sábado, 19 de julho de 2008

E NO BRASIL DA PIADA, CACCIOLA E SEU AMOR ÀS ARTES



VEJA FALA DOS SHOWS DE FORRÓ SEM LICITAÇÃO DE CID GOMES

A revista Veja desta semana resolveu jogar pimenta no salão do governador Cid Gomes. Traz reportagem assinada pelo jornalista Luciano Coutinho intitulada "O governador cearense anima cerimônias oficiais com bandas contratadas sem licitação". Confira:



"Cid Gomes: para o povo, forró. Para ele, passeio no Caribe e viagem com a sogra pela Europa

"O governador Cid Gomes chacoalha mesmo o Ceará. No último Carnaval, ele gastou 388 000 reais dos cofres públicos para levar sua mulher, sua sogra e as famílias dos assessores mais chegados para passear na Europa. No Carnaval do ano passado, levou sua família e a de seu irmão Ciro Gomes para o Caribe – de jatinho. O governador diz que pagou tudo do próprio bolso, mas, até agora, não mostrou de onde tirou o dinheiro para uma conta que alcança metade do seu patrimônio declarado. Na semana passada, o Tribunal de Contas do Ceará começou a investigar mais uma folia de Cid Gomes. Seu governo passou a contratar bandas de forró para animar a assinatura de convênios com cidades do interior do estado. Com as festanças, Cid converteu sua gestão em um comício permanente. Desde abril, já gastou 330 000 reais na contratação de 23 shows. Tudo sem licitação, claro. Os bailes foram promovidos por duas empresas que têm uma longa relação com o governador.
A Event’s Produções Artísticas ficou com 60% do dinheiro destinado aos forrós de Cid. Ela pertence a Ed Lúcio Oliveira de Araújo, que era dono de uma empresa idêntica em sociedade com o secretário particular do governador, Valdir Fernandes da Silva – a Ver Produções Artísticas. Esta última organizou as principais festas da prefeitura de Sobral entre 1997 e 2004, período em que Cid foi prefeito da cidade. Desempenhou tão bem seu trabalho que Cid nomeou Valdir para o cargo de coordenador de eventos do município. "Mesmo quando Valdir estava na prefeitura, a gente o chamava para nos dar uma força. Ele conhece muito do ramo", diz ênio Gomes, um dos donos da Ver Produções. Valdir nega ter sido sócio da empresa. Gomes o desmente: "Ele foi nosso sócio até entrar na campanha de governador".



A banda Furacão do Forró promove o governo Cid: o Ceará requebra
A outra companhia beneficiada, a ACV Produções de Eventos, que ficou com os 40% restantes dos contratos, tem uma relação mais recente com Cid. O dono da ACV, Arnóbio Cordeiro Viana, começou a prestar serviços a Cid em 2006, quando ele se candidatou a governador. Na campanha eleitoral, a ACV cobrou 70 000 reais para fornecer palanques e equipamentos de som. Agora, com os forrós, já recebeu 120 000 reais para intermediar a contratação de bandas. A assessoria de Cid informa que embala suas cerimônias com música para "comemorar junto com a comunidade a realização de melhorias para os municípios". Alega também que a Event’s e a ACV não foram escolhidas por sua proximidade com Cid, mas por agenciar bandas da qualidade de Furacão do Forró e Forró dos Plays. Diz ainda que a Lei de Licitações autoriza a dispensa de concorrência no caso de contratação de artistas. Cabe ao Tribunal de Contas do Estado julgar se Cid pode requebrar o Ceará desse jeito."
ASSESSORIA PEDE ESPAÇO AO BLOG
Em contato com este Blog, a assessora de imprensa do governador Cid Gomes, jornalista Cristianne Sales, informa ter mandado para a Veja o esclarecimento sobre o tema contratação de bands de forró. Lamenta que a Veja não tenha publicado.
Ela explica que não houve dispensa de licitação porque esse tipo de contratação pode ser feito. Houve inexibilidade de licitação, baaseada na lei 8.666/93. Isso, porque as bandas têm contrato de exclusividde com uma empresa, daí esse procedimento. Sobre preços, garante que estão de acordo com o mercado.

PATRÍCIA FAZ CAMINHADA PELO CENTRO DE FORTALEZA PARA TESTAR POPULARIDADE


A candidat posando para fotos com a juventude.

E a candidata do PDT à Prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, fez caminhada na manhã deste sábado pelas ruas d Centro. Em pouco mais de uma hora, ela percorreu o corredor da rua Guilherme Rocha e foi da Praça do Ferreira à Praça José de Alencar, sempre parando para tirar fotos com eleitores. De muitos vendedores de lojas, ouviu queixas sobre a cidade. As fotos em celulares foram as manifestações de carinho mais comuns entre os simpatizantes da pedetista. Com a candidata, a sua filha, Lívia, que também ganhou beijos e abraços. Principalmente de eleitores jovens que queriam tirar aquela casquinha.

Foto - André Lima

LUIZIANNE FAZ PRIMEIRO COMÍCIO E DIZ ESPERAR CID EM SUA CAMPANHA


Luizianne ao lado do vice-governador Pinheiro e de Inácio Arruda

A prefeita e candidata à reeleição Luizianne Lins, sob o olhar atento de centenas de militantes, apoiadores e simpatizantes da coligação "Fortaleza Cada Vez Melhor", realizou nessa noite de sexta-feira, seu primeiro comício de campanha. Foi durante a inauguração do Circuladô (Avenida da Universidade com Avenida Domingos Olímpio), espaço que promete reunir grupos para debates e atividades culturais em torno da cidade. Em seu discurso, Luizianne apresentou o site oficial da campanha (http://www.luizianne13.can.br/) e reiterou, mais uma vez, confiança de que o governador Cid Gomes (PSB) estará engajado em seu trabalho eleitoral. Cid foi representado por seu vice, Francisco Pinheiro (PT).
Também estiveram presentes Inácio Arruda (senador da República pelo PC do B), Chico Lopes (deputado federal pelo PC do B), Lula Morais (deputado estadual pelo PC do B) e Francisco Caminha (deputado estadual pelo PHS).

Foto - Estácio Júnior

FILATRÓPICAS DÃO PREJUÍZO SUPERIOR A R$ 2 BI PARA O GOVERNO

Trava-se no ministério da Previdência, longe dos olhares do contribuinte, uma luta do governo contra o governo. Repetindo: o Estado está golpeando a si próprio.
A refrega já produziu um prejuízo R$ 2,1 bilhões ao INSS e à Receita Federal.
Depois de submetida a atualizações monetárias, a cifra vai aumentar. É dinheiro devido por 2.063 entidades. Elas se dizem filantrópicas.Mas, em visitas aos seus livros contábeis, fiscais do Estado verificaram que todas praticam benemerência de fancaria.
A despeito do veredicto dos fiscais, as pseudofilantrópicas obtiveram no CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social) um certificado que as mantém no maravilhoso mundo da isenção tributária.
O CNAS é um órgão que pende do organograma do ministério do Desenvolvimento Social. Encontra-se sob investigação da Polícia Federal e do Ministério Público.
Em operação que levou o apelido de “Fariseu” e foi deflagrada no último mês de março, detectaram-se indícios de que o colegiado foi carcomido pela corrupção. Os detalhes do caso foram noticiados aqui.

(Blog do Josias de Souza)

CANDIDATO ADAHIL BARRETO MADRUGA PARA PEDIR VOTOS

O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PR, Adahil Barreto, começou, neste sábado, a chamada "Agenda 22 horas" da sua campanha. Ele informa que quer aproveitar um dia na semana para realizar 22 horas de campanha ininterruptas. E Adahil comeou bem cedo mesmo a pedir votos. Às 5h30min, já caminhava no calçadão da avenida Beira-mar conversando e cumprimentando os coopistas. A "Agenda 22 horas" continua numa caminhada pelo Centro com a presença de Lúcio Alcântara, seguirá para a Cidade dos Funcionários e terminará na Praia do Futuro num encontro com lideranças políticas.

DETALHE - Será que, nesse caso, quem madruga Deus vai ajudar? Só as urnas dirão.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

DANIEL DANTAS É INDICIADO POR FRAUDE E FORMAÇÃO DE QUADRILHA


"O banqueiro Daniel Dantas e mais nove pessoas ligadas ao Grupo Opportunity foram indiciados, nesta sexta-feira, por formação de quadrilha e gestão fraudulenta, segundo o advogado Nélio Machado. Dantas prestou depoimento na sede da Polícia Federal em São Paulo e deixou o prédio por volta das 19h50. Este foi o terceiro depoimento do banqueiro. Os depoimentos foram ouvidos pelo delegado Protógenes Queiroz, que foi afastado do caso. Segundo a PF, na próxima segunda-feira, ele começa um Curso Superior de Polícia, voltado para o aperfeiçoamento e a atualização dos profissionais. Dantas deixou a Polícia Federal acompanhado de seus advogados e não falou com a imprensa. Ele chegou ao prédio por volta das 14h20, com vinte minutos de atraso já que o depoimento estava marcado para às 14h. De acordo com uma nota divulgada pela PF, as pessoas que prestaram depoimento nesta sexta foram: Verônica Valente Dantas (esposa de Daniel Dantas), Carlos Bernardo Torres Rodenburg, Itamar Benigno Filho, Norberto Aguiar Tomaz, Arthur Joaquim de Carvalho, Eduardo Penido Monteiro, Maria Amália Delfim de Melo Coutrim, Dório Ferman, Danielle Silbergleid Ninio. Todas elas fazem parte do Grupo Opportunity. O indiciamento é o ato final do trabalho do policial. Depois que o relatório é finalizado, ele é analisado pelo Ministério Público Federal, que decide se apresenta ou não denúncia à Justiça Federal."

* Do Portal G1, leia mais aqui.

CAMPANHA DO PT INAUGURA CIRCULADÔ

Tudo pronto para a inauguração, nesta noite de sexta-feira, do Circuladô, o espaço cultural do comitê pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Está localizado na esquina das avenidas da Universidade e Domingos Olímpio. A assessoria de campanha diz que o Circuladô 2008 é uma tenda para reunir as pessoas e se transformar num espaço aglutinador de idéias e movimentos que irão fortalecer a campanha.
Que a prefeita Luizianne Lins não atrase tanto, torce a militância.

INDEFERIMENTO - VICE DE PATRÍCIA TEM CINCO DIAS PARA APRESENTAR DEFESA

Antenor Naspolini, candidato a vice na chapa da postulante à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT, senadora Patrícia Saboya, tem cinco dias para apresentar defesa à Justiça Eleitoral para não ter seu nome indeferido. O Ministério Público Eleitoral, através da promotora de justiça Ednéa Teixeira Magalhães, acusa Naspolini de ato de improbidade administrativa praticado no período de 1995 a 2000 quando era secretário da Educação Básica do Ceará (Governo Tasso Jereissati). O juiz da 116ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Luiz Eduardo Gonçalves Leite, tem até o fim do mês para se manifestar a respeito do pedido de indeferimento de Naspolini.
O ex-secretário Antenor Naspolini, através da assessoria jurídica da coligação PDT-PSDB-PTB, se diz tranqüilo.

