sexta-feira, 2 de novembro de 2007

FLASH DO ELIOMAR - A COPA DO MUNDO É NOSSA!

ÉPOCA TRAZ ENTREVISTA COM AUTOR DE EMENDA QUE ADMITE UM TERCEIRO MANDATO PARA LULA



A revista Época desta semana aborda a discussão em torno de um terceiro mandato para o presidente Lula, mas fala também das perspectivas da Copa 2014 no Brasil. Agora, o foco mesmo é a questão de um novo mandato para o presidente, o que é abordado em entrevista concedida pelo deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), autor da propsota. Devanir é um velho amigo do presidente Lula. Os dois integraram a mesma diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista nos anos 70 e ficaram presos juntos, depois da greve de 1980. Aos 63 anos, Devanir cumpre o segundo mandato de deputado federal. Ele diz que pretende apresentar uma proposta de emenda constitucional que daria ao presidente o direito de convocar plebiscitos, hoje exclusividade do Congresso.

Leia mais na Época aqui

VEJA TRAZ REPORTAGEM SOBRE A VENEZUELA DE CHÁVEZ E UMA POSSÍVEL DITADURA


A revista Veja desta semana destaca que cada vez mais o governo de Hugo Chávez vai transformando a Venezuela numa ditadura. A matéria mostra os avanços da reforma constitucional daquele País a favor de Chávez e não pouca: alerta sobre a possibilidade da moda vir para o Brasil.
Além desse destaque, a publicação traz o multimídia Jô Soares em páginas amarelas.

VEM AÍ CAMPANHA NACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO ELEITORAL NO PLEITO 2008


O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançará, às 10 horas do próximo dia 19, em Brasília, a Campanha para as Eleições Municipais 2008. O objetivo é rearticular os comitês e entidades que fazem parte do Movimento para que dialoguem sobre as ações conjuntas da Campanha. O lançamento ocorrerá de forma simultânea em todas as unidades estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) . No ato em Brasília, que ocorrerá no Conselho Federal da OAB, estarão presentes representantes das entidades do Comitê Nacional, dos Comitês 9840 e de entidades que fazem parte do MCCE nas capitais do País. Uma teleconferência, por meio da qual será possível acompanhar o lançamento nas unidades estaduais, dará início ao evento. Pela primeira vez, o evento ocorrerá antes das eleições. Dessa forma, será possível fiscalizar o cadastramento eleitoral, que irá até o dia 7 de maio de 2008, e iniciar o trabalho de formação política em defesa do livre exercício do voto, por meio de materiais pedagógicos e de divulgação do MCCE.

SERVIÇO

- Informações: suylanmcce@gmail.com
- Telefone - (61) 2193 9646 (CNBB)

ALÔ, RENAN! PLAYBOY TERÁ EDIÇÃO ESPECIAL COM FOTOS INÉDITAS DE MÔNICA


"A revista Playboy lança uma edição especial que traz fotos inéditas do ensaio que a jornalista Mônica Veloso, 39 anos, fez para a publicação em outubro.
A revista especial O Mundo de Playboy, normalmente publicada em dezembro, chegou às bancas antecipadamente, fazendo com que Mônica apareça nua na capa de duas revistas ao mesmo tempo nas bancas.
O ensaio de Mônica Veloso foi feito no litoral de São Paulo pelo fotógrafo J.R. Duran.
A jornalista ficou famosa após se envolver em um escândalo com o senador Renan Calheiros, pai de uma de suas filhas."


(Portal Terra)

GREVE NAS DELEGACIAS - SUPERINTENDENTE FAZ VIA-SACRA TENTANDO RETORNO DOS POLICIAIS

O superintendente da Polícai Civil do Ceará, delegado Luís Carlos Dantas, passou toda esta sexta-feira, Dia de Finados, peregrinando por delegac ias. O objetivo foi tentar convencer os policiais civis a darem um fim ao movimento grevista por melhorias salariais, que vive seu segundo dia. Luis Carlos convocou a todos para que retornem, avisando: se isso for feito, o governo estadual abre o canal do diálogo. Já a categoria garante que vem cumprindo os 30% exigidos por lei em paralisações. Uma assembléia geral está marcada para a próxima segunda-feira, quando o movimento vai ser avaliado, informou para o Blog o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado, Weudo Queiroz.

JORNAL "EL PAÍS" DIZ QUE TERCEIRO MANDATO DE LULA JÁ ESTÁ NAS RUAS DO BRASIL

O jornal El País, um dos mais influentes da língua espanhola e com credibilidade na América Latina, veicula nesta sexta-feira uma reportagem, em sua edição on line, sobre o debate em torno de um possível terceiro mandato do presidente Lula. Diz a matéria, sob o título "Lula três", que esse debate já "está nas ruas".
A matéria, inclusive, sugere que o assunto poderia ser decidido pela via do plebiscito. Diz também o presidente teria descartado a idéia. Fala que, assim como o presidente da Argentina, que elegeu Cristina, sua mulher, poderia apontar a primeira-dama Marisa Letícia para a disputa.
Clique aqui e Leia mais

EX-SECRETÁRIO CARLOS MATOS SERÁ O NOVO PRESIDENTE DO PSDB DO CEARÁ

O PSDB do Ceará já tem definido seu novo presidente, que assumirá o comando do ninho tucano a partir do próximo dia 18, durante convenção marcada para o auditório da Assembléia Legislativa: Carlos Matos, ex-secretário da Agricultura Irrigada (Governos Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara), que é também o primeiro suplente de deputado federal do partido. A definição ocorreu ontem à noite, no gabinete do senador Tasso Jereissati, em Fortaleza. O encontro, que durou cerca de três horas, contou com as presenças do ex-governador Beni Veras, seu filho Sérgio Alcântara, dos ex-secretários Adolfo Marinho (Desenvolvimento Urbano) e Lúcio Bonfim (Esporte), dos deputados estaduais João Jaime, Luiz Pontes e Tomaz Figueiredo Filho, do deputado federal Raimundo Gomes de Matos, do prefeito Fradique Acioly, do ex-prefeito de Viçosa do Ceará, Evaldo Soares, da presidente do PSDB de Fortaleza, Tânia Gurgel, do empresário Assis Machado, do ex-vice-governador Maia Júnior, Carlos Matos, e, claro, do atual presidente regional, Francini Guedes. Com Carlos Matos integrará também a nova executiva estadual do PSDB o ex-vice-governador Maia Júnior. Ele responderá pela secretária-geral da legenda. Faltam ainda definições dos cargos de primeiro vice-presidente e tesoureiro.

Uma outra decisão do encontro: o deputado federal Raimundo Gomes de Matos será o novo presidente regional do Instituto Teotônio Vilela, o braço de formação política do partido.

Em conversa com este Blog, o atual presidente regional do PSDB, Francini Guedes, destacou: "O processo mostrou o consenso criado em torno do nome do Carlos Matos e consolida a unidade partidária que estará fortalecida nas eleições de 2008 em todo o Ceará". Francini permanecerá atuando diretamente junto à executiva. Ele não aceitou o convite para permanecer por questões empresariais.

PROGRAMA - E por falar nisso, o PSDB inicia a veiculação, a partir desta sexta-feira à noite, em rede local de TV, uma série de comerciais mostrando resultados dos governos tucano no Ceará nas áreas da educação, saúde, infra-estrutura, políticas sociais, sem se esquecer de mostrar as ações realizadas em Fortaleza. Atuará como garoto-propaganda o senador Tasso Jereissati.

GOVERNADOR VAI CORTAR PONTO DE POLICIAIS CIVIS

"O governador Cid Gomes anunciou na manhã de ontem que os policiais civis vão ter o ponto cortado enquanto estiverem em greve. A medida já está valendo desde ontem, primeiro dia de paralisação. Cid se mostrou decepcionado pois, segundo ele, os policiais receberam aumento diferenciado. "Respeito o direito de greve, mas vou tomar as medidas recomendadas em momentos como este", declarou, durante a cerimônia de inauguração do novo Centro de Pesquisas e Cirurgias Experimentais do Hospital de Messejana (Cenpex). "Eu prometi na campanha que nenhum servidor teria perda salarial em função da inflação. Na primeira oportunidade, fizemos isso. Para os policiais civis demos aumento diferenciado. Não estou querendo dizer que ganham muito, que está tudo muito bem, mas não houve uma reciprocidade em relação à preocupação que o governo teve e está tendo com esta categoria", afirmou. Conforme o governador, serão descontado os dias parados para que os serviços essenciais não sofram prejuízos. "Essa é uma área delicada e vamos ficar vigilantes para que a lei seja cumprida". De acordo com Cid, está sendo montada uma estratégia emergencial para que os Boletins de Ocorrência (BOs) possam ser feitos e não haja prejuízo no atendimento à população."

(Jornal O POVO)

POLICIAIS CIVIS - O presidente do sindicato da categoria, Weudo Queiroz, em convera com este Blog, nesta sexta-feira, lamentou esse tipo de "ameaça" do governador, mas disse que eles, até pela atividade que exercem, já estão acostumados a esse tipo de atitude. "Agora, esse tipo de postura complica. Nós estamos desde abril querendo ser recebidos para conversar e não conseguimos. Nós estamos cumprindo com os 30% legais de pessoal nas delegacias e estamos orientando a população", disse Weudo. Eles lutam pela recuperação de benefícios sociais cortadas quando do reajuste salarial.

PADRE MARCELO ROSSI E UM SIGNIFICADO PARA O DIA DOS FINADOS


Do Padre Marcelo Rossi, ao ser entrevistado neste Dia de Finados por Ana Maria Braga, em seu programa Mais Você (Rede Globo):


- "Só deixa saudade quem foi amor!"


Detalhe - Desde as 6 horas que já é anotado movimentos nos cemitérios de Fortaleza que, até o fim da tarde, deverão estar lotados de muitos que lembraram seus mortos. A Etuffor garante transporte extra, enquanto um esquema de segurança da PM foi montado no entorno desses locais. Isso para evitar a ação de descuidistas e arrastões.

AEROPORTO DE FORTALEZA REGISTRA VOÔS C OM ATRASO

Três vôos oriundos do Sul do País apresentaram atraso de cerca de uma hora no começo da manhã desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Pinto Martins, segundo informação da Infraero. A estatal não dá as causas, mas o fato é conseqüência da Operação Padrão que o pessoal da Infraero promove desde ontem em alguns aeroportos do País, principalmente em Congonhas, Guarulhos e no Santos Dumont. A luta da categoria é por um reajuste salarial de 6,5% e bonificação natalina, entre alguns beneficios sociais, segundo informou para este Blog o representante do sindicato nacional dos servidores da Infraero no Ceará, Jorge Luís. Durante a madrugada os vôos da Gol anotaram atrasos de 30 a 40 minutos. Ele adianta que o protesto vai se estender até terça-feira e que até lá o movimento negocia com a cúpula da Infraero. Uma assembléia geral está marcada para a próxima terça-feira e não está descartada a greve geral caso o governo federal não atenda às reivindicações da categoria.

CIRO COMPLETARÁ 50 ANOS E GANHARÁ HOMENAGEM NA ESCOLA ONDE INICIOU ESTUDOS

O deputado federal Ciro Gomes estará completando 50 anos no próximo di 6, mas em Sobral, neste sábado, ele já ganhará homenagem dos alunos do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota: a quadra esportiva do estabelecimento será inaugurada e, a pedido dos alunos, será batizada com o nome de Ciro. Foi nessa escola que o parlamentar iniciou seus estudos. O nome colocado na placa de bronze é bem interessante: "Quadra Aluno Ciro Gomes".
Ciro já disse que não quer festa de aniversário, mas um compromisso desse gênero, sem sombra de dúvida, é algo imperdível, pois rico em sentimento.

