sábado, 21 de junho de 2008

PIRATA BAR FAZ ABAIXO-ASSINADO CONTRA DESAPROPRIAÇÃO


Uma faixa, colocada logo na entrada, apela em favor do estabelecimento.

O Bar Pirata, situado na Praia de Iracema, em Fortaleza, abriu luta para não ser desapropriado como quer a Prefeitura. O executivo municipal alega que precisa desapropriar vários estabelecimentos para realizar as obras de requalificação do local. O dono do Pirata, Júlio Trindade, aproveita a festa dos 40 anos de vida do presidente da OAB-Ceará, Hélio Leitão, que ocorre nesta noite de sábado no local, para colher assinaturas dos convidados. Tudo para um abixo-assinado contra a desapropriação e em defesa do Pirata que, conforme Trindade, é patrimônio do povo fortalezense. O Pirata é conhecido internacionalmente por ter a segunda-feira mais animada do mundo, segundo The New York Times e a BBC de Londres.
O presidente da OAB-CE, Hélio Leitão, em discurso de agradecimento aos que compareceram ao seu aniversário, comemorado no local, se solidarizou à luta e conclamou a todos a se engajarem num esforço em defesa do do Pirata Bar.

DETALHE - Entre os convidados de Hélio Leitão, estava o procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne. Será que ele também assinou o manifesto em defesa do "Pirata"?

(Foto - Paulo Moska)

PESIDENTE DA OAB-CE COMEMORA ANIVERSÁRIO EM FESTA SUPRAPARTIDÁRIA


Hélio Leitão, ao lade de sua mulher Cristiane e de um dos herdeiros.

Cerca de 800 pessoas estão prestigiando, desde o fim da tarde deste sábado, no Bar Pirata (Praia de Iracema), a festa dos 4o anos de vida do presidente da OAB Ceará, Hélio Leitão. Ao lado da família, Leitão comemora também bons resultados obtidos em sua gestão à frente da entidade. A festa, aberta com show do cantor Davi Duarte, prossegue sob o ritmo do forró. Entre convidados, o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, o ex-presidetne da Ordem, Paulo Quezado, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), o presidente regional do PCdoB, Patinhas, o superintendente do Dnit, Guedes Ceará, o ex-presidente da OAB Nacional, Ernando Uchoa, os desembargadores Raul Araújo e Iracema do Vale, o empresário João Soares Neto (Shopping Benfica), o ex-deputado estadual Antônio Jacó, o ex-deputado federal Chiquinho Feitosa, o presidente do TRT-7ª Região Antônio Parente, e um grande número de advogados como Jardson Cruz, Hélio Parente e Irapuan Camurça, o ex-prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães.

Entre jornalistas presentes, Wilson Ibiapina, Arnaldo Santos, Roberto Maciel, Luís-Sérgio Santos e Marcos André Borges (VSM & Assessoria e Comunicação).

(Foto - Paulo Moska)

MOTORISTA É ESMAGADO POR CONTAINER EM FORTALEZA


Eis a situação da cabine do caminhão.

O motorista Antônio Cleber Silva (30) morreu nesta tarde de sábado ao ser esmagado por um container do caminhão que ele dirigia. O fato ocorreu na avenida Vicente de Castro (Mucuripe). Ele estava sozinho no veículo e, segundo testemunhas, Silva teria freado o carro para evitar se chocar com um trem que passava no momento, o que fez o contêiner de 27 toneladas deslizar e invadir a cabine do caminhão, provocando o acidente. O presidente do Sindicato das Empresas Terrestres de Transportes Aquaviários e Operadores Portuários (Settapor), José Costa Neto, que esteve no local, admite que o contêiner pode não ter sido travado no caminhão como deveria, uma vez que não havia sinais de utilização dos pinos que o conectam ao carro. O caminhã o é da empresa Termaco Logfística, que vai aguarda o resultado da perícia para se manifestar. O acidente provocou engarrafamento na avenida Vicente de Castro.

(Foto - George Santiago - O POVO)

LÍNGUA SOLTA - CIRO CULPA LUIZIANNE E JURACI PELO DESCASO NA ÁREA DO TURISMO

"Já fomos o maior destino de fluxo turístico do Brasil. Hoje viramos um puteiro a céu aberto, com todo respeito às prostitutas do Ceará", afirmou, neste sábado, durante entrevista ao programa Primeiro Plano, da TV Jangadeiror, o deputado federal Ciro Gomes (PSB). Reeriu-se ao quadro de abandono em que se encontra a cidade em matéria de investimentos no turismo. Ciro bateu duro na questão da prostituição e no caos na área do trânsito. Observou que as dificuldades não surgiram na administração da prefeita Luizianne Lins (PT), mas disse que não pode perdoar nem ela nem seu antecessor, no caso o ex-prefeito Juraci Magalhães. Conforme divulgamos em post deste Blog, vai participar ativamente da campanha de sua ex-mulher à prefeitura de Fortaleza, a senadora Patrícia Saboya (PDT). Reconheceu que isso vai constranger seu irmão, o governador Cid Gomes (PSB), que ficou com a reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT).

QUER DIZER - Cante lá, que eu canto cá, diria o grande Patativa do Assaré. Mas, enfim, ninguém nada perde nessa divisão, não é mesmo meu caro eleitor?

A CARA DO NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Da Revista Veja desta semana:


"O deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS) é um estreante no Parlamento, mas já angariou um imenso prestígio entre seus pares. Em apenas dezessete meses de mandato, ele foi escolhido para um dos postos mais importantes do organograma da Câmara dos Deputados: a presidência do Conselho de Ética. O cargo, que garante visibilidade e poder, principalmente em decorrência dos sucessivos escândalos de corrupção envolvendo políticos, exige isenção para expurgar amigos e correligionários quando necessário. Seu ocupante deveria apresentar, além disso, uma biografia acima de qualquer suspeita. O deputado Moraes não tem esses requisitos.
O corregedor da Câmara, Inocêncio Oliveira, acusou-o de atrasar propositalmente a abertura do processo de cassação do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, envolvido em um esquema de desvio de dinheiro do BNDES. Moraes também já foi questionado por responder a ações no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma delas é bisonha: manter um telefone público na casa do próprio pai. A parte mais constrangedora do currículo do parlamentar gaúcho, porém, data do início de sua carreira política, quando ele foi acusado de receptação de jóias roubadas e de envolvimento com uma rede de prostituição – crime pelo qual chegou a ser condenado em primeira instância."

LÚCIO ALCÂNTARA DIZ QUE PRETENDE DISPUTAR MANDATO EM 2010


O presidente estadual do PR, ex-governador Lúcio Alcântara, anunciou, neste sábado, que pretende disputar mandato em 2010. Não especificou se para cargo majoritário ou proprocional, mas deixando claro que não afasta essa possibilidade por se considerar um "político por vocação". Lúcio voltou a descartar também que tenha sido convidado para ocupar cargo federal, e até brincou: "Já me botaram para o Ibama, Sudene, Chesf e Banco do Brasil. O que eu digo é que o presidente me disse se considerar em débito comigo", observou Lúcio, acentuando que Lula teria também afirmado que sempre o teve como mais companheiro do que muitos da sua base aliada. Lúcio Alcântara não quis dar pistas do cargo que buscará em 2010, mas, ao comentar a sucessão em Fortaleza, lamentou partidos que estão fazendo "acordos de gabinete de ar refrigerado, prometendo vaga até para o Senado" sem que perceba que "Fortaleza é uma caixa de surpresa". Deu uma idnireta no PT da prefeita Luizainne Lins que acertou apoio do PMDB de Eunício Oliveira, que quer ser candidato ao Senado em 2010.
Sobre o governador Cid Gomes, avaliado com 45% pelo Vox Populi, considerou sua gestão ainda em dívida para com o eleitor, em razão de tantas promessas feitas. Lembrou que deixou o governo com 65% de aerpovação, de acordo com o Datafolha e que, mesmo assim, não foi reeleito por questão de problemas com aliados e o PSDB. Lúco definiu Cid como "autoritário, prepotente e antidemocrático", lembrando o episódio do vôo de jatinho fretado em que levou até a sogra para a Europa. Sobre o administrador Cid Gomes, o definiu como um político de "experiência administrativa limitada" já que geriu bem apenas Sobral, um município "pequena" diante de grandes e sérios problemas do Estado.
Lúcio deu essas declarações ao programa Paulo Oliveira, da Rádio Verdes Mares AM, ocasiãoem que foi questionado pelo apresentador e pelo comentarista Tom Barros.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