JUSTIÇA ELEITORAL MANDA CANDIDATO DO PRB DE CAUCAIA RETIRAR PARTIDO DE SUA PROPAGANDA

A Justiça Eleitoral de Caucaia, através do juiz da 37ª Zona Eleitoral, Antonio Carlos Klein, determinou, nesta sexta-feira, que o candidato a prefeito pelo PRB, Doutor Washington Góes, retire, dentro de quatro dias, toda a propaganda em que inclui na sua coligação o PRTB. O juiz acatou pedido da coligação que apóia a reeleição da prefeita Inês Arruda (PMDB). Essa novela toda surgiu quando o PRTB, em sua convenção, decidiu apoiar a candidatura de Inês Arruda e não o candidato Washington Goes que, mesmo assim, manteve a propaganda com essa legenda.

CEARÁ JÁ REGISTRA MAIS DE 34 MIL CASOS DE DENGUE

A Secretaria da Saúde do Ceará divulgou, nesta sexta-feira, mais um relatório sobre casos de dengue no Estado. Foram registrados até agora 34.002 casos, dos quais 23.926 só em Fortaleza. De acordo com o boletim, já foram anotados neste ano 18 mortes.
As campanhas de prevenção e combate à dengue, segundo a pasta da Saúde, devem e precisam continuar.

CASO DANTAS - PRESIDENTE EM EXERCÍCIO, JOSÉ ALENCAR PEDE TRANSPARÊNCIA

"O presidente da República em exercício, José Alencar, defendeu hoje (18) a transparência na divulgação de trechos do diálogo do delegado da Polícia Federal responsável pelo comando da Operação Satiagraha, Protógenes Queiroz, na reunião da última segunda-feira (14), quando foi decidido o afastamento de Protógenes do caso. Para Alencar, as investigações da PF devem ser de acordo com a lei. “Acho que deve ser rigorosamente transparente, claro que numa investigação pode ter algum momento em que haja informações que são de exclusividade de quem está investigando, isso é natural que haja. Mas a transparência é necessária, os brasileiros desejam acompanhar tudo isso”.
Alencar também a importância das operações da PF. “Tudo tem que ser feito dentro da lei. O que a polícia tem feito é procurar coibir atividades fora da lei, de modo que dou todo meu apoio à Polícia Federal”. Ao decidir, ontem (17), divulgar apenas trechos do áudio em que o delegado Protógenes Queiroz diz não querer mais presidir o inquérito da Operação Satiagraha, a direção da Polícia Federal justificou que a opção pela uma edição ocorreu para evitar a publicidade de dados sigilosos sobre o futuro das investigações."

(Agência Brasil)

EDUARDO SUPLICY TRANSITA POR FORTALEZA ELOGIANDO GARIBALDI

Quem transitou por Fortaleza, nesta sexta-feira, com destino ao Piauí foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Na agenda dele, palestra durante um encontro sobre o Movimento Hip Hop em Teresina e alguns compromissos com o PT daquela Capital.
Deu para ele elogiar a postura do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que barrou decisão tomada pela mesa diretora da Casa de querer criar 97 cargos comissionados para o gabinete dos senadores sem concurso público. Cada cargo pagando salário de cerca de R$ 10 mil, o que geraria uma despesa de mais de R$ 1 milhão/mês para a Casa.
"Acho que a imagem do Senado está melhorando com esse tipo de atitude", acentuou Suplicy.


* Saiba mais sobre o assunto aqui.

PEDIDO INDEFERIMENTO DO REGISTRO DE TODOS OS VEREADORES DE CAUCAIA

O promotor de Justiça Ricardo Rocha, de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), pediu, nesta sexta-feira, o indeferimento do registro das candidaturas de todos os vereadores desse município. Baseia-se no processo que está em tramitação na Justiça contra os contra os 14 vereadores por improbidade administrativa. Os acusados fecharam um contrato, no valor de R$ 810 mil com a locadora de veículos Francar, definido pelo promotor como superfaturado. Para cada um, um carro alugado, sendo que até parentes de alguns desses vereadores teriam se aproveitado dessa boquinha.

PRESIDENTE DO STF GANHA RECEPÇÃO DE PESO EM FORTALEZA E EVITA FALAR DE IMPEACHMENT

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, está em Fortaleza. Desembarcou, nesta tarde de sexta-feira, pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, quando foi recebido pelo governador Cid Gomes (PSB), pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes, pelo presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, e pelos ministros César Asfor e Napoleão Nunes Maia, estes do Superior Tribunal de Justiça.
Gilmar Mendes veio para um casamento, mas não passará o fim de semana por aqui. Em ritmo de férias, deve seguir para o Exterior, segundo assessores.
Sobre pedido de impeachment encaminhado nesta quinta-feira pela CUT de Brasília, disse que não ia falar nesse assunto. A entidade questiona a posição de Mendes que, por duas vezes, liberou o banqueiro Daniel Dantas, um dos principais implicados na Operação Satiagaha, da Polícia Federal. Vê "favorecimento econômico" nessas decisões.
Gilmar Mendes recebeu documento, ainda no aeroporto, da defensor-pública-geral do Estado, Francilene Gomes, e de Mariana Albuquerque, presidente da Associação dos Defensores Públicos agradecendo ao ministro a postura dele em favor do fortalecimento dessa categoria no País.

* Sobre pedido de impeachment, leia mais aqui.

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA REAJUSTE DA PENSÃO DE VÍTIMAS DA DITADURA MILITAR

"A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o substitutivo do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), que reajusta o valor da pensão mensal vitalícia paga pela União às vítimas da ditadura militar. O texto original é de autoria do deputado federal Márcio França (PSB-SP).
Os percentuais do reajuste ainda dependem do trâmite do projeto e da Comissão da Paz/Anistia, do Ministério da Justiça. A proposta do relator é retroativa a março de 2004. A proposta original é retroativa a julho do mesmo ano, quando começou a vigorar a Lei 10.923/04, que prevê a indenização."

(Agência Câmara)

OBRAS DA BARRAGEM FIGUEIREDO EM ANDAMENTO

As obras da barragem Figueiredo, situada em em Alto Santo (Vale Jaguaribano do Ceará) já estão com 5% do seu andamento. A informação é do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), observando que o trabalho foi iniciado no dia 4 de abril. A barragem tem previsão para ser concluída no primeiro semestre de 2011 e vai acumular 520 milhões de metros cúbicos de ágiua destinada à irrigação, abastecimento das cidades em seu entorno, piscicultura, controle de cheias, turismo e lazer.
O Dnocs, através do seu diretore-geral, tenta incluir o projeto, orçada em R$ 80 milhões, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

UMA RODOVIA UNINDO LULA A MORALES

"Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Evo Morales, da Bolívia, reúnem-se nesta sexta-feira, na cidade boliviana de Riberalta, no norte do país, para assinatura de um acordo para a construção da rodovia Rurrenabaque-Riberalta. A obra faz parte do projeto viário boliviano "Hacia el Norte" e terá financiamento brasileiro. A nova via garantirá acesso direto entre Porto Velho e La Paz e integra o corredor bioceânico, que ligará por terra o Brasil ao Chile e ao Peru, países banhados pelo Pacífico. Segundo o porta-voz de Morales, Iván Canelas, o encontro contará com a presença do líder venezuelano Hugo Chávez. No entanto, o convite de Morales a Chávez gerou polêmica na região de Riberalta. O presidente do Comitê Cívico, Mario Aguilera, chegou a dizer que o desembarque do presidente da Venezuela "não será permitido". "Chávez foi declarado ’persona non grata’ aqui e não nos responsabilizamos pelo que possa acontecer", disse Aguilera.Em entrevista na quinta-feira, Canelas afirmou que, durante o encontro, os líderes devem assinar ainda um acordo para o "desenvolvimento e proteção" da Amazônia. Mas o porta-voz não deu maiores detalhes sobre o conteúdo do acordo."

* Do Portal G1, leia mais aqui.

EM DEBATE NA FM ASSEMBLÉIA, AGUIAR JÚNIOR SE COMPARA A LULA


Insista, persista e não desista...

A FM Assembléia (96,7 Mhz), através do programa Narcélio Limaverde (das 7 às 9 hoiras), deu início, nesta sexta-feiraéia, a uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Fortaleza. O primeiro convidado foi o postulante do PTC, Aguiar Júnior (PSC). Durante 15 minutos, Aguiar expos seus projetos e garantiu que, se for eleito, priorizará a geração de emprego e renda. “Na minha opinião, o candidato que não se preocupar com isso não deveria nem sair de casa”, disse, adiantando que a criação de shoppings populares nos terminais de ônibus e a transformação de alguns mercados já existentes, como o que fica no Joaquim Távora, também em shoppings populares, seria fundamental para criar mais empregos nos bairros.
Aguiar Júnior prometeu criar a microempresa móvel, que consiste em pequenos comércios funcionando em veículos de pequeno porte. Os carros seriam adesivados para identificar a microempresa e sua atuação fiscalizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. “Isso daria oportunidade das pessoas se instalarem, facilitando a mobilidade e a geração de emprego”, acentuou. Ele ressaltou ainda que, mesmo já tendo perdido eleições para prefeito, governador e vereador, possui a mesma garra de quando se candidatou pela primeira vez.
“Tenho a mesma energia do início, com os mesmos anseios e a confiança de que posso fazer alguma coisa, mesmo sem nunca ter vencido uma eleição”, afirmou, lembrando que o presidente Lula também teve que se candidatar várias vezes para ser eleito.

O PRÓXIMO

* O próximo convidado da série é o candidato do PPS, Luiz Gastão. Na próxima segunda-feira.

NA FESTA DA CDL, LUIZIANNE CHEGA ATRASADA E PATRÍCIA FAZ A "FESTA"


Cid cumprimenta a ex-cunhada, Patrícia Saboya

A candidata do PDT à Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Saboya, foi a única prefeiturável a compor a mesa durante a festa pelo Dia do Comerciante, realizada noite passada, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ela é senadora. A prefeita Luizianne Lins (PT), que disputa reeleição, chegou quase atrasada e acabou indo para a platéia, onde já estavam os também prefeituráveis Moroni Torgan (DEM) e Adahil Barreto (PR).
O governador Cid Gomes discursou no evento e, nos bastidores, ganhou os cumprimentos e beijos de Patrícia.
Até o final da programação, o governador e a prefeita não se cumprimentaram, mas Cid reafirmou, em entrevista ali mesmo, que apóia e fará campanha pró-Luizianne. Disse também que vai ao Interior prestigiar a campanha de candidatos que o ajudaram na disputa governamental.

(Colaboração da foto - José Messias)

DIVULGADO NOME DE ACUSADOS DO SEQÜESTRO DO FILHO DE EMPRESÁRIO

A Divisão Anti-Seqüestro divulgou, nesta sexta-feria, nomes e fotos de seis acusados de envolvimento no seqüestro de um estudante, filho de um empresário da capital cearense. O seqüestro ocorreu no último dia 26, quando um grupo armado invadiu um colégio do bairro Varjota, em Fortaleza, e levou o jovem, que só foi libertado na semana passada. O titular da DAS, Jaime de Paula Pessoa, liberou lista dos acusados. São eles: Francisco Nemérios, Francisco Marcio Teixeira, JoséAlexandre Vieira, Manuel Martins da Silva, Paulo Henrique Oliveira e o estrangeiro Juan Pablo de Loyola Vilar que, com sua mulher, teria dado apoio ao seqüestro. Juan Pablo pode, segundo a DAS, ter tido participação em outras ações criminosas do gênero no Estado.
A DAS admite que um total de 13 pessoas possam estar envolvidos no seqüestro da Varjota.

PRESIDENTE DO STF AGUARDADO EM FORTALEZA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, é aguardado nesta sexta-feira em Fortaleza. Na agenda dele, apenas um casamento. Se mantiver a tradição, não dará entrevistas. Aliás, depois do imbróglio criado em torno da liberaçãoo, por duas vezes, do banqueiro Daniel Dantas, preso na Operação Satiagaha, da PF, duvidamos que o ministro queira se expor.
De Fortaleza, segundo amigos seus, Gilmar Mendes, com dona Guiomar, seguirá para o Exterior.