CID E LUIZIANNE VÃO FECHAR PRIORIDADES AO ORÇAMENTO 2008 DA UNIÃO COM BANCADA

A bancada federal cearense terá encontro com a prefeita Luizianne Lins (PT) e com o governador Cid Gomes na próxima segunda-feira. O objetivo é discutir prioridades em matéria de emendas do interesse da prefeitura e do Estado no que diz respeito ao Orçamento Geral da União 2008, segundo informou no início desta sexta-feira, ao desembarcar procedente de Brasília, o senador Inácio Arruda (PCdoB). Ele é o coordenador-geral da bancada.
Com a prefeita Luizianne Lins, os parlamentares tomarão café, enquanto o encontro com o governador Cid Gomes ocorrerá no Palácio Iracema durante almoço. Antes, porém, Cid Gomes lançará o programa de apoio aos trabalhadores rurais que perderam a safra. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, um "pacote de combate à estiagem", que promete ajuda financeira através do seguro Garantia Safra e projetos em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos, via Sohidra e Cagece, na área do abastecimento dágua.

TCM DESAPROVA CONTAS 2003 DA GESTÃO JURACI MAGALHÃES

Em sessão do pleno realizada na quinta-feira o pleno do Tribunal de Contas dos Municipios desaprovou as contas da gestão Juraci Magalhães relativas ao ano de 2003. Entre os motivos: não transferência de valores adequados em termos de duodécimo da Câmara Municipal (o percentual é de 5%; e problemas com restos a pagar já providos. A decisão não cabe mais recursos e caberá à Câmara Municipal endossar ou não a decisão do tribunal. Juraci Magalhães, atualmente, é filiado ao PR. Na época em que era gestor, estava no PMDB^, onde contava com total apoio dos vereadores.
Hoje, o quadro naquela Casa legislativa é favorável à prefeita Luizianne Lins, embora alguns que aderiram são umbilicalmente ligados às práticas da gestão juracisista e devem favores, segundo comentou para o Blog no fim da noite de quinta-feira um dos vereadores que pediu reservas.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

ORÇAMENTO ESTADUAL 2008 - ENTREGA DE EMENDAS VAI ATÉ 7 DE DEZEMBRO


Definida a data limite para entrega de emendas à proposta orçamentária do Estado 2008. Segundo informou nesta quinta-feira o relator da matéria, deputado Welington Landim (PSB), o prazo vai até 7 de dezembro. Landim assegurou que não haverá prorrogação. Ano passado, de 530 emendas apresentadas, tiveram parecer favorável 422, média que espera superar neste ano.

Para contribuir com uma boa proposta e com a apresentação de emendas consolidadas, o relator revelou ainda que a Assembléia Legislativa receberá toda quarta-feira um secretário do governo Cid Gomes para debater e definir prioridades setoriais.

E GANHOU O MELHOR!


Parabéns São Paulo, pela conquista antecipada do Campeonato Brasileiro 2007. Investiu em atletas, organizou os bastidores e mostrou que "cartola" também pode ser um bom gerente. Desde que coloque acima de tudo os interesses do clube. Ao contrário da turminha daqui que não tira os olhos dos ganhos políticos, por exemplo.
(Foto - Folha)

SECRETÁRIO MARCOS CALS ALMOÇARÁ COM JURACI MAGALHÃES

"Pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Fortaleza, o atual Secretaria de Justiça do Ceará, deputado estadual Marcos Cals, almoça, hoje, com o ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães (PR). Marcos, mesmo com tempo integral dedicado a uma das principais pastas da administração estadual, não descuida da política e vem participando de articulações de olhos voltados às eleições de 2008.
O almoço com o ex-prefeito Juraci Magalhães faz parte dessa agenda. Experiente e com três mandatos como prefeito, Juraci ainda tem o seu capital de votos em Fortaleza. Isso não significa dizer que Magalhães irá apoiar Marcos, mas o pré-candidato do PSDB à sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT) tem uma certeza: é preciso conversar, dialogar e buscar alianças. "

(Luzenor Oliveira, do portal Ceará Agora)

DETALHE - Marcos Cals não descarta conversas políticas também com Moroni Torgn, pré-candidato do DEM a prefeito de Fortaleza, nem com o PDT de Patrícia Saboya e Heitor Férrer, estes também pré-candidatos dessa legenda na Capital.

SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO CEARÁ VAI À ASSEMBLÉIA NO DIA 13


O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, vai estar na Assembléia Legislativa no próximo dia 13. A informação foi dada nesta quinta-feira, da tribuna da Casa, pelo deputado Welingotn Landim (PSB), líder da coligação de partidos aliada do governador Cid Gomes (PSB). Segundo Landim, o secretário ali estará à disposição para dar todo tipo de esclarecimento a respeito da segurança e dos projetos da área.
Welington Landim assegurou que Roberto Monteiro, assim como qualquer outro secretário, estará sempre à disposição dos parlamentares para prestar esclarecimentos quando necessários. Ele disse também que o Estado não esconde o fato de que a área da segurança tem problemas e é problemática, ressaltando não ser esse tipo de situação exclusiva do Ceará. "Nós queremos soluções e estamos no caminho certo. Agora, temos que ter responsabilidade e mostrar pra população que o governo está preocupado e vem investindo". Apelou para que os deputados não transformem o problema da segurança "bem maior do que é". Pediu bom senso e que evitem estardalhaços". Não citou nomes de que parlamentares estariam adotando esse tipo de postura.

PRESIDENTE DA CÂMARA MANDA DESARQUIVAR EMENDA DE REELEIÇÃO SEM LIMITES

"O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), mandou desarquivar em abril deste ano uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que permite a reeleição sem limites para cargos majoritários --o que abriria caminho para a aprovação de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa reportagem publicada nesta quinta-feira pela Folha. O pedido, feito em fevereiro, partiu do deputado petista Fernando Ferro (PE). Ele solicitou o desarquivamento de propostas sobre a reeleição.
O movimento petista pode acelerar a discussão levantada pelos deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Carlos Willian (PTC-MG), que defendem a possibilidade de um terceiro mandato para Lula, uma vez que a emenda já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara em 2000. O relator na comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), considerou, na época, a proposta constitucional. O próximo passo é a discussão em comissão especial, que depende do presidente da Câmara para ser instalada. A matéria é de autoria do ex-deputado Inaldo Leitão (PR-PB)."

LICITAÇÃO PARA COMPRA DE CARROS BLINDADOS DA PREFEITA REPERCUTE NA ASSEMBLÉIA


E o caso da licitação aberta pela prefeitura de Fortaleza para comprar, por R$ 368 mil, três carros blindados, rendeu nesta quinta-feira. Não, não foi na Câmara Municipal, onde a maioria é apoiadora da gestão petista, mas na Assembléia Legislativa. O líder do PSDB na Casa, João Jaime, cobrou coerência no discurso de Luizianne que, no passado, chegou a rejeitar carro Omega em seu gabinete, alegando ser luxo. Para o tucano, o fato mostra que a prefeita está com medo de andar pela cidade, por causa da onda de insegurança.

Para ele, um privilégio que o cidadão comum não tem. "Se fosse outro governante, poderia até se achar normal.Mas estranhamos a mudança de prática. A prefeita Luizianne Lins agora vai usar carro blindado e mostra que ela está com medo. Enquanto a prefeita, com dinheiro público, tem essa garantia, a população, que votou nela, não pode nem andar em carro blindado", expôs da tribuna o deputado João Jaime.

Em aparte, o deputado Adahil Barreto (PR) considerou "equivocada" a decisão da prefeita, além de uma contradição ao discurso que ela sempre exercitou quando parlamentar. Já Ely Aguiar (PSL) disse que avaliava a decisão de Luizianne como consequência de uma "segurança chula que temos no Ceará".

Defesa - Augustinho Moreira (PV) lamentou a discussão: "Nunca vi uma discussão tão pequena como essa". Para ele, os deputados deveriam elogiar a prefeita pela moralização e avanços administrativos em setores como creches e escolas patrimoniais.

FORTALEZA TERÁ O "DIA DA SAÚDE"


Vem aí o Dia da Saúde. Trata-se de um movimento organizado pela Comissão de Nível Superior da Saúde de Fortaleza e sindicatos representativos das categorias da área da saúde da Capital cearense. Será no próximo dia 7, com ponto de concentração na Praça do Ferreira, a partir das 8 horas. Segundo a psicóloga Luana Leão, do grupo organizador, o evento tem o objetivo de chamar a atenção da população para a "importância dos profissionais do setor". É uma forma de buscar valorização e mostrar à clientela que o segmento não se preocupa apenas em manter a luta no binônimo saúde contra doença, mas apostar em ações de cidadania. No programa, aferição de pressão arterial, medida de glicemia, exame bucal para detecção de câncer de boca, aferição de índice de massa corpórea, avaliação postural, assim como serão identificadas demandas sociais e psicológicas que recberão na ocasião o devido encaminhamento.

DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER RECEBE ALTA


"Boa notícia para os católicos e admiradores de dom Aloísio Lorscheider (83.) Após 40 dias internado no Hospital São Francisco, em Porto Alegre (RS), o religioso recebeu alta na última terça-feira, 30. Bispo emérito de Aparecida (SP), dom Aloísio agora se recupera em sua residência, na Casa dos Freis Franciscanos, onde um quarto foi estruturado para recebê-lo. Segundo o padre Evaristo Marcos, dom Aloísio ainda está com a saúde um pouco debilitada, mas estável, e não está recebendo ligações. Dom Aloísio Lorscheider já foi internado quatro vezes este ano na unidade de cardiologia do hospital. Com problemas cardíacos há décadas, o religioso passou por várias cirurgias e carrega um marca-passo no peito. Em agosto de 2006, quando visitava Fortaleza (CE), ele ficou internado na UTI de um hospital particular devido a problemas cardíacos. O cardeal, durante 22 anos (1973 a 1995), foi arcebispo de Fortaleza. Em 1995, ele foi nomeado arcebispo de Aparecida, onde permaneceu até o ano de 2004. Ele foi secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (1968-1971) e presidente da CNBB (1971-1978). Pertencente à Ordem dos Frades Franciscanos Menores, dom Aloísio, em janeiro de 2004, se aposentou e foi morar em Porto Alegre."

(Jornal O POVO)

POLÍTICOS ASSISTEM AO ESPETÁCULO DO CIRQUE DU SOLEIL DE GRAÇA - INÁCIO ARRUDA NO GRUPO

Uma semana antes da votação do relatório final da CPI do Apagão Aéreo no Senado, a TAM, um dos objetos da investigação, distribuiu 400 ingressos do espetáculo "Alegría", do Cirque du Soleil, a congressistas e autoridades em Brasília, entre eles o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, o presidente da CPI, Tião Viana (PT-AC) - hoje presidente interino do Senado -, e mais quatro integrantes da comissão.Todos eles compareceram ao espetáculo, fechado pela TAM só para convidados -cerca de 1.600, entre eles clientes, jornalistas e beneficiários de entidades assistenciais. O evento ocorreu na noite de quarta-feira da semana passada. O relatório aprovado ontem pela comissão sugere que as empresas aéreas sejam auditadas por conta da crise aérea. Anteontem, o Cirque du Soleil apresentou o "Alegría" em sessão fechada, dessa vez bancada pela TV Globo, para funcionários, deputados, senadores e autoridades convidadas, como o ministro do STF Marco Aurélio Mello, que "bailou" com um cantora do espetáculo, e Gilberto Carvalho, chefe-de-gabinete de Lula.