DIRCEU CRITICA CÚPULA DO PT POR VETAR UNiÃO PT-PSB COM AVAL DO PSDB EM MINAS


O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (Governo Lula), lamentou, em seu Blog, que o PT nacional esteja querendo vetar a aliança do PT com o PSB em Belo Horizonte (MG) só porque o PSDB deve endossar essa composição política. Dirceu vê contradições na cúpula petista. Confira:

Não dá para entender, mas a mesma executiva nacional do PT, comandada pelo deputado Ricardo Berzoíni (SP) que vetou a aliança PT - PSB com apoio do PSDB em Belo Horizonte, aprovou o apoio do PSDB à chapa PC do B -PT em Aracaju.
Na capital sergipana a chapa conta com o apoio do governador Marcelo Deda, do PT, e do ex governador tucano Albano Franco. Segundo o presidente nacional petista, deputado Ricardo Berzoini (SP), o aval ocorreu por tratar-se de “proximidade programática” e “disputa política”.
Como vemos não há nem como discutir. Aprovar a aliança em Aracaju e rejeitar a de Belo Horizonte não faz nenhum sentido e nem encontra nenhuma justificativa. Já com relação a manutenção da candidatura do deputado estadual Alexandre Molon a prefeito do Rio de Janeiro, cuja retirada, segundo o presidente nacional do PT, está “fora de cogitação” já que traria ”prejuízos políticos”, só o tempo dirá do acerto disso.
Até porque uma decisão dessa magnitude só pode ser tomada pelo encontro municipal do PT do Rio. Assim enquanto Lula rema para frente, nos dois sentidos, a executiva nacional do PT, que tem legitimidade, rema para trás."

CIRO GOMES REAFIRMA APOIO A PATRÍCIA E EVITA COMENTAR CASO DO VICE DE LUIZIANNE


"Não sei e nem quero saber!"

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) gravou, nesta sexta-feira, para o programa Primeiro Plano, apresentado por Késia Diniz, na TV Jangadeiro (Canal 12). A atração será veiculada às 18h55min. Após a gravação, Ciro deu entrevista à emissora quando, indagado sobre o processo sucessório de Fortaleza, reafirmou apoio à pre-candidata do PDT à Prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya. Ele prometeu total empenho na campanha da pedetista, sua ex-mulher.
Ciro Gomes é do partido do governador Cid Gomes, que apóia a reeleição da prefeita Luizianne Lins e, ao ser indagado se sabia quem seria o indicado a vice na chapa da petista, já que caberá ao PSB apontar o nome, foi direto: "Não sei e nem quero saber!'
O parlamentar confirmou que estará neste domingo, a partir das 9 horas, participando da convenção que homologará a candidatura de Patrícia Saboya.

CASO BAILARINA - AUTOR DO CRIME É ABSOLVIDO

Absolvido nesta sexta-feira, por quatro votos a três, o jovemo Wladimir Lopes que em 28 de dezembro de 1993 acabou matando a bailarina Renata Braga. Com 20 anos na época, Renata morreu atingida por um tiro no olho durante uma briga de trânsito registrada na Avenida Beira Mar. O promotor de justiça Walter Filho pediu a condenação, mas veio a absolvição num julgamento que durou mais de oito horas e chamou a atenção de todos para o Fórum Clóvis Beviláqua, onde houve ato pedindo justiça. Pevaleceu a tese de legítima defesa.
Este foi o segundo julgamento a que se submeteu Wladimir. Ele foi julgado em 1995 e condenado a 7 anos, mas a defesa conseguiu anular o julgamento no STF. Wladimir Porto ficou livre. Um advogado da família de Renata afirmou que o juiz não levou em consideração as qualificadoras e julgou o acusado por homicídio simples. A defesa recorreu. Em 2000, o julgamento foi anulado.
Parentes e amigos da bailarina fizeram protesto. Os advogados, em nome da família, dizem que vão recorrer da decisão.

ONZE MUNICÍPIOS DO CEARÁ GANHARÃO SELO AMIGO DA CRIANÇA


O prefeito de Sobral comemora dobrado.

Onze municípios cearenses receberão o Selo Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Eles se destacaram entre 2.263 municípios brasileiros que se comprometeram com o Programa Prefeito Amigo da Criança a priorizar as crianças e adolescentes em suas políticas públicas - gestão 2005-2008.
No total, 139 municípios serão reconhecidos como Prefeitos Amigos da Criança durante cerimônia de premiação que se realizará no próximo dia 26, em Brasília.
Entre os reconhecidos, três são da região Norte; sete da Centro-Oeste; 34 do Nordeste; 61 Sudeste e 34 do Sul. No Ceará, eis os 11 que receberão o prêmio:

- Aracati
- Araripe
- Baturité
- Horizonte
- Itapajé
- Itatira
- Maranguape
- Pacajus
- São Gonçalo do Amarante
- Sobral
- Tianguá

DETALHE - Sobral recentemente ficou em primeiro lugar no Ceará no ranking de qualidade do ensino elaborado pela Secretaria da educação do Estado. O prefeito Leônidas Cristino (PSB), nesse caso, pode ir mesmo pra galera...

ANTES DA HOMOLOGAÇÃO, PATRÍCIA SABOYA DARÁ COLETIVA


A senadora e o vice Antenor Naspolini

E a pré-candidata do PDT à prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, definiu, nesta sexta-feira, a programação da convenção deste domingo que homologará seu nome para a disputa. Ela dará entrevista coletiva às 10h30, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembléia Legislativa, ao lado do seu vice, Antenor Naspolini, e, em seguida, irá recepcionar os convidados para o encontro, que contará com caravanas de vários bairros.
Na lista, o ministro Carlos Lupi (Trabalho e Emprego), deputado federal Ciro Gomes (PSB) e o senador Tasso Jereissati (PSDB).
A convenção ocupará espaços no plenário 13 de Maio, da Assembléia, e já neste sábado começa a ser decorado com o vermelho, azul e o branco do PDT.

PT REUNIRÁ PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR PARA TRATAR DE ESTRATÉGIA ELEITORAL

Neste sábado, a partir das 8 horas, na sede do Sindicato dos Bancários, o PT reunirá todos os seus 41 pré-candidatos a vereador por Fortaleza. O encontro, a ser presidido pelo dirigente municipal Raimundo Ângelo servirá para tirar dúvidas sobre a legislação eleitoral e questões relacionadas a campanha como gastos e estrutura.
Duraten toda esta sexta-feira, o PT puxou reunião, no Hotel Amuarama, com representantes dos 11 partidos que integram a base política que apoiará a reeleição da prefeita Luizianne Lins. O encontro contou com a participação de Geraldo Acioly, o coordenador do futuro Plano de Governo de Luizianne Lins, ocasião em que foram traçados planos para uma nova gestão petista.

VOX POPULI - CID GOMES É O QUINTO MELHOR GOVERNADOR DO PAÍS


O governador Cid Gomes tem a aprovação de 45% d população cearense. É o que mostra pesquisa divulgada pelo Instituto Vox Populi, que avaliou nove governos estaduais. Para 37% dos entrevistados, a administração dele foi considerada regular, enquanto 13% disseram que a gestão não é boa. Cid foi o quinto melhor governador nessa pesquisa perdendo para Minas, que anotou 66% de aprovação; Paraná, com 54%; Pernambuco, com 51%; e São Paulo, com 50%. O governador ficou na frente dos gestores do Rio de Janeiro, que anotou 33%; da Bahia, que ficou com 28%; do Rio Grande do Sul, que marcou 23%; e do Pará, avaliado com bom desempenho por apenas 23% da população.

* Saiba mais sobre a pesquisa Pesquisa Vox Populi aqui.

VAMOS NÓS - Mesmo sob fogo cerrado por conta do vôo de jatinho fretado em que levou a sofra de caroneira para a Europa, Cid Gomes obteve uma colocação avaliada como satisfatória por sua assessoria. Agora é começar a tocar uma agenda positiva. Só boas intenções não bastam.

