sábado, 2 de agosto de 2008

LULA VOLTAR A AFIRMAR QUE ELEGERÁ SEU SUCESSOR

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um discurso inflamado na posse na nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, disse que elegerá seu sucessor à Presidência. "Eu vou fazer a minha sucessão neste País. E vamos eleger uma pessoa da nossa confiança, para dar seqüência a tudo o que fizemos, para gerar mais empregos que eu e para tratar o trabalhador até melhor do que eu", afirmou Lula, que foi muito aplaudido pelas centenas de sindicalistas que participavam do evento. Em seu discurso, o presidente afirmou que "achamos petróleo que não acaba mais" e garantiu que uma parte dos recursos obtidos com o produto vai para a educação e a outra parte vai ser destinada "a ajudar os pobres deste País".

Lula disse que sua participação na posse da nova diretoria não era seu primeiro ato político de apoio a candidatos petistas a prefeito, porém o candidato à prefeitura de São Bernardo, ex-ministro Luiz Marinho, dividiu o palco com Lula e outros sindicalistas. Marinho, assim como Lula, foi presidente do mesmo sindicato."

(Agência Estado)

GASTÃO FAZ PANFLETAGEM NA MONSENHOR TABOSA E OUVE APELOS POR SEGURANÇA


O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PPS, Luiz Gastão, fez panfletagem neste sábado pelo calçadão da Avenida Monsenhor Tabosa (Praia de Iracema), o point de compras dos turistas. Ali, conversou com alguns eleitores, prometeu investir firme no setor turístico e disse que o apoio ao comércio e a melhoria daquela área constam entre suas prioridades. Os comerciantes reivindicaram de Gastão mais segurança para o local. Ele prometeu investir firme na Guarda Municipal e fazer com que esse contingente possa ser um complemento a mais de segurança na cidade.

(Foto: J.R. Panela)

E LULA VAI PRA CHINA

"Lula e dois ministros embarcam no Aerolula na terça-feira para Pequim. É uma rara viagem em que poucos do governo gostariam de entrar. A comitiva presidencial que vai acompanhar a abertura dos Jogos Olímpicos ficará na China apenas 63 horas, pouco mais de dois dias. O problema é que só no deslocamento serão 30 horas de ida e outras 30 na volta, incluindo as escalas em Las Palmas e Helsinque. Para completar, ainda tem o transtorno do fuso-horário com 11 horas a mais."

(Lauro Jardim - Veja Online)

ADAHIL E MATOSO VÃO À PERIFERIA, FAZEM PROMESSAS E VÊEM BURAQUEIRA


O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PR, Adahil Barreto, tendo ao lado o seu vice, Roberto Matoso, fez caminhadas, neste sábado, pela periferia da Capital. No bairro Quintino Cunha, eles conversaram com eleitores sobre a criação dos Centros de Especialização Médica (CEM). A proposta é oferecer medicamentos para pacientes que fazem uso de medicamento controlado como diabetes, hipertensão e doenças coronárias. Viram também o quadro "de abandono" de várias ruas. "Cadê a Fortaleza Bela?" - indagopu Adahil para alguns.

Adahil se disse otimista na campanha porque percebeu que, ao contrário do que apregoa a equipe de Luizianne, ela abandonou a periferia e vem agora investindo em obras apressadamente para dizer que está fazendo. Adahil e Matoso ainda estiveram na feira das Goiabeiras ouvindo mais queixas sobre a falta de emprego.

(Foto - Divulgação)

A PREFEITA E O PRIMEIRO ATO ABERTO DE CAMPANHA


Luizianne tendo ao lado a ministra Nilcea Freire.

E a prefeita Luizianne Lins (PT) esteve, pela primeira vez em campanha aberta fazendo o corpo a corpo com o eleitor. Foi neste sábado, durante a Caminhada das Mulheres, que teve a participação da secretária especial de Políticas Públicas para Mulheres, Nilcea Freire. Antes, eram apenas atos restritos a vbandeiraços e concentrações no comitê ou no espaço Circuladô. Luizianne percorreu as ruas do Centro, saindo de seu comitê na Avenida da Universidade, indo até a Praça do Ferreira.
Sobre o resultado da pesquisa O POVO/Datafolha que avaliou sua gestão - obteve 5,0 de nota, ela agradeceu. Disse ainda que Fortaleza começava a pagar "uma dívida com as mulheres". Falou de uma série de projetos, numa espécie de balanço do que vem realizando e o que ainda tem por realizar.

(Foto - Rubens Venâncio)

GESTÃO LUIZIANNE É APENAS REGULAR, SEGUNDO PESQUISA OPOVO/DATAFOLHA


Foto - Arquivo

A pesquisa O POVO/Datafolho, divulgada no O POVO deste sábado, traz uma avaliação da gestão da prefeita Luizianne Lins (PT). Eis os dados:

Ótimo ou bom - 36%
Regular - 40%
Ruim ou péssimo - 23%
Não sabe - 2%

DETALHE - Na pesquisa Datafolha veiculada em novembro de 2007, Luizianne aniotavaos seguintes dados: Ruim ou péssimo - 36%; Ótimo ou bom - 33%; Regular- 29%; Não sabe - 1% Naquela ocasião, ela ficou com 5,2 de nota. Agora, ficou com 5,9. Para quem está concluindo mandato, eis uma nota que não deve ser motivo para comemorações. Luizianne precisa aproveitar a propaganda gratuita e mostrar o que fez de concreto para a população.

QUEM INFLUENCIARIA NO SEU VOTO EM FORTALEZA: LULA, CIRO OU TASSO?

A pesquisa O POVO/Datafolha, divulgada na última quinta-feira, indagou do eleitorado qual o efeito do apoio de quatro grandes líderes políticos do Estado e do País na hora de decidir o voto. Eis os resultados:

Ciro Gomes- 38% dos eleitores dizem que o apoio do ex-governador poderia levá-las a votar em um candidato;15% dizem que o apoio de Ciro faria com que não votassem em um candidato; 5% dos fortalezenses dizem que o apoio do ex-governador é indiferente; 2% não souberam responder.

Lula - 36% dos eleitores dizem que o apoio do presidente da República poderia levá-las a votar em um candidato; 12% dizem que o apoio de Lula faria com que não votassem em um candidato; 50% dos pesquisados dizem que o apoio de Lula é indiferente na hora de definir o voto; 2% não souberam responder.

Cid Gomes - 31% dos eleitores dizem que o apoio do governador poderia levá-las a votar em um candidato; 15% dizem que o apoio do governador faria com que não votassem em um candidato; 51% dos fortalezenses dizem que o apoio do governador é indiferente; 2% não souberam responder.

Tasso Jereissati - 23% dos eleitores dizem que o apoio do senador poderia levá-las a votar em um candidato; 28% dizem que o apoio do senador faria com que não votassem em um candidato; 47% dos fortalezenses dizem que o apoio do senador é indiferente; 2% não soubera m responder.

* Do O POVO, leia mais aqui.

CONCLUSÃO - Tasso Jereissati apoiando um nome tira votos e garante votos, se levantarmos em conna a margem de erro. Ou seja, lembra o título de um filme: "Perdas e danos". le apoia Patrícia, que é da base de Lula, que tem boa influência, mas que é do PT da prefeita, que precisa mostrar na campanha suas obras, pois está com rejeição de 33%. Já o Moroni não tem simpatia de Ciro nem de Lula. Pode ter um aval de Tasso num segundo turno e nada mais.


P. S. Caros leitores: ESTAMOS DE VOLTA APÓS HORAS DE PANE NO SISTEMA BLOGSPOT.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

CRISE - IPM DESCREDENCIA 11 CLÍNICAS E DISPENSA SERVIÇOS DE 78 PROFISSIONAIS


Mário Mamede lamenta a situação, mas diz evitar o pior.

O Instituto de Previdência do Município (IPM) entrou numa fase de readequação financeira. Com o objetivo de não prejudicar os serviços prestados aos segurados e evitar problemas futuros com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o presidente do órgão, Mário Mamede, cortou o credenciamento de 11 clínicas e dispensou mais 78 pessoas físicas que prestavam serviços àquele Instituto. Mário reconhece que esse tipo de medida não agrada, é impopulaer, mas afirmou que, por questão de responsabilidade, não poderia deixar de adotar medidas de contenção.
"Tudo o que estamos fazendo é para readequar financeiramente o órgão e evitar prejuízos futuros nos serviços prestados", reforçou Mamede. Ele não adiantou sobre despesas do IPM, mas informou que o quadro é formado por 269 servidores e terceirizados de duas empresas que realizam demais serviços como informática, por exemplo.
O pessoal que ficou sem credenciamento alega que nada recebeu ainda. Durangte toda esta sexta-feira, Mário Mamede promoveu reunões de diretoria para avaliar a situação.

FLASH DO ELIOMAR - XÔ, CANDIDATO VELHACO"

ONG PRÓ-CRECHES REÚNE PREFEITURÁVEIS E REPRESENTANTE DA PREFEITA É VAIADA

Cerca de 500 pessoas participaram, nesta tarde de sexta-feira, no Teatro São José (Centro), de um encontro sobre creches promovido pelo Centro de Articulações e Apoio às Creches (CAAC /ONG) com candidatos à Prefeitura de Fortaleza. A idéia era ouvir compromissos e, principalmente, o apoio de cada um para a valorização e expansão das creches. Dos 11 postulantes, compareceram Moroni Torgan (DEM), Patrícia Saboya (PDT), Luiz Gastão (PPS) e Renato Roseno (PSol). Os demais mandaram representantes e a prefeita Luizianne Lins designou uma assessora da Secretaria Municipal de Educação, que foi vaiada ao se recusar assinar uma carta de compromisso para a não extinção de 87 Centros de Educação Infantil que serão municipalizados no fim do ano. A assessora alegou que o documento era para a candidata Luizianne Lins e que não teria autonomia para assiná-lo, apesar de representá-la.
Os demais representantes assinaram o documento. Cerca de seis mil crianças, com idades entre 0 a 5 anos, são atendidas pelas creches. Houve denúncia de que a Prefeitura tem fechado algumas creches que foram municipalizadas e demitiu funcionários de outras creches igualmente municipalizadas, que já tinham quase 20 anos de serviço.

ATUALIZAÇÃO (18h35min) - A ssessoria de campanha do candidato Adahil Barreto, do PR, nos manda nota repudiando a organização desse encontro. Diz não ter recebido convite, lamentando esse tipo de comportamento nada democrático.

ACUSADO DE ESTUPRAR E MATAR CRIANÇA NO CARIRI ESTÁ EM LIBERDADE

Ganhou liberdade provisória Genival dos Santos Silva, conhecido por "Alemão", e que fora acusado de ter estuprado e assassinado Luana Amorim de Jesus, de três anos, num matagal próxima a um parque de diversões onde ele trabalhava, gaqnhou liberdade provisória. Genival, no dia do fato - 21 de abril último - no município de Jardim (Região do Cariri), dizia que era inocente e que o autor do crime fora um adolescente de 17 anos que estava com ele.

Um exame de DNA apontou que Genival não era o culpado e ele teve prisão relaxada. Genival estava preso na Penitenciária Regional do Cariri desde 23 de abril e chegou a ser ameaçado de linchamento pela população. A Polícia, no entanto, vai prosseguir as investigações para dirimir todas as dúvidas. O adolescente está apreendido.

