quarta-feira, 28 de maio de 2008

RANKING DA ALFABETIZAÇÃO NO CEARÁ COLOCA SOBRAL EM 1º E FORTALEZA EM 89º LUGAR

"Alunos que desconhecem até mesmo as letras que formam seu próprio nome ou conseguem ler apenas palavras mais simples, formando sílabas. Esse perfil, presente em 47,4% dos 146 mil alunos que participaram do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece-Alfa) 2007, mostra que a educação no Ceará ainda tem muito que evoluir. Essas crianças, que estudam em escolas públicas estaduais e municipais, estão abaixo do nível esperado para o 2º ano do ensino fundamental (antiga 1º série), quando deveriam ter certa fluência na leitura e interpretar o que leram. Ontem, em solenidade realizada no Centro de Convenções de Fortaleza, o governador Cid Gomes entregou o boletim pedagógico personalizado (com análise feita por município, escola) para os representantes dos 184 municípios. A avaliação pioneira no Estado foi realizada em 5 mil escolas com a proposta de produzir informações sobre a proficiência dos alunos do 2º ano em leitura, além da construção de um índice de qualidade sobre a habilidade dos estudantes nesse aspecto."

Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

LAMENTÁVEL que, nesse ranking, Fortaleza esteja em 89º lugar. Perde até para municípios como Mucambo e Cruz e a seca Irauçuba. Já a cidade de Sobral mantém a primeira colocação. A propósito: a divulgação desse Mapa da Alfabetização coloca em xeque a propaganda institucional de Fortaleza, que mostra alunos felizes porque receberam fardamento, bolsa e merenda escolar de qualidade.

11 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Vai MAL DE REPRESENTANTES POLÍTICOS O Ceará agora. Muito de ler a matéria de FÁBIO CAMPOS hoje, em O Povo. Ela deveria ler-se também em alto e bom som nas galerias da Assembléia Legislativa e na entrada do Palácio Iracema. A ver se os tira do marasmo. O repórter apostrofa os políticos locais, censura-lhes a inércia, e despreparo, e incompetência e sucessivas derrotas. Em todos os campos. Usa os termos adequados para tratar dessa “arraia... sem vergonha... gigolô dos orçamentos”. Faz o repórter o que deviam fazer Governo e deputados e senadores do Ceará: apresenta a conta. “Para que serviram os milhões de votos dos cearenses para Lula?”, diz. Indigna-se com a perda da nova refinaria da Petrobrás para o Maranhão. Que se instalasse aqui era um velho projeto, acalentado há muito. O repórter ficou ainda mais indignado com a invertebrada desculpa de Nelson Martins na AL. Este, a rodar braços e mãos na tribuna, faz do Governo de Cid a defesa mais “cega, anti-cearense”. Poderia dizer também inócua. Apela agora o repórter por um novo Inácio Arruda, outro José Pimentel, novo Tasso, outra Patrícia, novo Cid, outra Luizianne, novo Ciro, outro Eunício Oliveira, novo Sérgio Machado, outra FIEC. Que dêem sinal de vida útil, fértil! Por enquanto permanecem no reino das ficçõezinhas sentadas. E conclui: “O Ceará está estagnado... Não temos projeto.”

Anônimo disse...

Eis ai mais um estelionato do PT. Na propaganda engana. Na realidade, uma educação de baixa qualidade. Reprovada..... E agora, Luizianne????

Anônimo disse...

Na hora da prova dos nove (é o novo!), na hora do preto no branco... o discurso demagogo da educação municipal é reprovado! Não tem mochilinha que justifique tanta negligência, tanto descaso com as crianças. Alunos com idades e séries da atual administração. Não há nem como culpar a gestão Jurubeba. Triste, muito triste.

José Sales disse...