CID GOMES E SEU DIA DE BOMBEIRO


Voando nas alturas...sem jatinho.
Na solenidade de entrega da escada Magirus para o Corpo de Bombeiros, durante solenidade nesta sexta-feira, na Praça do Ferreira (Centro de Fortaleza), o governador Cid Gomes (PSB) teve seu dia de bombeiro: testou a escada e ainda levou o filho Mateus, de um aninho.

DETALHE - Pra quem tem problemas de enxaqueca, enfrentar alturas elevadas, dizem alguns médicos, não é nada recomendável. A escada Magirus tem alcance para chegar a um prédio de 18 andares.
(Foto - Evilázio Bezerra)

PREFEITO DE JUAZEIRO DO NORTE FAZ A FESTA DAS EMANCIPAÇÕES

A cidade de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) vai comemorar, na próixima terça-feira, 97 anos de emancipação política. A festa contará com alvorada, programação cultural e artística e solenidade na Câmara Municipal. O prefeito Raimundo Macedo (PSDB) puxará os eventos. Só que dessa vez sem contar ao seu lado com tucanos de alta plumagem. Como foi derrotado na convenção que indicou o deputado federal Manuel Salviano para candidato, convidou nomes só do seu grupo e lideranças ligadas ao Partido dos Trabalhadores, segundo alguns assessores dele.
Raimundo Macedo, bom lembrar, apoiará a candidatura a prefeito do médico petista Manuel Santana.

EMBRAPA LANÇA DOIS LIVROS NO ANIVERSÁRIO DO BANCO DO NORDESTE

Serão lançadas, hoje, às 10h30min, durante o Fórum BNB de Desenvolvimento e XIII Encontro Regional de Economia, duas publicações editadas pela Embrapa Agroindústria Tropical, de Fortaleza, em parceria com o Banco do Nordeste: “Ferramentas da Ciência e Tecnologia para a Segurança dos Alimentos” e “Produção Integrada de Melão”. O lançamento faz parte da agenda de comemorações dos 56 anos do banco. As duas obras servirão como referências nacionais para produtores, pesquisadores e técnicos em suas áreas de atuação. Mais informações sobre os livros no site da Embrapa. O fórum, que está sendo realizado no Centro Administrativo do BNB, no Passaré, se encerra hoje, às 17 horas.

DELEGADO DA PF: FITA DE REUNIÃO FOI ADULTERADA

"O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz disse a amigos que a fita divulgada ontem pela direção geral da PF foi uma "adulteração" do conteúdo e da temperatura da reunião ocorrida na última segunda-feira na Superintendência da PF, em São Paulo. Na reunião, conduzida pelo diretor de combate ao crime organizado da direção geral da PF, Roberto Troncon, foi definida a saída de Queiroz e de outros dois delegados do comando da Operação Satiagraha. A interlocutores, Queiroz reafirmou ontem que a direção da PF promoveu o afastamento dele e dos delegados Karina Souza e Carlos Pellegrini. Ele disse a colegas que a fita compreende pouco mais de 1% do total de tempo do encontro, que começou às 14h15 e terminou por volta das 18h00. O delegado relatou aos interlocutores que, para ele, a direção geral está "filtrando" as informações para "induzir a erro" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cobrado por colegas da PF sobre a fala de Lula que o citou como "sujeito" que deveria dar "explicações", o delegado respondeu que planeja fazer uma declaração pública hoje à imprensa, na sede da Superintendência de São Paulo."

(Folha Online)

SUPERINTENDENTE DA UFC PERDE TRÊS FAMILIARES EM ACIDENTE DE CARRO

Três mortos de uma mesma família e mais dois lesionados. Eis o resultado de um acidente registrado na noite de quinta-feira na BR-116, altura do quilômetro 349, na região de Icó. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo envolvido foi um Honda Fit (HYQ-7879) que, ao desviar de uma bicicleta, acabou caindo num açude. Morreram Fernanda Bispo de Carvalho (21), Lúcia Maria Bispo de Carvalho ( 49) e Célia Maria Bispo de Carvalho (53). Sairam lesionados Fernando Henrique Monteiro de Carvalho (48), que é o superintendente de Recursos Humanos da Universidade Federal do Ceará, e Phillipe Nogueira Batbosa Alencar (23).
Fernando Henrique perdeu no acidente sua mulher, Lúcia Maria Bispo, a filha, Fernanda Bispo de Cavalho, e a cunhada, Célia Maria Bispo de Carvalho. Todos vinham da Exposição Agropecuária do Crato (Região do Cariri).

PAPA APREGOA UNIÃO DE RELIGIÕES CONTRA O TERRORISMO


"O Papa Bento XVI pediu a união de todas as religiões contra o terrorismo e pela resolução pacífica dos conflitos no mundo durante um discurso nesta sexta-feira em Sydney, na Austrália.
A declaração foi feito em uma reunião com líderes de outras religiões, como a judaica, a hindu, islâmica e budista, como parte dos eventos que marcam o Dia Mundial da Juventude Católica.
Segundo o pontífice, "a fé em Deus é motivo de união e não de divisão ou ódio".
"Em um mundo ameaçado por formas de violência sinistras e indiscriminadas, a união das vozes dos povos religiosos encoraja as comunidades a resolver os conflitos por meios pacíficos e com respeito à dignidade humana", afirmou Bento 16.
O papa afirmou ainda que a Igreja Católica estaria preparada para aprender com as outras religiões.
"A Igreja busca por oportunidades para ouvir a experiência espiritual de outras religiões", disse.

(Agência Estado)

GOVERNO DO CEARÁ JÁ ELABORA AS METAS DO PLANO DE SAFRA 2009

"O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, anuncia: até outubro próximo, estará lançando o Plano Safra Estadual 2009. A ordem, conforme ele, é tentar superar números colhidos neste ano que registraram a marca de 1,2 milhão de toneladas de grãos. Camilo adiantou ter um outro objetivo: quer bater o resultado "espetacular" na safra do milho, que anotou um total de 800 mil toneladas de grãos. "Vamos trabalhar para colher 1 milhão de toneladas de grão de milho", disse o secretário, apostando não somente em boa quadra invernosa, mas no apoio aos agricultores através da distribuição de sementes de boa qualidade, financiamentos e assistência técnica integral."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

COLÍRIO DO BLOG


Do Paparazzo

Eis a modelo Juliana Goes que, bela e sensual, expõe um bronze de deixar com inveja muitas moçoilas destas plagas. Será que pegou essa corzinha no litoral cearense?

CASO DANIEL DANTAS ESTARIA SÓ COMEÇANDO

"O inquérito que investiga crimes financeiros e tentativa de suborno supostamente praticados pelo banqueiro Daniel Dantas está longe de acabar. O procurador da República Rodrigo de Grandis, responsável pelo caso no Ministério Público Federal (MPF), vai pedir uma série de diligências à Polícia Federal (PF) para apurar suspeitas que ainda não estão comprovadas. Segundo o procurador, a falta de condições oferecidas pela cúpula da PF e a saída do delegado Protógenes Queiroz do caso vão atrasar a conclusão do inquérito.
— Posso adiantar que vou pedir novas diligências. O tempo que isso vai demorar depende dos recursos que a Polícia Federal oferecer. Quanto mais recursos, mais rápido a gente termina — afirmou o procurador.
Segundo ele, o material recolhido pela PF no dia 8, quando a operação foi deflagrada, continua praticamente intocado devido à falta de pessoal e de equipamentos para analisar os documentos apreendidos."

(O Globo)

FORTALEZA REGISTRA MAIS DE 1.100 MULTAS DE TRÂNSITO POR DIA


Foto: Natinho Rodrigues

"Você já foi multado em Fortaleza? Pois saiba que as possibilidades de receber alguma notificação na Capital não são remotas. De janeiro a junho deste ano a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), processou 212.710 infrações, o que corresponde a 1.168 multas por dia durante os seis primeiros meses de 2008, de acordo com dados feitos pelo O POVO com base nos registros da autarquia. Para se ter uma dimensão mais precisa do número, a Capital possui hoje aproximadamente 551 mil veículos em circulação, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Pois é como se pouco menos da metade desta frota houvesse sido multada.
O volume das aproximadamente 212 mil infrações também é 56,57% superior ao registro no primeiro semestre do ano passado, que totalizou 135.854 infrações. Aumento no total de infrações, elevação também nos valores obtidos com as multas. O somatório pago por quem desrespeitou as leis de trânsito nos seis primeiros meses deste ano foi superior a R$ 22,6 milhões. Já o semestre do ano passado contabilizou pouco mais de R$ 14 milhões, número aproximadamente 59% inferior ao deste ano.
O mês passado foi o campeão de registros nos 12 meses de estudo do O POVO. Junho teve precisos 48.101 enquadramentos contabilizados pela AMC. As maiores ocorrências do mês foram a de transitar em velocidade superior à média em até 20%, com aproximadamente 21 mil registros, a metade do total de multas do mês."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

EXECUÇÕES E ESTUPRO NAS ÚLTIMAS HORAS NO INTERIOR CEARENSE

Policiais da cidade de Cascavel (Litoral Leste do Ceará) fazem investigações em busca de quatro indivíduos que, usando carro de placas não identificadas, assassinaram com 25 tiros o servente de pedreiro Luis Fernandes Severino ded Lima (19) . Os indivíduos invadiram a casa de Luiis Fernandes, que foi levado para a localidade de Pitombeiras, onde acabou executado. A Polícia suspeita de vingança. Já em Acopiara, as investigações prosseguem em busca de um indivíduo acusado de ter estuprado uma criança de dois anos.
Na cidade do Crato (Região do Cariri), a Polícia faz buscas para prender dois individuos que, usando moto descaracterizada, mataram, com cinco tiros, Robério Rocha da Silva (33), conhecido por "Caveirinha" e que estav em liberdade condicional. Essas informações foram nesta sexta-feira pelo Comando do Policiamento do Interior (CPI).

quinta-feira, 17 de julho de 2008

SECRETÁRIO AVALIA BEM PESQUISA VOX POPULI E AINDA CULPA HERANÇA DE JURACI


A óptica de Alfredo Pessoa

Em contato com este Blog mesta quinta-feira, o secretário da Administração de Fortaleza, Alfredo Pessoa, considerou "positivo" o resultado da pesquisa Vox Populi, divulgada nesa quinta-feira pela TV Jangadeiro, sobre a avaliação da gestão Luizianne Lins (PT). Alfredo diz que, pelos números apresentados, dois terços da população (contando-se aí os percentuais de ótimo, bom e regular) aprovam a gestão da prefeita Luizianne Lins. "Isso demonstra que a maioria da população já percebe as transformações promovidas por nossa gestão e que Fortaleza está pronta para crescer". Sobre o percentual de desaprovação da gestão, Alfredo diz que, em parte, se deve à "ausência de informação de alguns setores da sociedade".
Ele ainda observa: "Tivemos uma gestão que pegou a Prefeitura com muitos problemas. Mesmo depois de três anos e meio, ainda temos problemas que precisam de uma solução do poder público. Mas sabíamos disso, trabalhamos invertendo prioridades, a partir das necessidades da população mais pobre, dos problemas mais urgentes, e alguns setores ainda aguardam algumas respostas nossas. Isso não quer dizer que a prefeita Luizianne Lins não vem cumprindo seu programa de governo", afirma.