(Com informações da TV Verdes Mares)

MEC DIVULGA ÚLTIMA LISTA DE APROVADOS NO PROUni

"O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (1º) a terceira e última chamada dos selecionados no ProUni. Os convocados têm até o dia 8 para comprovar os dados sócio-econômicos na instituição de ensino em que está matriculado e garantir a bolsa de estudos.
É preciso apresentar os documentos pessoais na instituição. Segundo o MEC, a faculdade pode exigir, ainda, que o estudante passe por processo de vestibular.
O projeto do governo federal oferece bolsas de estudos em cursos que se iniciam no segundo semestre de 2008. Para este semestre, foram oferecidas 118.871 bolsas, mas apenas 72.248 candidatos foram pré-selecionados - uma sobra de 46.623 bolsas oferecidas."

(Portal Uol)

CAMINHADA DAS MULHERES É PRIMEIRO ATO ABERTO DA CAMPANHA DE LUIZIANNE LINS


Ministra de Lula vem participar da campanha.

E a prefeita Luizianne Lins (PT) vai mergulhar, neste sábado, no primeiro ato aberto de sua campanha. Tendo ao lado a secretária especial de Políticas para Mulheres, ministra Nilcéa Freire, ela participará da caminhada das mulheres em favor de sua reeleição. A caminhada terá concentração a partir das 9 horas, no Comitê Cultural Circuladô (Avenida da Universidade, 2025, Benfica), e seguirá em direção à Praça do Ferreira.
Segundo a assessoria da campanha de Luizianne, ela tem uma atuação em defesa dos direitos das mulheres desde a época do movimento estudantil, passando por sua atuação parlamentar e à frente da Prefeitura de Fortaleza. Há expectativa é de que muitas caravanas de mulheres dos movimentos sociais participarão da caminhada. O evento foi organizado com o engajamento de cerca de 300 mulheres.

SARNEY PEDE SANÇÃO DO PROJETO QUE BLINDA ADVOGADOS

"O senador José Sarney (PMDB-AP) subiu à tribuna do plenário do Senado, hoje (1º), para pedir ao presidente Lula a sanção irrestrita do projeto que torna invioláveis os escritórios de advocacia. Na primeira sessão não deliberativa da Casa depois do recesso, Sarney alegou que o direito de defesa é uma das principais conquistas da democracia, e que, portanto, Lula não deveria vetar a proposição, como vem sinalizando.
“O direito de defesa, Sr. Presidente, é sem dúvida alguma uma das instituições maiores que nós construímos na história da humanidade”, discursou Sarney, alertando que, caso Lula vete o projeto, “seria um retrocesso no Direito brasileiro”. O projeto proíbe a emissão de mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia. Caso haja indícios de crime por parte de um advogado, no entanto, a Justiça designará um membro da Ordem dos Advogados do Brasil para acompanhar o cumprimento de um eventual mandado.
“Fica um apelo para que o Senhor Presidente da República não venha a vetar esse projeto e encontre uma fórmula na qual viabilize a presença do advogado na vida e no sistema do nosso Direito sem que haja ameaça à sua liberdade de exercer a profissão”, completou Sarney, citando o patrono do Senado, Rui Barbosa."

(Congresso em Foco)

DECLARAÇÃO DO ITR COMEÇA DIA 11 DESTE MÊS


Começa no próximo dia 11 a entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). O prazo vai se estender até o fim de setembro e, conforme o assessor da Superintendência da Receita Federal - 3ª Região Fiscal, Osvaldo Carvalho, a previsão é de que cerca de 120 mil contribuintes façam essa declaração.
No dia 11, a Receíta já estará disponibilizando em sua página na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br/) os formulários.
E por falar em Imposto de Renda já no dia 15 deste mês mais um lote de restituição estará sendo liberado pelo "Leão", lembra Osvaldo Carvalho.

GOVERNO CID GOMES É APROVADO POR 53% DOS FORTALEZENSES


A administração do governador Cid Gomes (PSB) registra um índice de 53% de aprovação por parte do eleitorado de Fortaleza, segundo pesquisa Vox Populi/TV Jangadeiro. Foram entrevistados 700 eleitores que responderam a seguinte questão: “De uma maneira geral, como você avalia o desempenho do governador Cid Gomes, o modo como ele se comporta à frente do Governo do Ceará está sendo: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?”
Pelo visto, Cid Gomes superou bem o caso do jatinho fretado para a Europa, no qual levou a sua sogra de carona.
Resta saber também qual será sua influência como cabo eleitoral da prefeita Luizianne Lins (PT).
* Saiba mais aqui.

STJ INICIA SEMESTRE JULGANDO CASOS PIMENTA NEVES E SIMONE LOUISE

"O Superior Tribunal de Justiça (STJ) retoma nesta sexta-feira (1º) os julgamentos nos órgãos colegiados. A sessão da Corte Especial, a partir das 14h, marca o início do semestre forense. E os próximos meses prometem ser de muito trabalho para os ministros do Tribunal. Temas de grande repercussão na sociedade brasileira estarão em pauta já nas primeiras semanas. Logo no dia 5 de agosto, deve ser julgado o processo do jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves. E, no dia 7, o processo de Suzane Louise von Richthofen."


* Do site do STJ, saiba mais aqui.

ALUNO CEARENSE PARTICIPARÁ DE EVENTO DE INFORMÁTICA NA BÉLGICA


Daniel Macedo, ao lado da secretária-adjunta da Secite, Tereza Mota.

Durante encontro realizado nesta semana, no Instituto Titan, o Ceara Java Users Group (CEJUG) fez a entrega do Prêmio Universitário Java para talentos da área da tecnologia da informação. O vencedor foi Daniel Macedo, aluno da Universidade de Fortaleza. Ele recebeu ingresso com tudo pago para a Bélgica, onde vai conferir um dos maiores eventos de Java do mundo, o Javox.
Na ocasião, a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará, Tereza Mota, ao lado de especialistas e dirigentes da área de informática local, fez a entrega da premiação.

PARLAMENTARES CANDIDATOS A PREFEITO ACUMULARAM RIQUEZA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

"Os 85 parlamentares candidatos às prefeituras nas eleições de outubro enriqueceram mais de R$ 18 milhões em apenas dois anos. A comparação dos bens declarados à Justiça Eleitoral em 2006 e em 2008 mostra que esses parlamentares receberam incremento médio de 20% em seu patrimônio. Mesmo descontada a inflação de 9,74% entre junho de 2006 e junho de 2008, medida pelo IPCA, os parlamentares garantiram um acréscimo de mais de R$ 9 milhões. Propriedades rurais, imóveis e ações em empresas encabeçam a lista dos bens que mais engordaram o saldo dos aspirantes à prefeitura.
Os dados levantados, com exclusividade pelo Congresso em Foco, são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de alguns cartórios eleitorais. Estão na lista 83 deputados e dois senadores (Patrícia Saboya, candidata à prefeitura de Fortaleza, e Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro), de todos os estados, exceto Roraima, Mato Grosso do Sul e Sergipe.
Entre os 85 parlamentares candidatos, 56 enriqueceram nesses dois anos de Congresso (ver a lista completa). O caso mais expressivo é do deputado Djalma Berger (PSB/SC), candidato à prefeitura de São José, que acrescentou R$ 4 milhões ao valor declarado à Justiça Eleitoral. "

(Congresso em Foco)

GOVERNO FEDERAL LIBERA DINHEIRO PARA A IMPLANTAÇÃO DO CVT DO PORTO DO MUCURIPE

O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) anunciou, nesta sexta-feira, que o projeto de implantação de um Cenbtro Vocacional Tecnológico (CVT) para atender o setor portuário cearense já está saindo do papel. Nesta semana, ele conseguiu liberar do governo federal cerca de R$ 1 milhão, dinheiro relativo a uma emenda de sua autoria. O CVT será implantado nas dependências da Companhia Docas do Ceará e formará mão-de-obra para os portos do Mucuripe e do Pecém em vários setores. Ele não adiantou número de vagas nem quais as áreas de formação.
"A expectativa é começar a implantação a partir deste mês", disse Ariosto.
A conclusão do projeto deve ocorrer até o fim de dezembro próxmo.

INSS PAGA BENEFÍCIOS DE APOSENTADOS QUE GANHAM ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO

"O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar hoje (1º) os benefícios acima de um salário mínimo. Os aposentados e pensionistas dentro dessa faixa de renda e que têm cartões com finais 1 e 6, sem considerar o dígito, recebem o benefício hoje.
O pagamento também será feito hoje para aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem até um salário mínimo, com cartões com final 6.
Os segurados que tiverem dúvidas sobre o calendário podem ligar para a central telefônica 135."

(Agência Brasil)

LULA COGITA CHAPA DILMA-CIRO GOMES EM 2010


Ciro está em Fortaleza neste fim de semana.

"Depois de ter recomendado a aliados, num jantar em Salvador, que "tratassem bem" sua candidata, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu mais um passo em direção a 2010 e manifestou nas rodas com políticos que a chapa dos seus sonhos seria formada pela ministra e, como vice, o deputado e ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE). Com isso, Lula vai testando suas possibilidades. No Palácio do Planalto já se sabe que essa chapa enfrentaria fortes resistências, a começar pelo PMDB, que cobra a condição de aliado preferencial do governo.
O presidente tem dito que o deputado cearense poderia somar votos para a ministra petista, principalmente no eleitorado nordestino. Hoje, mais de dois anos antes, Ciro está em segundo lugar nas pesquisas e Dilma, em quarto. Mas Lula e assessores reconhecem que, apesar de ser uma chapa com potencial, os dois nomes são considerados de difícil trânsito político.
Lula ainda não conversou sobre o seu desejo com Ciro. Mas já mandou recados ao comando do PSB. Também sondou peemedebistas para tentar quebrar as resistências, o que não será fácil. O partido sonha em indicar o candidato a vice na chapa petista. Entre os nomes já cotados pelo partido, o mais forte é o do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB)."

(O Globo)

MINISTRO JOSÉ PIMENTEL ALMOÇA COM SETOR LOJISTA DE FORTALEZA

"O tempo que José Pimentel, ainda como deputado federal pelo PT, passou debruçado sobre o Orçamento Geral da União (OGU) para 2008, como relator, pode se converter em boas notícias para Fortaleza. É que o hoje ministro da Previdência cumpre na cidade duas agendas importantes, uma com temática previdenciária, outra nem tanto. Em almoço com representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), José Pimentel deve confirmar o empenho de R$ 3 milhões do OGU para o projeto Praças da CDL, idealizado pela entidade. O projeto prevê a ligação das praças José de Alencar à da Estação, com uma esplanada para pedestres. A idéia é que no local sejam instalados lojas e restaurantes. De acordo com a assessoria de imprensa de Pimentel, a proposta para a liberação de verba para o projeto foi apresentada ano passado, justamente quando ele estava na relatoria do orçamento, sendo fundamental na mediação com o Governo Federal. Durante o almoço, devem sair detalhes sobre o processo de liberação da verba, sendo que o dinheiro já estaria empenhado. Esses R$ 3 milhões fazem parte apenas da primeira etapa do Praças da CDL, já que o projeto total está orçado em R$ 6,5 milhões. Ainda com membros da CDL, Pimentel deve apresentar o "microempreendedor individual". Uma novidade, segundo a assessoria de Pimentel, já que ainda não existe na legislação. O "microempreendedor individual" faria faz parte do Simples nacional, dentro das alterações que estão prontas na Câmara dos Deputados e que deverão votadas após o recesso. A alteração deverá beneficiar os pequenos negócios que faturam, com a isenção de impostos, até R$ 36 mil por ano."