TREs DE TODO O PAÍS VETARÃO CANDIDATOS COM FICHA SUJA

"Reunidos no Rio, presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) de 26 dos 27 estados decidiram, por unanimidade, recomendar aos juízes que neguem registro de candidatura àqueles que respondem a processo judicial. O TSE já decidiu por 4 a 3, que candidatos com ficha suja podem concorrer mas os TREs argumentam que não estão obrigados a cumprir a orientação. O presidente do Colégio de Presidentes dos TREs, Cláudio Santos, chegou a dizer: "Vou dar um exemplo radical. Se hoje o Fernandinho Beira-Mar quisesse ser candidato, poderia, porque não foi efetivamente condenado. O entendimento dos desembargadores é de que a Constituição é clara em relação à importância da moralidade para os que assumem cargos públicos." Roberto Wider, do TRE do Rio, lembrou que qualquer concurso público exige idoneidade: "Na eleição passada, encontramos candidato com 25 homicídios. Não poderia ser gari, mas prefeito, sim."

(Globo Online)

* Aviso - Este repórter está em ritmo de viagem nesta sexta-feira. Assuntos particulares.

TRT-7ª REGIÃO SOB NOVA DIREÇÃO

O desembargador federal José Antônio Parente tomará posse nesta sexta-feira, a partir das 17h30min, no cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho - 7ª Região. Ele terá como vice o desembargador federal Cláudio Soares. A solenidade está marcada para o auditório daquele tribunal e promete ser das mais concorridas. O ministro da Previdência Social, José Pimentel, o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins confirmaram presença.
José Parente assumirá no lugar da desembargadora Dulciona Palhano.

DIRIGENTES DE PARTIDOS QUE APÓIAM REELEIÇÃO DE LUIZIANNE FAZEM REUNIÃO

Dirigentes dos partidos que integrarão a aliança majoritária pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT) estão reunidos, nesta manhã de sexta-feira, no Hotel Amuarama. Participam o presidente municipal do PCdoB, Luis Carlos; Marcos Vieira (PV); Carlos Guálter (PMDB); Sérgio Bezerra (PSL); o vereador João Batista (PRTB); Clóvis (PRTB); o coordenador do Programa de Governo, Geraldo Accioly; Raimundo Ângelo, presidente do PT da Capital; e membros do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT. O objetivo da reunião é organizar uma equipe suprapartidária para elaborar o Programa de Governo da futura de Luizianne Lins.

TASSO PERCORRE O INTERIOR EM RITMO DE CONVENÇÕES

O senador tucano Tasso Jereissati confere, nsta sexta-feira, em Canindé, a convenção que homologará a candidatura do empresário Cláudio Pessoa (PSDB) a prefeito. À noite, no Crato, Tasso avalizará a reeleião do prefeito Samuel Araripe (PSDB). Neste sábado, será a vez dele visitar a cidade de Viçosa do Ceará, onde conferirá a convenção que homologará o nome Silvana Fontenele (PSDB), ex-primeira dama do município, para a Prefeitura.


DETALHE - Tasso pode até não ter essa simpatia toda em Fortaleza, mas pesquisas tucanas asseguram que, no Interior, a imagem dele de bom gestor continua fort.e

GOVERNADOR LANÇARÁ PACOTE DO COMÉRCIO

"O Governo Cid Gomes deverá lançar, no próximo semestre, um programa de incentivos fiscais e tributários voltado para o comércio. No próximo dia 27, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, estará na sede da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) para iniciar o debate com o empresariado do setor e, principalmente, receber um documento com propostas elaboradas pela entidade. A informação é do presidente da Fecomércio, Régis Dias, acrescentando que o clima é de muita expectativa. "Nós estamos confiantes de que virão boas-novas para o comércio que, sem sombra de dúvida, contribui significativamente para o desenvolvimento do Estado", afirma Régis. Só para se ter uma idéia: em maio, as vendas no comércio anotaram 16% de incremento se comparado a igual período de 2007. Ou seja, turbinaram o ICMS."


* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

TCE REALIZARÁ CONCURSO PÚBLICO

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) estuda a realização de concurso público para preenchimento de 60 vagas de analista de controle externo (nível superior) ainda neste ano. Segundo o presidente do TCE, Pedro Tiombó, com exceção do concurso para três vagas de procurador do Ministério Público Especial, concluído no ano passado, desde 1990 que o órgão não realizava concurso para nível superior. Timbó diz ser necessário aliviar carências da área de pessoal, mas deu previsão de quando o edital será lançado.

SENADO ENTRA EM CLIMA DE QUADRILHAS

E o Senado estará de "recesso branco" durante toda a próxima semana. Segundo o presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), por causa da realização de festas juninas e convenções na última semana de junho. "Os líderes chegaram à conclusão que teríamos dificuldades de quórum. As convenções são feitas, em sua maioria, entre os dias 27 e 30 de junho e tem ainda coincidência das festas juninas", explicou o presidente do Senado.
Ele reconhece que a decisão de estabelecer o recesso branco pode afetar negativamente a imagem do Senado.
Ah, bom!

REFINARIA - CID GOMES DIZ QUE "DE 0 A 10, A GENTE ESTÁ NO NOVE"

"De 0 a 10, a gente está no nove", afirmou, nesta madrugada de sexta-feira para este Blog o governador Cid Gomes, ao ser indagado sobre a poossibilidade de o Ceará conquistar a refinaira. Cid informou que as conversações mantidas, durante toda a sexta-feira no Rio, com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, sobre o projeto foram positivas e que "se Deus quiser, e há de querer, ela virá". Ele informou que o Ceará deve ganhar um projeto bem maior do que o de Pernambuco.
"Pernambuco terá uma refinaria de 200 mil barris. A nossa será de 300 mil barris e não tem o ch´vez (Hugo Chávez, presidente da Venezuela) como sócio", brincou, comemorando a conquista que, segundo adiantou, deverá ser anunciada em breve num ato no qual pretende reunir ex-governadores, bancada federal e todos que lutaram pelo empreendimento. "Essa refinaria é do povo do Ceará e vem com esforço de todos", acentuou Cid.
Ele acrescentou que, em termos de impacto, a refinaria significará incremento de 40% do PIB do Estado, no que impulsionará a economia, pois atrairá uma série de outras indústrias.
Cid Gomes esteve na festa pelo Dia da Indústria, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará, quando, em sua fala, fez uma rápida prestação de contas do que o Ceará vem conquistando em matéria de investimentos.

ESTRANHO NO NINHO - O governador aproveitou para fazer pregação em favor da Contribuição Social da Saúde (CSS), dizendo que a alíquota é de apenas 0.1% e que não causa impactos. Cid fez essa defesa para um empresariado que carregava na lapela do paletó adesivo com a inscrição "Não à CSS". O movimento foi puxado pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro, e pelo presidente da Fiec, Roberto Macedo.

GRUPO GALVANI VAI EXPLORAR FOSFATO DE ITATAIA

Definido consórcio que vai explorar a Usina de Itataia, situada em Santa Quitéria (Zona Norte), e que se constitui num empreendimento aguardado há 33 anos pelos cearenses: o Grupo Galvani. A informação foi dada para o Blog pelo governador Cid Gomes (PSB) neste começo de madrugada, no fim da festa pelo Dia da Indústria realizada no auditório da Federação das Indústrias do Ceará, em Fortaleza.
Já o prefeito de Santa Quitéria, Thomás Figueiredo (PSDB), que acompanhou, há vários meses, o processo de negociação em Brasília, mostrava satisfeito ofício que recebeu da cúpula da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) confirmando que a Galvani vai explorar o fosfato de Itataia, enquanto ela deverá explorar o urânio. A diretoria da INB indicou a Galvani, que derrotou grupos como a Vale.
O investimento do consórcio INB-Galvani representará investimentos de cerca de US$ 400 milhões ao longo dos próximos quatro anos. A expectativa, de acordo com a cúpula da INB é gerar três mil novos empregos diretos e indiretos na região de Santa Quitéria.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

FESTA DA INDÚSTRIA EM CLIMA DE AUDITÓRIO LOTADO

Com a presença do presidente da Confederação Nacional da Industria, Armando Monteiro, e em clima de auditório lotado, a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) entregou, nesta noite de quinta-feira, a Medalha do Mérito Industrial a três pesonalidades: os empresários Assis Machado Neto e Raimundo Delfino e ao pesquisador Osvaldo Carioca. Já a CNI prestou homenagem à memória de Demócrito Dummar que, por cerca de 40 anos, presidiu o jornal O POVO. A família, representada pela viúva, Wânia Dumar, tendo ao lado os filhos de Demócrito como a presidente do Grupo O POVO de Comunicação, Luciana Dummar, recebeu em nome dele a mais alta comenda da CNI.
Assis Machado Neto discursou agradecendo em nome dos homenageados sob olhares do presidente da Fiec, Robeto Macedo, e de autoridades como o governador Cid Gomes (PSB), o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB), e o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes. A prefeita Luizainne Lins (PT) não compareceu. Ali estavam também prefeituráveis como Moroni Torgan (DEM) e Adahil Barreto (PR), além do senador Tasso Jereissati (PSDB).
Em seu discurso, Assis destacou a necessidade de ética para o bom administrador e destacou a figura de Demócrito Dummar como um homem empreendedor e sonhador, que em vida sempre buscou fomentar e incentivar parcerias em favor do desenvolvimento e crescimento do Ceará.