Os ingressos vão de R$ 150 a R$ 450, e as autoridades foram colocadas, geralmente, nos lugares cujos ingressos são os mais caros."Não vejo qualquer relação com a CPI. É vínculo zero, não houve nenhum contato com diretor", argumentou Tião Viana. "Ali dava quórum para votação no plenário", brincou Ideli Salvatti (SC), líder do PT e também membro da CPI. A Folha confirmou que os outros três integrantes da comissão que assistiram ao espetáculo na quarta da semana passada são Romero Jucá (PMDB-RR), Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Inácio Arruda (PC do B-CE).Vários outros senadores também foram ao evento, como José Nery (PSOL-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP) -que disse ter sido convidado pela "produção do evento"-, Augusto Botelho (PT-RR), Marco Maciel (DEM-PE), Heráclito Fortes (DEM-PI) e Pedro Simon (PMDB-RS)."

Da Folha de São Paulo leia aqui

ENDOMED DO CEARÁ TEM DIRETORES CONDENADOS PELA JUSTIÇA DE PERNAMBUCO

"Depois de mais de dez anos, a Justiça do Estado, finalmente, pronunciou-se sobre as mortes ocorridas em agosto e setembro de 1997 em conseqüência do uso do soro Ringer Lactato, da Endomed, do Ceará. Naquele ano, ocorreram 82 registros de problemas com o uso de soro fisiológico que evoluíram para trombose, sendo que 37 deles acabaram em óbitos. O caso tratava de 16 vítimas fatais e outros 20 que sofreram lesões. Ontem, o juiz Ivon Vieira Lopes, da 4ª vara Criminal da Capital, julgou o processo e declarou culpado três dos cinco acusados. Os réus eram os proprietários e gerentes do laboratório. Foram condenados os funcionários responsáveis pela produção. Regiane Maria Crippa pegou 4 anos e seis meses de detenção, na Colônia Feminina do Recife. Paulino Issao Yamagishi recebeu condenação de 4 anos e 6 meses de detenção, na Penitenciária Agrícola São João, em Itamaracá.

João Pedrinelli, representante legal do laboratório e responsável pela autorização da comercialização, foi condenado a 4 anos e 2 meses de prisão, na mesma penitenciária.
Todos foram condenados no regime semi-aberto, no qual podem dormir na prisão e trabalhar durante o dia. O empresário Andreas Sanden, morando em São Paulo, conseguiu um habeas corpus no STJ trancando a ação contra ele. Desde 2003, portanto, restaram apenas os peixes pequenos. O outro empresário Robert Friedrich Seybold já faleceu, ao longo do processo."

(Blog do Jamildo - JC)
Confira a íntegra da sentença, de 51 páginas, aqui.

GOVERNADOR CID GOMES VAI LANÇAR PACOTE CONTRA A ESTIAGEM

"O governador Cid Gomes (PSB) lançará às 10h30min da próxima segunda-feira, no Centro de Convenções, um pacote de programas de apoio aos agricultores atingidos pela seca. Intitulado "Plano de Ações para a Convivência com a Estiagem", o trabalho será tocado numa parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Recursos Hídricos (SRH), e atenderá a 151 municípios. Segundo Camilo Santana, titular SDA, as ações atuarão prioritariamente nos campos social e de abastecimento de água, incluindo ainda obras como adutoras, ampliação do seguro Garantia Safra, construção de cisternas. O plano envolve também a Sohidra e a Cagece. Ao todo, a estratégia envolverá mais de R$ 500 milhões. "

Da Coluna Vertical, leia mais aqui

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

SALUTE! CÂMARA APROVA BÔNUS EXTRA PARA A SAÚDE

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o substitutivo do governo, de autoria do deputado Guilherme Menezes (PT-BA), que regulamenta a Emenda 29 destinada a dar mais dinheiro para a saúde. Foram 211 votos favoráveis, 111 contra e uma abstenção. Votaram 403 dos 513 deputados. A proposta vincula um bônus extra de R$ 24 bilhões para a saúde nos próximos quatro anos, o que deixou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, mais feliz do que paciente que consegue uma vaga em UTI. Serão R$ 4 bilhões a mais para o setor em 2008, R$ 5 bilhões em 2009, R$ 6 bilhões em 2010.

Saiba mais aqui

CPI DO APAGÃO - DEU PANE NO RELATÓRIO FINAL DE DEMÓSTENES TORRES

"Por seis votos a um, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo do Senado rejeitou hoje (31) o relatório final do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e aprovou voto em separado apresentado pelo senador João Pedro (PT-AM), da base aliada ao governo. O relatório do senador petista mantém o pedido de indiciamento da ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, mas exclui nove das 23 pessoas de quem o relator Demóstenes Torres pedira o indiciamento. Entre os poupados pelo relatório da base aliada estão o deputado Carlos Wilson (PT-PE), ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), além dos ex-diretores da empresa Eleuza Terezinha Manzoni, Fernando Brendaglia e José Wellington Moura, da ex-funcionária Márcia Gonçalves Chaves e do procurador da Anac, Paulo Roberto Gomes de Araújo.
Embora tenha considerado o resultado frustrante, Demóstenes Torres disse que o trabalho da CPI vai ser encaminhado ao Ministério Público e à Polícia Federal para contribuir no combate à impunidade. “Eu saio frustrado, porque meu resultado foi jogado fora. Três pessoas [Fernando Brendaglia, Márcia Gonçalves Chaves e José Wellington Moura], demitidas pelo próprio governo por corrupção, foram absolvidas aqui. Ficaram os pés-de-chinelo - lamentavelmente, os tubarões foram livrados e as sardinhas, apanhadas.”

(Agência Brasil)

RÉVEILLON DE FORTALEZA VAI CUSTAR CERCA DE R$ 2 MILHÕES, INFORMA SECRETÁRIO DO TURISMO


Vai custar cerca de R$ 2 milhões a festa de réveillon que a prefeitura de Fortaleza está organizando. Informou, nesta quarta-feira, o secretário municipal do Turismo, Henrique Sérgio, adiantando que já foram realizadas duas licitações: uma para a divulgação da festa na mídia e outra para o show pirotécnico. Faltam as licitações para a estrutura de palco e som do evento e a que se relaciona aos artistas, esta o pepino que caiu na mão do secretário da vez passada, com ação civil pública aberta pelos ministérios públicos Federal e Estadual para investigar possível superfaturamento de cachês. O secretário disse que todos os cuidados estão se processando com calma para evitar problemas e que, quanto ao caso da ação civil pública, tudo está sendo esclarecido. Resta apenas um parecer do Tribunal de Contas dos Municípios sobre os procedimentos, no que ele espera ser favorável ao município. Há ainda a expectativa de que a Justiça estadual se manifeste a respeito do réveillon passado que registrou artistas como Elba Ramalho recebendo cachê de quase R$ 500 mil quando seu escritório informou que cobrava R$ 100 mil por apresentação. Houve também o caso da cantora Tânia Mara, que veio de graça, mas apareceu na prestação de contas ganhando R$ 160 mil de cachê.

Visivelmente tranqüilo, Henrique Sérgio garantiu que o réveillon deste ano será bem maior do que o último. A expectativa é reunir, no aterro da Praia de Iracema, cerca de 300 mil pessoas. Haverá festa também no Conjunto José Walter, na Barra do Ceará e na Lagoa de Messejana. O secretário trata sobre réveillon e outros projetos no Ministério do Turismo, em Brasília. Acompanha a prefeita Luizianne Lins.
- Réveillon 2007 aqui
- E também aqui

FUNDAÇÃO BETO STUDART ENTREGA NOVO CENTRO DE PESQUISA DO HOSPITAL DE MESSEJANA


O governador Cid Gomes (PSB) vai inaugurar, às 11 horas desta quinta-feira, o Centro de Pesquisas Experimentais (Centex), do Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart. O Centro passou por completa reforma e foi ampliado com apoio da Fundação Beto Studart, que é mantida pelo filho de Carlos Alberto Studart - foi diretor do HM durante 39 anos-, empresário Beto Studart. No local, o setor médico faz pesquisas sobre novos medicamentos, novas técnicas cirúrgicas, prepara os cirurgiões transplantadores de coração e agora se constituirá com importante suporte para equipe que deverá realizar, ano que vem, transplantes de pulmão.

O Centex conta, depois da reforma, com duas novas salas cirúrgicas, que podem acomodar três cirurgias simultaneamente.

CPI DAS ONGs RECEBE LISTA DE ENTIDADES BENEFICIADAS COM VERBA FEDERAL

E a CPI das ONGs já recebeu lista de 9.258 entidades (entre ONGs, filantrópicas e outras instituições) que receberam R$ 13 bilhões do governo federal desde 1999. Vinte delas ficaram com 30% dos recursos. Esses dados serão analisados pela área técnica da comissão, com objetivo de detectar se houve ou não algum tipo de problema ou atecnia. No Ceará, várias entidades foram contempladas, segundo divulga o site Congresso em Foco. Entre elas, Aero Clube do Ceará, Fundação de Sáúde Pública de Iguatu, Fundação Edson Queiroz, Instituto Euvaldo Lodi (Fiec), Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi, ligado à Fiec), Sesi, Senai, Sesc, Senar, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Ceará, Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará, Lar Fabino de Cristo, Sebrae, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Sindicato dos Guias de Turismo do Ceará, Instituto Terrazul, Apae Crato, Associação Amigos das Artes de Guaramiranga, Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo do Ceará, Associação dos Assentados de Tamboril, Associação Filantrópica Médica de Várzea Alegre, Associação de Proteção à Saude Materna Infantil de Caucaia, Apae Mombaça, Apae Juazeiro do Norte, Apae Guaricaba do Norte, Apae Iracema, Associação Cultural Cine Ceará e o Planefor.

Detalhe: A lista, ressalva o Congresso em Foco, não expõe irregularidades. Apenas chama a atenção para a grande concentração de recursos em alguns setores.

Saiba mais aqui

FLASH DO ELIOMAR - A COPA É NOSSA?

DEPUTADO EUDES XAVIER PUXA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM HOMENAGEM AOS COMERCIÁRIOS


Por iniciativa do deputado federal Eudes Xavier (PT), a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público prestou homenagem, nesta quarta-feira, ao Dia do Comerciário através de uma audiência pública. Na ocasião, Eudes ressaltou a força da categoria em todo o País. Atualmente, são mais de 10 milhões de comerciários. que, no entanto, ainda não são reconhecidos profissionalmente. Isso, porque não conta com um piso salarial nacional.

Eles lutam, inclusive, por uma abertura do comércio aos domingos via convenção nacional. Eudes, bom lembrar, é comerciário licenciado, pois funcionário da Casa Pio.

CARAVANA DE VEREADORES DE FORTALEZA VISITA O PORTO DO PECÉM


Um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza fará uma visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (São Gonçalo do Amarante) nesta quinta-feira. À frente, o presidente da Casa, Tin Gomes (PHS) . A visita atende a um requerimento do vereador tucano Idalmir Feitosa. O objetivo é conhecer a atual situação do porto que, segundo Mário Lima, o diretor comercial da Ceara Portos, a gestora, expande seu movimento cada vez mais na área da fruticultura. Neste ano, foram anotados 13 mil contêiners contra 7 mil do ano passado.

Politicamente, Idalmir quer mostrar aos colegas de uma Câmara Municipal formada esmagadoramente por legendas da base aliada de Lula que o Pecém é uma obra concreta da era de tucanos tão bombardeados principalmente pelo PT.