VAMOS NÓS - A gestão, como bem coloca o secretário da Administração, está com três anos e meio. Sem comentários.

HERÁCLITO FORTES PEDE AO STF EXTENSÃO DA LIMINAR CONCEDIDA A DANTAS

"O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) encaminhou hoje (17) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de extensão de liminar concedida ao banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity. O parlamentar quer ter acesso aos dados do inquérito da Operação Satiagraha em que é citado, inclusive áudios e vídeos.Heráclito Fortes tem sido citado como um dos principais investigados por supostas ligações com Dantas, acusado pela Polícia Federal de comandar uma organização envolvida em corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha."O nome do requerente foi exposto de forma ilegal, precipitada e irresponsável, procurando levar a sociedade a crer tratar-se o parlamentar de integrante de organização criminosa, sem que o mesmo nada possa alegar em sua defesa", alegam os advogados de Heráclito Fortes no pedido de extensão de liminar encaminhado ao STF.
Os advogados do senador afirmam ainda que a Polícia Federal vazou dados sigilosos do inquérito "com o único e claro escopo de prejudicar a imagem também de outras pessoas não envolvidas nos fatos em apuração". E pedem a apuração de responsabilidade civil, criminal e administrativa."

(Agência Brasil)

PAVILHÃO DE FEIRAS TEM PROJETO LANÇADO


Maquete do futuro Pavilhão de Feiras (Divulgação).

O governador Cid Gomes (PSB) lançou, nesta quinta-feira, no Palácio Iracema, o projeto do Pavilhão de Feiras, que promete resolver o que o Centro de Convenções não fez: dar ao Estado condições para atrair grandes congressos e feiras. O secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, expôs detalhes do empreendimento, que fincará raízes em área próxima à sede da Academia de Polícia Militar Edgard Facó, na avenida Washington Soares (Bairro Edson Queiroz). Confira alguns dados técnicos:

1 - Término da obra em julho de 2010;

2 - Pavilhões com praça de convivência, heliponto;

3 - Os recursos são da ordem de R$ 186 milhões (Pavilhão e elevado sobre a Avenida Washington Soares);

4 - Área de carga e descarga entre os blocos e estacionamento para 2.500 veículos;

5 - Área de 206 mil m², sendo 185 mil de área construida e mais de 21,4 mil m² de área verde;

6 - Está sendo prevista a construção de uma ponte sobre o rio Cocó.

ECONOMISTA LANÇA LIVRO NA REDAÇÃO DO O POVO SOBRE O CEARÁ


A presidente do O POVO, Luciana Dummar, e o primeiro autógrafo.

O economista Cláudio Ferreira Lima lançou, nesta quinta-feira à tarde, na redação do Jornal O POVO, o seu mais recente livro "A Construção do Ceará - Temas de História Econômica". A publicação integra-se ao Anuário do Ceará, publicação tradicional que apresenta a cada ano uma completa e atualizada radiografia do Estado em vários setores e com lançamento, por sinal, segunda-feira próxima, às 20 horas, no La Maison Dunas. A presidente do O POVO, Luciana Dummar, tendo ao lado os editores do Anuário, Fábio Campos e Jocélio Leal, foi a primeira a ganhar livro autografado por Cláudio Ferreira Lima. "A minha vida se confunde com a do O POVO, um jornal aberto no sentido de fomentar discussões e debates importantes sobre o Ceará", disse o economista, que já tem larga experiência no setor público.

AMAZÔNIA - APENAS 30% DAS PESQUISAS NA ÁREA SÃO FEITAS POR BRASILEIROS

"Apenas 30% das pesquisas sobre a Amazônia têm a participação de pelo menos um pesquisador com residência no Brasil. O dado foi apresentado nesta quarta-feira, 16, pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Adalberto Luís Val durante a 60º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. "Se soberania hoje é informação, esse é o tamanho da soberania que temos sobre a região. Temos que fixar recursos humanos na Amazônia, o que vai proporcionar a retaguarda para uma ação na Amazônia confiável, justa, sustentável, que é o que precisamos", apontou Val, ao defender a necessidade urgente de aumentar a quantidade de doutores na região como uma questão estratégica para o desenvolvimento do país.
O pesquisador, que participou de encontro com parlamentares da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, detalhou a proposta da Academia Brasileira de Ciências (ABC) - entregue recentemente aos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger - para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico na região e atrair pesquisadores de alto nível para a floresta.

(Agência Brasil)

CORPO DE BOMBEIROS GANHARÁ ESCADA COM CAPACIDADE PARA ATINGIR 18 ANDARES


O governador Cid Gomes (PSB) entregará ao Corpo de Bombeiros, a partir das 9 horas desta sexta-feira, durante solenidade na Praça do Ferreira, a escada "Magirus", que foi importada da Alemanha através da Secretaria da Ciência e Tecnologia e em nome da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado. O investimento foi de R$ 2 milhões 970 mil. Essa escada tem capacidade para atingir uma altura de 55 metros, o que equivale a 18 andares.
Ainda na ocasião, Cid Gomes entregará ao CB mais três caminhões do tipo autotanque bomba, que serão assim distribuidos: um para Juazeiro do Norte (Região do Cariri), um para Iguatu (Centro Sul) e outro para Sobral (Zona Norte).

DETALHES TÉCNICOS

A gaiola de salvamento comporta até três pessoas, e suporta peso de 270 Kg, sendo acionada com comando por joystick e indicado em display de controle, com elevador para duas pessoas. Além de possuir capacidade de giro completo, a escala possui capacidade para atingir elevação de 75o em 45 segundos e de alcançar a extensão a 54 metros em 77 segundos. O veículo a diesel já está pintado de vermelho, a cor dos Bombeiros, e conta com cabine de aço para seis pessoas. A importação foi feita no contrato de US$ 19,117 milhões firmado com a KLW Intermed para a importação de equipamentos indicados pelos pesquisadores de laboratórios de pesquisa das Universidades do Ceará para o Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI).

VOX POPULI - GESTÃO LUIZIANNE TEM SÓ 27% DE ÓTIMO E BOM


O Jornal Jangadeiro (TV Jangadeiro), primeira edição, divulgou, nesta quinta-feira, novos números da pesquisa Vox Populi, onde foram coletados números sobre o desempenho da administração da prefeita Luizianne Lins (PT), que postula a reeleição. A consulta foi realizada nos últimos dias 11 e 12 e ouviu 700 eleitores. Confira:

ÓTIMO - 4%
BOM - 23%
REGULAR - 39%
RUIM - 11%
PÉSSIMO - 22%

ROBERTO SMITH É RECONDUZIDO PARA O CARGO DE PRESIDENTE DO BNB


Ele é da cota do PT

Saiu no Diário Oficial da União desta quinta-feira decreto assinado pelo priesidente Lula e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconduzindo, por mais três anos, o economista e professor Roberto Smith, para o cargo de presidente do Banco do Nordeste do Brasil. O decreto sai numa semana em que o BNB realiza fórum de debates, em sua sede, no Passaré, em Fortaleza, em comemoração aos 56 anos de criação da Instituição.
Roberto Smith é da cota do Partido dos Trabalhadores.

INCÊNDIO ATINGE PÁTIO DE LEILÕES E DESTRÓI CARROS

Pelo menos onze carros foram destruídos por incêndio que começou, nesta manha de quinta-feira, no galpão do Leiloeiro Montenegro, no bairro Boa Vista, próximo ao estádio Castelão, em Fortaleza. O fogo começou num matagal próximo e, por causa da força dos ventos, acabou atingindo veículos que estavam no pátio do local. Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram controlar o fogo após uma hora. Os carros, expostos para leilão, tinham seguro. A perícia tem 15 dias para divulgar o laudo com as causas do incêndio.

ACIDENTE COM AVIÃO DA TAM COMPLETA UM ANO


“Um avião lotado, com reverso travado e uma pista molhada e curta ... aquelas pessoas foram “assassinadas”. Acho que o sistema é falho, não tem fiscalização nem investimento, e as companhias aéreas só visam ao lucro. Não tem seriedade. Ainda pode acontecer um outro acidente e, se não for em Congonhas, vai ser em outro aeroporto. Aí vai haver um rebuliço e o assunto morre até o próximo acidente”. Um ano depois do pior acidente da aviação brasileira, revolta e dor ainda marcam a vida de pessoas que perderam amigos e parentes naquele 17 de julho de 2007. O desabafo acima, dado à reportagem do Último Segundo, é de Roberto Gomes, assessor voluntário da AfavTam (Associação de Familiares e Amigos das vítimas do vôo JJ 3054 da TAM), que perdeu o irmão, Mário, na tragédia.
Mário era um dos passageiros do Airbus A320 da TAM, que havia partido às 17h16 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, com destino ao Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo. Às 18h48, ao realizar a aterrissagem, porém, o piloto não conseguiu frear a aeronave, que percorreu toda a pista do aeroporto, atravessou a avenida Washington Luís e chocou-se contra um prédio da TAM Express.
No acidente, 199 pessoas morreram, entre passageiros, tripulação e funcionários da TAM que estavam no prédio, além de um taxista que se encontrava no local.“Vivo um luto diário. Mas sei que devo continuar de cabeça erguida apesar de tudo, pois sei que meu marido não gostaria que eu desistisse da vida”, diz Eliane Ribeiro de Mello, viúva do executivo Andrei François de Mello, que era um dos passageiros do vôo."

(Portal G1)

PROMOTORIA ELEITORAL PEDE INDEFERIMENTO DO REGISTRO DO VICE DE PATRÍCIA


Naspolini e a amiga Ada Pimentel.

O candidato a vice-prefeito na chapa da senadora Patrícia Saboya, professor Antenor Naspolini, virou alvo da Promotoria Eleitoral nesta quinta-feira, que pediu o indeferimento do seu registro. Alega que ele responde a processo por improbidade administrativa da época em que atuou como secretário da Educaçãop no Governo Tasso Jereissati.
O advogado Carlos Monteiro, do PSDB, informou para o Blog ainda não ter tido acesso ao processo. Já o ex-secretário garante que essa questão já teria sido resolvido no âmbito da Justiça Eleitoral.

CÁ PRA NÓS - Nestas eleições de Fortaleza, a temporada não anda nada boa para vice.

CACCIOLA DIZ QUE CONFIA NA JUSTIÇA BRASILEIRA. E VOCÊ?

"O ex-banqueiro Salvatore Cacciola desembarcou no Rio de Janeiro às 4h31 desta quinta-feira, vindo da França em um vôo de carreira, após passar 10 meses preso no principado de Mônaco. Em entrevista coletiva na superintendência da Polícia Federal, o ex-banqueiro disse que 'confia na Justiça' brasileira. Cacciola (dir.) foi fotografado quando ainda aguardava em Nice seu vôo para Paris, para só depois pegar o avião que o trouxe ao Rio
"É bom lembrar que as pessoas que foram condenadas comigo neste processo estão livres, só o Cacciola está preso. E eu não estava fazendo nada diferente deles, só que estava lá na Itália", disse aos jornalistas."Eu sempre estive e estou a disposição da Justiça. A única diferença é que eu estava na Itália", completou o ex-banqueiro, que foi condenado à revelia no Brasil a 13 anos de prisão pela prática de crimes financeiros.Cacciola foi categórico ao explicar sua saída do país."

(Folha Online)

SEGURANÇA A REBOQUE


Foto: Georgia Santiago
Esse tipo de cena acontece até com os melhores carros do mundo. Dessa vez, foi com a Hilux do Ronda. Deu o prego na avenida Via Expressa nesta semana, tendo que ser rebocada.