(Jornal O POVO)

PRESIDENTE DO PT NACIONAL VISITARÁ O CARIRI


O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoini, vem ao Ceará neste mês. Segundo o deputado federal José Nobre Guimarães, em ritmo de campanha, ele participar, dia 30, de atividades em favor do candidato do PT à prefeitura de Juazeiro do Norte, Manuel Santana. Todo o estafe do parlamentar trabalha pela vitória de Santana, pois definiu como fundamental e estratégica para as eleições de 2010 a conquista dessa prefeitura. Berzoini deve dar uma forcinha também ao candidato do PT em Barbalha, José Leite, nome abençoado pelo secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Camilo Santana. Guimarães não falou, no entanto, se o dirigente petista fará escala na campanha pró-reeleição de Luizianne Lins.

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

BNB INSCREVE PARA PROJETOS CULTURAIS 2009

"O Banco do Nordeste do Brasil está recebendo inscrições para o Programa BNB de Cultura - Edição 2009, de hoje (sexta-feira, 1º) até o próximo dia 22.O Programa BNB de Cultura é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, com dotação orçamentária de R$ 3 milhões, para apoio à produção e difusão da cultura do Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo (área de atuação do BNB), mediante seleção pública de projetos. O edital contendo o regulamento do Programa e os respectivos formulários eletrônicos para inscrição de projetos, bem como as instruções para preenchimento e o modelo de relatório para prestação de contas, estão disponíveis no portal do BNB (www.bnb.gov.br <http://www.bnb.gov.br/> ). O BNB destinará, no próximo ano, o montante de R$ 3 milhões para projetos a serem selecionados nas seguintes áreas: música (com dotação de R$ 700 mil), literatura (R$ 400 mil), artes cênicas (R$ 600 mil), artes visuais (R$ 400 mil), audiovisual (R$ 400 mil) e artes integradas ou não-específicas (R$ 500 mil)."

(Assessoria de Imprensa do BNB)

quinta-feira, 31 de julho de 2008

GOVERNO BRASILEIRO NEGA LIGAÇÕES COM AS FARC

"O assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia negou nesta quinta-feira que o governo brasileiro tenha cooperado com a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como afirmou uma reportagem publicada na revista colombiana Cambio. "Não há nenhuma cooperação do governo brasileiro com as Farc, nenhuma. Basta ler os documentos para ter isso claro", afirmou Garcia à BBC Brasil por telefone. A edição da revista colombiana Cambio, publicada nesta quinta-feira, afirma que representantes das Farc mantiveram contato com autoridades do governo e da Justiça brasileiros, e também com deputados do PT. O assessor da Presidência está no Paraguai e disse não ter lido a matéria publicada nesta quinta-feira. "Isso parece provocação, não há nenhuma cooperação. É questão de perguntar ao presidente Uribe e tirar (a versão)". Além de Marco Aurelio Garcia, a reportagem cita o ex-ministro José Dirceu, o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho o chanceler Celso Amorim entre outros. O Itamaraty também negou qualquer vínculo do chanceler Amorim com as Farc."

(BBC Brasil)

LUIZ GASTÃO DIZ QUE REFORÇARÁ CAMPANHA DE OLHO NOS INDECISOS

Da assessoria de imprensa do candidato a prefeito de Fortaleza pelo PPS, Luiz Gastão, recebemos o seguinte comentário a respeito da pesquisa O POVO/Datafolha, divulgada nesta noite de quinta-feira pela TV O POVO:

"Estamos nos apresentado para os eleitores e mostrando nossas propostas para tirar Fortaleza do caos e do marasmo que a cidade vivencia atualmente. Estamos há um ano discutindo internamente um projeto para a cidade de Fortaleza. Desde fevereiro começamos o projeto Transforma Fortaleza, discutindo os problemas da cidade com a população".

Ele promete intensificar para os próximos dias a maratona de caminhadas e o corpo a corpo eleitoral de olho nos 56% de eleitores indecisos, segundo a pesquisa espontânea do Datafolha.

DELÚBIO FAZ CAMPANHA EM GOIÂNIA POR IRIS REZENDE


Saudações mensalísticas!

"Sorridente, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, um dos cérebros do mensalão, participou nesta quinta-feira do primeiro ato de campanha do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), candidato à reeleição. De calça jeans, tênis e camisa preta, ele acompanhou a caminhada e o comício em uma das principais avenidas da cidade, mas procurou ser discreto. Manteve-se sempre a uma certa distância do prefeito, não tendo sido possível fotografar os dois juntos. Depois assistiu aos discursos no meio do povo.
O evento teve início às 17h30 e durou cerca de duas horas. Delúbio estava acompanhado da ex-deputada federal Neyde Aparecida (PT). O ex-petista teve grande participação na definição da chapa do prefeito Iris Rezende nesta eleição.
Em uma aliança inédita, o PT indicou como vice o ex-deputado estadual Paulo Garcia, que é do grupo de Neyde e Delúbio em Goiás. Favorito na disputa, Iris teve de vencer resistências dentro de seu partido para fechar a aliança com oo PT. Os aliados de Delúbio garantem que ele será candidato a deputado federal em 2010. Quer dizer: se até lá não for condenado."

(Do Blog do Noblat, com o jornal O Popular, de Goiás)

O POVO/DATAFOLHA: MORONI E LUIZIANNE ESTÃO EMPATADOS. PATRÍCIA VEM EM SEGUNDO

E saiu, nesta noite de quinta-feira, o resultado da primeira pesquisa O POVO/Datafolha sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Confira os números:

ESTIMULADA

Moroni Torgan (DEM) - 30%
Luizianne Lins (PT)- 30%
Patrícia Saboya (PDT) - 22%
Renato Roseno (PSOL) - 2%
Adahil Barreto (PR) - 1%
Luiz Gastão (PPS) - O
Pastor Neto (PSC) - 1%
Aguiar Júnior (PTC) - 1%
Sílvio Frota (PMN) - 1%
Carlos Vasconcelos (PCB) - 0%
Fernandes Filho (PSDC) - 0%
Brancos/Nulos - 7%
Indecisos - 6%

ESPONTÂNEA

Luizianne - 16%
Moroni - 11%
Patrícia - 8%
Roseno - 0%
Adahil - 0%
Pastor Neto - 0%
Aguiar Júnior - 0%
Fernandes Filho - 0%
Luiz Gastão - 0%
Pastor Neto, Sívlo Frota e Carlos Vasconcelos - Não foram citados.
Brancos/Nulos - 5%
Indecisos - 56%

REJEIÇÃO

Luizianne - 33%
Moroni - 28%
Patrícia - 15%
Pastor Neto -12%
Carlos Vasconcelos - 10%
Luiz Gastão - 9%
Sílvio Frota- 9%
Adahil Barreto - 7%
Fernandes Filho - 7%
Aguiar Júnior - 7%
Roseno - 7%
Não vota nenhum - 5%
Votam em qualquer um - 5%

* A pesquisa foi realizada nesta terça e quarta-feira e entrevistou 817 eleitores. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

* Pesquisa registrada no TRE com número 64.093/2008.

DETALHE - Indeciso de 56% é um vasto campo ainda a ser garimpado pelos candidatos. Luizianne Lins com 33% de rejeição é algo meio complicado, até porque na pesquisa espontânea ela aparece bem cotada. Mas essa pesquisa dá uma certeza: o jogo sucessórico começou, mas as emoções ainda estão por vir. A propaganda gratuita terá peso? E qual peso? Vamos aguardar.

PREFEITA CHEGA AO COMITÊ ACOMPANHADA DO SEU NOVO VICE, TIN GOMES



A prefeita Luizianne Lins (PT) chegou agora há pouco ao seu comitê da Praça Portugal (Bairro Aldeota), que está sendo inaugurado. Com ela, o seu novo vice, o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS). Luizianne foi direto para a sala vip do comitê e não deu entrevista. Ali, se encontra com Cid Gomes.
E Cid, sobre o novo vice, que é seu primo, disse: "O Tin veio para somar". Para ele, um políico que ampliará o potencial de votos da prefeita.
Luizianne ali chegou 30 minutos depois do governador que, depois desse compromisso político, se deslocará para o Barbras Eden, onde sua mãe, dona Maria José, ganha festa pelos seus 80 anos de vida.

DISCURSOS

Bem, mas depois de atrasos, eis que vieram os discursos. No palanque lotado, Luizianne falou conclamando a militãncia para a vitória, sob olhares do governador Cid Gomes, do vice, Tin Gomes, e de várias lideranças como mostra essa foto aí em cima liberada pela assessoria da campanha da prefeita. Cid, discursando, disse que Luizianne pegou uma herança "bem complicada" e, olhando para Luizianne, avisou: "Conte comigo. Eu estou ao seu lado, enquanto governador". Ele ainda conclamou: "Com o apoio do presidente Lula, com o meu apoio, e com sua decisão firme de trabalhar pelos mais pobres, a gente vai conseguir vencer. Vamos à luta, companheiros!"

DETALHE - Houve cinco minutos de show pirotécnico marcando a inauguração do comitê. Muitos que ali estão não pouparam um comentário: "Isso lembra réveillon da Praia de Iracema".

CID CHEGA PRIMEIRO DO QUE A PREFEITA NA FESTA DE INAUGURAÇÃO DE COMITÊ

O governador Cid Gomes (PSB) já está no comitê pró-reeleição da prefeita Luizainne Lins (PT), que está sendo inaugurado, nesta noite de quinta-feira, numa casa que fica no entorno da Praça Portugal (Bairro Aldeota). Chegou sozinho, mas ali já se encontram vários secretários de sua equipe. Entre eles, Ferrúcio Feitosa (Esportes), Adail Fontenele ( Infra-Estrutura), Auto Filho (Cultura) e Joaquim Cartaxo (Cidades). O vice-governador Francisco Pinheiro também chegou ao local. Em rápida entrevista, Cid disse que Luizianne é a "mais preparada".
A prefeita Luizianne Lins, segundo sua assessoria de campanha, chega dentro de instantes. O futuro vice, Tin Gomes, ainda não havia chegado. Há muitos candidatos a vereador, dirigentes de partidos coligados ao PT como Sérgio Novais (PSB), e parlamentares como José Nobre Guimarães e o senador Inácio Arruda (PCdoB).
A ordem é dar um tom de descontração e compensar certo desgaste da chapa da prefeita que, em matéria de definição do vice, demorou semanas sob ritmo de uma novela enfadonha. Tin, bom lembrar, entra no lugar de Raimundo Ângelo, dirigente municipal petista, que estava "tampão".

ANATEL VAI PROPOR O FIM DA COBRANÇA DO PONTO EXTRA DE TV A CABO

"Proposta da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que será colocada em consulta pública no próximo dia 5 prevê o fim da cobrança de mensalidade por ponto extra de TV a cabo. Com isso, as empresas poderão cobrar apenas a instalação uma única vez do ponto extra, e não mais mensalmente por esse serviço. Consta ainda na proposta da agência reguladora que serviços de reparo sejam cobrados apenas quando forem realizados, ficando proibido cobrar uma mensalidade por esses serviços. Segundo Pedro Jaime Ziller, conselheiro da Anatel, também estariam vetados os sistemas de comodato e leasing dos aparelhos decodificadores pelas empresas de TV a cabo. Seria permitido que a empresa apenas vendesse e não mais alugue os receptadores de sinal. Outra determinação prevê, ainda, que os preços pela instalação de pontos extras não poderão ser superiores ao preço de instalação do ponto principal."