A COPA DO BRASIL E O JOGO DAS REFLEXÕES

E por falar em Copa do Mundo, eis um artigo dos mais interessantes escrito por Bruno Vieira no Blog do polêmico Juca Kfouri. Confira:

"Brasil vai ser a sede da Copa do Mundo de 2014!
Mas perguntar não ofende: Qual o Brasil vai disputar o Mundial de 2014? É a pergunta que anda nos céus, anda nas bocas dentadas e desdentadas de milhões de brasileiros. Qual o Brasil de 2014? O Brasil dos jogadores geniais, prodigiosos, ímpares? Ou o Brasil dos 22 jogadores na Ucrânia, Turquia e Polônia? Algum jogador brasileiro saberá falar português em 2014?Ou seremos como a Irlanda, um país mais populoso no estrangeiro que em seu próprio território? Qual o Brasil de 2014? O país dos sequestros, dos bondes, dos Bopes? Ou o país deitado em berço esplêndido e abençoado por Deus? O país das favelas em progressão geométrica? Ou o país que derrotou o analfabetismo?

Qual o Brasil de 2014? O país em que a justiça e a cidadania sejam favas contadas? Ou que ainda sejam cartas fora do baralho? Haverá fome no Brasil de 2014?Haverá filas nas emergências hospitalares? Ou haverá apenas uma Arena no meio da selva tropical com propaganda multinacional? A final da Copa de 2014 não será disputada em julho de 2014. A final da Copa será disputada a cada dia dos 2000 dias que temos para organizar a Copa. Porque, por enquanto, a Copa é apenas dos empresários e dos políticos.Falta muito para que ela possa ser a Copa do povo brasileiro.Povo que deveria se perguntar, desde já: Qual o Brasil vai disputar o Mundial de 2014?"

EM TAUÁ, JUIZ PROÍBE ADOLESCENTE DESACOMPANHADO DOS PAIS APÒS AS 22 HORAS

O juiz da Infância e da Juventude de Tauá (Região dos Inhamuns), Francisco Duarte Pinheiro, baixou portaria proibindo adolescentes desacompanhados após as 22 horas circulando pela cidade. O objetivo é evitar que a juventude se envolva em delitos como consumo de drogas ou se exceda em atividades de lazer. A medida visa também preservar a integridade desse contingente e conter a ação de menores que andavam armados causando confusões em escolas.
Ou seja, Tauá vive toque de recolher pelas bandas da jovem guarda.

(Programa Alerta Geral - Rádio FM 90.7)

ATUALIZAÇÃO (17h11in) - Entrevistado pela Rádio POVO/CBN, nesta tarde de quarta-feira, o juiz Francisco Duarte Pinheiro falou sobre a portaria. Disse que ainda não adotou a medida que, no entanto, é necessária. A adoção é uma questão de alguns dias. Ele se diz preocupado com a situação de casos de violência envolvendo adolescentes de Tauá.

REITOR DA UFC DIZ QUE OCUPAÇÃO É MOVIMENTO POLÍTICO CONTRA O GOVERNO LULA


Que fascismo - estudantes cometem atentado ao vernáculo

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Ícaro Moreira, classificou, nesta quarta-feira, de "inusitada e política" a ocupação da reitoiria da Instituição por um grupo de alunos que questionam a adesão da UFC ao programa de Reestruturação de Ensino Universitário (Reune) . A ocupação teve início no último dia 25 e, conforme Ícaro, não conta com o apoio do DCE e da UNE. Os estudantes dizem que o Reune foi adotado sem debate. "É inustada, pois que vivemos uma democracia plena não só na Universidade como no País como um todo. Isso se dá não só na nossa universidade, mas em outras, onde um grupo com orientações políticas se posiciona contra o governo Lula", afirmou o reitor. Para ele, o movimento é uma contradição a um projeto que aportará R$ 690 milhõs par investimentos nas universidades nos próximos cinco anos e mais R$ 175 milhões para adequação do custeio.

Ícaro Moreira disse que o Reune proporcionará aumento de oferta de vagas no ensino superior e novos concursos para docentes. "Eles (estudantes) dizem que o projeto não foi discutido, o que não é verdade. O DCE e a UNE estão contra e taxaram esse grupo de conservadores, apoiando o projeto e só colocando uma preocupação, que é a nossa: a sustentabilidade desse projeto, mas o governo federal se compromete e não temos o direito de desconfiar previamente", observou o reitor, que se encontra em Brasília tratando, no Ministério da Saúde, de assuntos do interesse do Hospital Universitário e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand no que respeito a reajuste da tabela de procedimentos.

Foto: Natinho Rodrigues

PRESIDENTE LULA RECEBERÁ TASSO PARA JANTAR UM CARDÁPIO INDIGESTO - CPMF AO MOLHO


"A corte do Palácio do Planalto aos tucanos para prorrogar o imposto do cheque incluirá um encontro, na semana que vem, entre Lula e o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE). O partido oposicionista está angustiado diante da perspectiva de pura e simplesmente chancelar os termos de acordo que lhe forem apresentados pelo governo. Por isso, tenta arrancar do outro lado uma desoneração digna de nota em algum outro tributo, além da pequena redução da alíquota da CPMF que o governo aceita introduzir na mesa de negociação. O alvo preferencial do PSDB é o PIS/Cofins, por ser uma proposta surgida no próprio tucanato."

(Coluna Painel - Folha de São Paulo)

Vamos nós: Ainda nesta quasrta-feira, está programado um almoço do ministro Guido Mantega (Planejamento e Gestão Pública) com membros do ninho tucano. No prato, mais CPMF.

PREFEITO DE MARACANAÚ TENTA REFORMAR DECISÃO DO TRE QUE LHE IMPÔS MULTA

"O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, eleito em 2004 pelo PL, atual Partido da República, ajuizou Recurso Ordinário (RO) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que requer a reforma de decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) que julgou extinto recurso contra decisão de primeira instância. Diz o prefeito que o juiz eleitoral de Maracanaú deixou de dar segmento a recurso contra pagamento de multa a que foi condenado pelo Ministério Público Eleitoral, por suposta propaganda eleitoral irregular em virtude da veiculação de pesquisa eleitoral. De acordo com o prefeito, após a apresentação da defesa, o juízo de primeira instância não observou o prazo de 24 horas estabelecido pela Lei 9504/97 (Lei das Eleições). O recurso ao TRE foi considerado intempestivo (fora do prazo legal). O prefeito sustenta que o juízo de Maracanaú cometeu erro de procedimento, pois ao negar segmento ao recurso invadiu competência do Tribunal Regional, a quem cabe analisar a questão da tempestividade."

Roberto Pessoa está em Brasília não somente acompanhando seu caso no TSE, mas também tratando do encaminhamento de projetos para 2008 e buscando emendas de parlamentares federais em temos de orçamento da União 2008.

(Assessoria de Imprensa do TSE)

UMA POLÊMICA DE PNEU FURADO

Este Blog sempre critica a administração da prefeita Luizianne Lins (PT), que é pra ver se a equipe dela acorda e o que é obrigação de imprensa responsável, mas não podemos deixar de concordar com a petista num tema que vem ocupando alguns espaços na mídia: a licitação para compra de três carros blindados por R$ 368 mil. Há questionamentos de que os veículos não são necessários ou de que com esse dinheiro o município poderia construir obras.

Ora, em qualquer parte do mundo a questão da segurança da autoridade é respeitada e carro blindado não é luxo, pois necessidade. Os três carros que a prefeitura deve comprar, através de licitação, servirão para a prefeita e autoridades em visita à capital cearense, o que é dever de Estado. Como diz a prefeita, discussão em torno desse assunto "é besteira".

Cremos que a polêmica foi motivada por conta de um detalhe fundamental: a contradição do discurso. Quando assumiu, a prefeita rejeitou de imediato o carro importado do gabinete, alegando economia. Ela vive agora na pele a cobrança do discurso, o que sempre perseguirá não somente a prefeita, mas também o seu PT. O resto, concordamos com Luizianne, é besteira.

CEARÁ REGISTRA O 14º POLICIAL ASSASSINADO NESTE ANO

"Mais um policial morreu este ano, vítima da violência. O cabo Francisco Franciné Lopes, 46 anos, foi atingido por dois tiros, na noite de ontem, no Henrique Jorge, durante um assalto. De acordo com testemunhas, o militar estava na parada de ônibus, em frente à pracinha do bairro, quando um homem em uma bicicleta encostou e anunciou o assalto. Segundos depois, o assaltante efetuou os disparos contra a vítima, um no pescoço e outro na cabeça. A Polícia descrê que tenha sido crime de pistolagem, pois as características do assassinato coincidiriam com as de um assaltante que viria aterrorizando os moradores da área. Para a Polícia, o assaltante teria reconhecido o militar. Um suspeito foi detido no Parque Genibaú e encaminhado ao 8º Distrito (José Walter)."

Vamos nós: Franciné é o 14º policial assassinado só neste ano. O número é igual ao do ano passado. Um dado inusitado: os mortos reagiram a abordagens. A Polícia sempre orienta os cidadãos a não reagirem em caso de assaltos. Pelo visto, a PM precisa reciclar sua tropa.

(Jornal O POVO)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ENTRA COM AÇÃO PARA TIRAR SUDENE DO PAPEL

O Ministério Público Federal de Pernambuco ajuizou ação civil pública contra a União e a Sudene para asegurar o funcionamento da autarquia, que ainda não teve superintendente e os demais membros da diretoria do colegiado indicados pelo presidente da República. Na ação ajuizado pelo procurador da República Marcos Antõnio Silva Costa, o MPF/PE pede que a Justiça Federal condene a União e a Sudene a autorizarem previamente a gestão da autarquia pelos integrantes da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), antecessora da Sudene, até que a União nomeia futuros dirigentes. O procurador avaliou que o órgão vem atuando de fato, mas não de forma legal como vinculada do Ministério da Integração Nacional.

(Assessoria do Ministério Público Federal)

TV GLOBO CONDENADA A INDENIZAR DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL

"A TV Globo está obrigada a pagar R$ 300 mil de indenização para o delegado aposentado da Polícia Federal Luiz Carlos de Oliveira Zubcov. Motivo: a emissora afirmou que ele estava envolvido no esquema de venda de sentenças judiciais, descoberto pela Polícia Federal na Operação Anaconda. A decisão é do juiz Robson Barbosa de Azevedo, da 4ª Vara Cível do Distrito Federal. A emissora ainda terá de reproduzir o conteúdo da sentença no Jornal Nacional e no programa Retrospectiva 2007. Cabe recurso.
O delegado apareceu em relatórios da Operação Anaconda como um dos supostos envolvidos no esquema de venda de sentenças judiciais. Ele não gostou da forma como a imprensa tratou o assunto e entrou na Justiça. A Editora Três, responsável pelas publicações das revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, também está obrigada a pagar R$ 30 mil de indenização por danos morais para o delegado. No caso da Editora Três, a indenização foi fixada pelo juiz Aiston Henrique de Sousa, da 6ª Vara Cível do Distrito Federal. Nos dois casos, cabem recursos."

(Do site Consultor Jurídico)

PREFEITA ACELERA LIBERAÇÂO DE PROJETOS E ENCAMINHA EMENDAS EM BRASÍLIA

A prefeita Luizianne Lins (PT) está em Brasília para audiências ministeriais. O objetivo é acelerar alguns projetos e encaminhar outros que deverão ser tocados em 2008. Luizianne Lins tem audiência no Ministério do Turismo, onde está acertando apoio para o projeto de revitalização da Praia de Iracema. A prefeita ainda conversa com membros da bancada federal do Ceará, quando repassará as prioridades do municípios, em termos de Orçamento Geral da União 2008.

No Ministério do Turismo, Luizianne estará acompanhada do secretário do Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu, que confirmou uma grande festa de réveillon para a capital cearense no aterro da Praia de Iracema e em mais três pontos da cidade: Conjunto José Walter, Barra do Ceará e na Lagoa de Messejana.