CANDIDATA LUIZIANNE LANÇA SITE DA CAMPANHA


A prefeita Luizianne Lins (PT), que postula reeleição, parte na frente em termos de site, que já pode ser acessado, a partir desta quinta-feira, pelo endereço www.luizianne13.can.br. O lançamento oficial ocorrerá nesta sexta-feira, 18, quando será inaugurado também o Espaço Cultural Circuladô (Avenida da Universidade com Domingos Olímpio), reeditando a tenda de circo que abrigou as principais discussões políticas e manifestações culturais da campanha de 2004.
O que traz o site? Segundo a assessoria de imprensa da candidata atividades da campanha, com informações sobre a agenda, e as ações de mobilização. Também, a história de luta de Luizianne e ações da sua gestão à frente da Prefeitura.
A assessoria acrescenta que também foi criado um espaço específico para os profissionais da imprensa, com conteúdo exclusivo e diferenciado.

SEVERINO CAVALCANTE CANTA VITÓRIA EM PERNAMBUCO


"Contando com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como principal cabo eleitoral, o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE), pivô do escândalo do mensalinho, já prepara o terno para a posse como prefeito de João Alfredo, sua cidade natal, no sertão de Pernambuco. Ele fez o mesmo em 2006, quando disse que voltaria à Câmara como o deputado mais votado da região, mas nem conseguiu se eleger.
O processo que apura na Justiça Federal a denúncia de que recebeu propina de um concessionário de restaurantes na Câmara ainda está tramitando, mas até agora ele vem conseguindo escapar das listas de fichas-sujas usadas para impugnar candidaturas.
- Hoje me informaram que meu maior adversário, Sebastião Manuel (PSDB), caiu lá naquele negócio dos sujos. Está fora, e eu fiquei sozinho na parada. Não vou cair nisso não, meu nome está na lista da pureza - disse Severino, que ontem perambulava pela Câmara em busca de apoio."

(Globo Online)

RERIUFOR - COLÔNIA DE RERIUTABA FAZ FESTA EM FORTALEZA


Tudo pronto para o encontro Reriufor 2008. Trata-se da festa de congraçamento da colônia da cidade de Reriutaba (Zona Norte do Ceará) em Fortaleza. Vai acontecer a partir das 20 horas desta sexta-feira, na boate Oásis. O encontro será animado por bandas de forró e haverá o sorteio de um lap top. Entre reriutabenses queridos está a jornalista Tânia Alves, editora de Cotidiano do jornal O POVO.

DETALHE - Dois ônibus trarão convidados de Reriutaba e um outro ônibus virá do Rio com reriutabenses que moram ali há décadas.

CACCIOLA CHEGA E DIZ QUE NÃO É FORAGIDO DA JUSTIÇA

"O ex-banqueiro Salvatore Cacciola desembarcou nesta quinta-feira no Brasil depois de uma viagem que o trouxe de Mônaco, onde estava preso desde setembro do ano passado. O avião que trazia o ex-banqueiro pousou no aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, por volta das 4h30. Ele estava acompanhado por uma escolta formada por agentes da Polícia Federal e funcionários do Ministério da Justiça. Por decisão do STJ, Cacciola não foi algemado pois não representava risco aos policiais que o acompanhavam. Cacciola desembarcou do vôo, que partiu de Paris (França), depois de todos os passageiros e não passou pelo saguão do Tom Jobim. Ele foi levado para a sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Na delegacia da PF no aeroporto, o advogado de Cacciola, Carlos Eluf, afirmou que o ex-banqueiro está feliz por retornar ao Brasil e confia na Justiça brasileira. Cacciola, 64, foi extraditado nesta quarta-feira de Mônaco, onde foi preso enquanto passava um final de semana de lazer, longe da Itália --país do qual tem a nacionalidade e de onde não poderia ser extraditado para o Brasil em decorrência de acordos diplomáticos.
O ex-dono do Banco Marka está foragido no Brasil há oito anos. Ele foi condenado à revelia no Brasil a 13 anos de prisão pela prática de vários crimes."

COLETIVA RÁPIDA

Cacciola disse estar confiante na Justiça e que não se sente um foragido. Na verdade, ele é sim um foragido da Justiça.

(Folha Online e Bom Dia Brasil - Rede Globo)

IPHAN TOMBA CONJUNTO DO FORTE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acaba de tombar o Centro histórico de Fortaleza. Segundo a delegada interina do órgão no Ceará, Olga Paiva, o tombamento compreende todo o conjunto do forte de Nossa Senhora da Assunção, no quartel da 10ª Região Militar.

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE IMPUGNAÇÃO DE TRÊS CANDIDATOS EM BATURITÉ

O Ministério Público Eleitoral entrou com ação de impugnação de registro da candidaturas de três postulantes a prefeito de Baturité:

1. Fernando Lima Lopes (PMDB): em razão das contas desaprovadas no Tribunal de Contas da União , improbidade administrativa apontada pelo Tribunal de Contas dos Municípios e vida pregressa incompatível ao cargos de gestor público. (Processo nº 35217/2008)
2. Clóvis Amora Vasconcelos Filho (PSDB) : em razão de contas desaprovadas pala Câmara Municipal de Baturité, repasse insuficiente ao INSS e balanço patrimonial orçamentário descoberto de mais de R$ 2 milhões (Processo nº 43769/2008)
3. João Bosco Pinto Saraiva (PSB), conhecido como “Bosco Cigano” : em razão de ser acusado de comercializar cargas roubadas, falsificar documentos e por ter feito propaganda eleitoral antecipada. (Processo 39747/2008)

Só escapou a candidata Cristiane Braga, do Partido dos Trabalhadores.

CID GOMES PROMETE PARTICIPAR DA CAMPANHA EM FORTALEZA E NO INTERIOR

"Principal cabo eleitoral da prefeita e candidata à reeleição, Luizianne Lins (PT), no Estado, o governador Cid Gomes garantiu ontem que vai se engajar na campanha da petista. "Vou participar da campanha em Fortaleza", disse ele, acrescentando que seu compromisso político será extensivo a todos os municípios em que seu partido, o PSB, ou siglas aliadas, estejam disputando prefeituras. Cid chegou a ser veemente ao reagir a uma provocação da imprensa sobre sua eventual ausência na Capital. "De maneira nenhuma. De maneira nenhuma", repetiu.
Cid, no entanto, não deu detalhes de como será seu envolvimento na campanha - se será através de caminhadas ou comícios, por exemplo. Mais de dez dias depois do início da campanha, a única participação do governador tem sido, até agora, sua imagem ao lado da prefeita, no principal material de campanha impresso de Luizianne. Reproduzidos em vários tamanhos, banners, cartazes e panfletos trazem a prefeita Luizianne no meio, Cid de um lado, e o presidente Lula, do outro. A declaração do governador, a primeira depois que ele chegou de uma viagem a Portugal, onde esteve descansando por uma semana, afasta, por hora, os rumores de que o chefe do Executivo não se envolveria efetivamente na sucessão municipal na Capital."

(Jornal O POVO)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

COMITÊ DE LUIZIANNE LINS "PEGA" FOGO

Nada a ver com o empenho de militantes. É fogo, mesmo! Depois do susto do alto índice de rejeição da prefeita Luizianne Lins, 33%, segundo pesquisa Vox Populi, divulgada na última terça-feira, militantes do PT foram surpreendidos na noite desta quarta-feira com o estouro de um transformador da Coelce em frente ao Comitê Central da candidatura petista à Prefeitura de Fortaleza, na Avenida da Universidade, 1260. O fogo foi provocado por um curto circuito no transformador e gerou corre-corre em que estava no prédio, que fica ao lado. Faltou energia no comitê. Os bombeiros foram acionados e tudo foi sanado sem maiores conseqüências.

SECRETÁRIO DE TURISMO DO CEARÁ APRESENTARÁ PROJETO DO PAVILHÃO DE FEIRAS


Bismarck: o investimento é da ordem de R$ 300 milhões.

O projeto do futuro Pavilhão de Feiras do Ceará, que será construído em área próxima à Academia de Polícia Militar Edgard Facó (Bairro Edson Queiroz), em Fortaleza, será apresentado nesta quinta-feira, às 10 horas, no Palácio Iracema. Em ato presidido pelo governador Cid Gomes (PSB), o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, vai apresentar um empreendimento com forma e cores de falésias para lideranças do setor turístico. Bismarck adianta para o Blog que o investimento será da ordem de R$ 300 milhões. A área total está definida: 206 mil metros quadrados, sendo 185 mil metros quadrados de área construída e mais 21 mil metros quadrados de área verde (jardins). Nas imediações, como solução viária, está prevista a construção de uma nova ponte sobre o rio Cocó e de um elevado sobre a Avenida Washington Soares. Essa nova ponte interligará a Avenida Sebastião de Abreu à Avenida Santos Dumont.
O Parque de Feiras contará com várias dependências modulares, no que terá condições de receber simultaneamente até seis congressos. O pavilhão contará com estacionamento para 2.500 veículos e disporá ainda de um heliponto, além de espaços para equipamentos gastronômicos e espaços para encontros, lazer e entretenimento.

PESQUISA VOX POPULI - GASTÃO PRIORIZARÁ INDECISOS EM SUA CAMPANHA

O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PPS, empresário Luiz Gastão, afirmou, nesta quarta, que o resultado da pesquisa Vox Populi/ TV Jangadeiro que o deixou nas últimas colocações é apenas o retrato de um momento. Ele se deteve ao índice de 42% de indecisos que apareceu na pesquisa e avaliou: esse percentual significa que a população de Fortaleza não quer nenhum dos três candidatos listados na pesquisa como favoritos, no caso Moroni Torgan (DEM), Luizianne Lins (PT) e Patrícia Saboya (PDT).
"Na minha avaliação, estes 42% significam que a população está esperando os novos candidatos surgirem para decidir em quem votar, porque estes três que estão aí o povo não quer mais", observou Gastão, que participou de café da manhã com formadores de opinião. O compromisso ocorreu no Centro de Fortaleza. Gastão adiantou que está realizando trabalho para ficar mais conhecido e que na propaganda eleitoral gratuita o eleitorado saberá discernir aqueles que têm proposta realistas e eficientes para os graves problemas da cidade.

SALVATORE CACCIOLA VEM AÍ!


"O ex-banqueiro Salvatore Cacciola chegou sorridente a Paris nesta tarde de quarta-feira. Ele saiu de Mônaco para Nice (França) às 13h30 (8h30 de Brasília). A viagem, de helicóptero, durou cerca de 7 minutos. Em Nice, pegou um vôo para Paris, onde desembarcou por volta das 18h40 (11h40 de Brasília) e foi levado para uma sala reservada, onde deve aguardar a partida para o Brasil.
Cacciola virá em vôo da TAM, que aterrissará no Rio por volta das 5 horas desta quinta-feira."

(Este Blog com Globo Online)

IBOPE - MARTA E ALCKMIN ESTÃO EMPATADOS

Saiu, nesta quarta-feira, o resultado da mais recente pesquisa do Ibope sobre as eleições para a Prefeitura de São Paulo. Eis os dados:

- Marta Suplicy (PT) - 35%
- Geraldo Alckmin (PSDB) - 32%
- Gilberto Kassab (DEM) - 11%
- Paulo Maluf (PP) - 11%
- Soninha Francine (PPS) - 1%

DETALHE - O prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo, está com 13% nas pesquisas anteriores. Depois dele, vem Maluf, que cresceu de 8% para 11%. Como a margem de erro da pesquisa é de 4%, Marta e Alckmin estão tecnicamente empatados.