(Folha Online)

SÓ AGUIAR JÚNIOR NÃO COMPARECE AO ENCONTRO DO TRE POR UMA CAMPANHA LIMPA


Adahil (D), ao lado de Lúcio Alcântara, num giro pelo Centro.

Com exceção do candidato a prefeito de Fortaleza pelo PTC, Aguiar Júnior, todos os postulantes compareceram ou mandaram representante, nesta quinta-feira, a uma reunião de tema oportuno no Tribunal Regional Eleitoral. O encontro, coordenado pela presidente do órgão, desembargadora Huguette Braquehais, teve que mote apelar em favor de uma campanha limpa em termos éticos e, também, em matéria de limpeza da própria cidade. Ou seja, contra pichações e poluição sonora. O prefeiturável Adahil Barreto (PR), que participou da reunião, disse para o Blog que essa pregação era sua: "Nós sempre dissemos que vamos fazer uma campanha de propostas e sem baixaria", acentuou. Também nesse mesmo discurso, demais candidatos.
A expectativa é de que essas declarações sejam cumpridas na prática. O eleitor agradecerá, com certeza.

DETALHE - Adahil Barreto, antes de participar da reunião no TRE, não perdeu tempo. Fez uma caminhada pela área do Centro tendo ao lado o ex-governador lúcio Alcântara.

GOVERNO ESCLARECE QUE CONSEGUIU SUSPENDER LEILÃO DO CENTRO DO CONVENÇÕES

A Procuradoria Geral do Estado, através de sua assessoria, informa para este Blog que o leilão do prédio do Centro de Convenções anunciado por leiloeiro oficial nesta quinta-feira, diz respeito a um débito trabalhista do início dos anos 90. O processo tramitou e foi concluído na 8ª Vara da Justiça do Trabalho. Ressalva, porém, que o governador Cid Gomes chamou as partes e conseguiu negociar, assinando em seguida acordo. O advogado César Ferreira, representante das partes, endossou o acordo, no que houve a suspensão do leilão.
Pelo acordo, o Estado vai pagar a dívida tabalhista no valor de R$ 6 milhões para 40 pessoas que pertenciam aos quadros da extinta Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece). Essa empresa foi extinta na Era Tasso Jereisati.

Conclusão: O prédio do Centro de Convenções não vai mais ser leiloado. O anúncio do leilão, veiculado no site Graça Medeiros deve ser retirado nas próimas horas.

HUGO CHÁVEZ ANUNCIA NACIONALIZAÇÃO DA FILIAL DO BANCO SANTANDER

"O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quinta-feira (31) que vai nacionalizar o Banco da Venezuela, que pertence ao grupo espanhol Santander. "Disseram-me que não queriam vender, mas agora lhes digo que vamos nacionalizá-lo", afirmou Chávez, segundo o site "Globovisión". O presidente referia-se à ocasião em que o Santander anunciou a negociação com um banqueiro venezuelano, mas desistiu da venda quando o governo demonstrou interesse na compra. Ainda segundo o "Globovisión", Chávez disse que o governo quer recuperar o Banco da Venezuela porque é o 'Banco da Venezuela'. "Queremos recuperá-lo para que ele sirva ao povo", disse. Chávez afirmou que vai chamar os donos do banco para negociar e previu que uma "guerra midiática" deve começar. "Não vai demorar a aparecer na Espanha os que dizem que Chávez atenta contra os interesses espanhóis, para complicar uma relação que já curada", advertiu.
No último dia 25, Chávez se encontrou com o rei da Espanha, Juan Carlos, e afirmou que os dois sempre foram "bons amigos".

(Folha Online)

SITE ANUNCIA LEILÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES DE FORTALEZA


Fachada do Centro de Convenções.

O prédio do Centro de Convenções deverá ser leiloado às 14 horas da próxima terça-feira. Todos os detalhes do imóvel são divulgados pelo leiloeiro Graça Medeiros e o valor do lance é de R$ 12 milhões 420 mil.
O leião teria sido autorizado pela 8ª Vara da Justiça do Trabalho.
O que se sabe é que o governo estadual quer construir próximo ao local um parque de feiras, enquanto um novo Centro de Convenções tem projeto em estudos para a Praia Mansa.

* Saiba mais aqui.

SAI LICENÇA PRÉVIA PARA OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR-222


Guedes Neto (Dnit) e José Gerardo no local do projeto.

O superintendente estadual do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes (Dnit), Guedes Neto, liberou, nesta quinta-feira, a licença prévia da obra de duplicação da BR 222 entre os quilômetros 11 (Caucaia) e 35 (Porto do Pecém). A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e começa a sair do papel depois que o governo federal liberou recursos de um total de R$ 74.776.000,00, através de emenda do deputado federal José Gerardo Arruda (PMDB). A duplicação da BR 222 terá início dentro de 90 dias e será concluída em dois anos.
Segundo Guedes Neto, o projeto dará acesso rodoviário ao Complexo Portuário e Industrial do Pecém. O pavimento das duas pistas, em ambas as direções, foi projetado para suportar o tráfego pesado, próprio de uma área portuária, conforme adiantou. Também prevê prevê a construção de calçadas, travessias de pedestres, pontes, retornos, drenagem, paradas de ônibus e acessos.

(Foto - Assessoria de Imprensa do Dnit)

TARSO E VANUCCHI DEFENDEM PUNIÇÃO PARA TORTURADORES DA DITADURA MILITAR

"O ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vanucchi (Secretaria Especial de Direitos Humanos), defenderam nesta quinta-feira a punição aos torturadores do período militar. Para ambos, as discussões devem ser realizadas sob as óticas jurídica e política. Tarso e Vanucchi classificaram os crimes cometidos na época da ditadura como comuns, uma vez que envolveram torturas, estupros e demais tipos de violência física e psicológica.
"É uma análise que deve ser baseada em uma visão universal: que é do extravasamento do mandato dado pelo Estado e a responsabilização do agente que extravasa esse mandato e comete tortura", disse Tarso, que participou de uma audiência pública promovida pelo Ministério da Justiça e pela Comissão de Anistia para discutir o assunto.
O debate sobre eventuais punições aos torturadores do período militar provocou uma série de polêmicas colocando em lados opostos os militares e os defensores da proposta. Para evitar o agravamento do mal-estar, o governo federal defendeu, por meio da Comissão de Anistia, a realização de audiências públicas com especialistas para tratar do assunto."

(Folha Online)

EVITANDO FALAR, PATRÍCIA SABOYA CHEGA PARA RETOMAR CAMPANHA


Patrícia, com a filha Beatriz, o irmão Moca e a assessora Fátima Tomé.
A candidata do PDT à prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícai Saboya, desembarcou no fim desta tarde para retomar, como disse, a campanha. Patrícia estava em São Paulo desde a última quinta-feira se submetendo a exames das cordas vocais que estavam inflamadas. Ela não deu mais detalhes e falando com a voz baixa disse que já se engajará ao trabalho eleitoral embalada "pelo bom resultado que obtivemos na pesquisa do Vox Populi". A candidata continua em terceiro nas pesquisas espontânea e estimulada, mas com perspectivas de "melhorar esse desmpenho", disse.
Neste fim de tarde, Patrícia comparecerá à sede do TRE, onde a presidente do órgão, desembargadora Huguete Brauehais, lança campanha entre os postulantes à prefeitura em favor de uma cidade limpa e sem pichações ou poluição sonora.
(Foto - Paulo Moska)

CID GOMES VAI AO COMITÊ PRÓ-LUIZIANNE LINS ABENÇOAR A ESCOLHA DE TIN GOMES PARA VICE


Tin, Luizianne e Cid - eis a cena aguardada.

O governador Cid Gomes (PSB) vai comparecer ao ato de inauguração, a partir das 18h30min desta quinta-feira, do comitê pró-reeleiçaõ da prefeita Luizainne Lins, que fica em casa situada no entorno da Praça Portugal. A informação é da assessoria de campanha da prefeita.
Cid Gomes deve participar não somente do ato de inauguração do comitê, mas principalmente abençoar a escolha de Tin Gomes, presidente da Câmara Municipal, para a posição de vice na chjapa de Luizianne. Tin entra no lugar do presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, que estava como "vice tampão" até que pendências fossem resolvidas entre a prefeita, Tin Gomes, partidos aliados e o governador do Estado.
Tin Gomes deixou uma reeleição tida como certa para vereador e endossará seu sobrinho, Paulinho Gomes (PMDB), além de um assessor, entre a.lguns acertos firmados e que deram fim a uma novela que já se arrastava há semanas.
Cid deve passar pelo comitê e não demorar muito. É que nesta noite, no Barbras Eden, toda a família estará comemorando os 80 anos de vida de sua mãe, dona Maria José. Todos os filhos, incluindo Ciro Gomes, participará da festa. A senadora Patrícia Saboya, ex-mulher de Ciro, também.

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL QUER PUNIR ALCKMIN POR PROPAGANDA ANTECIPADA EM 2006

O Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão que livrou Geraldo Alckmin (PSDB) de multa por propaganda antecipada, em sua campanha à presidência da República nas eleições de 2006. A representação contra Alckmin foi julgada improcedente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, que afastou a tese de propaganda eleitoral antecipada.
O MPE acusa o então presidenciável e o Diretório Nacional do PSDB de desvirtuar a finalidade da propaganda partidária gratuita, veiculada nas rádios do estado em junho de 2006, com o intuito de influenciar o eleitor antes da data permitida.
Segundo o Ministério Público Eleitoral, ao deixar de aplicar multa ao partido e seu candidato o TRE de São Paulo contrariou o que determina o artigo 36 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97). O dispositivo estabelece multa de R$ 21,2 mil a R$ 53,2 mil, no caso de veiculação de propaganda antes do dia 5 de julho do ano da eleição."

(Site do TSE)

SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL PERDE O CARGO

"O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, foi demitido do cargo. Será substituído nos próximos dias. O assunto ainda é tratado com extremo sigilo no Ministério da Fazenda. Mas ele já foi avisado e até a sucessora está escolhida. Será Lina Vieira, funcionária de carreira da própria Receita, ex-secretária de Tributação do Rio Grande do Norte nas gestões da governadora socialista Wilma Faria.
Rachid estava à frente da Receita desde o primeiro dia do governo Lula, para o qual foi indicado pelo antecessor, Everardo Maciel, de quem foi secretário-adjunto em boa parte da administração de Fernando Henrique Cardoso. É considerado um técnico apartidário. E, embora existam outras variáveis, essa característica acabou sendo decisiva para a queda dele. O cargo vinha sendo cobiçado pelo petista Nelson Machado, secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Ele é o patrono da indicação de Lina Vieira."

(Correio Braziliense)

ATUALIZAÇÃO (16h35min) - O secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, confere, neste fim de tarde, em Brasília, a posse de Lina Veira no cargo de secretária da Receita Federal. Ele disse que ela, antes dele, era a coordenadora do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Mauro destacou a competência de Lina.

LUIZIANNE VAI INAUGURAR O COMITÊ DA ALDEOTA


Foto - Rubens Venâncio.