SUCESSÃO DE RENAN - GARIBALDI ALVES É CANDIDATO

"Foi deflagrada nesta terça-feira a sucessão do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Numa reunião reservada da bancada do PMDB, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) anunciou que será candidato à sucessão de Renan. A iniciativa surpreendeu os peemedebistas. O líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), chegara a pedir aos colegas que não deflagrassem a corrida sucessória enquanto Renan estiver no cargo, ainda que licenciado."

(O Globo)

SEGURANÇA - PREFEITA FIRMARÁ ACORDO COM MINISTRO DA JUSTIÇA

"O ministro Tarso Genro (Justiça) estará em Fortaleza na primeira quinzena do próximo mês. Aqui, em solenidade no gabinete municipal, ele firmará convênio com a prefeita Luizianne Lins (PT) oficializando o ingresso da cidade no Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci). Ontem, em Brasília, o diretor-geral da Guarda Municipal e Defesa Civil, Arimar Rocha, fechou os detalhes burocráticos com o coordenador do programa, Vicente Trevas, que é assessor para Assuntos Federativos da Presidência da República. Inicialmente, Fortaleza receberá R$ 10 milhões para 13 projetos, entre os quais um programa de prevenção às drogas e violência na faixa etária de 15 a 29 anos e políticas voltadas para as áreas de arte e cultura nas Secretarias Executivas Regionais V e VI."

Da Coluna Vertical do O POVO, leia mais aqui

terça-feira, 30 de outubro de 2007

PRESIDENTE DA ANAC VAI PEGAR O BILHETE...AZUL

"O diretor presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, vai deixar o cargo entre hoje e amanhã.
Ele telefonou para o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) comunicando a decisão e deve ter um encontro hoje com Mares Guia e com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para formalizar sua saída.
Zuanazzi convocou para amanhã uma entrevista à imprensa para explicar os motivos de sua saída. Desde o dia 24 de agosto, os outro quatro diretores que integravam a diretoria da Anac renunciaram aos cargos."

(Folha On Line)

MINISTRO NELSON JOBIM QUER NOVA MALHA AÉREA DE OLHO NA ALTA ESTAÇÃO

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reuniu membros da diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na manhã desta terça-feira, e pediu que eles elaborem até o próximo dia 10 um plano de operação específico para o atendimento dos passageiros durante as férias escolares de verão. Membros da diretoria da Infraero e integrantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) também participaram da reunião.
O plano deve consistir em uma nova malha aérea que funcionará entre 1º de dezembro e 15 de março. O ministro disse que espera que este planejamento evite atrasos como os registrados no último período de férias, entre 2006 e 2007.
Segundo ele, a reunião também serviu para a integração entre os novos diretores da Anac e da Infraero com o Decea. Contudo, o ministro não deu detalhes sobre o plano que deverá ser construído nos próximos dias.

(Este Blog, com Portal Terra)

INCÊNDIO É REGISTRADO NA CHAPADA DO ARARIPE

Um incêndio atingiu área da Chapada do Araripe, na altura do município do Crato (Região doi Cariri). Segundo o jornalista Tarso Araújo (Colunista do O POVO), o Corpo de Bombeiros tenta controlar o incêndio que teria começado no fim da última tarde no Sítio Nuanda. No local, o sargento Martins, do CB, mobiliza também a brigada de incêndio do Ibama e a Guarda Municipal do Crato. Não se sabe ainda o que causou o fogo. O local, conforme Tarso, é de difícil acesso.

BRASIL CONFIRMADO COMO SEDE DA COPA. E AGORA?


Com o Brasil confirmado como sede da Copa 2014, fica agora a expectativa: Fortaleza terá condições de postular mesmo uma subsede do certame? E aí, um governo que começou atrasando o pagamento dos servidores públicos, aplicando arrocho em tudo e em todos e que tem uma secretaria de Esporte que não quis assumir prejuízo de um jogo no Castelão, da ordem de R$ 200 mil, tem mesmo a confiança de todos para entrar nessa briga?

Esperamos que, nessa peleja, o contribuinte possa vislumbrar os investimentos necessáros e sonhar, por exemplo, com:

1 - Transfor prontinho
2 - O Metrofor nos trilhos
3 - O Ronda do Quarteirão em franca operação

Aceitamos sugestões.

Detalhe - Aproveitando o mote de Lula..."Sonhos, acredite!!"

Detalhe 2 - E aí, gostou da Rede Globo cobrindo o anúncio da Copa pelo Brasil? E as claques de torcida comemorando...deu pra acreditar?

ASSESSOR DA PREFEITA CHAMA VICE DE UM (QUASE) TUCANO DESINFORMADO

Do presidente do Imparh, Acrísio Sena, leitor deste Blog, em resposta às críticas do vice-prefeito de Fortaleza, Carlos Veneranda, aqui divulgadas a partir de matéria do jornal O POVO.

"Acredito ser pura desinformação as palavras do vice-prefeito Carlos Veneranda. Segurança pública não é uma responsabilidade constitucional do município, mesmo assim, a prefeita está colaborando com a contratação de 550 novos guardas municipais e novo concurso em 2008. Na saúde o percentual mínimo de investimento é na ordem de 15% do orçamento. A PMF gasta 21% só com folha de pagamento, além disso, concedeu um reajuste de 134% para os médicos no seu novo PCCS. No tocante à educação, o vice se esqueceu de visitar à periferia de Fortaleza para ver a construção de novas escolas e creches nas Regionais V e VI. Não quero acreditar, mas o seu discurso está idêntico ao PSDB, que pena.

Acrísio Sena

Presidente do IMPARH e Coordenador das negociações do PCCS da PMF"

FLÁVIO PAIVA E "A FESTA DO SACI"



E o jornalista Flávio Paiva lançará, nesta quarta-feira, a partir das 19 horsa, no Dragão do Mar, seu mais recente trabalho: o livro infantil A Festa do Saci, com CD acompanhando. Olha o convite como está legal!



RESULTADO DA ENQUETE DO BLOG

E a opção "Arriégua" está imbatível. Em nossa enquete, continua derrotando nossos pré-candidatos a prefeito de Fortaleza. Depois de dar uma lapada em Moroni Torgan (DEM), eis que sobrou agora para a senadora Patrícai Saboya. Confira os números:

SIM - 22%
NÃO - 18%
VOU PENSAR - 13%
ARRIÉGUA - 45% (coincidência, é o número do PSDB)

E tem nova enquete ao lado. Participe!!

E AÍ, LUIZIANNE, VAI BRIGAR COM VENERANDA OU COM O SÓSIA DO JORGE ARAGÃO?



Pois é, o vice-prefeito de Fortaleza, Carlos Veneranda (PDT), ao bater na administração de sua ex-amiga Luizianne Lins (PT), quer, pelo visto, provar que não é só mais sósia do cantor Jorge Aragão. O neobrizolista garante que a gestão da loira nada fez no campo da educação e da saúde e que tem uma lista de uma série de projetos que continuam no papel.
Veneranda, em seu desabafo de olho em 2008, pois será candidato a vereador de Fortaleza, conseguiu tirar a turma da prefeita do salto. Vamos ver agora se ele continuará com esse gás oposicionista todo. Ou melhor, se tem samba no pé.

CHICO LOPES SE SOLIDARIZA À LUTA PELA AUTONOMIA DA DEFENSORIA PÚBLICA

A Associação dos Defensores Públicos do Ceará está recebendo apoio de várias entidades da sociedade civil do Ceará na luta que vem travando para aprovação, numa mobilização de outras associações estaduais da categoria, a emenda constitucional 487-2005. Essa emenda assegura autonomia administrativa e financeira aos defensorias públicas, mas recebe forte oposiçaõ de vários governadores. Cid Gomes, do Ceareá, ainda se manifestou publicamente a respeito da questão.
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) manifestou, nesta terça-feira, total apoio à luta dos defensores públicos. Disse que essas entidades precisam ser valorizadas porque são, na prática, a voz em defesa dos pobres. "O defensor é aquele que o Estado paga para ser advogado dos mais pobres, dos que não tem condições. É preciso dar respaldo em todos os sentidos a esses profissionais que dignificam a cidadania", observou Lopes.

Perguntinha: quem mais da bancada federal cearense vai aderir a essa luta?

CIRO CONDENA TESE DE TERCEIRO MANDATO PARA LULA E SE DIZ "MADURINHO" PARA 2010


O deputado federal Ciro Gomes (PSB) avalia a idéia de terceiro mandato para o presidente Lula como um produto de "falta de assunto de um punhado de políticos desocupados". A tese é defendida por setores petistas. Em princípio, Ciro chegou a recusar comentar o assunto, sob o argumento de que seria encarado como a opinião de um candidato. Mas, manifestando incômodo, reconheceu: "Quero crer que ele [Lula] deu uma linha [ao rechaçar a proposta]". Ciro fez essas colocações quando do lançamento, ontem à noite, em São Paulo, do livro do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Depois de expor críticas à política monetária, dentro de um debate que marcou o ato de lançamento do livro do petista, Ciro acabou admitindo que se prepara para a corrida presidencial. Ele encerou o debate com o seguinte comentário. "Estou madurinho. Fiz muita bobagem naquela campanha", disse em alusão à disputa de 2002. Questionado, minutos antes, sobre sua candidatura, alegou que depende de condições, como saber se seu partido quer ou "se há uma coligação que queira". Mas acrescentou: "O que você pode fazer é se comportar, como faço há trinta anos: se comporta, estuda, se prepara". Líder nas pesquisas dentro do campo governista, Ciro não descartou a disposição de concorrer.

(Este Blog, com informações da Folha de São Paulo)

TSE ABRE TEMPORADA DE CAÇA AOS INFIÉIS

A partir desta terça-feira, está aberta a temporada de caça aos infiéis. O Tribunal Superior Eleitoral divulga, no Diário Oficial da Justiça, a resolução nº 22.610, de 30 de outubro último, que disciplina a cassação daqueles que trocaram de partido a partir de 27 de março. A medida se restringe aos candidatos proporcionais e, quanto aos majoritários, a partir de 16 de outubro. No Ceará, a medida não pega nenhum deputado federal nem senador. Os prefeitos também estão livres.

A corda deverá quebrar no lado dos mais fracos: vereadores. Por aqui, cerca de 150 vereadores pularam o muro partidário e as legendas de origem podem entrar na Justiça Eleitoral reivindicando a vaga. Segundo o advoado Leonardo Carvalho, os processos de cassação devem estar, obrigatoriamente, julgados num prazo de dois meses pelo Tribunal Regional Eleitoral como definiu o TSE.

(Diário Oficial da Justiça, página 169)

GOVERNO VAI LIBERAR MAIS RECURSOS DO FGTS PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

"A classe média deverá ter mais recursos para a compra da casa própria a partir de janeiro do ano que vem. O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve aprovar hoje, em reunião ordinária, um voto que permitirá aos trabalhadores com renda familiar acima de R$ 4,9 mil por mês, titulares de contas do FGTS há mais de três anos, obter financiamento com recursos do fundo para a compra de imóveis com valor de mercado de até R$ 350 mil.A proposta do governo é liberar até R$ 1 bilhão em 2008 para essa linha de financiamento, que hoje não existe. Os trabalhadores com renda superior a R$ 4,9 mil atualmente não têm acesso a financiamentos imobiliários com dinheiro do FGTS. Essa fonte tem sido direcionada nos últimos anos para as pessoas de menor poder aquisitivo.O Conselho é formado por representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores. Com a maior oferta de dinheiro no mercado financeiro para a compra de imóveis, o Conselho Curador quer abrir mais espaço para o financiamento da parcela da população com renda mais alta. Ao manter a possibilidade apenas para quem é titular do fundo, o governo dará mais um passo na estratégia de beneficiar com dinheiro do FGTS quem contribui diretamente para ele."