ASSEMBLÉIA EMPOSSA NESTA SEXTA-FEIRA PARLAMENTAR COM DEFICÊNCIA VISUAL

A Região dos Inhamuns contará, a partir das 11 horas desta sexta-feira, com dois representantes no Poder Legislativo. O tucano Idemar Citó assumirá vaga do também tucano Rogério Aguiar, que entrou com pedido de licença médica; e Neurimar Amorim (PMDB), que ocupará vaga de Edísio Pacheco (PV), que se afastou para disputar a prefeitura de Itapipoca.

DETALHE - Neurimar será o segundo deficiente visual a ocupar cadeira de parlamentar no Brasil.

AVISO AOS NOSSOS LEITORES

Nesta noite de quinta-feira, estaremos debatendo num encontro de Jornalismo, na sede da Faculdade Sete de Setembro (Bairro Água Fria), sobre a Importância da Comunicação Digital e, mais especificamente, o Caso Blog.

Ainda temos uma agenda com misto de trabalho jornalístico e compromisso social a cumprir na sede da Federaçao das Indústrias do Ceará, onde a memória de Demócrito Dummar, que comandou O POVO por cerca de 40 anos, será lembrada.

Voltamos em breve.

PRESIDENTE LULA SANCIONA LEI QUE PROÍBE BEBIDA ALCOÓLICA NAS RODOVIAS

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira o projeto de lei que prevê mais rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólicas. O texto, aprovado pela Câmara no início de junho, passa a considerar crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo. A multa para quem não cumprir a lei será considerada gravíssima e prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa.
Atualmente, somente motoristas com mais de 6 decigramas de álcool por litro (o equivalente a dois chopes) de sangue são punidos. Com a mudança, motoristas flagrados com qualquer teor de álcool no sangue receberão punições. A lei também prevê a proibição da venda de bebidas alcoólicas em zonas rurais das rodovias federais. O texto altera a medida provisória, aprovada pelo Senado, que liberava a venda de bebidas alcoólicas em todas as rodovias federais."

(Folha Online)

COORDENAÇÃO DE IMPRENSA DO GOVERNO CID GOMES TEM NOVO COMANDO

"O Palácio Iracema tem um novo coordenador de imprensa. Será a jornalista Christianne Sales, que já foi coordenadora de imprensa da Assembléia Legislativa, quando implantou a TV Assembléia. Ela ocupava a função de assessora de imprensa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado. Cristianne entra para tentar resolver os inúmeros problemas de comunicação do governo."

(Blog Política do O POVO)

VAMOS NÓS - A expectativa é que não exista uma assessoria de imprensa paralela no Governo, o que chegou a ocorrer na gestão do competente Luiz Viana.

FILHO DE GOVERNADORA DO RN É POSTO EM LIBERDADE

"A Justiça Federal concedeu habeas corpus ao advogado Lauro Maia, filho da governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB). Ele estava preso desde a última sexta-feira na sede da Polícia Federal em Natal, acusado de participar de um esquema de desvio de verbas por meio de fraudes em licitações na Secretaria Estadual de Saúde. A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, por três votos a zero, concedeu a liberdade para Maia.Outros cinco envolvidos na Operação Higia que estavam presos foram soltos por decisão do Tribunal Regional Federal. Os beneficiados pelo efeito suspensivo foram o empresário Herbert Florentino Gabriel, o secretário adjunto de Esporte e Lazer, João Henrique Alves Lins Bahia Neto, a coordenadora de Finanças da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Eleonora Lopes de Albuquerque Castim, o empresário Mauro Bezerra da Silva e a procuradora do Estado Rosa Maria de Apresentação Figueiredo Caldas Câmara."

(Tribuna do Norte Online)

IPPS APARECE ENTRE PIORES NO RELATÓRIO DA CPI DOS PRESÍDIOS


"Ratos em celas de presídios, refeições sendo servidas a presos em sacos plásticos e esgoto a céu aberto foram algumas das situações encontradas pelos integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Carcerário durante as visitas que fizeram a 60 estabelecimentos prisionais do país ao longo de oito meses. É o que revela a reportagem publicada na edição desta quinta-feira pela jornalista Maria Clara Cabral na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). "Grande parte dos presídios visitados não serve nem para bichos", resumiu o relator da comissão, o deputado Domingo Dutra (PT-MA).
O relatório final deve ser apresentado hoje. Entre outros casos, o documento aponta ainda que uma das piores situações ocorre na Colônia Penal Agrícola de Campo Grande (MS). No local, condenados a regime semi-aberto dormem com porcos, segundo a reportagem.
Os detentos do Instituto Penal Paulo Sarasate (CE) fazem suas refeições em um saco plástico, misturando arroz, feijão e o acompanhamento. Além disso os detentos relataram episódios de espancamento e castigos em celas isoladas.

* Outro lado
Procurados, os responsáveis pelos presídios citados pelos deputados que integram a CPI informaram que já estão providenciando melhorias nas unidades.

(Folha Online)

LABOMAR AGORA É UNIDADE ACADÊMICA


O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará aprovou, nesta manhã de quinta-feira, a transformação do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) em unidde acadêmica. Com isso, segundo o diretor da Instituição, Luiz Parente, o Labomar passará a oferecer cursos de graduação, sendo que o primeiro será Oceanografia. Esse curso já foi oferecido no último vestibular - 40 vagas - e as aulas terão início no dia 4 de agosto. Um outro curso a ser oferecido em breve é o de Ciências Ambientais.
No dia 8 de agosto, haverá a aula inaugural de Oceanografia, com a presença de autoridades, pesquisadores e personalidades que contribuiram e contribuiem com o Labomar.
VAMOS NÓS - Finalmente o Labomar, com grandes serviços prestados ao Ceará, foi reconhecido.

* Conheça o Labomar aqui.

VIVA SÃO JOÃO SEM INFLAÇÃÂÂOO!!


OBAMA ELOGIA PAPEL DO BRASIL NA AMÉRICA LATINA

"O senador Barack Obama tem uma visão favorável sobre o papel do Brasil em ajudar a aplacar conflitos na América Latina - como na recente tensão entre Colômbia e Equador --e sobre o papel das tropas do país no Haiti. Mas as autoridades brasileiras e o senador democrata divergem no que diz respeito a ações adotadas pela Colômbia contra guerrilheiros que atuam além de suas fronteiras. Essas foram as impressões colhidas pelo embaixador do Brasil em Washington, Antonio Patriota, após um encontro com um dos principais assessores de política externa do provável candidato democrata, o professor Anthony Lake, e após pronunciamentos do senador. Lake leciona na Universidade de Georgetown, em Washington, foi assessor de Segurança Nacional do governo Bill Clinton e, entre outras funções, representou a administração Clinton no Haiti. O assessor de Obama julga, inclusive, que a atuação dos soldados brasileiros que comandam as forças de paz no país caribenho é ’’uma história de êxito’’. O provável candidato democrata também teria expresso apreço pela mediação do Brasil para pôr fim ao embate entre os governos colombiano e equatoriano."


* Saiba mais aqui.

JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR PARA GESTOR COM NOME INCLUÍDO NA "LISTA SUJA" DO TCM

A Justiça do Ceará começou a tornar vazia a chamada "lista suja" que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) divulgou trazendo nome de gestores e ex-gestores municipais envolvidos em prestação de contas mal resolvidas. O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Francisco das Chagas Barreto, concedeu liminar ao ex-prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef (PSDB), que teve contas desaprovadas e nota de improbidae administrativa. Mas Assef ainda responde a outros processos. Ele é pré-candidato a prefeito de Boa Viagem.

BOM LEMBRAR - Ao postarmos a informação sobre essa estratégia do TCM em busca de eleições limpas, chegamos a dizer que iríamos aguardar pra ver se essa "lista" teria mesmo futuro. Bem, mas não vamos perder a esperança.