Com a novela do candidato a vice resolvida, a prefeita Luizianne Lins (PT) inaugura, a partir das 19 horas desta quinta-feira, no entorno da Praça Portugal, mais um comitê. O objetivo do espaço, segundo sua assessoria de campanha, é criar um ponto para distribuição de material de campanha, realização de debates e roda de conversas em torno do Programa de Governo.
Luizianne deve chegar ao local por volta das 21 horas, informa a assessoria.
Mas sem deixar de ficar de olho no resultado da primeira pesquisa O POVO/Datafolha, que será divulgada a partir das 21h45 min pelo Grupo O POVO de Comunicação, através de sua TV O POVO e emissoras de rádio.

DETALHE - Pelo visual do comitê, dá para se perceber que a campanha de Luizianne tem muita bala na agulha.

DETALHE - Como o partido é "popular", espera-se que a militância vá de ônibus, até como forma de contribuir para menos sufoco do trânsito já saturado daquela área da cidade.

PRESIDENTE DO TSE LANÇA NESTA QUINTA-FEIRA CAMPANHA SOBRE ELEIÇÕES

"Um pronunciamento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, em rede nacional de rádio e TV, na noite desta quinta-feira, abrirá a campanha de esclarecimento da Justiça Eleitoral para as eleições municipais em 5.563 cidades brasileiras, a serem realizadas no dia 5 de outubro deste ano. O pronunciamento do presidente do TSE à Nação será às 20h para as emissoras de rádio e 20h30 na televisão, com duração de dois minutos e meio.Conforme fixado no calendário eleitoral, a partir desta quinta-feira, a Justiça Eleitoral pode utilizar 10 minutos diários da programação das emissoras de rádio e TV e apresentar as informações áudio e vídeo à população. A determinação está prevista no artigo 93 da Lei 9.504/977 (Lei das Eleições) e o material para divulgação já foi enviado às emissoras para a veiculação. A campanha publicitária da Justiça Eleitoral procura despertar nos eleitores a importância de se aproveitar a oportunidade e o momento do voto e de conhecer bem os candidatos. A campanha na TV tem dois filmes de 60 segundos, que serão veiculados nas próximas duas semanas, e outros 15 filmes de 30 segundos. No rádio, são 15 spots de 30 segundos."

(Site do TSE)

CAMPANHA DE MORONI EM RITMO DE MINICOMÍCIOS NA PERIFERIA


Alexandre discursa para populares.

Eis o candidato do DEM à Prefeitura de Fortaleza, Moroni Torgan, numa concentração popular no bairro Pan Americano. Quem faz o seu comercial é o postulante a vice, Alexandre Pereira, que vem discursando à vontade e, segundo diz, aprendendo a conhecer melhor uma cidade hoje dividida entre a Aldeota e a periferia.

(Foto - José Rosa)

GASTÃO PROMETE IMPLANTAR A "ESCOLA DA PAZ"

O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PPS, empresário Luiz Gastão, afirmou, durante entrevista nesta quinta-feira à Rádio Verdes Mares, que implantará o projeto Escola de Paz.
“Será umaEscola Total. Além do Português e da Matemática, vamos oferecer atividades esportivas, lúdicas e culturais,orientações aos pais e serviços de saúde preventivadirecionada aos alunos e aos pais destes alunos”, explicou.
Gastão informou que Fortaleza conta hoje com 400 mil estudantes de sete a 14 anos na escola, sendo 50% deste total matriculados na rede pública. Ele, no entanto, promete ampliar o número de estudantes e melhorar a qualidade do ensino público.
O candidato alfinetou a prefeita Luizianne Lins: “A atualadministração conseguiu reduzir os anexos e oferecer merenda escolar. Mas não conseguiu melhorar a qualidade do ensino”.

XÔ, INFLAÇÃO! COPOM PROMETE MANTER VIGOR NA POLÍTICA MONETÁRIA

"A ata do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada nesta quinta-feira pelo Banco Central, sinaliza que a política monetária com aumento de juros irá atuar vigorosamente "enquanto o balanço dos riscos para a dinâmica inflacionária assim o requerer". Copom não vê aumento de gasolina e gás neste anoPreços administrados devem subir 4,8% em 2009Na semana passada, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,75 ponto percentual, para 13% anuais, enquanto os analistas esperavam aumento máximo de 0,5 ponto percentual."

(Folha Online)

RESULTADO DA ENQUETE DO BLOG

Eis o resultado da ENQUETE DO BLOG, que indagou: "O que mais lhe atrai numa campanha eleitoral?":

1. Propostas dos candidatos - 45%
2. A Imagem dos candidatos - 6%
3. A Baixaria - 20%
4. Nadica de nada - 26

E participe da nossa NOVA ENQUETE, que pegunta: "Você vai assistir aos programas eleitorais?"

1. SIM
2 NÃO
3. TALVEZ
4. VOU ECONOMIZAR ENERGIAS

LUIZIANNE QUER DADOS PARA PERFIL DE TIN GOMES

A assessoria de imprensa da campanha pró-reeleição da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), solicitou, na manhã desta quinta-feira, dados relativos ao perfil do presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS). O objetivo é incluir, ainda nas próximas horas, no site de campanha da petista tudo sobre o novo vice, que só será oficialmente anunciado a partir das 19 horas, quando da inauguração do comitê da Praça Portugal.
Tin Gomes entra no lugar do presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, que estava como uma espécie de "vice tampão".
O site da campanha de Luizianne é o http://www.luizianne13.can.br/

PROJETO DIREÇÃO MUSICAL E UM INTERCÂMBIO IMPERDÍVEL NO PALCO DO TJA


Pery Ribeiro entre as atrações.

Vem aí o projeto Direção Musical, que ocorrerá no período de 7 a 9 próximos, no Theatro José de Alencar. A produção, do cantor, compositor e produtor Isaac Cândido, reunirá o melhor da música local realizando intercâmbio com grandes nomes da música nacional. O projeto conta com o apoio do jornal O POVO e Calypso FM.

PROGRAMAÇÃO

Dia 7 - David Duarte e Kátia Freitas (21 horas)
Dia 8 - Vander Lee e Isaac Cândido (21 horas)
Dia 9 - Renato Braz e Simone Guimarães (21 horas)
Dia 10-Pery Ribeiro e Fátima Santos (20 horas)

SERVIÇO

Ingresso - R$ 32,00 e meia R$ 16,00 (antecipado)
Local de compra - Loja Desafinado e na bilheteria do Thatro José de Alencar
No dia de show - R$ 40,00 e R$ 20,00 (32243853 e 32563034)

* Contatos com a produção - 9998 5995

JOSÉ GUIMARÃES COMEMORA O FIM DA NOVELA EM TORNO DO VICE DA PREFEITA


Ele acredita que Cid agora vai se engajar à campanha.

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) comemorou, nesta quinta-feira, o fim da novela em torno do vice na chapa pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Raimundo Ângelo, o vicve tmapão, renunciou para que o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes 9PHS), seja o ungido, o que ocorrerá nesta noite de quinta, quando da inauguração de comitê no entorno da Praça Portugal. Para Guimarães, o caso se arrastou por muito tempo, provocou alguns desgastes que, no entanto, vão ser superados a partir de agora.
Ele disse estar confiante de que o governador Cid Gomes (PSB), meio avfastado da campanha da prefeita por questão de agenda administrativa, deverá se engajar mais no trabalho pró-reeleição. Também rechaçou a especulação de que Luizianne, caso seja reeleita, possa deixar o mandato em 2010 para disputar o Governo ou Senado.
"Isso é especulação maldosa da oposição, que só quer desestabilizar", afirmou o parlamentar, que retornou nesta manhã do Cariri, onde vem acompanhando de perto a campanha do candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, Manuel Santana (PT).

COM A SAÍDA DE GILBERTO GIL, GOVERNO LULA PERDE SEU TROVADOR, DIZ JORNAL ESPANHOL


Lula perde o ministro, mas o povo ganha integralmente seu cantor.

"Com a saída de Gilberto Gil do Ministério da Cultura, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "perde seu trovador", afirma uma reportagem do jornal espanhol El Mundo.O artigo da versão online do diário - que também registra brevemente o fato na versão impressa desta quinta-feira - diz que Gil deixa o Ministério com um balanço positivo, ainda que isso o tenha impossibilitado de fazer tantos shows quanto gostaria."Gil, de 65 anos e um dos mais emblemáticos representantes da música popular brasileira, disse que pretende deixar que as coisas ocorram com normalidade", disse o jornal, em artigo intitulado "Lula perde seu trovador".Segundo o El Mundo, Gil adotou um "claro tom de despedida" ao falar em um evento no Rio de Janeiro, antes mesmo de apresentar sua demissão a Lula."Espero que tenha sido importante para o Brasil que um artista tenha desempenhado com relativa facilidade o papel de ministro", disse o cantor, de acordo com o jornal.A reportagem ressalta que, durante sua gestão, Gil "incluiu no património nacional expressões culturais como a capoeira, o frevo, o samba de roda e a pintura corporal dos índios"."

(Portal Uol)

MÉDICOS DO IJF E PREFEITURA TRAVAM NOVA PELEJA

"Um grupo de médicos do Instituto Doutor José Frota está respondendo a inquérito administrativo. O fato decorre da visita que a senadora Patrícia Saboya fez à unidade, no início de julho, e que está sendo apontada pela direção do "Frotão" como "campanha política". Patrícia é candidata pelo PDT à Prefeitura. A denúncia apresentada pelo superintendente Wandemberg Santos, está sendo apurada por uma equipe, na qual consta, inclusive, um procurador do Município. Cinco médicos do grupo já foram ouvidos. Os profissionais envolvidos na questão decidiram criar a Associação dos Médicos do IJF, que terá sua diretoria eleita na primeira quinzena de agosto. A queda de braço entre a prefeita Luizianne Lins e os médicos do hospital ocorre desde o segundo semestre de 2007."

*Da Coluna Vertical, do O POVO, leia aqui.

CEARÁ CONFECCIONA A MAIOR REDE DO MUNDO


Foto - Rodrigo Carvalho

"Mais de três toneladas de madeira. Cerca de 450 quilos de tecido. Um mês para trabalhar. O desafio de bater um recorde mundial chegou ao fim em Maracanaú. O pátio da empresa Jobek do Brasil Indústria Têxtil, na manhã de ontem, parecia pequeno para comportar a maior rede do mundo. São 30 metros de comprimento por 12,5 metros de largura, capaz de acomodar 300 pessoas, segundo o fabricante. Os 45 funcionários participaram da fabricação, agora, estão com o pensamento na Europa. O artefato vai para uma feira internacional e será analisada pelo Guinness Book. Mas não é este o objetivo dos irmãos alemães que idealizaram o projeto. A Jobek fica no distrito Novo Maracanaú. A conclusão do projeto começou na terça-feira, com a montagem do suporte: 3,15 toneladas de madeira - abacate bravo - e 1.206 quilos de ferragem. Tudo ficou pronto ontem. A rede, nas cores amarelo e laranja, com varandas e punhos amarelados, atraiu curiosos. "Estava tudo em segredo", diz a gerente Lucyêda Köpf. "Quando o muque que veio montar chegou, todo mundo veio ver", completa. Os empregados faziam pose para tirar foto com o artefato."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

GOVERNO LULA CRIA MAIS 280 CARGOS COMISSIONADOS NA CARONA DE NOVO MINISTÉRIO

"O governo aproveitou a medida provisória que transforma a Secretaria Especial da Pesca em ministério para criar mais 268 cargos comissionados em cinco pastas, na Secretaria Especial dos Direitos Humanos, ligada à Presidência, e no Banco Central. O custo mensal dos novos cargos será de R$ 1,070 milhão, sem contar benefícios sociais, 13º salário dos novos funcionários e férias.A Folha apurou que o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), reclamou com o presidente Lula. Por isso, o governo considerou revogar o texto e apresentar as novas contratações por projeto de lei. Mas, até a noite de ontem, a decisão era de manter a MP. O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, disse à Folha que foi informado da possibilidade de a MP ser retirada. Ele disse que não ficará preocupado se a criação do ministério for encaminhada ao Congresso por projeto de lei. "Teve esse comentário [de retirar a MP], mas eu estou em Recife, não sei qual foi a decisão. Posso dizer que não se perde agilidade porque o Congresso se comprometeu a votar em 60 dias os projetos de lei", disse o ministro. A maioria dos cargos instituídos na MP são para o Ministério da Pesca."