(Estadão)

JUAZEIRO DO NORTE VIVE O CLIMA DA ROMARIA DA ESPERANÇA


O município de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) vive o clima da "Romaria da Esperança", que atrai peregrinos de vários pontos do País, especialmente do Nordeste. O evento religioso começaou na semana passada e, a partir desta terça-feira, vai se intensificar por causa do Dia do Romeiro, que antecede o Dia de Finados, 2 de novembro, quando haverá visita ao túmulo do "Padim Ciço". A prefeitura e a Igreja Católica estimam no período cerca de 500 mil romeiros visitando a cidade. Gente que chega sobre caminhões e em ônibus lotados, o que exige mais trabalho por parte da Polícia Rodoviária Federal.

IBAMA QUER AMPLIAR EM 2008 FISCALIZAÇÃO CONTRA PESCA PREDATÓRIA DA LAGOSTA

O superintendente estadual do Ibama, Raimundo Bonfim, encontra-se em Brasília acertando com a cúpula do órgão a continuidade e o reforço em 2008 da Operação Lagosta Legal, que tem por objetivo combater quem descumpre as medidas de ordenamento da pesca do crustáceo. "Ou seja, quem teima em pescar com rede de arrasto e com compressor, quem pega lagosta miúda e quem não está com sua frota regularizada", explicou Bonfim.

Conforme ele, foram realizados dois períodos dessa operação no Nordeste com saldo dos mais positivos. No Ceará, de acordo com Bonfim, o balanço foi positivo: apreensão de 250 mil metros de rede de arrasto, mais de mil quilos de lagosta miúda apreendida e 38 embarcações autuadas com multas (de R$ 3 mil a R$ 30 mil), com casos extremos recebendo multa de até R$ 70 mil. "Nossa idéia é continuar com essa operação até o fim do ano".

Em Brasília, o superintendente acerta também detalhes da próxima operação a ser deflagrada durante o próximo defeso da lagosta, que começará em janeiro e se esenderá até abril "mas o grupo nacional que trata desse assunto ainda fará uma avaliação. Nós acreditamos que esse período será mantido", disse Bonfim. Ele avaliou como "um sucesso" a indenização que o Banco do Nordeste do Brasil vem pagando para quem entregue rede de arrasto. Para cada metro, o desembolso é de R$ 1,30.

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA CONVOCARÁ EM NOVEMBRO MAIS 550 CONCURSADOS


Arimar Rocha (E), em visita à Câmara Municipal

O diretor-geral da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, Arimar Rocha, confirmou, nesta terça-feira, que, a partir do próximo dia 5, serão convocados 550 concursados para o órgão. Os convocados terão até o dia 9 de novembro para apresentar toda a documentação exigida. Depois disso, vão se submeter a exames médicos e treinamento entre dezembro deste ano e fevereiro de 2008 para, a partir de março que vem, ingressarem na tropa. O contingente, conforme Arimar, reforçará as ações da Guarda Municipal na segurança em escolas, praças e no projeto Ronda Escolar.

Arimar adiantou que ainda no primeiro semestre de 2008 virá novo concurso público para a Guarda Municipal. "Nossa expectativa é abrir 550 novas vagas", informou o diretor-geral da corporação, que se encontra em Brasília acertando, no Ministério da Justiça, detalhes burocráticos do ingresso de Fortaleza no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). Esse programa resultará na liberação de R$ 10 milhões, numa primeira etapa, para ações de prevenção e apoio a jovens de 15 a 29 anos e políticas de lazer e cultura para as Secretarias Executivas Regionais V e VI do município.

COPA 2014 - LULA JÁ ESTÁ NA SUIÇA PARA ANÚNCIO OFICIAL DA FIFA

O presidente Lula já está em Zurique (Suíça). O avião presidencial aterrissou por votla das 9 horas local (6 horas de Brasília), com duas horas de atraso. Lula não fez comentários sobre o anúncio do Brasil como país-sede da Copa do Mundo em 2014, preferindo apenas frisar que estava cansado, porque não dormiu durante a viagem de 12 horas. Ele foi direto para o Hotel Eden Au Lac. Segundo a assessoria do presidente, às 11 horas local (8 horas de Brasília), Lula se encontrará com a presidente da Confederação Suíça, Micheline Calmy-Rey. Ela veio de Genebra especialmente para o encontro, que tem previsão de 30 minutos de duração. Depois, seguirá para a sede da Fifa, local onde será anunciado que o Brasil será a sede da Copa do Mundo de 2014. Para o anúncio, uma comitiva presidencial formada por vários assessores e governadores como Cid Gomes (PSB), do Ceará.

(Rádio O POVO/CBN)

HOSPITAL INFANTIL FARÁ OPERAÇÃO SORRISO EM RITMO DE FESTA



O Hospital Infantil Albert Sabin vai comemorar os 10 anos da Operação Sorriso entre 8 e 18 de novembro próximo reforçando o tratamento de crianças com lábio leporino. Nesse período a Operação deixará, através de cirurgia, 125 crianças com sorriso novo, além dos 400 atendimentos ambulatorias. Dentro desse objetivo, as secretarias municipais de saúde e as instituições que compõem a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (conselhos tutelares, conselhos de defesa dos direitos da criança) devem entregar até o fim da tarde desta terça-feira cópias das fichas preenchidas ao Serviço Social do HIAS, que fará a triagem de crianças a partir dos seis meses e de adolescentes até 17 anos para se submeter à cirurgia reparadora. A seleção médica analisará as condições clínicas de cada paciente. O exame de seleção de pacientes do interior do Estado será realizado no dia 8 de novembro, a partir das 7 horas. No dia 9 é a vez dos pacientes da Região Metropolitana de Fortaleza.

SERVIÇO
(85) 3101 5220 - Jornalista Selma Oliveira

PREFEITURA DE MARACANAÚ VAI ANTECIPAR PAGAMENTO DA ÚLTIMA PARCELA DO 13º SALÁRIO

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), anunciou, nesta terça-feira, que vai antecipar o pagamento da segundo e última parcela do 13º salário dos servidores municipais. A categoria, que recebeu em setembro último a primeira parcela, receberá os 50% restantes do desembolso no dia 22 de novembro. "Nós podíamos deixar para liquidar essa conta até o dia 20 de dezembro, prazo legal, mas houve um esforço da máquina no sentido de anteciparmos e assim aliviarmos a vida do nosso pessoal", disse Pessoa.

Segundo o prefeito, o montante restante é da ordem de R$ 3 milhões. Ele informou que os professores do município terão direito a receber no fim do ano um acréscimo de meio por cento, uma compensação pelos bosn resutlados obtidos pelas escolas do município na avaliação do instituto de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Maracanaú do total das 100 melhores escolas públicas do Ceará o total de 22, obtendo ainda o primeiro lugar estadual.

Sobre eleiçõss 2008, Robeto Pessoa informou que vai disputar novo mandato. "Vou disputar, porque ainda temos muito a fazer por Maracanaú e também porque as minhas bases querem". Ele é apoiado por 18 partidos políticos e, na Câmara Municipal, conta com o apoio de todos os seus 12 vereadores.

PREFEITURA DESCARTA PARALISAÇÃO DE MÉDICOS DO IJF

O chefe de Políticas Públicas de Saúde de Fortaleza, Alex Montalverne, afirmou, nesta terça-feira, não acreditar em paralisação dos médicos do Instituto Doutro José Frota, a maior emergêncai de saúde do Ceará. Nesta terça-feira, a patir das 19 horas, no auditório do IJF, haverá assembléia geral da categoria., que reivindica isonomia salarial com médicos que obtiveram ganhos com o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários. A informação sobre a assembléia geral foi divulgada ontem em post deste Blog, no que Montalverne reagiu: "Os médicos do IJF, a maioria foi contemplada com o aumento colocado. Pode ser que uma parcela menor que tem isonomia e que pode ter redução de salário com o processo esreja descontente. Mas a maioria não tem complemento salarial e, portanto, vai ter ganho com a proposta do PCC.", disse. Para Montalverne "É pouco povável que se consiga ali uma paralisação".

Sobre a categoria de anestesistas, em busca de melhores salários, Montalerne informou que a negopciação ocorre hospital a hospital, já que algumas dessas unidades estão funcionando normalennte, não tendo portanto que atender o que eles pedem: uma tabela salarial diferenciada. "Estamos discutindo hoispital a hospital", reiterou o chefe de Políticas Públicas de Saúde de Fortaleza.

O BONDE DOS IRRESPONSÁVEIS

Eis o artigo do jornalista Janio de Freitas publicado n Folha desta terça-feira. O tema é o Bonde do Lula e a Copa 2014:

"Em poses e cores para todos os gostos, hoje a TV e amanhã os jornais vão brindar-nos com imagens de um grupo de governadores, encabeçado por seu presidente, em viagem à Suíça sob a justificativa geral de fazer "lobby" pela indicação do Brasil para sede da Copa do Mundo de 2014. O motivo citado é uma falsidade: o Brasil é candidato único, logo, não era necessária pressão alguma, a Fifa ficou sem alternativa. O que as imagens vão mostrar, de fato, não é um grupo de governadores com seu presidente, aquele que lhes solta verbas em troca de agrados, é o bonde dos irresponsáveis.
Bem à maneira carioca, assaltantes do Rio deram esse nome -bonde- ao tipo, digamos, de operação em que agem uns seguindo os outros, todos orientados para o mesmo objetivo. O bonde que se mostra na Suíça é uma contrafação do bonde carioca. De olho no duplo objetivo de agradar a Lula e de explorar os entusiasmos ingênuos dos seus eleitorados, o grupo de governadores está contribuindo para o propósito irresponsável de desviar vários bilhões das necessidades mais prementes, para uma espécie de festa que não faz falta ao Brasil."

Da Folha, leia mais aqui

Vamos nós: Nesse bonde, viajou o governador Cid Gomes (PSB), que luta para ver Fortaleza ser subsede dos jogos da Copa.

CRÍTICAS DO VICE-PREFEITO - LUIZIANNE EVITA POLÊMICA E ASSESSOR É QUEM RESPONDE

"Os ataques do vice-prefeito de Fortaleza, Carlos Veneranda (PDT), à gestão de Luizianne Lins (PT), da qual ele faz parte, pegou de surpresa a administração. Para a prefeita, Veneranda tem que olhar para o próprio trabalho no momento de criticar. Já o coordenador de Articulação Política da Prefeitura, secretário Waldemir Catanho, o acusou de ter falta de informações ou ter agido de má fé. A polêmica dá continuidade a uma tradição que se mantém nas últimas décadas: o rompimento entre os prefeitos de Fortaleza e seus vices. Durante a cerimônia de posse de Sérgio Novais na direção da Companhia Docas do Ceará, a prefeita Luizianne Lins disse que não tinha conhecimento ainda das declarações dadas pelo seu vice-prefeito no último domingo, durante encontro do PDT na capital. Veneranda disse na ocasião que a gestão possui graves problemas na saúde, educação e segurança e que não tinha nada de positivo para apresentar. "Se o (Carlos) Veneranda fez críticas à gestão, e ele é vice-prefeito, ele tem que saber a parte que lhe cabe", retrucou ela. Já Catanho concedeu entrevista coletiva para responder a Veneranda. Para ele ou o vice-prefeito está mal informado ou está agindo de má fé. “Dizer que não estamos investindo em saúde e educação é um contra senso”, destacou."

