segunda-feira, que apoiarão a senadora Patrícia Saboya (PDT) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza neste ano. O PTB também ouviu Luizianne Lins (PT), que concorrerá à reeleição, e Moroni Torgan (DEM), mas acabou ficando mesmo com a pedetista. A aliança é estratégica para a candidatura pedetista porque garante a Patrícia o segundo maior tempo de rádio e televisão na propaganda eleitoral gratuita, ultrapassando Moroni. O candidato do DEM terá apoio do PP na sua campanha. A senadora, de PSDB e PTB. A maior coligação é encabeçada pela prefeita Luizianne Lins, reunindo, além de PT, PSB, PMDB, PHS, PCdoB, dentre outros. "Acho que o que sensibilizou mais (o PTB) foi o discurso forte (de Patrícia), a determinação de se encontrar na oposição e buscar um discurso consistente", declarou ontem o presidente estadual da sigla, o deputado federal Arnon Bezerra. Ele contou que a decisão de apoiar Patrícia não foi unânime - havia um segmento que preferia a aliança com Luizianne -, "mas todos estão determinados a seguir a orientação do partido", afirma. O deputado estima que deverá agregar cerca de dois minutos ao tempo de TV de Patrícia. Em Fortaleza, o PTB possui dois vereadores e, no Estado, nenhum deputado estadual."

(Jornal O POVO)

CÂMARA APROVA EM 1º TURNO PEC QUE AUMENTA NÚMERO DE VEREADORES

"A Câmara aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que aumenta de 51.748 para 59.791 o número de vereadores.
Após uma intensa discussão e mudanças de última hora, os deputados aprovaram por 419 votos favoráveis, 8 contrários e 3 abstenções o texto principal cujo relator, deputado Vítor Penido (DEM-MG), fazia alterações a cada nova polêmica. Nesta quarta-feira deve ser feito um esforço para a realização do segundo turno de votação da PEC dos Vereadores. Aprovada em segundo turno, a proposta será enviada para o Senado, que também deve submetê-la a dois turnos de votação com intervalo de cinco sessões entre elas. Para ser colocada em prática já a partir das eleições de outubro, a emenda tem de ser votada até 30 de junho.
Pelo texto aprovado na Câmara, os municípios terão de gastar no mínimo 2% do orçamento que dispõe com as câmaras de vereadores e, no máximo, 4,5%. Os percentuais variam com base no número de habitantes e do total da receita arrecadada pelos municípios. Na prática, houve um corte de aproximadamente 50% na definição de gastos.
Segundo Penido, a aprovação da emenda poderá garantir uma redução anual de gastos para os municípios. Pelos cálculos do deputado, atualmente o gasto total com as câmaras de vereadores é de cerca de R$ 6 bilhões. A partir da proposta, a despesa deverá ser de R$ 4,8 bilhões. "

(Folha Online)

terça-feira, 27 de maio de 2008

MINISTRO DAS CIDADES VEM LIBERAR OBRAS DO PAC NO CEARÁ


O ministro Márcio Fortes (Cidades) estará nesta quarta-feira em Fortaleza. A partir das 1o horas, no Palácio Iracema, tendo ao lado o governador Cid Gomes e o secretário estadual de Cidades, Fortes assinará contratos ralativos a projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará. São projetos nas áreas de saneamento e habitação. Mas o principal desse pacote é a revitalização do rio Maranguapinho, aquele que, em épocas de inverno forte, faz proliferar áreas de risco na Grande Fortaleza. Os contratos a serem firmados envolvem um total da ordem de R$ 400 milhões.
* Saiba mais sobre os acordos aqui.

TRE DO CEARÁ CASSA MAIS TRÊS VEREADORES INFIÉIS

Por infidelidae partidária, mais três vereadores foram cassados nesta terça-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral. São eles: Pedro Moura Arruda, de Caucaia; Francisco Evandro de Araújo, de Icó; e Francisco Herlandino, de Farias Brito. Segundo a assessoria de imprensa do TRE, o número dos infiéis subiu para 20.

(Este Blog, com o Blog da Política do O POVO)

PREFEITURA DIVULGA NOTA SOBRE AMEAÇA DE GREVE DOS ÔNIBUS. SÓ.

E a Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta terça-feira, nota oficial sobre a ameaça de greve dos motoristas e cobradores. A paralisação está prevista para esta quinta-feira. Leia a nota e faça sua avaliação.

PELA GARANTIA DO DIREITO DE IR E VIR

A Prefeitura de Fortaleza está tomando medidas preventivas no sentido de evitar uma nova paralisação do sistema de transporte público. Nesta terça-feira, 27, a prefeita Luizianne Lins esteve reunida com empresários de ônibus, e ainda com a Empresa de Transporte Empresa de Transporte Urbano de Passageiros (Etufor), com a Guarda Municipal de Fortaleza e com a Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), para concluir um plano de ações que garantam a segurança dos usuários e o funcionamento dos Terminais de Integração.
Já foi solicitado à Secretaria de Segurança Pública da Estado o apoio da Polícia Militar para fazer a segurança da população e da frota de ônibus tanto nos terminais como nas vias públicas. Desde segunda-feira, 26, 580 guardas municipais já estão a postos nas 7 rodoviárias municipais.

A Prefeitura aguarda posicionamento do Tribunal de Justiça quanto ao pedido feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindiônibus) de ratificação da abusividade da paralisação. Independente do resultado, a administração está preparada para garantir o acesso aos terminais. Milhares de pessoas precisam do trans­porte coletivo e não podem ter seu direito de ir e vir prejudicado em função de uma divergência sindical e trabalhista.
A Prefeitura respeita o direito dos operadores de lutar por melhores condições de trabalho. A categoria merece todo o respeito pelo grau de responsabilidade assumido no transporte de milhares de vidas todos os dias. Mas não cabe à PMF interferir nos conflitos que ocorrem hoje entre Sin­dicato dos Motoristas (Sintro) e demais lideranças sindicais quanto à negociação coletiva dos salários da categoria.

É importante esclarecer que a política de desoneração da tarifa de ônibus, congelada há quase 3 anos e meio em Fortaleza em R$ 1,60, em nada interfere nas negociações salariais entre trabalhadores e empregados. Ao contrário das gestões anteriores, esta administração tem conseguido manter a tarifa estável graças a uma política de incentivos fiscais, sem aumento das passagens, como era comum anteriormente. A Prefeitura garante a manutenção do valor da tarifa de ônibus. Da mesma forma, está mantida a Tarifa Social, direito conquistado pelos usuários, que aos domingos pagam apenas R$ 1,00 ou R$ 0,50 (estudantes) para utilizar o transporte por ônibus ou vans. Em função das ações da política de mobilidade desta gestão, que incluem ainda a amplia­ção da Integração Temporal para todos os bairros e a gratuidade nos ônibus para pessoas com deficiência, mais de 17% de cidadãos voltaram a andar de ônibus em Fortaleza, contrariando a tendência de queda da demanda transportada nos últimos anos.

Prefeitura de Fortaleza.