(Folha de São Paulo)

quarta-feira, 30 de julho de 2008

RAIMUNDO ÂNGELO RENUNCIA DA POSIÇÃO DE VICE E LUIZIANNE DEVERÁ FAZER TINTIM


Tin Gomes: o vice de marca.

Mais um capítulo da novela "Vice Maria!' foi ao ar nesta quarta-feira. O presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, renunciou da posição de vice-prefeito genérico na chapa de Luizianne Lins. O pedido foi assinado ontem em meio a muito mistério que só os petistas e a assessorai de campanha da petista sabem fazer. E não entendemos o porquê de tal comportamento.
Bem, Raimundo Ângelo é aquele que aposta na tese de que Luizianne ganhará as eleições logo no primeiro turno, o que chegou a nos afirmar quando de recente almoço no Aeroporto Internacional Pinto Martins. É que com Tin Gomes ficaria mais fácil a mobilização da base da prefeita na Câmara Municipal e a expectativa de que a gestão agora possa abençoar a reeleição de muitos vereadores em situação de estresse por conta de tantas incertezas das últimas semanas.
Raimundo sai de cena para que o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS), possa ser ungido nesta quinta-feira, como informamos neste Blog nesta semana, para o cargo de vice.

P.S. Como a prefeita Luizianne Lins tem sido um verdadeiro "furacão" de imprevisibilidades, vamos aguardar que ela mesmo faça o anúncio. Que é pra não sermos pegos de surpresa. Com a presença do governador Cid Gomes, primo de Tin, é claro.

CANDIDATOS PODERÃO PRESTAR CONTAS PARCIAL VIA INTERNET A PARTIR DE 1º DE AGOSTO

"A partir da próxima sexta-feira (1º) os partidos políticos e candidatos nas eleições municipais de 2008 poderão entregar suas contas parciais de campanha via internet no site do Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.gov.br/).De acordo com a Resolução 22.715 do TSE, essa primeira prestação de contas parcial deve ser feita até o dia 6 de agosto, com informações dos recursos recebidos para financiamento durante a campanha e também os gastos realizados. Para as eleições de 2008, o TSE implantou inovações a fim de facilitar o procedimento e evitar fraudes nas prestações de contas de campanha. Pela primeira vez, a entrega será feita por meio da internet em um sistema parecido com o da Receita Federal para a entrega da declaração de imposto de renda.
Com essa inovação, os responsáveis pelas contas de campanha precisam apenas preencher os dados até o dia 6 de agosto e encaminhá-los à Justiça. De acordo com Wladimir Caetano, da Secretaria de Controle Interno e Auditoria do TSE, o procedimento vai evitar que os cerca de 400 mil candidatos corram aos cartórios para entregar os documentos, o que “poderia incorrer em atrasos na divulgação das informações”, afirma."


(Sie do TSE)

APOSENTADOS E PENSIONISTAS RECEBERÃO METADE DO 13º EM AGOSTO


"Após acertos finais com os ministérios da Fazenda e do Planejamento, o ministro da Previdência, José Pimentel, confirmou hoje que o pagamento da antecipação de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas da Previdência Social será feito em agosto. Ao todo, a Previdência pagará no próximo mês R$ 21,9 bilhões em benefícios e aposentadorias, sendo que R$ 15,04 bilhões são da própria folha do mês e R$ 6,9 bilhões decorrentes da antecipação.
“Essa é uma decisão de governo com o objetivo de reduzir custos”, disse Pimentel, durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social. “A decisão do presidente Lula é de pagar a antecipação do 13º sobre a folha de agosto, inclusive aqueles que recebem no mês de agosto, em torno de dez milhões de aposentados e pensionistas, terão a parcela do seu 13º já com a folha de agosto. Aqueles que recebem nos cinco primeiros dias de setembro também receberão nesta data”, informou o ministro."

* Da Agência Brasil, leia mais aqui.

TARIFAS POSTAIS SOBEM NESTA QUINTA-FEIRA

A partir desta quinta-feira, as tarifas dos serviços postais e telegráficos, nacionais e internacionais, estarão mais caras, conforme portaria do Ministério das Comunicações publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. O primeiro porte da carta não comercial (pessoa física) terá seu valor corrigido de R$ 0,60 para R$ 0,65, com uma variação de 8,3%. Visando manter o acesso da população de menor poder aquisitivo aos serviços postais, a ECT manterá inalterada a tarifa da Carta Social, de R$ 0,01. Já o primeiro porte da carta comercial (pessoa jurídica) terá seu valor reajustado de R$ 0,90 para R$ 1,00, com uma variação de 11,1%, já incluídos Cofins e Pasep.
Os serviços telegráficos nacionais serão corrigidos, na média, em 10,6%.
Em relação aos serviços internacionais, o valor das cartas (documentos prioritários e econômicos) terá correção em torno de 8,3%, sendo o reajuste médio dos telegramas internacionais de 15,3%.

DETALHE - O reajuste é a conta que o contribuinte pagará pelo acordo fechado entre ECT e o pessoa da empresa, que fez greve recentemente.

(Este Blog e Rádio O POVO/CBN)

CASO CAUCAIA -JUSTIÇA LIBERA REGISTRO DE CANDIDATURA DO PRESIDENTE DA UVC

O juiz da 120ª Zona Eleitoral de Caucaia,. Epitácio Cruz Júnior, deferiu, nesta quarta-feira, o registro de candidato do presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho. Com isso, Deuzinho poderá postular reeleição pelo PMN desse município da Região Metropolitana de Fortaleza. O dirigente da UVC fazia parte do grupo de 14 vereadores de Caucaia acusado de locação irregular de veículos.
O juiz entendeu que o caso ainda não foi transitado nem julgado, ressaltando que a "vida pregressa" de Deuzinho garantia condições para que ele permanecesse no pleito.
A tendência é que todos os 13 vereadores que haviam sido afastados possam também ter candidatura deferida.
Há informações, no entanto, dando conta de que o vereador Antôno Maia (PRTB) desistiu da reeleição.

* Sobre o Caso Caucaia, confira mais aqui.

GRITO DA TERRA - TRABALHADORES RURAIS FAZEM PROTESTO EM FRENTE AO DNOCS


Agricultores fecharam o acesso à sede do DNOCS.

Cerca de mil trabalhadores rurais mobilizados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece) e Central Única dos Trabalhadores realizaram uma manifestação nesta tarde de quarta-feria em frente ao prédio-sede do Dnocs, em Fortaleza. O ato, pacífico, segundo lideranças do movimento, serviu para cobrar mais apoio do governo federal, através de órgãos como Dnocs e BNB, à agricultura familiar e reforma agrária. Felipe Cordeiro, representando o diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, subiu no carro de som e prometeu que a autarquia fará de tudo para dar maior celeridade aos pleitos apresentados.
Mais de 30 ônibus ocuparam o entorno da sede do Dnocs. O trânsito foi desviado pela AMC. Até banheiros químicos foram instalados num dos lados da sede do órgão pela organização do protesto.
Os trabalhadores estão na Capital cearense desde as primeiras horas desta quarta-feira realizando o I Grito da Terra Nordeste. Pela manhã, houve manifestação na praça em frente à sede da superintendência do Banco do Nordeste, no Centro.

(Foto - Paulo Moska)

CANDIDATO A PREFEITO PELO PSOL DIVIDIRÁ COMITÊ COM JOÃO ALFREDO

O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSol, Renato Roseno, marcou para o próximo dia 8 a inauguração do seu comitê central de Campanha. A festa será feita com João Alfredo, que ocupará o espaço também como comitê, já que a legenda apostará todas as fichas no ex-deputado federal como puxador de votos para os candidatos a vereador.
Segundo João Alfredo, o comitê funcionará numa casa da avenida Rui Barbosa com rua Torres Câmara.

RODOVIA ESTADUAL DO ICARAÍ É TOMADA POR CONDOMÍNIO


E a calçada sumiu

Quem circulou nestas férias pela avenida principal do Icaraí, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), constatou um pouco do descaso das autoridades para com a vida das pessoas. Há anos perdura essa "invasão" da avenida pelo Condomínio Portal do Icaraí. Praticamente não há calçada para que as pessoas possam se deslocar, no que fica a disputa com veículos. Repare o tamanho do que dizem ser a calçada como é um desrespeito.
De quem é mesmo a culpa por essa situação?
Segundo moradores da área e autoridades municipais o culpado é o DER, pois a avenida é, na verdade, uma rodovia estadual.

(Foto - Paulo Moska)

ECONOMIA DE RECEITAS PARA PAGAR JUROS DA DÍVIDA SUPERA R$ 86 BI LHÕES

"A economia de receitas realizada pelo país para o pagamento de juros da dívida (superávit primário) foi de R$ 11,166 bilhões em junho. No acumulado do semestre, o valor atinge R$ 86,116 bilhões, ou 6,19% do Produto Interno Bruto (PIB). Isso ultrapassa com folga a meta do governo para o ano todo, que é fazer um superávit de 3,8% do PIB, mais 0,5% para o Fundo Soberano do Brasil. No primeiro semestre do ano passado, o saldo acumulado havia sido de R$ 71,674 bilhões (5,81% do PIB). A economia, porém, não foi suficiente para pagar toda a despesa com juros, e o déficit nominal no semestre acumula R$ 1,91 bilhão.
Os números divulgados hoje referem-se à economia feita pelo chamado setor público consolidado, que reúne União, Estados, municípios e empresas estatais.
Existem outros dados, anunciados ontem, referentes só ao desempenho do governo federal, que inclui apenas o Tesouro Nacional, a Previdência Social e o Banco Central."

(Folha Online)

FM ASSEMBLÉIA E UM PROGRAMA SOBRE FESTIVAIS


A FM Assembléia estreará, nesta quarta-feira, o programa Sons dos Festivais. Segundo o jornalista, compositor e produtor Haroldo Holanda, que apresentará a atração, o objetivo é resgatar a história dos festivais de MPB que ocorreram no País desde o início do século passado até os que são realizados hoje. Com Haroldo, estará também na produção o radialista Nazicélia Costa. O programa irá ao ar das 20 às 21 horas, todas as quartas-feiras, e aos sábados, das 17 às 18 horas. Haroldo Holanda, em conversa com o Blog, disse que o programa vai fazer um "passeio" pelos festivais do século passado, mostrando canções dos festivais do Rio de Janeiro como as que foram interpretadas por Francisco Alves, Carmem Miranda, Ary Barroso, Lamartine Babo e Haroldo Lobo. "Nessa época, o que estava em voga era o samba, a polca e a marcha-rancho", lembrou.
Agora é só aguardarmos para entrar nesse túnel do tempo.