)Jornal O POVO)

CASO ANA BRUNA - JUSTIÇA CONDENA DOIS PMS E UM PISTOLEIRO

"Dois policiais militares e um pistoleiro foram condenados ontem pela execução da adolescente Ana Bruna de Queiroz Braga, principal testemunha do assassinato do comerciante Walter Portela. Os cabos Raimundo Nonato Soares Pereira, o Nonatinho, e José Eudázio Nascimento de Sousa foram apenados com 14 anos e 13 anos de prisão, respectivamente, enquanto o pistoleiro José Veridiano Fernandes Nogueira foi sentenciado a 13 anos de reclusão. O soldado Lúcio Antônio de Castro Gomes foi inocentado das acusações, mas continuará recolhido ao Presídio Militar por causa de outros crimes. Os dois cabos recorreram da decisão dos jurados, mas também continuarão presos. O julgamento durou cerca de 12 horas e atraiu para o Fórum Clóvis Beviláqua um grande número de pessoas, diante da repercussão do crime. O Tribunal de Justiça ainda avalia o recurso da sentença de pronúncia de outros dois acusados: o delegado Roberto de Castro e o comerciante João Batista Machado Portela. Caso os desembargadores rejeitem os argumentos do recurso, eles poderão ir à júri ainda este ano. Ana Bruna foi assassinada no dia 13 de abril último, na Aerolândia, horas após ter prestado depoimento sobre a morte do comerciante Walter Portela, que foi executado no dia 1º de março, no Siqueira II, em crime de pistolagem.

A adolescente de 17 anos teria revelado os nomes dos executores e do mandante da morte do comerciante. Ela foi morta com dois tiros na cabeça e um no pescoço. A estratégia mais surpreendente foi a da defesa do cabo José Eudázio. Para tentar obter o benefício da "delação premiada" (reduziu a pena de 21 anos para 13 anos), o acusado confessou sua participação no assassinato da testemunha, mas apontou o companheiro de farda, o também cabo Raimundo Nonato, como intermediador do crime. A denúncia abalou a estratégia de defesa do cabo Nonatinho, que alegaria "negativa de autoria".

Saiba mais aqui no O POVO

EMPRESÁRIOS DO CEARÁ EM BUSCA DE NEGÓCIOS EM CABO VERDE

Um grupo de empresários do Centro Industrial do Ceará (CIC) estará embarcando no próximo domingo ( 4) para o Cabo Verde em missão empresarial. A informaçãop é do presidente do CIC, Baltazar Neto, acrescentando que o objetivo é estreitar o intercâmbio de negócios do Ceará com esse país africano. "Vamos conhecer as possibilidades de maiores investimentos naquele país", disse Baltazar, observando que as perspectivas são das melhores. A visita deve durar uma semana.

GOVERNADOR REUNIRÁ BANCADA DIA 7 PARA DEFINIR PRIORIDADES NO ORÇAMENTO DA UNIÃO

"O governador Cid Gomes (PSB) vai ter encontro com a bancada federal cearense no próximo dia 7, em Brasília. Segundo o deputado federal José Pimentel (PT), relator-geral da proposta do orçamento geral da União 2008, ele apresentará para os parlamentares a lista das prioridades do Estado no que diz respeito às emendas individuais e de bancada. Pimentel confirmou que está elevando de R$ 6 milhões para R$ 7 milhões o valor de emenda de cada parlamentar e que o total dos congressistas ficará na ordem de R$ 4 bilhões e 200 milhões. Hoje, em Brasília, a Comissão Mista do Orçamento Geral da União votará regras do trabalho, mas adiantou: o prazo para apresentação de emendas começa dia 31 deste mês e se estenderá até o próximo dia 8."

Da Coluna Vertical do O POVO, leia mais aqui

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

SUCESSOR DE RENAN SÓ DEVE SAIR EM 2008

"Termina no próximo dia 25 o período de licença do cargo de presidente do Senado de Renan Calheiros (PMDB-AL). E no dia 22 de dezembro deve começar o período de recesso de fim de ano do Congresso.
Se depender do governo, às voltas com a aprovação no Senado da emenda que prorroga a cobrança da CPMF até 2011, a eleição do sucessor de Renan no cargo ficará para fevereiro de 2008, quando o Congresso reabrirá.
A emenda da CPMF dificilmente será votada antes de meados de dezembro. Renan renunciará de vez ao cargo antes do fim do seu período de licença. Qualquer fato que possa perturbar os ânimos do Senado prejudicará a votação da CPMF.
Tião Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado no exercício do cargo de presidente, seguirá tocando o barco por lá.
Se o PMDB em peso ajudar na aprovação da emenda da CPMF, o PT e o governo darão um jeito de evitar a cassação do mandato de Renan. Contarão para isso com votos certos do DEM e do PSDB. "

(Do Blog do Noblat)

CANDIDATO DO MOVIMENTO PT FAZ ALMOÇO-ADESÃO COM APOIO DE ZÉ AIRTON


Na foto, Reudson, ao lado de Zé Airton e Lula

Um almoço-adesão em favor da candidatura de Reudson de Souza, candidato a presidente do PT do Ceará, ocorreu nesta segunda-feira, no Restaurante Caravelle. Várias lideranças de pontos do Interior e de Fortaleza prestigiaram o ato coordenado pelo deputado federal José Airton. Reudson é postulante pela corrente Movimento PT Ceará. Durante o almoço, ele falou aos presentes prometendo "um PT mais autônomo". Reudson quer ampliar o espaço dentro do partido com mais diversidade de vozes.

“Já tem 20 anos que o PT do Ceará está no comando de uma única tendência. Precisamos mudar isso fazendo com que o partido seja mais democrático. Todos militantes precisam ser ouvidos e não uma única corrente. Chegou a hora de mudar com a própria militância do partido”, conclamou Reudson. No próximo dia 1º, a candidatura de Reudson será lançada oficialmente com a presença do postulante à cúpula nacional petista, Jilmar Tatoo (PT-SP). Vai ocorrer na sede do partido, a partir das 19 horas.

PREFEITURA E BNB LANÇAM CAMPANHA DE NATAL

A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e o Instituto Nordeste Cidadania, do Banco do Nordeste, lançam, nesta terça-feira, a XV Edição da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos. A iniciativa será lançada simultaneamente em todo o País. Em Fortaleza, a programação oficial está marcada para as 8h30min, na Cidade da Criança, sede da Funci (Rua Pedro I, s/n - Centro). Para dar início às atividades, as pessoas que forem à Cidade da Criança já podem doar um livro ou brinquedo para as crianças e adolescentes das famílias a serem contempladas com a campanha. Durante o lançamento haverá apresentações culturais, como a peça “Picadeiro”, além de oficinas de brincadeiras com o Grupo de Palhaços de Itaitinga.

O QUE É

Natal sem Fome dos Sonhos - Criada em 1993, a Campanha Natal sem Fome foi rebatizada em 2006 de Natal sem Fome dos Sonhos, passando a recolher brinquedos e livros, ao invés de alimentos. Os brinquedos são distribuídos durante o Natal e os livros são destinados à continuidade do projeto permanente Espaços de Leitura. No Estado, a ação é coordenada pelo Instituto Nordeste Cidadania.

LÍDER DO PSDB DIZ QUE TERCEIRO MANDATO DE LULA CRIARIA DIVISÃO ENTRE IRMÃOS


"O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse nesta segunda (29), no Recife, que uma emenda à Constituião permitindo uma segunda reeleição do presidente Lula para um eventual terceiro mandato consecutivo criaria um cenário de "efetiva divisão entre irmãos" no País.
Ele entende que a matéria, se levada adiante pelo PT e partidários de Lula, tem combustível suficiente para colocar em risco a estabilidade econômica e democrática. "Isso (a emenda) conflagraria o Brasil", afirmou.
O senador esteve no Recife nesta segunda participando do último seminário preparatório para o 3o Congresso Nacional do PSDB, marcado para o dia 23 de novembro.
Arthur Virgílio disse estar especialmente preocupado com a movimentação do deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP), que recolhe assinaturas na Câmara com o objetivo de apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) propondo a reeleição para os atuais ocupantes de cargos no Poder Executivo. "O deputado Devanir é uma espécie de alter-ego do presidente Lula", afirmou Virgílio. "Ele é uma uma pessoa que freqüenta a copa e a cozinha do presidente. Então, quero saber que nível de bronca o presidente deu nele, porque tem de ter dado, não pode ter achado engraçado (a proposta de uma nova reeleição)", afirmou o senador. "

Do Blog do Jamildo - Jornal do Commercio - leia aqui

ECOS 2008 - NOME DE MARCOS CALS JÁ CIRCULA EM FORTALEZA ATRAVÉS DE ADESIVOS


Eis a frase estampada em adesivo estampado num veículo que circulava nesta segunda-feira à tarde pela Avenida Desembargador Moereira, em Fortaleza:


"Sair do caos? Sou mais Cals"

Uma alusão ao nome do deputado estadual licenciado Marcos Cals, atual secretário da Justiça e Cidadania do Estado, por sinal um dos nomes que o PSDB poderá apresentar para o eleitorado da Capital no pleito de 2008. Cals transferiu até seu domicílio eleitoral de Boa Viagem para Fortaleza.

RONDA DO QUARTEIRÃO NEM COMEÇOU E O LÍDER DO GOVERNO JÁ FALA EM NOVA LICITAÇÂO


O Governo Cid Gomes deve lançar nova licitação para a compra de mais 140 veículos do tipo Hilux para o Programa Ronda do Quarteirão. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo líder do governo na Assembléia Legislativa, Nelson Martins (PT) durante entrevista ao programa Debates do POVO, da Rádio O POVO/CBN. Nelson adiantou que a nova remessa chegará como reforço aos 200 veículos Toyota Hilux SRV 3.0 4x4 diesel, que, no momento, passam por adaptações fora dos olhos do contribuinte. De acordo com o petista, apenas 132 serão usadas no Ronda e as 68 restantes vão ser distribuídas em outros setores do governo, policiais ou não. As 200 motos tipo Falcon, 450 cilindradas, também adquiridas para o programa de segurança pública, serão distribuidas pela gestão. Nelson Martins disse que a nova licitaçõ só deverá ocorrer no próximo semestre. Agora, é torcer para que o Ronda passe a primeira marcha. E logo.

RONDA

Trata-se de um promessa de campanha feita por Cid Gomes. Pelo programa, a cada três quilômetros haverá uma equipe policial com viatura Hilux e equipamentos para atender, através do celular, as ocorrências da área. O Ronda terá início possivelmente a partir de dezembro em cinco áreas pilotos, sendo quatro bairros de Fortaleza e um ponto da cidade de Maracanaú (Região Metropolitana).

AÉCIO NEVES DEFINE COMO "AVENTURA" UM TERCEIRO MANDATO PARA LULA


"O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse que o PSDB não pode entrar numa terceira "aventura" eleitoral em 2010 e ironizou os petistas que querem um terceiro mandato consecutivo para o presidente Lula. Em entrevista na Suíça, onde amanhã participa na sede da Fifa da festa de anúncio do país-sede da Copa do Mundo de 2014, Aécio disse que a novidade do próximo pleito presidencial é a ausência de Lula nas cédulas. "O presidente termina seu mandato em 2010 e nós temos que nos preparar para disputar e com boas chances", afirmou. "Até porque, depois de 40 anos, pela primeira vez vamos ter uma eleição direta sem o Lula." Em conversa com jornalistas, Aécio disse que o fato do presidente não disputar a próxima eleição é uma "mudança extraordinária". "Depois do Jânio, não tivemos nenhuma eleição direta sem o Lula na chapa, só isso já é uma mudança extraordinária, muda tudo", afirmou. O governador disse avaliar que a proposta de um terceiro mandato consecutivo, que foi rejeitada em público pelo próprio Lula, é uma tentativa "séria" de alguns setores, não do presidente. A um comentário de que Lula estará ausente nas cédulas mas poderia estar presente nos "santinhos" dos candidatos, Aécio Neves disse que o Brasil não tem tradição de transferência de votos. Aécio Neves disse que o PSDB deve levar em conta o potencial de crescimento dos pré-candidatos para a escolha do nome que representará o partido em 2010. Ele avaliou que o candidato deve ter capacidade de unir forças políticas, fazer alianças e demonstrar "naturalidade".