CONVENÇÃO QUE HOMOLOGARÁ MORONI TERÁ CARAVANAS DA PERIFERIA


O Democratas (DEM) e Partido Progressista (PP) realizarão, no próximo domingo, a partir das 9 horas, convenção para homologar as candidaturas de Moroni Torgan para prefeito de Fortaleza, e o empresário Alexandre Pereira para postulante a vice-prefeito. Na ocasião, havará também a homologação de 82 candidatos ao cargo de vereador. Desse total, 25 são mulheres. Há ainda negociações que incluem na coligação para o cargo majoritário o Partido Republicano Trabalhista Brasilero - PRTB. A convenção ocorrerá no ginásio de esportes do Colégio Evolutivo (Avenida Heráclito Graça com rua Gonçalves Lêdo - Centro).
Várias caravanas da periferia da Capital pometem dar um toque festivo ao evento. A ordem, segundo o grupo de Moroni, é mostrar que, nessa área da cidade, a prefeita Luizianne Lins (PT) não estaria tão bem como divulga sua assessoria.

ACIDENTE NO CARIRI PROVOCA TRÊS MORTES. UMA DELES, GERENTE DO BANCO DO BRASIL

Três pessoas morreram, nesta quinta-feira, vítimas de colisão envolvendo um caminhão e uma caminhonete S-250. O fato ocorreu entre as cidades do Crato e Nova Olinda (Região do Cariri). Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão perdeu o freio, bateu na traseira de uma Topic e colheu de frente a caminhonete, matando seus três ocupantes.
Morreram José de Alencar Andrade (41), gerente do Banco do Brasil da cidade de Caririaçu (Região do Caririr), Antônio Pereira da Silv a(34) e reginaldo ferreira de Lima (25). Todos os três eram de Araripe. A perícia terá 30 dias para divulgar o laudo oficial.

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL LANÇA CAMPANHA CONTRA CORRUPÇÃO ELEITORAL


Com a frase instigante "O que você tem a ver com a corrupção?", o Ministério Público do Ceará lançará nesta quinta-feira, às 19 horas, em seu auditório, campanha de combate à corrupção eleitoral. A iniciativa é apoiada pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e fugirá das cerimônias cansativas. As cantoras Kátia Freitas e Daniela Montezuma e o coral Vozes do Olho D'Água darão show, entrosando repertório voltado para a valorização da cidadania. Os promotores de Justiça que trabalharão com cartilhas e materiais audiovisuais em escolas, centros comunitários e entidades são o público-alvo. Socorro França, procuradora-geral de Justiça, quer vigilância contra crimes como a compra de votos. Em todos os sentidos.

GOVERNO GASTA R$ 46 MIL COM BANDAS EM FESTA DO DETRAN DE ITAPIPOCA

Com dispensa de licitação, a Casa Civil do Governo Cid Gomes contratou, por R$ 46 mil, as bandas Forró dos Plays (R$ 36 mil) e Arrastão do Forró (R$ 10 mil) para animar a solenidade de inauguração da sede do Detran de Itapipoca.
O Diário Oficial do último 16 não traz, no entanto, maiores especificações como gastos com palco, iluminação, cachês, etc. Ou seja, essas exigências, bastante cobradas nas festas de réveillon promovidas pela Prefeitura de Fortaleza, viraram coisa pequena aos olhos, por exemplo, da bancada do PSDB na Assembléia.

PR FARÁ CONVENÇÃO COM PROPOSTAS TURBINADAS


O PR de Lúcio Alcântara aquecendo os motores.

Tudo pronto para convenção do Partido da República que, no próximo domingo, a partir das 10 horas, no Parque Adahil Barreto, homologará o nome do postulante da legenda a prefeito de Fortaleza. A chapa será encabeçada pelo deputado estadual Adahil Barreto, que terá como vice o empresário Roberto Matoso.

O presidente regional do PR, ex-governador Lúcio Alcântara, promete clima festivo e avisa: Adahil passará mais do que a primeira marcha em sua campanha, que virá bem profissional e turbinada de propostas.

FECOMÉRCIO FECHA MAIO EM ALTA E PREVÊ AQUECIMENTO DAS VENDAS NAS FÉRIAS DE JULHO


O presidente da Federação do Comécio do Ceará (Fecomércio), Régis Dias, comemorou, nesta quinta-feira, o bom resultado das vendas anotadas em maio último no Estado. Segundo disse, houve um incremento, se comparado a igual período do ano pasado, da ordem de 16%, significando "um índice acima da média nacional". Régis não entrou em detalhes sobre esses números, mas disse que o setor está confiante de aquecimento bem maior em julho, mês das férias.
Régis Dias encontra-se nesta quinta-feira em Brasília participando de reunião extraodinária da Confederação Nacional da Indústria, que receberá para debate o deputado federal Renato Casagrande (PSB-ES). O assunto ali é a luta para manter a atual política do Sistema "S" (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senar, Sebrae) que vem sendo questionado pelo governo federal que sinaliza com redução de repassses para o setor.

PSB DE FORTALEZA DIVULGARÁ NOTA DEFENDENDO ROGÉRIO COMO VICE DA PREFEITA


Quase com a mão na massa.

O nome do vereador Rogério Pinheiro foi aprovado, nessa noite de quarta-feira, pela direção municipal do PSB para candidato a vice-prefeito na chapa pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Segundo membros da direção, essa decisão, no entanto, ainda não é definitiva, mas faz parte da estrategia de assegurar à legenda essa posição. Rogério Pinherio foi endossado por dirigentes municipais do partido e 38 pré-candidatos a vereador. No grupo, havia representantes do grupo ligado ao governador Cid Gomes - que disputa com o chamado "PSB histórico" a indicação do vice. Um desses representantes era o vereador Elpídio Nogueira. A Executiva Municipal divulgará nesta quinta-feira nota oficial defendendo que a indicação seja do PSB e, mais precisamente, um membro da chamada ala histórica da legenda. Até a data da convenção que homologará a chapa - dia 29, no ginásio da Parangaba -, esse caso promete render.

HOMENAGEM À MEMÓRIA DE DEMÓCRITO DUMMAR


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) concedem, às 10 horas desta quiinta-feira, a Medalha do Mérito Industrial aos empresários Francisco de Assis Machado Neto e Raimundo Delfino da Silva e ao professor e cientista José Osvaldo Beserra Carioca. Além disso, a CNI concederá a Ordem do Mérito Industrial ao jornalista Demócrito Rocha Dummar que, por cerca de 40 anos, comandou O POVO. A homenagem será feita à família Dummar. A Ordem do Mérito Industrial é a maior comenda da indústria brasileira. Esses atos integram as comemorações pelo Dia da Indústria.

FORTALEZA ENTRARÁ EM RITMO DE "BIG BROTHER" E PARQUE DO COCÓ SERÁ CERCADO

"O Palácio Iracema prepara uma ação que terá imensa repercussão em Fortaleza. O Governo vai espalhar cerca de 250 câmeras de vigilância na cidade. Elas vão ficar em pontos estratégicos e serão controladas durante as 24 horas do dia pela Secretaria da Segurança Pública. As câmeras terão função de monitoramento a exemplo das poucas que já existem na avenida Beira-Mar. A medida é importante e poderá ter efeitos relevantes no combate à violência urbana. Mundo afora elas são usadas como ação preventiva, flagrantes e para a identificação de criminosos. Hoje, já não é mais adequado gastar recursos e promover deslocamento de pessoal para fazer a vigilância de áreas onde as ações criminosas se tornaram usuais. É o caso, por exemplo, do famoso cruzamento da avenida Raul Barbosa com Murilo Borges, a caminho do aeroporto. O mesmo vale para o cruzamento das avenidas Padre Antônio Tomás com Engenheiro Santana Júnior ou o cruzamento da Antônio Sales com Santana Júnior. Naquela área, são comuns as abordagens aos motoristas. Em pontos como esses, a vigilância eletrônica já deveria existir há muito tempo. Ainda acerca dessa mesma área: o Governo decidiu que vai cercar o parque do Cocó. Será usada uma espécie de alambrado de aço, pintado na cor verde, com três metros de altura. A idéia é acabar com a festa dos assaltantes na área. Eles costumam abordar motoristas e, na noite, escondem-se no matagal. A cerca, espera-se, impedirá. Está aí um bom tema para a campanha eleitoral que se avizinha."

* Coluna Política de Fábio Campos, no O POVO, leia aqui.