FORTALEZA HOSPEDARÁ CONGRESSO NACIONAL DE CORRETORES DE IMÒVEIS

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Armando Cavalcante, anunciou, nesta quarta-feira, a realização, no período de 17 a 19 de setembro próximo, do XIV Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis. O evento ocorrerá no Gran Marquise Hotel e contará com a presença de conferencistas nacionais e autoridades como a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda.

IJF ELEVA NÚMERO DE ÓRGÃOS CAPTADOS PARA TRANSPLANTES


E o Instituto Doutor José Frota (IJF), a maior urgência e emergência do Ceará, comemora: registrou o maior número de captações de córnea para transplantes desde o início do ano no Estado. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, foram 39 abordagens positivas para o procedimento no período de 22 de junho a 17 de julho. Além da doação de córnea, as captações de coração, fígado e rim contribuiram para fazer o IJF o maior centro doador de órgãos e tecidos do Ceará.
Só nesse ano, o hospital foi responsável por 103 das 206 captações de córnea no Estado (50%); 14 das 16 de coração (87,5%); 20 das 31 de fígado (64,5%) e 28 das 44 de rim (63,6%), captadas de doador falecido.
O IJF capta órgãos e tecidos para serem transplantados pelo Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Universitário Walter Cantídio, Hospital de Messejana e Banco de Olhos.

DÍVIDA PÚBLICA LÍQUIDA SOBE PARA R$ 1,180 TRI EM JUNHO

"A dívida líquida total do setor público situou-se em R$ 1,180 trilhão no final de junho, correspondente a 40,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Um mês antes, o endividamento líquido total era de R$ 1,168 trilhão, equivalente a 40,6% do PIB. Os dados foram divulgados há instantes pelo Banco Central (BC). Para a comparação com a dívida, a autoridade monetária considerou o PIB dos últimos 12 meses, a preços de junho, estimado em R$ 2,921 trilhões.
A dívida bruta do governo federal, Previdência Social e governos regionais - que, ao contrário da dívida líquida, não contabiliza ativos - encontrava-se em R$ 1,612 trilhão, ou 55,2% do PIB em junho. Em maio, esta dívida era de R$ 1,598 trilhão, ou 55,6% do PIB (revisado)."

(Valor Econômico)

LUIZ GASTÃO PEGA "CARONA" NO ELEITORADO DO TERMINAL DO ANTÔNIO BEZERRA


O postulante fez sucesso entre o público feminino.

E o candidato a prefeito de Fortaleza pelo PPS, Luiz Gastão, esteve nesta quarta-feira fazendo corpo a corpo no Terminal de Passageiros do Antônio Bezerra. Ali, presenciou o sufoco diário da população, num terminal que anota um fluxo de quase 200 mil pessoas/dia. É o terceiro maior entre os terminais da Capital cearense.
O que mais Gastão ouviu? reclamações sobre a pouca disponibilidade de linhas de ônibus e a frota reduzida nos fins de semana.
Gastão prometeu ampliar o número dos terminais.
Houve momentos em que o pepista se sentiu meio encabulado: foi cercado por algumas jovens, e algumas "atrevidinhas", que lhe chamavam de "gato".

CEARÁ GANHARÁ 15 LOJAS E UMA CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO DO GRUPO WAL-MART

O governador Cid Gomes (PSB) recebeu em audiência, nesta quarta-feira, no Palácio Iracema, o presidente do Grupo Wal-Mart, Hector Nunes, responsável no Nordeste pela Rede de Supermercados Bompreço.
Na ocasião, Hector anunciou para Cid que implantará no Ceará, nos próximos três anos, 15 novas lojas da rede, priorizando cidades do Interior. O investimento é da ordem de R$ 500 milhões.

Hector Nunes comunicou também ao governador a implantação no Estado de uma Central de Distribuição do Wal Mart, que deverá atender ao Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.

CIRO GOMES: O POVÃO NÃO PERDOARIA LULA SE A INFLAÇÃO VOLTASSE


O que pensa e espera o deputado federal Ciro Gomes (PSB) sobre o governo Lula e a inflação, que volta a ameaçar a estabilidade econômica brasileira? Essa expectativa do presidenciável está exposta numa entrevista que ele deu à Revista PublicoA deste mês e que é editada pela equipe de Bidu Kawasaki. Ciro diz:

"A inflação está dando sinais fortes de que quer voltar. Mas há um arsenal de medidas que o Governo do presidente Lula está uitilizando e vai utilizar para evitar que a carestia se reinstale no Brasil. O povo, principalmente o povão assalariado, jamais perdoaria o presidente Lula se ele permitisse o retorno da inflação, que permanecerá enjaulada".

SERVIÇO

- Distribuição - 1o mil exemplares
- Contato - 32533000

GREVE DO PESSOAL DA INFRAERO NÃO DECOLA

"Funcionários da Infraero, em greve desde a 0h desta quarta-feira, realizam assembléias na manhã de hoje para avaliar o movimento e a proposta apresentada ontem pela estatal que administra os aeroportos do país. No aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), os trabalhadores já se reuniram e decidiram suspender a paralisação. A expectativa é de que a categoria aceite os itens apresentados e encerre a paralisação nos demais terminais. De acordo com balanço do Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários), a greve atingiu 12 dos 67 aeroportos administrados pela estatal.
Apesar da paralisação, os passageiros não enfrentam transtornos nos principais terminais --como Cumbica, Congonhas e Santos Dumont--, segundo a assessoria de imprensa da própria Infraero.

(Folha Online)

CNJ GASTA MAIS COM DIÁRIAS DO QUE OS TRIBUNAIS QUE FISCALIZA

"Criado pelo governo Lula para fiscalizar os excessos do Poder Judiciário, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) gastou em diárias, entre 2007 e 2008, R$ 1,66 milhão -mais do que servidores gastaram, no mesmo período, no Supremo Tribunal Federal, no Superior Tribunal de Justiça e no Senado.
A maioria das diárias foi distribuída para os 15 membros com direito a voto do CNJ, que já recebem do órgão complementação salarial que iguala seus rendimentos ao de um ministro do STJ -R$ 23.275. O valor é o segundo salário mais alto do funcionalismo público.
Os conselheiros que não são magistrados recebem integralmente o equivalente a um salário de ministro do STJ. Além do salário, todos os conselheiros recebiam, até o mês passado, R$ 614 por dia de trabalho, em Brasília ou em outro local."

(Folha de São Paulo)

CIC VAI OUVIR OS PREFEITURÁVEIS


O presidente do Centro Industrial do Ceará, Robinson de Castro e Silva, anuncia: a entidade realizará debate com os prefeituráveis. Os encontros ocorrerão a partir de agosto. Robinson de Castro e Silva explicou que a ordem é saber de cada um dos candidatos sobre temas como atração de investimentos e geração de emprego e renda. Um encontro com os comitês para acerto de agenda e outras providências deve ser acertado nos próximos dias.
O CIC não apóia candidatos, mas quer influenciar no quesito programa de gestão como forma de apresentar para a cidade, conforme Robinson, novas perspctivas de futuro.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ OFERECERÁ 200 VAGAS EM CONCURSO PÚBLICO

"O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) deverá finalizar, nos próximos dias, a revisão do edital do concurso público para o preenchimento de 200 vagas no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). São abertas oportunidades para oficial de Justiça, analista judiciário, técnico judiciário e em Comunicação Social, entre outras áreas. Os aprovados poderão ser lotados em qualquer unidade do Judiciário cearense, em Fortaleza ou no Interior do Estado, em regime de 30 horas semanais de trabalho. Conforme antecipou o presidente do TJCE, desembargador Fernando Ximenes, no programa Coletiva, da TV O POVO, no último domingo, os novos funcionários públicos já assumirão dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Um projeto de lei propondo o PCCV será encaminhado à Assembléia Legislativa no início da retomada dos trabalhos dos deputados estaduais, que começa depois de amanhã. Segundo o TJCE, os salários iniciais previstos giram entre R$ 1,2 mil (nível médio) e R$ 2 mil (nível superior). Os valores, no entanto, deverão sofrer alterações por conta do PCCV. A tendência é que, aos vencimentos-base, sejam agregadas gratificações judiciárias e de exercício. O último PCCV no TJCE foi implantado em 2004."

(Jornal O POVO)

INFRAERO ENTRA EM GREVE E AEROPORTO DE FORTALEZA DEVE SOFRER CONSEQÜÊNCIAS

A greve do pessoal da Infraero, iniciada nesta quarta-feira, não atingiu as operações do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Pousos e decolagens operaram sem problemas até as 6h30min desta manhã, mas a expectativa agora é aguardar o desenrolar do movimento grevista ao longo do dia. Segundo Jorge Luis Santos, representante do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, o pessoal da Infraero de Fortaleza, que luta por reposição salaril de 11%, mais 6$ de aumento e um novo plano de cargos e carreiras, vai aderir.
A área administrativa deve parar, assim como turmas que atuam nos pátios das aeronaves, aduaneira, cobrança de taxas e terminal de cargas.
Os vôos que operam na Capital cearense nascem em São Paulo. Se a paralisação se intensifcar, os terminais aeroportuários de Fortaleza e demais capitais terão problemas, prevê Jorge Luís.
Pelo menos 70% do pessoal da Infraero teria aderido à greve, conforme o sindicato nacional da categoria, mas a Infraero garante que dá para operar com apoio de terceirizados.

* Saiba mais sobre o movimento nacional aqui.

GENERAL CÂNDIDO VARGAS É DEMITIDO DO CARGO DE SECRETÁRIO DA SEGURANÇA DE BRASÍLIA


O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), demitiu, nesta terça-feira, o general Cândido Vargas do cargo de secretário de Segurança Pública. Segundo a assessoria do governador, porque a situação de Vargas ficou "insustentável" diante do crescimento da criminalidade no DF e com a adoção de uma política de segurança curiosa, sem policiamento ostensivo capaz de conter as ocorrências.
Cândido Vargas foi secretário da Segurança Pública no Governo Tasso Jereissati e não era tido como dos mais simpáticos no estafe oficial. Antes de ser secretário no DF, chegou a ocupar função de assessoria no gabinete do senador Tasso Jereissati (PSDB).
José Roberto Arruda deve anunciar nesta quarta-feira o substituto. Provavelm ente um civil.

terça-feira, 29 de julho de 2008

SAI NESTA QUINTA-FEIRA PESQUISA O POVO/DATAFOLHA SOBRE FORTALEZA


Depois de duas pesquisas do Vox Populi/TV Jangadeiro sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, vem aí mais uma para mexer com os nervos e estratégias dos candidatos. O Instituto Datafolha, em parceria com o Grupo O POVO de Comunicação, vai liberar seus números nesta quinta-feira, a partir das 21h45min, durante o programa especial Eleições 2008 da TV O POVO, tendo o jornalista Fábio Campos como âncora.
Os números não só serão divulgados nos seus mínimos detalhes, como também vão ser analisados por Fábio e por especialistas em marketing político.
Na sexta-feira, o jornal O POVO trará tudo bem esmiuçado.