(Globo Online)

ASSEMBLÉIA APROVA LDO 2009 POR UNANIMIDADE

Aprovada, durante sessão da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira, o projeto de lei que acompanha a mensagem nº 6.978/08, do Poder Executivo, sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2009. A aprovação foi por unanimidade e segundo o relator, Sérgio Aguiar (PSB), das 48 emendas apresentadas pelos parlamentares ao projeto 27 foram acatadas, três foram consideradas prejudicadas por já haver iniciativas com o mesmo teor e as outras 18 foram rejeitadas. A LDO estava em discussão desde maio último. “Procuramos fazer com que a LDO fosse aperfeiçoada com essas emendas”, disse, em plenário, o parlamentar. Aguiar asseguiu que a LDO está "compatível" com o Plano Plurianual. Ele também foi o relator dessa matéria.

PREFEITA DE GROAÍRAS REASSUMIRÁ CARGO

A prefeita de Groaíras, Zoélia Maria Loiola Paiva (PSB), deverá reassumir o cargo até sexta-feira. Ela havia sido cassada pela Câmara Municipal acusada de improbidade administrativa pelo Ministério Público do Estado. Através do advogado Paulo Quezado, ela conseguiu, nesta quarta-feira, suspender, por intermédio de agravo de instrumento, os efeitos da cassação na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado.
O juiz André Aguiar Magalhães, respondendo pela Comarca de Groaíras, havia concedido liminar afastando do cargo a prefeita, atendendo ao MPE que, em ação civil pública, denunciou Zoélia e outros 17 agentes públicos, também afastados liminarmente dos cargos, dentre eles, três secretários municipais. A acusação que pesou foi a de contratação de serviços e compra de produtos por meio de “licitações dirigidas, cooperativas de fachada, irregularidades na coleta de lixo”.

APOSENTADOS RECEBERÃO 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO NO FIM DE AGOSTO

"A partir do dia 25 de agosto, será paga a primeira parcela do 13º benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os segurados que recebem até o piso, de R$ 415, e têm cartão de pagamento de final 1 a 5, terão o abono creditado junto com o pagamento antecipado - nos últimos cinco dias úteis do mês.
Os demais segurados receberão a primeira parcela do abono nos cinco primeiros dias úteis de setembro, entre os dias 1º e 5, junto com o pagamento do benefício.
Em Fortaleza, o ministro da Previdência, José Pimentel, confirmou que o pagamento do abono sai no final de agosto. Nesta quarta-feira, ele manteve encontro com o presidente Lula. Outro tema que ali tratado foi a melhoria do atendimento nos postos."

(Jornal Agora São Paulo)

JUSTIÇA ELEITORAL INDEFERE CANDIDATO DO PSDC DE FORTALEZA

A direção estadual do PSDC informou, nesta quarta-feira, que a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura a prefeito de Fortaleza do senhor Fernandes Filho. A convençãoo que o homologou não foi acatada. Houve uma outra convenção que aprovou apoio à reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT).
A decisão cabe recurso.
E Fernande Filho disse que vai brigar para manter sua postulação.

CPI DOS GRAMPOS APROVA CONVOCAÇÃO DE DANIEL DANTAS

"A CPI das Escutas Telefônicas da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, a convocação do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, para prestar depoimento à comissão sobre o seu envolvimento em irregularidades investigadas pela Polícia Federal na Operação Satiagraha.
Além disso, o banqueiro deve falar das escutas telefônicas que o ligam à Kroll. A comissão decidiu ampliar o foco das investigações para incluir os desdobramentos da operação em seus trabalhos --embora seu foco seja apurar as escutas telefônicas no país.
A CPI quer apurar a denúncia de que o banqueiro do Opportunity teria contratado a Kroll para espionar o governo federal, em meio à venda da empresa Brasil Telecom.
Pewla manhã, a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas, havia sido suspensa. O presidente da Comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), abriu a reunião e imediatamente suspendeu para que os integrantes da comissão participem da reunião do Congresso, no plenário da Câmara, que vota créditos suplementares."

(Folha Online)

UM ENCONTRO PARA SURFAR NAS ONDAS DO JAVA


O "Café com Tapioca", evento tecnológico do Ceará Java Users (Cejug) deste mês, será um lual na praia, com muito caranguejo, cerveja e Jazoon. Os integrantes da Caravana CEJUG que participou, em junho último, do Jazoon 8, na Suiça, falarão sobre as principais tecnologias transmitidas durante o evento e contarão, com direito a apesentação de fotos e vídeos. Assuntos como REST, JavaEE, JavaME, testes e rich applications serão abordados. O evento, primeiro sobre Java do Brasil a ser realizado na praia, acontecerá na barraca de praia CocoBeach (Praia do Futuro), nesta quintqa-feira, às 18h30min.

SERVIÇO

* Maiores Informações pelo cafecomtapioca@gmail.com.

AVAREZA OU SADISMO? - INDAGA EX-GOVERNADOR DO CEARÁ SOBRE REAJUSTE DOS SERVIDORES


Essa é do Blog do Lúcio Alcântara, ex-governador do Ceará, questionando o aumento concedido pelo governo estadual - 6,13% em média, com 10% para professores e de 7 a 10% para a área da Segurança Pública. Lucio indaga: o reajuste foi avareza ou sadismo? Confira:

"Para refrescar a memória do Deputado Nelson Martins (PT-CE), informo que o Ceará foi um dos raros estados a conceder aumento aos funcionários públicos, no ano de 2003. E olhe como andavam as finanças do Estado àquela época...
O Governo Federal, por exemplo, não deu aumento aos seus funcionários naquele ano.
Achei que o aumento concedido agora, poderia ser bem maior, pois, todos os dias membros do Governo, inclusive ele, alardeiam que os cofres estaduais estão abarrotados de dinheiro.
Trata-se, então, de avareza ou sadismo?

Além do que, todos os anos reajustei o piso salarial do Estado, de acordo com o acréscimo do salário mínimo. Lembrar que a elevação anual do salário mínimo, foi antecipada de maio para abril. No atual Governo, o reajuste do piso só acontece em julho. Significa que os funcionários que percebem o valor mínimo, tiveram garfados três meses de aumento."

SEM HABEAS CORPUS - ASSALTANTE DO PRESIDENTE DO STF CONTINUA PRESO

Jéfferson Hermínio Moreira (18), indiciado por tentativa de roubo ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, continua preso na Casa de Custódia de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Mesmo sendo réu primário, não teve a mesma sorte do banqueiro Daniel Dantas, preso pela Polícia Federal na Operação Satiagraha, sob acusação de esquema de lavagem de dinheiro. Dantas teve direito a ser posto em liberdade por duas vezes por decisão de Gilmar Mendes. Jéfferson tem advogado, mas a lentidão da Justiça no caso atrapalha. Ele está completando, nesta quarta-feira, 17 dias de prisão. Jéfferson tentou roubar, no último dia 29, o cordão de ouro do presidente do STF, Gilmar Mendes, em pleno calçadão da avenida Beira Mar. Acabou dominado por seguranças à paisana do ministro.
Na ocasião, ele foi levado para o 2º Distrito Policial, depois transferido para a Delegacia de apoio ao Turista e, em seguida, levado para a Delegacia de Capturas. Agora está na Casa de Custódia de Caucaia. No inquérito, feito pela Delegacia de Apoio ao Turista e já entregue à justiça, o rapaz está sendo acusado de roubo qualificado, pois estaria com um comparsa, que não foi preso nem identificado. Advogados consultados dizem que uma pessoa só deve esperar julgamento na prisão quando sua liberdade representa uma ameaça à ordem pública, quando pode ocultar provas ou ameaça fugir.

(Este Blog, com informações também do Bom Dia Ceará -TV Verdes Mares)

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DO ESTADO 2009 SERÁ VOTADA PELA ASSEMBLÈIA

A Assembléai Legislativa deverá aprovar, durante sessão, nesta quarta-feira, a mensagem de n° 6978 que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado para 2009. A Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Casa aprovou, na última terça-feira, essa mensagem com emendas relatadas pelo deputado Sérgio Aguiar (PSB). Das 48 emendas parlamentares apresentadas, 18 foram rejeitadas; 27 aprovadas e três ficaram prejudicadas, pois já estavam contempladas.

CEFET-CE TERÁ CONCURSO PARA PROFESSOR E TAMBÉM PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

O diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica, no Ceará (Cefet-CE), Cláudioo Ricardo, participa, nesta quarta-feira, em Brasília, de solenidade em que o presidente Lula anunciará a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Ceará contará com um. Trata-se do Cefet que se transforrmará nesse organismo. Durante o ato, Lula anunciará também a nova carreira da educação básica profissional e tecnológica que dará aos professores dos Cefets que virarão Instituto de Tecnologia status de docente de universidade federal. Havderá, inclusive, a figura de reitor, com o Cefet do Ceará escolhendo o seu em outubro próximo. A matéria será enviada imediatamente para o Congresso Nacional.
Cláudio Ricardo aproveitou para confirmar concurso público para professor de ensino fundamental e médio no Ceará e técnico-administrativo. As inscrições vão até o dia 26 deste mês. Serão 100 vagas para docentes e 75 para servidor. Há vagas para as cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Limoeiro do Norte e Maracanaú.

SERVIÇO

Mais informações: (85) 3307-3679 ou www.cefetce.br Unidade do Cefet-CE Fortaleza: Av. 13 de Maio, 2081. Unidade do Cefet-CE Juazeiro do Norte: Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646.

DANIEL DANTAS VAI DEPOR NESTA QUARTA-FEIRA E ADVOGADOS DEVEM QUESTIONAR PROVAS


"Daniel Dantas presta depoimento nesta quarta-feira. Em reuniões coordenadas pelo advogado Nélio Machado, os defensores esboçaram a linha de defesa. De saída, sugeriram que o dono do Opportunity silencie diante de seus inquisidores. Alegam que ainda não houve tempo para digerir as cerca de 7 mil páginas do inquérito.
Lorota. As acusações que pesam sobre os ombros de Daniel Dantas foram expostas à saciedade nos jornais e na TV. Parte-se do pressuposto de que, a essa altura, o silêncio convém a Daniel Dantas. Melhor se resguardar e falar apenas na fase final do processo, em juízo.
Nesse meio tempo, a defesa do principal suspeito da Operação Satiagraha será feita apenas com a intermediação dos advogados, em petições escritas.
Segundo apurou o blog, os defensores do baqueiro decidiram argüir a suspeição do juiz Fausto de Sanctis e questionar a legalidade das provas obtidas pela PF. São táticas usuais, de resultados incertos. Coisa de quem deseja ganhar tempo e convulsionar o processo."

* Do Blog do Josias de Souza, leia mais aqui.
* Leia mais aqui.

ESTADO INICIA PAGAMENTO DA 1ª PARCELA DO 13° SALÁRIO


O Governo do Estado libera, a partir desta quarta-feira, a primeira parcela do 13º salário. Segundo a Secretaria da Fazenda do Ceará, o desembolso vai se estender até quinta-feira, com a metade do benefício sendo liquidada até 20 de dezembro próximo.

Com o pagamento, o Estado injetará na economia cearense, conforme o secretário Mauro Filho, um totasl de R$ 400 milhões contando com a folha normal do servidor público.

