terça-feira, 27 de maio de 2008

CASO DO TERMINAL DO RECIFE FOI PROPOSTO AQUI, MAS NINGUÉM ENCAMPOU, DIZ ARQUITETO


Eis projeção da maquete de projeto apresentado por José Sales.

Eis um comentário do arquiteto José Sales, sobre o convênio firmado para modernizar o Porto do Recife incluíndo um terminal moderno a ser aproveitado para o turismo, com direito a receber cruzeiros. Isso, a partir de acordo firmado nesta terça-feira entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o secretário especial dos Portos, Pedro Brito. Confira:

"Tudo isto que está sendo proposto para o Porto do Recife, já foi proposto com muito melhor modelagem, por duas vezes, para o Porto do Mucuripe, aqui em Fortaleza. A primeira vez através de um concurso público nacional de projetos de arquitetura/urbanismo em 2000; e a segunda vez, através de uma contratação por um pool de empresas interessadas em instalar um Terminal Marítimo Internacional de Passageiros. Fizemos este trabalho com o apoio consultivo de empresas com experiencia internacional como a Parque Expo/Lisboa e a Carnival Lines.

Nas duas oportunidades perdemos o bonde da História, pois em ambas a administração do Porto do Mucuripe, em sua "sapiência de dinossauros", achava que isso era mais uma "maluqice de um grupo de arquitetos". Só que isso vem sendo feito em todos os portos em posição central em todo o mundo desde os anos 50 e revitalizando as áreas portuárias e seus entornos. Isso foi feito no Porto Madero, no Darling Harbour, em Sidney; no Battery Park, em New York; na Ciudad do Panamá, no Panamá e por aí vai. As propostas que fizemos estão aí para quem quiser ver.

Cordialmente,

José Sales
Arquiteto

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso tudo demonstra que a classe política cearense não tem nenhuma influência em Brasília.
Os governantes mudam e o Ceará continua sendo tratado como um "primo pobre", que se satisfaz com qualquer esmola do governo federal.
Pernambuco, por outro lado, tem conquistando grandes investimentos.
Assim, o Ceará fica, literalmente, a ver navios...
E parabéns ao arquiteto José Sales pelo projeto que revitalizaria toda uma área de Fortaleza.