GOVERNO LULA BAIXARÁ DECRETO REGULAMENTANDO SERVIÇO CALL CENTER

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará nesta quinta-feira decreto regulamentando o atendimento ao consumidor pelos call centers. Entre as mudanças estão o cancelamento do serviço imediatamente após o pedido do cliente e a opção de falar com o atendente no primeiro menu eletrônico e em todas as subdivisões. Porém, a previsão de que o atendimento ao consumidor seria feito no máximo em 60 segundos foi retirado do texto final.
Qualquer informação requerida pelo consumidor terá que ser dada no mesmo momento e todas as reclamações terão que ser resolvidas em até cinco dias. O número de atendimento terá que ser gratuito e divulgado pelas empresas.

OLHA OS DETALHES

1. Oatendimento deverá ser feito 24 horas por dia, todos os dias da semana.

2. O consumidor também só terá que explicar o que deseja uma vez e não precisará repetir a história para todos os atendentes.

3. Só poderá ser transferido uma única vez, o que significa que os atendentes terão que ser qualificados para resolver os problemas.

4. O consumidor poderá receber em casa, por email ou SMS um recibo do atendimento. Ele terá que solicitar ao atendente para que isso ocorra."

(Folha Online)

CANTORA GRETCHEN FAZ PRIMEIRO COMÌCIO NA ILHA DE ITAMARACÁ


Olha nós aí num papo com Gretchen, a musa de Erico Firmo (O POVO)

"Apesar da pequena quantidade de pessoas que prestigiaram, na manhã desta terça-feira (29), o primeiro ato oficial de campanha da ex-cantora Gretchen, candidata pelo PPS à prefeitura da Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte do Estado, a Rainha do Rebolado não ficou desanimada.
A prefeiturável conversou com os moradores presentes na Praça de Jaguaribe, onde aconteceu o comício, abraçou as mulheres e beijou as crianças. Fez questão de mostrar que estará ao lado do povo e que entre ela e a população da Ilha não existem diferenças.
"Sou igual a vocês. Estou literalmente de pés no chão, juntos com vocês", enfatizou a prefeiturável no momento em que tirou os sapatos.
Eleitores insatisfeitos serão o alvo da campanha da coligação Desenvolvimento e Seriedade, formada pelo PPS e pelo PV.
Gretchen encabeçar uma chapa formada também por outra mulher, a advogada Anne Cristina (PV), 35 anos, mas ela aposta que conquistará o voto não apenas das eleitoras femininas, mas também dos homens."


(Blog do Jamildo - JC)

CHINAGLIA AMEAÇA DESCONTAR SALÁRIOS PARA OBTER QUÓRUM EM ESFORÇO CONCENTRADO


"O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), convocou os 512 deputados para que estejam em Brasília, na próxima semana, sob pena de serem punidos com descontos nos salários. Para lembrar os colegas que serão realizadas sessões deliberativas - com votações - de segunda à quinta-feira, o petista enviou telegramas para cada um dos parlamentares. No telegrama encaminhado a cada deputado, Chinaglia detalha que serão realizadas sessões nas duas primeiras semanas de agosto. No texto, o presidente da Câmara informa que as sessões serão realizadas nos dias 4, 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de agosto. Em seguida, Chinaglia afirma que "haverá registro [de presenças e ausências] no painel eletrônico [localizado no plenário da Câmara] com efeito administrativo". Na prática, essa informação significa que aquele que faltar sem justificativa pertinente poderá ter o salário descontado. Acaba no dia 31 o recesso legislativo de julho, depois das atividades parlamentares ficarem paralisadas desde o dia 17 --como prevê a Constituição Federal. Neste período, houve um grupo de senadores e deputados que ficou de plantão para situações consideradas de emergência, mas não foram acionados para retornar a Brasília."

* Saiba mais aqui.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO GANHARÁ NOVA SEDE EM FORTALEZA

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Cláudio Alcântara Meireles, e o comandante da 10ª Região Militar do Exército, general de divisão Sérgio Domingos Bonato, estarão nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, cumprindo uma agenda única: vão acompanhar os trabalhos de demolição do prédio que abrigava um galpão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na Praia de Iracema, em Fortaleza.
No local do imóvel, pertencente à União e doado para uso do MPT, será construida a nova sede da Procuradoria Regional do Trabalho - 7ª Região.
A ordem é erguer um prédio moderno, mas voltado para o melhor atendimento à clientela. Sem se esuuecer de excluir as velhas barreiras arquitetônicas que tanto prejudicam os cadeirantes, por exemplo.

PREFEITURA DE FORTALEZA ENTREGA MAIS PAPEL DA CASA PARA FAMÍLIAS DA PERIFERIA

Moradores da comunidade do Buraco da Velha e de abrigos públicos como o Conjunto Bárbara de Alencar, no Planalto Pici receberão, nesta quarta-feira, o papel da casa. A solenidade ocorrerá a partir das 9 horas, no Centro Social Urbano César Cals (Henrioque Jorge). A Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) entregará, através de sua presidente, Olinda Marques, os Termos de Permissão de Uso aos moradores. Ao todo, 520 pessoas serão beneficiadas com o documento.
Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza desenvolve 30.246 ações de Regularização Fundiária, através de investimentos próprios e do Ministério das Cidades relativos a R$ 3.506.101, 89.
Alguém tem dúvida de que esse evento acabará em grande festa?

GASTÃO CONQUISTA 1% NA PESQUISA VOX POPULI E PROMETE OFENSIVA JUNTO AOS INDECISOS

O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PPS, Luiz Gastão, avaliou positivamente o resultado da pesquisa Vox Populi/TV Jangadeiro divulgada na tarde desta terça-feira. Ele comemora estar zagora com 1% na pesquisa estimulada. Na pesquisa anterior, não pontuava. "Isso mostra que estamos no caminho certo. Reforçar o corpo a corpo é prioridade", disse para o Blog.
Luiz Gastão disse também que vai trabalhar principalmente para conquistar o voto dos indecisos (na pesquisa espontânea é de 42%) .
"O alto índice de indecisos, que permaneceu o mesmo se comparado à última pesquisa, revela que a população não quer mais aqueles três candidatos considerados favoritos", disse Luiz Gastão, referindo-se à prefeita Luizianne Lins (PT) Moroni Torgan (DEM) e Patrícia Saboya(PDT).

LULA LIBERA IMAGEM PARA CAMPANHA DE CANDIDATOS QUE NÃO SÃO DO PT

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o monopólio do PT no uso de sua imagem. Em reunião realizada ontem com ministros de 14 partidos que integram a coalizão governista, Lula disse que decidiu autorizar todos os candidatos de partidos aliados a reproduzir sua imagem na propaganda eleitoral. A decisão contraria os interesses do PT, que chegou até mesmo a recorrer à Justiça, na Bahia, para exigir exclusividade na utilização de fotos do presidente em outdoors. "O PT não pode estatizar minha imagem", afirmou Lula aos ministros. O presidente também decidiu que hoje, nas solenidades em Candeias e Salvador, quem disputa eleição, mesmo sendo aliado do Planalto, não poderá subir aos palanques. A estratégia vale para todas as outras solenidades e foi igualmente discutida em Brasília, na reunião da coordenação política. Para evitar impugnações, ficou acertado que palanques de atos administrativos não terão candidatos. "Presidente, o PT quer privatizar a sua imagem!", ironizou o ministro do Esporte, Orlando Silva (PC do B). "Privatizar não, quer estatizar", retrucou Lula. "Mas eu não vou deixar."


(Agência Estado)


DETALHE - Com essa medida, Lula possibilitará que em Fortaleza, por exemplo, os candidatos Patrícia Saboya (PDT) e Adahil Barreto (PR) possam usar a imagem dele na propaganda política, jogando assim uma ducha fria na exclusividade que é da prefeita Luizianne Lins (PT). Essa atitude do presidente promete.

PESQUISA VOX POPULI/TV JANGADEIRO - NUM SEGUNDO TURNO, PATRÍCIA GANHARIA A DISPUTA


A senadora evoluiu nessa pesquisa.

A pesquisa Vox Populi/TV Jangadeiro divulgada, nesta terça-feira, conferiu a preferência do eleitorado num segundo turno da disputa em Fortaleza. Eis os dados:

* MORONI X LUIZIANNE

MORONI - 46%
LUIZIANNE - 40%
BRANCOS/NULOS/NENHUM DELES - 9%
NÃO SABE - 6%

* MORONI X PATRÍCIA

PATRÍCIA - 48%
MORONI - 38%
BRANCOS/NULOS/NENHUM DELES - 8%
NÃO SABE - 6%

* PATRÍCIA X LUIZIANNE

PATRÍCIA - 50%
LUIZIANNE - 36%
BRANCOS/NULOS/NENHUM DELES - 9%
NÃO SABE - 5%

Margem de erro - 3,7%
Foram 700 eleitores entrevistados nos dias 25 e 26 deste mês.

PESQUISA - MORONI, LUIZIANNE E PATRÍCIA EMPATADOS TECNICAMENTE NA ESTIMULADA


A prefeita está na frente quando a pesquisa é espontânea

E a TV Jangadeiro (Canal 12) divulgou, nesta terça-feira, dentro do Jornal Jangadeiro, mais uma pesquisa sobre o desempenho dos candidatos a prefeito de Fortaleza. Confira os números:

ESPONTÂNEA

LUIZIANNE LINS (PT) - 19% (manteve 19%)
MORONI TORGAN (DEM) - 15% (manteve 15%)
PATRÍCIA SABOYA (PDT) - 13% (tinha 10%)
RENATO ROSENO (PSOL) - 1%

*Demais candidatos obtiveram 2% no total

BRANCOS E NULOS - 10% (era 12%)
INDECISOS - 42%

ESTIMULADA

MORONI - 27% (tinha 30%)
LUIZIANNE - 27% (tinha 26%)
PATRÍCIA - 23% (tinha 21%)
ROSENO - 2%
PASTOR NETO - 2%
ADAHIL - 1%
LUIZ GASTÃO - 1%

*Os demais não pontuaram.

BRANCOS/NULOS - 7%
INDECISOS - 10%

* Foram entrevistados 700 eleitores nos dias 25 e 26 deste mês. A magem de erro é de 3,7 pontos percentuais.

REJEIÇÃO

LUIZIANNE - 30% (era de 33%)
MORONI - 24% (manteve 24%)
PATRÍCIA - 6% (era 4%)
PASTOR NETO - 5%
ADAHIL - 3%
SILVIO FROTA - 2%
NAO VOTA EM NENHUM - 5%
VOTA EM QUALQUER UM - 4%
NÃO SABE - 17%

* CONFIRA aqui a última pesquisa Vox Populi/TV Jangadeiro.

FORTALEZA SERÁ SEDE DO PRIMEIRO GRITO DA TERRA NORDESTE


Fortaleza será sede, nesta quarta-feira, do I Grito da Terra Nordeste. O ato é organizado pelo Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e federações estaduais de trabalhadores rurais. O objetivo é reivindicar reforma agrária "justa e igualitária", segundo manifesto, além de reestruturação da Sudene, implemnetação do Plano de Safra, mais investimentos em infra-estrutura social e maior atenção ao semi-árido entre vários outros apelos.

Cerca de seis mil trabalhadores rurais são aguardados na Capital cearense. No programa, caminhadas pela Centro, audiência na superintendência do Banco do Nordeste do Brasil e Dnmocs, além de manifestações em frente a esses órgãos federais.
Tudo começa a partir das 10 horas, com ato na Praça Murilo Borges, do BNB, tendo a participação da cúpula da Contag.