LULA QUER ARROCHO NOS GASTOS PÚBLICOS PARA EVITAR ESTOURO DA META INFLACIONÁRIA

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende discutir com a equipe econômica e conselheiros informais medidas de controle do gasto público e de restrição à expansão do crédito para tentar evitar que a inflação deste ano ultrapasse o teto da meta oficial do governo. Foi convocada para hoje uma reunião extraordinária sobre o tema. O ministro José Múcio (Relações Institucionais) chegou a cancelar reunião hoje do conselho político para a realização desse encontro de Lula com a equipe econômica e conselheiros informais. Lula quer ouvir sugestões do que pode ser feito, além do aumento de juros, para conter a inflação. Para Lula, é importante, do ponto de vista político e econômico, respeitar a meta de inflação. Do contrário, ele sinalizaria interna e externamente a chance de um cenário de descontrole de preços a dois anos do final de seu mandato. No atual modelo, a meta de inflação é de 4,5%, mas há uma margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo a fim de acomodar imprevistos. No ritmo atual de inflação, há o risco de a inflação superar o teto da meta, de 6,5% neste ano, o que Lula quer evitar.Nas palavras de um ministro, "caiu a ficha" do presidente de que a inflação poderá ser seu pior inimigo no final de governo. Daí Lula ter se convencido de que precisa adotar medidas duras e cumprir a meta no olho mecânico. Em reuniões com economistas, Lula tem dito que não vai medir esforços para evitar o descontrole inflacionário.Lula já elevou a meta de superávit primário de 3,8% para 4,3%. Ele já autorizou a equipe econômica a perseguir superávit acima de 4,5% do PIB."

(Folha de São Paulo)

quarta-feira, 18 de junho de 2008

GARIBALDI - VOTAÇÃO DA NOVA CPMF SÓ MESMO DEPOIS DAS ELEIÇÕES


"O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse, nesta quarta-feira, que o projeto que regulamenta os recursos para a saúde e cria a Contribuição Social para a Saúde (CSS) só deve ser votado após as eleições municipais de outubro. Segundo ele, a decisão foi tomada em reunião dos líderes partidários, realizada em seu gabinete.
Garibaldi disse que a base governista chegou com a posição definida para votar a CSS só após as eleições municipais. "A oposição teve que aceitar diante da posição firme do governo", afirmou.Pela manhã, ao defender a votação da CSS somente após as eleições, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), explicou que trata-se de uma proposta complexa e, antes de ser submetida ao plenário, será votada nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais."

(Agência Estado)

SERVIDORES DA SEFAZ PARALISARÃO ATIVIDADES NESTA QUINTA E SEXTA-FEIRA

Os servidores da Secretaria da Fazenda do Ceará paralisarão atividades, das 7 horas desta quinta-feira até às 19h de sexta-feira, em protesto contra "a morosidade" do Governo Estadual em atender as reivindicações dos servidores. Nesta quinta-feira, haverá um ato, a partir das 10 horas, na Praça dos Fazendários ( Sefaz I - Avenida Alberto Nepomuceno, 78). A categoria protesta contra o índice salarial de 5,89% proposto pelo governador Cid Gomes para a maioria dos servidores, exceção apenas dos professores e a área da segurança pública.
Em fevereiro de 2007, foi entregue à Administração da Secretaria da Fazenda documento intitulado "Valorizando a Sefaz", que registrava sugestões para o incremento da arrecadação, como também, as demandas históricas dos servidores fazendários, entre elas, a questão da remuneração.
Os fazendários dizem que, entre todos os Estados do País, o Ceará é o que pior remunera a categoria.

ADOLESCENTE QUASE MORRE PICADO POR COBRA EM BEBERIBE

Um adolescente quase perdeu a vida, nesta quarta-feira, por falta de soro anti-ofídico. O fato ocorreu na cidade de Beberibe (Litoral Leste do Ceará). Ele foi picado quando seguia para a casa de um amigo, foi levado para o posto de saúde, mas não havia o medicamento. Teve que ser socorrido no Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza.
Só neste ano, a Secretaria da Saúde do Estado já registrou mais de mil ataques de animais peconhentos como cobra.

LÚCIO ALCÂNTARA DÁ TEMPO EM CID GOMES E CUTUCA ADMINISTRAÇÃO LUIZIANNE LINS


Em seu Blog, o ex-governador Lúcio Alcântara resolveu direcionar suas baterias não somente contra a gestão Cid Gomes, mas também contra a administração da prefeita Luizianne Lins (PT). Confira nota postada por ele nesta quarta-feira:

"O ex-blog do César Maia postou matéria demonstrando a porcentagem de atendimento das metas de saúde, no bolsa família, nas capitais brasileiras. Em primeiro lugar vem Teresina, com 53,59%. Seguem-se outras, em percentuais decrescentes de desempenho.Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Campo Grande aparecem com zero de cobertura.
Cabe, no mínimo, uma explicação por parte da Prefeitura Municipal de Fortaleza."

VAMOS NÓS - Lúcio cutucou com vara curtíssima a gestão Luizianne Lins, seguindo o modelo cabo eleitoral, pois Adahil Barreto é seu pré-candidato a prefeito.

AMB DIVULGARÁ LISTA DE CANDIDATOS COM PROCESSO NA JUSTIÇA

"A Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) anunciou nesta quarta-feira que vai divulgar em sua página na internet a lista com os candidatos às eleições municipais de outubro que respondem a processos na Justiça. A entidade vai encaminhar as informações aos juízes eleitorais de todo país, recomendando a divulgação local das listas. Entretanto, ela ficará a critério de cada juiz. A ação faz parte da campanha "Eleições Limpas" lançada nesta quarta com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto. A lista será colocada à disposição a partir de agosto próximo."

(Rádio POVO/CBN)

BLOG É TEMA DE PALESTRA

Estamos, nesta tarde de quarta-feira, conversando com alunos da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (SER I), no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. O tema é Jornalismo e Blog. Atendemos a um convite da professora Salete Bezerra.
Que nossos leitores tenham paciencia.

Nesta quinta-feira, vamos falar sobre Blog num papo com alunos da Faculdade Sete de Setembro.

P.S - Probleminha com acentua;ao no computador que usamos na escola.

ATUALIZAÇÃO (17h32min)- Corrigimos a acentuação em outro computador. Mas isso foi só um detalhe, porque valeu mais do que a pena o encontro com esses alunos (adolescentes). Aprendemos muito com eles e percebemos a vontade deles em aprender e a discutir temas variados. Foi tão bom o contato que passamos meia hora do combinado e alguns ainda lamentaram não ter ônibus à disposição, por parte do município, para levá-los à sede de um jornal onde poderiam se inteirar melhor da realidade do que ouviram em sala de aula.

PRESIDENTE DO BC ADMITE INFLAÇÃO ACIMA DA META


"O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reconheceu nesta quarta-feira, 18, a possibilidade "teórica" de a inflação medida pelo Índice de preços ao Consumidor Amplo (IPCA) superar neste ano o teto da meta de 6,5%. "Pela nossa análise dos cenários de mercado, o mercado acha que é uma possibilidade menor. Sempre existe, em tese, esta possibilidade", disse, durante entrevista para a TV Bloomberg.
Meirelles explicou que no início de cada ano são avaliadas estas possibilidades. "Sistematicamente, em qualquer ano, mesmo que a inflação esteja até abaixo do centro, existe sempre uma possibilidade teórica de que possa estourar o teto ou o piso", afirmou. Entretanto, o presidente do BC insistiu que a autoridade monetária não faz previsões para a inflação. "Não fazemos nossa própria previsão. Isso compete aos mercados."

(Agência Estado)

MULHER SE PASSA POR IRMÃ DE EX-GOVERNADOR DO CEARÁ E DÁ GOLPE

O alerta é da assessoria de Lúcio Alcântara:

"Uma mulher está se passando por Luiza Alcântara, irmã do ex-governador Lúcio Alcântara, e pedindo doações para fins sociais, através de contatos telefônicos.
Se for possível, gostariamos de sua ajuda no sentido de alertar as pessoas - amigos e classe empresarial - para não dar crédito a tais ligações."

* A família de Lúcio Alcântara se dedica ao trabalho de apoio ao Hospital do Câncer do Ceará.

