terça-feira, 15 de julho de 2008

MORONI TORGAN - ENTRE A LOIRA E A MORENA

O candidato a prefeito de Fortaleza pelo DEM, Moroni Torgan, apareceu no Vox Populi, divulgada pela TV Jangadeiro nesta terça-feira, liderando na pesquisa estimulada (30%), mas em segundo na espontânea (15%), quando perde para a prefeita petista Luizianne Lins (19%). Os números favoráveis a Moroni na estimulada dão a mostra clara de que ele tem eleitorado consolidado e que sua imagem, construída em outras campanhas, continua firme. Mas só isso não basta para que ele possa finalente dar uma de Lula: competir, competir e chegar ao poder. É por esse tipo de situação que Moroni vem tentando mudar o discurso, apregoar ser gestor e falar de outros temas. Com certeza, na propaganda eleitoral gratuita, ele virá mostrando outras faces além daquela do xerifão que combate a bandidagem e cujo discurso ainda agrada a periferia.
Moroni, não foi à toa, optou por um empresário e executivo para vice, no caso Alexandre Pereira, que entende de massas como presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip). Esse tipo de escolha é uma sinalização para a classe média de que pode fazer diferente. Da classe média, segundo pesquisas, viria o principal foco de rejeição do candidato.
Mas Moroni Torgan é uma incógnita. Continua sendo cobrado, por onde anda, sobre temas da área da segurança. É a herança midiática de quem foi secretário da Segurança Pública do Ceará e criou uma imagem de "super-herói", ao ponto de sair fotografado na primeira página de jornal posando até em lancha em busca de criminosos.
Fica meio complicado arriscarmos alguma projeção para Moroni. Ele pode ser o fiel da balança num possível acirramento da campanha entre a loira Luizianne Lins (PT) e a morena Patrícia Saboya (PDT). Pode também ser o fator protesto de um eleitorado que teme deixar nas mãos do tassismo ou dos Ferreira Gomes todo o poder no Estado, assim como pode ser também protesto contra uma gestão que muito prometeu, mas nada deixou de concreto e que se arvora de ter cudiado bem das pessoas de uma periferia onde o xerife conhece ruelas com a palma da mão.
Com certeza, caro eleitor, podemos dizer que a equipe de campanha de Moroni não deverá cometer erros do passado. Nem o candidato, experimentado de outras campanhas, virá posando de bala perdida. Nada como aguardarmos para conferir até onde vai o postulante com sua munição.

Um comentário:

Anônimo disse...

A TV Jangadeiro preferiu abrir a divulgação da pesquisa com os dados da intenção de voto espontânea. No entanto, é bom lembrar, na eleição, o voto é estimulado. O que vale é o voto estimulado. Claro que a idéia alí era jogar um balde de água fria na posição de Moroni Torgan, que lidera a pesquisa estimulada, esta sim, relevante. Vai saber os motivos que levaram a TV a priorizar a pesquisa espontânea.