sábado, 31 de maio de 2008

REDE GLOBO E DUAS CARAS - DESRESPEITO À FAMÍLIA BRASILEIRA?

Com o título "Rede Globo desafia", o polêmico Themístocles de Castro e Silva bate duro na emissora platinada que, em seu último capítulo de Duas Caras, promete muitas surpresas que, na avaliação do jornalista, são um show de desrespeito aos valores da família. Confira e opine:

De que adiantam campanhas e outras iniciativas em favor da criança e do adolescente, se temos a Rede Globo e suas novelas para destruir tudo o que se faz neste País em favor da preservação dos costumes, da ética e da moral? Os valores da Família não valem nada para os novelistas da Globo. Desde que a empresa fature, o resto é secundário. Peço aos leitores que atentem bem para o texto da nota que se segue, publicada pela Folha de S. Paulo de 27 último: “A TV Globo recuou da decisão de nem sequer gravar uma cena em que dois homens se beijariam no último capítulo de “Duas Caras”. Ontem de manhã, a produção da novela foi informada de que a emissora decidiu gravar a cena. Apesar do recuo, ainda é incerto se a Globo exibirá o beijo entre Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Lugui Palhares).
A emissora argumenta que seus princípios de qualidade não prevêem beijos e carícias entre homossexuais. Pelo texto original de Aguinaldo Silva, o beijo ocorreria após Carlão e Bernardinho assinarem contrato de união civil, em um cartório. Segundo o roteiro, após declará-los casados, um escrevente preconceituoso diz. irônico: “Que se beijem os noivos”. Bernardinho festeja: Eu não ia abrir mão dessa parte, nem morto! Juvenal Antena (Antônio Fagundes) grita: Claro que não. Casou tem que beijar. Aguinaldo assim finaliza a cena: E os convidados todos embarcam no coro: Beija, beija... E então Bernardinho e Carlão se aproximam e se beijam sob aplausos de todos”. O jornal informa que “o material só irá ao ar se for aprovado pela cúpula da Globo”.
Ai é que deveria entrar o governo, com um simples telefonema: - Alô, é a Rede Globo? Aqui é fulano, do Palácio do Planalto. O presidente da República manda dizer que, se a cena do casamento dos homens for ao ar, a programação da TV Globo estará suspensa por seis meses. Infelizmente, não temos um presidente com coragem de aceitar o desafio.

Temístocles de Castro e Silva
Jornalista e advogado

8 comentários:

Anônimo disse...

Chora Temistocles!!! A ditadura acabou faz tempo...

Robério Soares disse...

Só esqueceram de avisar para ele que a ditadura que tanto ele defendeu ou defende já acabou faz tempo, graças a Deus e que o Presidente da República não pode mandar tirar um programa ou uma novela do ar.

Anônimo disse...

Como advogado, Themístocles deveria saber que não existe mais nesse país censura e que um beijo entre iguais ou diferentes não é crime, não atenta contra o pudor de ninguém. Atenta mais contra a ética, a moral e os bons costumes ouvir e ver toda sorte de lixo musical, de claro duplo sentido, como os créus da vida, o "chupa que é de uva" ou os "senta que é de menta". Também ajuda a disceminar a cultura da violência desenhos como a Turma do Pica-Pau e chamadas publicitárias absurdas como a da seqüência do filme Rambo, exibidas por diversas emissoras de canal aberto ao meio dia.
Depois, Eliomar, postar artigo de figura tão reacionária, ou sequer comentá-lo é pura perda de tempo. Afinal, ele não irá mudar de opinião - direito dele. É o mesmo que puxar o discurso da pena de morte, cuja proibição é cláusula pétrea na Constituição brasileira.
Cláudia.

Anônimo disse...

NEGRADA OLHA O " XOTE DA SOGRA DO CIDTUR".....KKK, É MUITA PUTARIA VIU........SRSRSRS

http://br.youtube.com/watch?v=hKFLqmwKU_E

Anônimo disse...

Louvável a iniciativa do Advogado Themistocles em colocar a opinião de muitos pais e mães de familia, no que se refere a falta de PUDOR E DECÊNCIA da emissora REDE GLOBO, em expormos a imagens no mínimo descabidas. Como em algumas colunas jornalíticas faço um trocadilho: SOBE Themistocles de Castro e Silva, DESCE REDE GLOBO.

Anônimo disse...

Parabéns ao jornalista Themistocles de Castro e Silva e ao Blogueiro Eliomar, pela coragem de se exporem às críticas e comentários!
A moda nestes "novos dias", de fato, é o liberalismo exarcebado,o "pode tudo" em nome da democracia.
O que o jornalista defende, ao contrário do que se pensa, não é a censura, mas o cumprimento constitucional dos parâmentros e missões das concessões estatais de rádio e TV: Promoção da cultura local e nacional, educação e valores morais.
Até onde sei, mulher nua , beijo de homem e dança do Créu não se incluem nestes princípios!
Marcelo Mendes

Anônimo disse...

Concordo que a Globo ajuda a destruir muitos princípios de nossa familia, mas não concordo com esse apelo moral de um beijo entre iguais (homossexuais)! O que é pior: um beijo entre gays ou uma cena de pancadaria???? Temos que pregar pelo respeito as pessoas, pelo amor e pela justiça!
A TV veio para informar e pra divertir, mas não podemos esquecer que sua função deve sim, ser vigiada e criticada pela sociedade, pois esta é quem mais de beneficia de seus serviços!

Ah, e também discordo severamente que a Turma do Pica Pau ajude a "disceminar" violência. Talvez ela, violência, esteja na mente ou nos olhos de quem assiste ao programa...

Paula

Anônimo disse...

Imaginem uma cena:

"Alô Themístocles, aqui é o Presidente Lula. Você está preso por criticar os direitos dos gays e por esquecer - depois de estudar por tanto tempo Direito - que o Estado é Laico, e que os 'bons costumes da sociedade' passam pelo respeito às diferenças. Você está preso!".

Tão absurda e ignorante esta idéia acima é o texto do Sr. em questão. Perdeu uma ótima oportunidade de se calar.

E nem preciso, como ele, que falta coragem pra fazer isso...