PROUNI ANUNCIA SELECIONADOS EM 1ª FASE

"A lista dos candidatos selecionados em primeira chamada no segundo processo seletivo de 2008 do ProUni já está disponível para consulta. São 208.181 inscritos, mas o MEC (Ministério da Educação) ainda não tem o número de selecionados nessa etapa.Os aprovados deverão, de 23 de junho e 4 de julho, procurar a instituição para a qual foi pré-selecionado com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a faculdade pode exigir, ainda, que o estudante passe por processo de vestibular.Os não-selecionados terão ainda uma nova chance: a segunda chamada, com as vagas não preenchidas na primeira seleção, sai no dia 14 de julho. Uma terceira lista deve ser divulgada no dia 24 do mesmo mês. O projeto do governo federal oferece bolsas de estudos em cursos que se iniciam no segundo semestre de 2008."

* Do Portal Uol, confira aqui.

UECE JÁ PREPARA FESTA PARA DIPLOMAR PRIMEIRA TURMA DE MÉDICOS


Foto - Silvana Tarelho (DN)

A Universidade Estadual do Ceará vai formar a primeira turma de Medicina em outubro próximo. Serão 40 alunos que ingressaram na Instituição em 2002 e que tiveram aula inaugural proferida pelo ex-ministro Adib Jatene (Saúde).
Os diplomas serão entregues pelo novo reitor da Uece, Assis Araripe, que já iniciou a preparação de uma cerimônia festiva.
E por falar em Uece, o Campus do Itaperi vive novo clima e a parte física, por exemplo, passou por uma remodelação com jardins à vontade.

CONSTRUÇÃO CIVIL CRESCEU 7,1% EM 2006

"A indústria da construção civil cresceu 7,1% em 2006, depois de apresentar um recuo de 5,4% no ano anterior. As informações constam da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic), divulgada hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traça uma radiografia do setor. De acordo com o levantamento, entre os fatores que contribuíram para estimular o setor em 2006 estão o crescimento da renda familiar, a maior oferta do crédito imobiliário (segundo dados do Banco Central, o financiamento habitacional cresceu 85,5% em 2006, na comparação com 2005), a continuidade da redução da taxa básica de juros durante todo o ano e o controle da inflação.O IBGE aponta que esse cenário foi fundamental para "garantir uma melhor previsibilidade na economia, tornando mais factíveis os negócios desse segmento, geralmente feitos considerando prazos de maturação mais longos".

(Agência Brasil)

EX-PRESIDENTE DA ABIH-CE DISPUTARÁ A PREFEITURA DO EUSÉBIO

O Partido da República da cidade do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza) realizará no próximo domingo, a partir das 9 horas, convenção para homologar o ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), no Ceará, Manuel Linhares, como candidato a prefeito.
O ato promete ser festivo e contará com a presença do ex-governador Lúcio Alcântara. Manuel Linhares terá como vice Evandro Serraria (PP) . O Partido Verde tambem integrará essa coligação.

CANTANDO DE GALO - EXPORTAÇÃO DE CARNE DE FRANGO CRESCE 31% EM MAIO


"As exportações de carne de frango no Brasil somaram 361,4 mil toneladas em maio, crescimento de 31 por cento em comparação ao mesmo mês do ano anterior, informou nesta quarta-feira a Associação Brasileira dos Exportadores e Produtores de Frango (Abef). Em um comunicado, a associação divulgou também que a receita cambial com os embarques do produto no mês passado totalizaram 685 milhões de dólares, valor 69 por cento maior do que os 404 milhões de dólares registrados em maio de 2007. Nos primeiros cinco meses de 2008, os embarques de carne de frango atingiram 1,5 milhão de toneladas, volume 18 por cento superior ao do mesmo período de 2007. De janeiro a maio, a receita cambial atingiu 2,7 bilhões de dólares, alta de 56 por cento na mesma comparação. "

(Agência Estado)

CEARÁ É SEDE DO I ENCONTRO DE JOVENS SURDOS DO NORDESTE


A cidade de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) será sede, a partir das 13 horas desta quinta-feira, do I Encontro de Jovens Surdos do Nordeste. O encontro vai se estender até domingo, no Sesc Iparana, e debaterá assuntos voltados para a inclusão social e profissional desse contingente. A Miss Ceará 2008 Vanessa Vidal, que é deficiente auditiva, participará da cerimônia de abertura, ao lado de autoridades e representantes de entidades do setor.

VENDA DA VARIG - ADIADO DEPOIMENTO DE TEIXEIRA

"O advogado Roberto Teixeira já estava na sala de espera da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Senado quando o senador José Agripino Maia (DEM-RN) sugeriu adiar o depoimento dele. O pedido foi acatado pelos demais membros da comissão, mas a nova reunião ainda não foi agendada.
Teixeira foi convidado pela CI para explicar sua participação na compra da Varig pela VarigLog.
Marco Antônio Audi, Marcos Haftel e Luiz Eduardo Gallo, sócios brasileiros que compraram a Varig com o fundo de investimentos norte-americano Matlin Patterson, também foram convidados a depor hoje na CI, mas não confirmaram presença. Segundo o advogado deles, Marcelo Panela, os três sócios estariam hoje no julgamento de um recurso contra a exclusão deles do quadro da empresa Volo do Brasil, na 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.
O argumento de Agripino para adiar o depoimento foi a ausência dos três sócios hoje na reunião."

(Blog do Noblat)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL INVESTIGA ALUGUEL IRREGULAR DE SALAS DO CONGRESSO

"O Ministério Público Federal investiga o aluguel, sem licitação, de salas do Congresso Nacional a quatro partidos políticos: DEM, PMDB, PSDB e PP. O procurador Marco Aurélio Alves Adão, do 3º Ofício de Licitações, Contratos e Concursos da Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF), determinou a instauração de um procedimento preparatório para apurar os fatos narrados na reportagem. Uma representação do procurador Rômulo Conrado, do 4º Ofício de Licitações, encaminhou a matéria do site sobre aluguéis de salas no Congresso Nacional sem o devido processo licitatório. A representação pedia a apuração de “possível burla” à Lei de Licitações. Por conta dela, Marco Aurélio Adão determinou, em 5 de junho, a abertura de procedimento para investigar a eventual irregularidade. Em entrevista ao Congresso em Foco, dois advogados especializados em direito administrativo consideraram ilegal a decisão da Câmara e do Senado de não fazer um leilão das áreas para se escolher quais partidos deveriam estar hospedados no Legislativo. Hoje, os quatro partidos ocupam quase 900 metros quadrados em área nobre na Esplanada dos Ministérios, pagando às Casas R$ 36 mil por mês ou R$ 433 mil por ano."

* Do Congresso em Foco, saiba mais aqui.

PISTOLEIRO É MORTO EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NO VALE JAGUARIBANO


Assassinado na madrugada desta quarta-feira, em Jaguaretama (Vale Jaguaribano), o pistoleiro e assaltante Lucivando Saraiva Diógenes, o conhecido "Gordo". Ele teria se envolvido em tiroteio com policiais, segundo informações do Comando do Policiamento do Interior. Com Lucivando, foram encontrados um fuzil 556 e uma pistola block ponto 40, além de colete à prova de balas, um celular, munição e um documento de identidade em nome de R.M.B. Há 12 anos, o bando conhecido como "Sinhozinho Diógenes" aterroriza o Vale do Jaguaribe onde, nesta semana, a Policia Militar desmantelou arsenal no qual foram encontradas armas de grosso calibre, entre elas um fuzil AK-47, de fabricação russa.
Lucivando fazia parte da quadrilha dos ‘Filhos de Senhorzinho’, que aterroriza o município de Jaguaretama e localidades próximas. A Polícia havia localizado ontem outro sítio onde o bandido se escondia. O irmão dele, Ricardo Sérgio Saraiva, também procurado, continua foragido.

ESTADO ANUNCIA DATA DO PAGAMENTO DA 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO DOS SERVIDORES


Os servidores públicos estaduais vão receber a primeira parcela do 13º salário, o correspondente à metade do desembolso, nos dias 15 e 16 de julho próximo. Anunciou, nesta quarta-feira, o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, acrescentando que o Governo Cid Gomes vai liberar R$ 140 milhões agora e o restante dessa folha antes do dia 20 de dezembro. Conforme o secretário, mês que vem o Estado injetará no comércio um total de R$ 420 milhões, contando com os R$ 280 milhões relativos à folha de junho "o que vai ser bom para incentivar o consumo e, claro, aumentar a arrecadação", disse.Mauro Filho pouco falou sobre o reajuste salarial dos servidores. Informou apenas que o governador Cid Gomes (PSB) deverá anunciar o percentual, com diferenciais para as secretarias da educação e da Segurança Pública, no início deste mês ou no começo de julho. Não ariscou percentuais, mas lembrou que os estudos e negociações envolvem a Secretaria do Planejamento e Gestão Pública e a Mesa de Negociação dos Servidores Públicos. O Estado quer aumentar em 5,89% a categoria que, no entanto, reivindica 25%.
Mauro Filho deu essas informações antes de seguir para Brasília, onde cumprirá uma bateria de encontros sobre reforma tributária. A prioridade é tentar evitar que o Estado de São Paulo, derube a convalidação dos contratos já firmados pelos Estados nordestinos no que diz respeito aos empreendimentos já conquistados através de incentivos fiscais. A ordem é garantir o direito adquirido de projeto instalado em termos desses benefícios.