Onde está "nosso mui amigo" Acrísio Sena que andou propalando pela imprensa e aos quatro ventos, que nós aqui, nesta Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção tinhamos escolas padrão MEC? E agora como é que fica? Vai haver um desmentido formal. Está caindo mais uma vez a máscara dos "cumpanheiros", não é?

José Sales disse...

Enquanto isto a nossa "honorável" Prefeita foi de novo para os Estados Unidos, assesorada pelo Secretário Municipal do Turismo, Reveillons e Shows, Henrique Sérgio Abreu, diz que voltará com uma "mala de dinheiro" do BID. Quem é que acredita, em mais esta bazófia? E que é mesmo que vai resolver o imbroglio da greve anucniada para amanhã?

José Sales disse...

O Município de Caucaia, aqui em nossa Região Metropolitana, tem a escola melhor classificada do ENEM. E o que é que os "marketeiros e aspones" da Srª Prefeita dizem disto? Se liga pessoa, a realidade está se impondo e só existe uma. O que é "inventado" sempre é uma imagem frágil.

Anônimo disse...

Olha aí, a Prefeita desmoralizada na educação. O discurso dela é uma balela. Mentira, demagogia, enganação.....Tem Razaão do Plíni, do PSOL.....

Lôra, pode estribuchar, mas os dados são do Governo Cid, viu?????

Anônimo disse...

Lamentável meu caro ELiomar, é esse seu comentário que atribui a culpa do descaso na educação da capital simplesmente a atual gestão. Vc como bom jornalista que é, deveria ser mais fiel aos fatos e lembrar que as gestões anteriores foram repletas de escândalos envolvendo até mesmo desvio de verbas da merenda escolar. E ao invés de desmerecer os esforços da atual gestão, deveria reconhecer os avanços realizados. Afinal de contas, não se resolve este grave problema em apenas 3 anos. Os reflexos do que está sendo feito hoje só vão aparecer daqui há alguns anos, assim como o esta fotografia de agora revela o descaso do passado.

José Sales disse...

Meu caro maigo Genivaldo. Depois de 3,5 anos e meio de gestão e mil promessas e "realizações" ainda vem o colega colocar a culpa da situação no desvio da "merenda escolar". Sinceramente o que tem a ver merenda escolar com desempenho didático do alunado e dos professores. Todo mundo sabe que o processo educativo pode ter respostas bem rápidas. Depende da conceituação que embasa o mesmo, da capacitação do corpo docente e do entusiasmo que este pode transferir ao corpo discente. Como os professores são em geral sempre dedicados à Educação, como norma e como opção até de vida, um pouco de vontade política ajuda. Entenedendo que vontade política não propaganda enganosa, como a que foi propalada pelo assesor Acrísio Sena, que afirmou à toda imprensa que a escolas municipais estavam se transformando em um fictício "padrão MEC". Triste mentira.

José Sales disse...

Meu caro Genivaldo. Mais uma vez uma réplica. Esta "fotografia" revela o descaso do presente imediato. 89ª posição em 184 municípios na cidade mais rica do Estado é um desempenho trágico. Na própria Capital, estando Mucambo, no sopé da Serra da Ibiapaba, uma pequena cidadezinha na frente deste coloso. Cabe a nós uma reflexão profunda sobre a questão da mentira institucional.

Anônimo disse...

Genivaldo, o amigo parece ser um dos poucos com visão na blogosfera. Os direitistas de plantão ainda esqueceram um outro detalhe: essa prova foi aplicada em 2007 e divulgada em 2008, ou seja, a prefeita não teve três anos e meio para chegar a esse resultado. Foram dois anos e meio. Merenda escolar pesa sim no desempenho dos alunos caras pálidas. Escola padrão MEC da propaganda oficial refere-se à estrutura, não à qualidade de aprendizado, que de fato tem um longo caminho pela frente para ser melhorado. Uma perguntinha para a galera da direita: qual era a posição de Fortaleza na época do Juraci ou do Cambraia? Se for melhor dou a mão a palmatória, mas tá aí que eu duvido!