(Agência Estado)

CVC TURISMO MANDA ESCLARECIMENTO PARA O BLOG SOBRE PANE DO NAVIO


Foto CVC - Divulgação
Com relação ao adiamento da partida do navio Pacific do Porto de Recife, o que foi divulgado em post deste Blog, a CVC Turismo nos manda o seguinte esclarecimento:

- A decisão do adiamento teve como premissa a preservação do conforto e do bem-estar dos passageiros;
- Após a saída do navio de Fernando de Noronha, em 27 de outubro, foi verificado problema técnico em um dos seus quatro motores. Embora o navio consiga navegar normalmente com três motores, foi preciso reduzir a velocidade de navegação, razão pela qual a chegada ao porto de Recife ocorreu com atraso em relação ao horário previsto;
- A equipe técnica de bordo tentou reparar o problema mas, apesar de todo o empenho, isso não foi possível no prazo desejado, o que motivou o cancelamento da partida de Recife para Natal e Fortaleza, mantendo o itinerário para Fernando de Noronha, com saída prevista para o dia 31 de outubro;
- Durante a permanência no porto de Recife, os passageiros embarcados foram convidados a realizar passeio pela cidade e foram mantidos todos os serviços de hotelaria, animação, restaurante e bebidas no interior do navio, dentro dos padrões habituais de qualidade oferecidos;
- Os passageiros foram informados sobre a situação e, também, sobre o plano de compensação definido pela CVC Turismo, que prevê desde o reembolso dos dias não usufruídos até o reembolso total do pacote, de acordo com a cidade e a data em que foi feito o embarque;
- O fator técnico que motivou o adiamento da partida de Recife é raro. O navio Pacific opera em águas brasileiras desde 2004 – no ano passado operou durante o ano inteiro – e nunca apresentou qualquer intercorrência como a registrada nesta ocasião.

São Paulo, 29 de outubro de 2007

CVC Turismo
Assessoria de Imprensa

MÉDICOS DO IJF MARCAM ASSEMBLÉIA GERAL. A LUTA É POR ISONOMIA

Médicos do Instituto Doutor José Frota vão realizar assembléia geral nesta terça-feira, a partir das 19 horas, no auditório do hospital. Segundo o médico Amilcar Ximenes, membro da Comissão de Negociação do Movimento pelo Novo PCCS da categoria. Ou seja, por um plano de cargos, carreiras e salários que leve em conta a isonomia salarial com demais segmentos da área, segudo Ximenes. Ele revelou que a categoria não afasta decidir por um indicativo de greve a partir de 1º de novembro. Deixa claro que essa não é a disposição, mas sim a busca do diálogo. Amilcar reiterou que o objetivo é não paralisar. Se isso ocorrer, os médicos acatarão a exigência dos 30% de pessoal e, claro, o atendimento de urgência e emergência.

(Rádio O POVO/CBN - Programa da Tarde)

DEPUTADO PARTICIPA DA FESTA PELO DIA DO COMERCIÁRIO

O deputado federal Eudes Xavier (PT) participa, nesta segunda-feira, das comemorações pelo Dia do Comerciário, em Fortaleza. A programação acontece no Recreio Clube de Campo (Bairro Lagoa Redonda), onde cerca de seis mil comerciários se integram em várias atividades culturais promovidas pelo sindicato da categoria. Eudes Xavier, membro da diretoria do sindicato, é também o único parlamentar comerciário e apoia ações pró-categoria como, por exemplo, o processo de regulamentação do funcionamento do comércio em Fortaleza, projeto que continua tramitando na Câmara Municipal. Eudes Xavier é funcionário licenciado da Casa Pio. O Dia do Comerciário, cuja data oficial é 30 de outubro, foi antecipado para esta segunda-feira em razão de um acordo entre o sindicato e os empresários. A programação no Recreio Clube de Campo deverá se encerrar no fim da tarde.

GOVERNO QUER APROVAR EMENDA DA CPMF ATÉ QUARTA-FEIRA, AVISA MINISTRO


"O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anuncia: pretende apresentar até quarta-feira (31) uma proposta para aprovar no Senado a emenda constitucional que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. Segundo o ministro, o governo deverá reforçar o caixa da Saúde com uma parcela adicional da CPMF, uma das reivindicações do PSDB. "Eu pretendo finalizar esta proposta nos próximos dois, três dias, de modo a já darmos andamento mais rápido possível a esse processo. Caso contrário, nós poderemos morrer na praia e teremos o tempo necessário para aprovação do projeto até dezembro deste ano", disse Mantega nesta segunda-feira (29) ao chegar ao Ministério da Fazenda. As negociações com o PSDB foram abertas na última quinta-feira (25) durante almoço com o ministro Gudio Mantega. Os senadores tucanos condicionaram a aprovação da CPMF à reforma tributária, à redução dos impostos e das despesas do governo com custeio, ao aumento dos repasses para a Saúde e ao enquadramento da União na Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo Guido Mantega, o governo deverá propor uma "união" da CPMF e da emenda 29, que fixa percentuais para investimentos no setor. Atualmente, 42% dos recursos arrecadados com o imposto do cheque vão para a Saúde."

(Portal G1)

SEGURANÇA TERÁ REFORÇO DE MAIS 54 MOTOS

A Polícia Militar do Ceará recebeu 54 motos (NX4 Falcon - 400 cilindradas) para reforçar a segurança nas ruas de Fortaleza. As motos foram entregues pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na última sexta-feira e já se encontram no pátio do Quartel do Comando Geral - QCG aguardando a regularização da documentação. A previsão é que estejam atuando nas ruas ainda esta semana. Dezenove motos serão utilizadas pelo RAIO (Grupamento motorizado da PM), que faz rondas intensivas e ostensivas. As outras 35 motos já foram liberadas para a Companhia de Policiamento Rodoviário - CPRV. Deste total, 18 já estão em atividades.

COMEÇAM INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DO IJF, A MAIOR EMERGÊNCIA DO CEARÁ

Foram abertas nesta segunda-feira as inscrições para concurso público do Instituto Doutor José Frota. A seleção é coordenada pelo Imparh e são ofertads 121 vagas para cargos de nível médio e nível superior. As inscrições vão ser recebidas até o dia 11 de novembro próximo, através do site http://www.imparh.ce.gov.br/. A taxa para nível médio é de R$ 40,00; taxa de nível superior, R$ 100,00. O pagamento deve ser feito nas agências do Banco do Brasil.

Cargos ofertados: médicos, nas especialidades de neurocirurgia (sete vagas) e clínica médica (seis vagas), engenheiro civil (2 vagas), engenheiro mecânico (duas vagas), engenheiro clínico (diuas) e engenheiro eletricista (duas) e para técnico em enfermagem (100 vagas).

Mais informações - 3433 3626

SÉRGIO NOVAIS ASSUME COMPANHIA DOCAS EM ATO CONCORRIDO

O secretário nacional dos Portos, ministro Pedro Brito, e o vice-governador Francisco Pinheiro, no exercício do governo, comandaram, nesta segunda-feira, o ato de posse do vereador licenciado Sérgio Novais (PSB) no cargo de presidente da Companhia Docas do Ceará. O auditório do órgão ficou lotado de políticos, empresários e lideranças de entidades do setor portuário. Na ocasião, Brito apelou a Sérgio para que priorize o aumento do calado do porto de 11,5 metros para 14 metros, lembrando que há R$ 35 milhões do PAC para esse projeto.

Novais garantiu que essa será sua prioridade. Ele recebeu o cargo das mãos de Denise Carneiro Bessa, que apareceu de surpresa, já que sua assessoria não havia confirmado a presença dela momentos antes. Denise era da cota do prefeito de Quixadá,Ilário Marques, e de sua mulher, a deputada estadual Rachel Marques. Entre as presenças, a prefeita Luizianne Lins (PT), o senador Inácio Arruda (PcdoB), os deputados federais José Airton (PT) e Goerete Pereira (PR), o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB), e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.

Mas o grupo que mesmo chamou a atenção ali foi o de vereadores. Eram tantos, sob comando do presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS), que dava até para se fazer uma sessão do Poder em clima de velas do Mucuripe. Explicação: Sérgio era o vice-presidente da Casa.

PREFEITA FALTA A COMPROMISSOS E VIRA "LOMBARDI DE SAIA"

O que está acontecendo com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) ? Perguntam seus amigos, admiradores e até assessores. Virou rotina ela não comparecer a eventos e, quando aparece, demora pouco ou chega atrasada. Luizianne não apareceu, por exemplo, na festa pelo Dia do Professor e ontem, no Parque Adahil Barreto, o clima foi de revolta. Anunciaram a presença dela que, ali, não deu o ar da graça.

O pior é que essas ausências já estão dando margem a piadas. Luizianne em falta, vez em quando, com o cumprimento das exigências mínimas da liturgia do cargo, ganhou até alcunha de alguns que estavam naquele local: "Lombardi de saia".

PANE EM EXCURSÃO - CEARENSES FICAM A VER NAVIOS NO RECIFE


Um grupo de cearenses está retido no Recife desde ontem, engajado a uma excursão de navio organizada pela CVC Turismo. Tudo começou quando o navio Pacific registrou pane num dos motores a partir da saída de Fernando de Noronha com destino à Capital pernambucana, sem que promotores dessem maiores explicações. A excursão partiu de Fortaleza na última quarta-feira direto para a ilha de Fernando de Noronha. O navio, segundo um dos passageiros que manteve o contato com este Blog, "conseguiu chegar se arrastando ao Recife". A excursão deveria sai dali para Natal, finalizando o roteiro na capital cearense nesta semana.

"Nós estamos hospedados aqui no Recifee Mar Hotel sem qualquer informação por parte da empresa, revelou outro passageiro, que lamenta os problemas da excursão. Há grupos que estão sendo levados de volta para seu destino em ôniobus fretados. Há outros que exigem avião, alegando ter pago o pacote com esse direito. O navio Pacific contava com cerca e 650 passageiros, sendo uma boa parte do Ceará.

COPA 2014 - JORNAL INGLÊS DIZ QUE CERTAME NO BRASIL PODE VIRAR UM CAOS



"Uma reportagem do jornal Financial Times diz que a realização da Copa do Mundo no Brasil poderia ser um "caos", por conta da corrupção e da falta de infra-estrutura do país. Em texto intitulado "Futebol poderia voltar para casa e para o caos", o FT levanta ressalvas ao desejo do Brasil de receber novamente, depois de 64 anos, o maior evento mundial do esporte. "Dezoito cidades em todo o Brasil se esforçam para estar entre as 12 que sediarão os jogos", diz a reportagem de meia-página, em um trecho destacado. "Nenhuma delas tem um estádio que faça jus à tarefa." Sob uma foto em que o meia Kaká e o atacante Robinho comemoram um gol, lê-se a legenda: "Má combinação: Reputação do Brasil para jogadores estelares é corroída por infra-estrutura precária e corrupção". O jornal levanta dúvidas sobre a capacidade brasileira de garantir a segurança em todo o país. Durante os Jogos Panamericanos, isto só foi possível no Rio de Janeiro "graças ao policiamento ostensivo e à presença de policiais nas ruas", afirma o texto."