PETROLEIROS FARÃO GREVE GERAL DE 48 HORAS

"A Federação Única dos Petroleiros (FUP) aprovou uma mobilização nacional de 48 horas, a partir de quinta-feira, por maior participação nos lucros da Petrobras e em repúdio à reação da estatal à greve realizada na bacia de Campos. De acordo com o diretor da FUP José Genivaldo da Silva, a greve não terá o objetivo de parar a produção na empresa, mas na próxima semana a categoria se reúne para decidir se fará uma paralisação mais longa e com parada de produção.
Ele explicou nesta terça-feira que, como as plataformas de Campos já estão tomadas pelo plano de contingência da Petrobras e não é possível paralisar a produção, a estratégia será evitar que os trabalhadores ingressem nas refinarias da companhia. "Com certeza, ela (Petrobras) vai montar uma equipe de contingência também para as refinarias, mas nossa intenção não é parar a produção, é fazer um alerta", afirmou.
A decisão da FUP acontece um dia depois de o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense iniciar uma greve de cinco dias na bacia de Campos pelo "dia do desembarque", uma luta de mais de dez anos para que a Petrobras considere o dia de saída do trabalhador da plataforma como dia de trabalho e não de folga."

(Folha Online)

CID GOMES VAI EXPOR PROJETOS ESTRATÉGICOS DURANTE ENCONTRO COM O EMPRESARIADO


O governador Cid Gomes (PSB) estará nesta quarta-feira, a partir das 18 horas, visitando a diretoria do Centro Industrial do Ceará (CIC). Atendendo a um convite do presidente da entidade, Robinson Castro e Silva, Cid apresentará, no auditório da Fiec, os projetos do Ceará para os próximos 18 meses. A hora é de dizer o que tem feito e como dará o tão prometido salto de qualidade no Estado.
Cid vai expor investimentos previstos para o período do segundo semestre deste ano até o início de 2010. Dentre as ações, estão o que o Governo define de "projetos estruturantes". Nesa lista estão: a implantação da siderúrgica, a ampliação do Porto do Pecém, a termelétrica do Pecém e uma refinaria, promessa feita pela Petrobras para o Estado. usina de Itataia consta também nessa lista, além de investimentos na área do turismo como resorts e os futuros Centro de Convenções e o Pavilhão de Feiras.

terça-feira, 15 de julho de 2008

SERIADO DA GLOBO E O CASO DE POLÍTICO QUE FRETA AVIÃO PARA LEVAR FAMÍLIA AO EXTERIOR


E o episódio desta terça-feira à noite do seriado "Toma lá, dá cá", da Rede Globo, contou a história de um deputado de nome Ícaro Mojave que noivou de Isadora, filha de casal que mora no conhecido Condomínio Jambalaia. Na história, Isadora, que é vereadora, ganhou do deputado uma viagem, com direito a levar a família para se casar em Las Vegas (EUA), usando avião fretado com dinheiro público.
Mas essa ficção não acabou com final feliz para os familiares. A Polícia Federal impediu o vôo. E haja críticas, por parte da empregada da família, àqueles que queriam aproveitar essa boquinha paga com verba do contribuinte.

DETALHE - Esse enredo lembra alguma coisa para você?

AH, BOM! DELEGADO QUE INVESTIGAVA DANIEL DANTAS É AFASTADO PARA CONCLUIR CURSO

"O delegado Protógenes Pinheiro Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha da Polícia Federal, se afastou do comando das investigações nessa terça-feira (15). Segundo a assessoria da PF, ele terá que concluir o Curso Superior de Polícia, que é obrigatório para todos os agentes que já têm pelo menos dez anos de serviço. O delegado já vinha fazendo as aulas pela Internet, mas agora terá que cumprir 30 dias de aulas presenciais em Brasília. Aos colegas, Queiroz informou que mesmo após o curso não retomará o comando do inquérito.
A Polícia Federal diz que o afastamento é decorrente de uma coincidência e não tem a ver com as críticas à condução da Operação Satiagraha. Além disso, segundo a PF, o afastamento é também uma decisão pessoal de Protógenes e que não houve pressão de superiores. O delegado foi bastante contestado, inclusive pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que disse ter havido quebra do manual interno da polícia durante as prisões dos suspeitos."

(Portal G1)

ADAHIL BARRETO SE COMPARA A LUIZIANNE E COMEMORA 1% NA PESQUISA


O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PR, deputado estadual Adahil Barreto, mandou para este Blog comentário sobre o resultado da pesquisa divulgada ensta terça-feira pelo Vox Populi, através da TV Jangadeiro. Adahil avaliou que tem motivos para comemorar. Confira :

1 - Historicamente, o eleitor fortalezense tem um voto flutuante, que migra de uma proposta para outra e que se decide a poucos dias do pleito. Basta lembrar que em 2004, a então prefeita tinha exato 1% de intenção de voto e que em setembro foi chamada pelo partido a renunciar em nome do agora senador Inácio Arruda. Então, pesquisa política em Fortaleza e faltando dois meses para as eleições, não é um indicativo fiel do que pensa o eleitor.

2 - O nome do deputado Adahil Barreto foi escolhido há apenas dois meses pelo partido. Portanto, o eleitor ainda não teve tempo de conhecer suas propostas e ainda não o reconhece como o candidato que é apoiado por uma grande liderança nacional, o ex-governador Lúcio Alcântara. Esse será um grande diferencial na campanha do PR.

3 - O eleitor está frio e indiferente com o processo sucessório. A campanha ainda não faz parte do seu dia a dia.

4 - Considerando a margem percentual de erro de 3,7%, Adahil poderia figurar na quarta colocação na pesquisa estimulada com 4% da intenção de voto.

5 - Considerando que o candidato Moroni está há 12 anos tentando ser prefeito de Fortaleza e a Patrícia vai para sua segunda tentativa, é natural que eles sejam os candidatos mais conhecidos da opinião pública.

6 - Outra grande esperança de nossa campanha está na grande fatia de indecisos ou que querem anular o voto, 54% no total. "Fortaleza tá cansada de ver as mesmas caras e por isso não refletiu ainda qual o caminho seguir. E nós somos essa proposta nova", concluiu Adahil.

DEFESA DA CHAPA DE LUIZIANNE CHEGARÁ À JUSTIÇA ELEITORAL NESTA QUARTA-FEIRA

A Coligação Fortaleza Cada Vez Melhor, que tem como candidata a prefeita Luizianne Lin s(PT), vai apresentar à Justiça Eleitoral, nesta quarta-feira, a defesa contra pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral. A defesa é assinada pela advogada Isabel Mota ratificando que não houve nenhum tipo de irregularidade na convenção e nas respectivas atas que homologaram as candidaturas a prefeita e vice-prefeito de Luizianne Lins e Raimundo Angelo. O prazo para a entrega da defesa seria de sete dias. Para Isabel, todo esse processo de escolha ocorreu conforme a legislação eleitoral e o pedido de impugnação feito pelo MP não se apóia em nenhum dispositivo da lei que preveja o indeferimento de uma candidatura.
"A legislação é clara e esses dispositivos estão previamente definidos", disse para o Blog. Após a apresentação da defesa, o juiz da 116ª Zona Eleitoral, Luís Evaldo Gonçalves Leite, decidirá pela admissão ou não de coleta de provas ou pelo exame do mérito. Isabel reitera que "o que houve foi uma decisão política de não divulgar o nome do vice logo após a convenção e isso não fere a legislação eleitoral, já que as coligações só tornam pública a candidatura no momento do registro, que ocorreu no dia 05 de julho".

TSE DIZ QUE MAIORIA DO ELEITORADO DO BRASIL É DO SEXO FEMININO. NO CEARÁ, TAMBÉM


"O Brasil é cada vez mais feminino, revela estatística divulgada hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria – 51,8% do universo de mais de 130 milhões de eleitores registrados no banco de dados da Corte – é formada por mulheres. Esta tendência vem se consolidando pelo menos desde a eleição de 2000, quando o eleitorado feminino superou o masculino, totalizando 50,48% do total de eleitores que participaram daquele pleito.De acordo com o TSE, existem no país exatos 130.469.549 de brasileiros, regularmente inscritos perante a Justiça Eleitoral e, portanto, aptos a elegerem seus representantes no executivo e legislativo municipais. Deste total 67.483.419 são mulheres e 62.824.986 são homens. Apenas nos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins esta realidade é invertida, com colégios eleitorais marcados pela predominância masculina. Em compensação, no estado do Rio de Janeiro, 53,29% do eleitorado é feminino – percentual bem acima da média nacional. Pernambuco, Ceará e São Paulo também possuem eleitorados femininos expressivos, com mais de 52% de participação das mulheres nos números totais.
Os dados foram apresentados hoje (15) pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, que respondeu às dúvidas da imprensa sobre as estatísticas dos eleitores que votarão nas eleições de 2008."

* Do site do TSE leia mais aqui.

SENADO ARQUIVA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE 97 CARGOS SEM CONCURSO PÚBLICO


"A Mesa Diretora do Senado decidiu nesta terça-feira arquivar a proposta de criação de 97 cargos na Casa Legislativa, sem concurso público, com salários de quase R$ 10 mil. Por unanimidade, os integrantes da Mesa decidiram recuar na criação dos cargos após forte pressão popular, embora na semana passada os mesmos parlamentares tenham aprovado a medida.
Os integrantes da Mesa nem chegaram a se reunir para discutir o assunto, como anunciado pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN). Por telefone, os integrantes da Mesa conversaram com Garibaldi e comunicaram a decisão de recuar na proposta.
O presidente do Senado decidiu convocar uma reunião da Mesa Diretora, nesta terça-feira, na tentativa de forçar os seus integrantes a voltarem atrás na decisão depois de ser alertado de que a Constituição Federal determina que somente o plenário da Casa pode deliberar sobre a criação de cargos, por meio de um projeto de decreto legislativo. Com o recuo anterior à própria reunião, o projeto nem chegou a ser elaborado para votação em plenário."

(Portal Uol)

MORONI TORGAN - ENTRE A LOIRA E A MORENA

O candidato a prefeito de Fortaleza pelo DEM, Moroni Torgan, apareceu no Vox Populi, divulgada pela TV Jangadeiro nesta terça-feira, liderando na pesquisa estimulada (30%), mas em segundo na espontânea (15%), quando perde para a prefeita petista Luizianne Lins (19%). Os números favoráveis a Moroni na estimulada dão a mostra clara de que ele tem eleitorado consolidado e que sua imagem, construída em outras campanhas, continua firme. Mas só isso não basta para que ele possa finalente dar uma de Lula: competir, competir e chegar ao poder. É por esse tipo de situação que Moroni vem tentando mudar o discurso, apregoar ser gestor e falar de outros temas. Com certeza, na propaganda eleitoral gratuita, ele virá mostrando outras faces além daquela do xerifão que combate a bandidagem e cujo discurso ainda agrada a periferia.
Moroni, não foi à toa, optou por um empresário e executivo para vice, no caso Alexandre Pereira, que entende de massas como presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip). Esse tipo de escolha é uma sinalização para a classe média de que pode fazer diferente. Da classe média, segundo pesquisas, viria o principal foco de rejeição do candidato.
Mas Moroni Torgan é uma incógnita. Continua sendo cobrado, por onde anda, sobre temas da área da segurança. É a herança midiática de quem foi secretário da Segurança Pública do Ceará e criou uma imagem de "super-herói", ao ponto de sair fotografado na primeira página de jornal posando até em lancha em busca de criminosos.
Fica meio complicado arriscarmos alguma projeção para Moroni. Ele pode ser o fiel da balança num possível acirramento da campanha entre a loira Luizianne Lins (PT) e a morena Patrícia Saboya (PDT). Pode também ser o fator protesto de um eleitorado que teme deixar nas mãos do tassismo ou dos Ferreira Gomes todo o poder no Estado, assim como pode ser também protesto contra uma gestão que muito prometeu, mas nada deixou de concreto e que se arvora de ter cudiado bem das pessoas de uma periferia onde o xerife conhece ruelas com a palma da mão.
Com certeza, caro eleitor, podemos dizer que a equipe de campanha de Moroni não deverá cometer erros do passado. Nem o candidato, experimentado de outras campanhas, virá posando de bala perdida. Nada como aguardarmos para conferir até onde vai o postulante com sua munição.

PATRÍCIA SABOYA COMEMORA PESQUISA

A pesquisa Vox Populi, divulgada nesta terça-feira pela TV Jangadeiro, e que colocou Patrícia Saboya (PDT) em terceiro lugar na preferência espontânea ou estimulada do eleitorado de Fortaleza, foi recebida com festa pela assessoria de campanha da candidata. Avaliou-se que Patrícia tem amplas condições de crescer e que a sua rejeição (4%) dá margem para boas perspectivas de conquista de novos nichos de eleitores.
Em outra campanhja, a de 2000, Patrícia Saboya também se saia muito bem nas pesquisas. Liderou certo tempo para, ao final, ficar na quarta posição. Ela vem dizendo agora que aquele cenário era resultado de um péssimo momento de sua vida pessoal. Estava se separando do hoje deputado federal Ciro Gomes (PSB) e que foi alvo fácil de chacota por parte dos adversários. Patrícia agora garante estar "madura", "independente" e "segura" do seu objetivo de governar Fortaleza. Fala de propostas, crítica a gestão Luizianne e garante que vai surpreender.
Enfim, Patrícia é só alegria.
Resta saber se esse seu bom desempenho vai melhorar quando da propaganda eleitoral gratuita ou desandar quaado da chegada de certos apoiadores.
Em 200o, Patrícia despnecou na preferência do eleitorado por vários fatores e, coincidentemente, quando o seu então cabo eleitoral, o hoje senador Tasso Jereissati, subiu no palanque para pedir votos. Agora, é saber se esse efeito do passado continua guardado no imaginário do eleitorado a ponto de causar prejuízos para candidata ou se já foi superado.
Vamos aguardar e conferir até que ponto a "Síndrome Tasso" influenciará no desempenho da pedetista.

DETALHE - A candidata Patríca Saboya deverá falar sobre essa pesquisa no fim da tarde desta terça-feira, de acordo com assessores.

ASSESSORIA DE CAMPANHA DE LUIZIANNE DIZ QUE NÃO COMENTARÁ PESQUISA

A alta rejeição anotada pela prefeita Luizianne Lins (PT) na pesquisa Vox Populi é algo a ser bem avaliado. Afinal, ela está com mais de três anos e meio de gestão, exposta diariamente na mídia, mas, lamentavelmente, de forma não muito satisfatória. Há divulgação do que a sua gestão diz ter feito de bom, mas, infelizmente, chegando só neste ano eleitoral. A administração da prefeita não pode deixar de reconhecer pecados ou ruídos na comunicação. Quer dizer: não soube chegar na ponta do eleitor para informar o que fez de novo, já que em campanha apregoou transformação. Ou, então, ficou só nas promessas. Bem, terá a candidata que se desdobrar para mostrar seu lado positivo na propaganda eleitoral gratuita e explicar, principalmente, por que, em três anos e meio, não apresentou algo de impactante em matéria de inovação de gestão para a cidade. Mesmo assim, Luizianne mostrou na pesquisa que tem votos consolidados e é por isso que a sua pregação na propaganda gratuita será fundamental. Pesquisa, dizem muitos, é o retrato de um momento. Pelo que avaliamos, o momento da prefeita não estaria nada bom pra quem, através de assessores e parlamentares como Eudes Xavier, diz que a vitória virá logo no primeiro turno. Agora, é bom lembrar que se pesquisa ganhasse pleito, Luizianne não teria conquistado a prefeitura em 2002. Ela pontuava pouco na época.

A PROPÓSITO - A assessoria de imprensa da candidata Luizianne Lins informou para este Blog que não comentará o resultado da pesquisa.

TV JANGADEIRO/VOX POPULI: MORONI É O 1º NA ESTIMULADA; LUIZIANNE É 1º NA ESPONTÂNEA

Saiu, nesta terça-feira, o resultado da primeira pesquisa eleitoral com os candidatos a prefeito de Fortaleza. A TV Jangadeiro e o Instituto Vox Populi divulgaram os seguintes números:

Espontânea

LUIZIANNE LINS (PT) - 19%
MORONIT - 15%
PATRÍCIA SABOYA (PDT) -10%
RENATO ROSENO - 1%

* ADAHIL BARRETO (PR), AGUIAR JÚNIOR (PTC) e NETO NUNES (PSC) - Os três com 2%.
BRANCOS E NULOS - 12%
INDECISOS - 42%

Estimulada

MORONI - 30%
LUIZIANNE - 26%
PATRÍCIA - 21%
ROSENO (PSOL), AGUAR JÚNOR (PTC) e NETO NUNES (PSC) - todos com 2%
ADAHIL - 1%
BRANCOS/NULOS - 9%
INDECISOS - 9%

Rejeição

LUIZIANNE - 33%
MORONI - 24%
NETO NUNES - 5%
PATRÍCIA - 4%
ROSENO - 2%
EM QUALQUER VOTA - 9%
NÃO VOTA EM NENHUM - 4%
INDECISO - 16%

* Foram entrevistados 700 eleitores nos dias 11 e 12 deste mês. A magem de erro é de 3,7 pontos percentuais.

CLIMA DE APARTHEID NA POLÍCIA DO CEARÁ


Eis um manifesto que está circulando entre policiais militares do Ceará. O conteúdo é um só: cobra tratamento digno por parte do governo estadual e denuncia a criação de feudes dentro da Corporação, a partir do tratamento diferenciado para o pessoal do Ronda do Quarteirão. O manifesto não é assinado, até por questões óbvias, mas que é de tirar o sono do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto oneiro, é. Confira:

CONCLAMAÇÃO: UMA CONCLAMAÇÃO AOS POLICIAIS MILITARES DO CEARÁ

“Nós da Polícia Militar carregamos 90% da segurança pública do Estado do Ceará. Estamos presentes em cada um dos 184 municípios deste Estado, afora os distritos e povoados mais longínquos do sertão, do litoral e das serras cearenses. Com dificuldades das mais variadas, passando privações logísticas, com salário ínfimo, escalas diuturnas, carentes de direitos trabalhistas básicos. Somos um povo fundado na hierarquia e na disciplina. Não nos perguntem do que somos capazes, apenas dê-nos a missão. Temos orgulho de sermos Policiais Militares. Somos probos, aumentamos nossa renda à custa de muito trabalho extra, longe de nossas famílias, mas em prol delas. Não sabemos nos corromper, institucionalmente não toleramos criminosos fardados. A lógica de sucessivos governos tem sido a de aproveitar essa corporação disciplinada e obediente às determinações de seus chefes, em todos os níveis de comando, para nos remeter ao ridículo, à afronta estatal, ao disparate. Totalmente ao encontro da política nacional de integração das Polícias, militar e civil, essa adotada pelo Governo Federal desde 1998, por meio do Plano Nacional de Segurança Pública, onde se priorizam os caminhos para integrar as duas corporações e dessa forma chegar à vontade do legislador constituinte de 1988, ou seja, à criação da Polícia de ciclo completo, isto é, a unificação das polícias.

Na contramão de tudo isso, o Governo Cid Gomes concede o Subsídio da Polícia Civil do Estado do Ceará, o que significa um aumento real de 40%. Isso retroativo a janeiro de 2008. Para a gloriosa Polícia Militar, o Governador concedeu um aumento de 10% para cabos e soldados; 8% para capitães, tenentes, subtenentes e sargentos e apenas 7% para majores, tenentes-coronéis e coronéis. Uma afronta a uma corporação que é o carro-chefe e cartão de visita do Governo, ou seja, o Ronda do Quarteirão. Faz de forma sórdida com que briguemos entre nós, pois concede há vários anos reajustes diferenciados dentro da corporação e dessa maneira achatando os salários dos oficiais e graduados. Dentro da lógica de que Oficial é Oficial e cumpre qualquer missão, mesmo diante das maiores dificuldades, pois é disciplinado e disciplinador, e sua profissão é um sacerdócio, é vocação. Nota-se claramente que o Governo usa, de forma cruel e desumana, qualidades e virtudes de nossa tropa contra nós mesmos. É o fogo amigo.

A Policia Civil que faz e ameaça fazer greve, que tem uma jornada de trabalho de 24h x 72h de folga, que tem vale refeição (reajustado em 4,73%), que recebe vale-transporte, que recebe R$ 200,00 de gratificação para trabalhar no interior. É premiada com o subsídio retroativo a janeiro de 2008, e ainda teve aumento de 6,15%, quase igual aos oficiais superiores que tiveram 7%. Isso é ou não uma afronta, um desrespeito, uma falta de reconhecimento para com a Polícia Militar do Ceará? Digamos, a bem da verdade, que somos atualmente a Polícia mais mal paga do Brasil. Pior: estamos divididos em feudos, onde os soldados do Ronda do Quarteirão ganham igual a um 1º tenente para fazer oliciamento ostensivo. E o tenente exerce função administrativa, ou seja, cuida das viaturas, armamentos, equipamentos, instalações físicas das unidades e ainda é responsável pela Policia Judiciária Militar, fazendo inquéritos, sindicâncias e outras apurações judiciais e administrativas. Sim, pois o soldado chega ao quartel e recebe prontinho seu armamento, sua viatura, colete, fardamento. Tudo o que acontece com o homem ou com seu material de trabalho é de responsabilidade do tenente dar uma resposta, apurar, resolver. Além disso, o tenente concorre na mesma escala de policiamento ostensivo do soldado.

Será que os tenentes devem fazer outro concurso para soldado do Ronda, pois apenas concorrerão a uma escala de 8 horas diárias, e sua única preocupação vai ser executar o serviço operacional? Pois o resto será responsabilidade dos oficiais. E ainda terão mais tempo para namorar, estudar, viajar, e poderão também reclamar se sua viatura der pane, sua arma estiver suja, suas férias atrasarem, e outros benefícios de ser Soldado do Ronda. E melhor: ainda ostentarão divisas nos ombros, tal qual os oficiais. Parece que estamos de cabeça para baixo, invertemos a lógica das coisas. Desculpem-me os colegas do Ronda, mas esta é a verdade. Temos de dar uma resposta à sociedade, mostrar a realidade, temos de amadurecer nossa instituição politicamente. Precisamos dar visibilidade a essa questão e o melhor local é a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

Todos lá reunidos em busca de uma solução para este grave problema. Quero que as associações marquem uma convocação da família policial militar na Assembléia Legislativa, urgentemente, antes do recesso parlamentar, que começará no próximo dia 17 deste mês de julho. Espero a resposta e a divulgação do grande dia de luta pela valorização do policial militar do Ceará, da ativa e da reserva, unidos em prol de uma Polícia Militar profissional. Todos desarmados e à paisana, com faixas, cartazes, camisas. A Polícia Militar está sangrando. Vamos estancar essa hemorragia. Chega de estudos de aumentos. Queremos ação concreta. Quando virá nosso subsídio? Só depende de nossa mobilização. Vamos mostrar a nossa cara!”