CASO BAILARINA VOLTA A JÚRI


Renata Braga queria ser atriz na TV e no teatro

"Renata estaria com 34 anos, casada, com filhos e estabilizada profissionalmente. No dia da festa em que comemorou seus 20 anos, ela estabeleceu que esta seria sua meta. Foi no dia 22 de novembro de 1993, numa reunião, cercada de amigos, no Rio de Janeiro. Renata estava feliz, aguardava a confirmação na participação em uma novela, tinha se despedido do balé e estava disposta a investir na carreira de atriz na televisão e no teatro. Um mês depois, no dia 28, já em Fortaleza, um tiro no olho esquerdo interrompeu os seus sonhos e transformou a vida de uma família. A história é contada por Oneide Braga, mãe de Renata. "A saudade é muito grande. Renata está presente de uma maneira muito forte no nosso cotidiano, sempre falamos nela de maneira alegre, feliz, como ela era." Wladimir Porto, acusado de assassinar Renata, na sexta-feira, 20, vai a júri popular. Na época do crime, ele tinha 28 anos. Ele foi julgado pela primeira vez em 18 de fevereiro de 1997, quatro anos depois do crime, que aconteceu na avenida Beira Mar após uma discussão no trânsito entre Wladimir e um dos ocupantes do carro em que Renata viajava. A defesa conseguiu anular o julgamento."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

CIRO CONDICIONA APOIO A MARTA SUPLICY EM SÃO PAULO


Na condição de presidenciável, Ciro Gomes tenta construir condições para seu caminho eleitoral em 2010. Ele quer o PSB apoiando, por exemplo, a postulação de Marta Syuplicy em São Paulo, mas cobra gesto do PT, segundo nota da Coluna Painel da Folha desta quarta-feira.

Pró-ativo.

Ciro Gomes trabalha para que se concretize o acordo entre PT e "bloquinho" em São Paulo, Belo Horizonte, Rio e Manaus. Mas o presidenciável do PSB diz que tem de partir do PT o primeiro gesto, apoiando candidatos do bloco no Rio e em BH. A partir daí, seria "fácil" formalizar o apoio a Marta Suplicy.


GOVERNO QUER DAR GRATIFICAÇÃO A POLICIAL QUE AJUDAR NA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

"O Governo estuda a possibilidade de remunerar policiais de forma diferenciada a partir da eficiência na redução dos índices de criminalidade. A medida, que deverá ser implantada ainda neste ano, é simples: se a incidência de crimes for reduzida em determinada área, os policiais que atuam nela ganhariam uma premiação por desempenho. O POVO apurou que os estudos para uma espécie de "Lei do Desempenho" estão adiantados e têm acompanhamento direto da Casa Civil. De acordo com uma fonte do Governo, a administração estadual ainda não definiu se essa premiação será feita por meio de gratificação ou por subsídio. Também não se sabe ainda quais metas devem ser atingidas e nem o valor que esses profissionais vão receber ao atingi-las. "Está sendo feita análise de quanto isso repercute (na folha de pagamento do Estado)", informou. Esses estudos não deverão mudar o rumo das negociações quanto ao reajuste salarial. "Essa discussão não vai atrapalhar", garantiu. No ano passado, o Governo deu reajuste linear de 3,55% para todos os servidores. Os salários de quem trabalha na área da segurança pública subiram entre 4% e 8%. Para este ano a previsão é que o reajuste linear fique próximo aos 5%, o que representaria a reposição da inflação."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

DIRETOR-GERAL DA TV BRASIL PEDE DEMISSÃO

"O diretor-geral da TV Brasil, Orlando Senna, pediu demissão do cargo. Também saiu o diretor de rede e relacionamento, Mario Borgneth.
Os dois tinham sido indicados pelo Ministério da Cultura para os cargos. As razões da demissão não foram divulgadas.
Jornalista e cineasta baiano, Senna foi secretário do Audiovisual no MinC, entre 2003 a 2007, quando deixou a função para assumir o cargo de diretor-geral na TV Brasil."

(Coluna de Mônica Begamo - Folha de São Paulo)

terça-feira, 17 de junho de 2008

LULA LIBERA MINISTROS PARA A CAMPANHA


"Os ministros de Estado devem ser liberados para participar de campanhas eleitorais em todo o País. A sinalização foi dada durante reunião na tarde desta terça-feira (17) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 11 ministros indicados por partidos da base aliada.
Na reunião onde o tema foi discutido, no Palácio do Planalto, o presidente Lula reafirmou que participará da campanha apenas onde os campos estiverem bem definidos, para evitar problemas com partidos da base aliada.
A discussão sobre a abrangência da atuação dos ministros de Estado nas eleições de outubro foi iniciada na reunião ministerial no dia 9 de junho. Na ocasião, os ministros que também integram a direção de partidos políticos defenderam o direito de fazer campanha em todos os estados onde a legenda tem candidato.
Na reunião de hoje também não se chegou a um consenso. O presidente deve definir a posição do governo até o final da semana."

(Agência Brasil)

CID VIAJA E INCLUI TURISMO E REFINARIA NA AGENDA

O governador Cid Gomes (PSB) está em São Paulo. Ele embarcou no fim da tarde desta terça-feira e, nesta noite de terça-feira, no Parque Anhembi, assistirá, ao lado do secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, à solenidade de abertura do III Salão do Turismo. Bismarck é o presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais do Turismo. O evento é um dos mais importantes para o setor e, principalmente, para o Nordeste que aproveita para reforçar ou fazer contatos com agências de viagem buscando a captação de pacotes.
De São Paulo, o governador deve se deslocar para Brasília, onde reforçará, ao lado do secretário da Saúde, João Ananias, lobby em favor da aprovação da Emenda 29, que garante recursos para o setor saúde do país. Já na quinta-feira, Cid rumará para o Rio de Janeiro, onde está agendada uma aûdiência dele com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. O assunto é um só: pendências do Ceará com relação ao projeto da refinaria de petróleo. O Ceará avançou, segundo a área técnica do governo estadual, no cumprimento de exigências tecnicas.

A PREFEITA LUIZIANNE Lins também confere, em São Paulo, a abertura do III Salão do Turismo. Através da Secretaria de Turismo de Fortaleza, mostrará o potencial de Fortaleza para atrair pacotes da área.

PREFEITO DE SANTANA DO ACARAÚ TIRA LICENÇA MÉDICA E VICE ASSUME

"O prefeito de Santana do Acaraú, Antônio de Pádua Arcanjo (PCdoB), está internado desde ontem no Hospital do Coração, da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O quadro clínico aponta para um infarto e o prefeito tirou licença médica por trinta dias. O vice-prefeito Antônio Régis assume a prefeitura amanhã. Antônio Arcanjo enfrentou recentemente denúncias de irregularidades em licitações da Prefeitura, nas quais as empresas vencedoras do certame licitatório são comandadas por membros de uma mesma família."


(Beto Almeida, do Portal Ceará Agora)

ASSALTANTES LEVAM CARRO OFICIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ

A malandragem não poupa mesmo ninguèm. No início da madrugada desta terça-feira, três homens armados levaram um carro oficial do Tribunal de Justiça, mais precisamente o que fica à disposição do ex-presidente do TJ, desembargador João de Deus de Barros Bringel. Segundo boletim policial, o fato ocorreu na rua Araripe Macedo (Bairro Jão XXIII), quando o motorista chegava em sua casa, após ter deixado o desembargador em sua residência. Conforme o motorista, os assaltantes disseram que, após fazer "algumas paradas", abandonariam o carro que, até agora, no entanto, não foi recuperado.

TASSO, CRISTÓVAM E LUPI VÃO PARTICIPAR DA CONVENÇÃO QUE HOMOLOGARÁ PATRÍCIA

O senador Tasso Jereissati (PSDB) vai comparecer à convenção da aliança PDT-PSDB-PTB que, no próximo domingo, a partir das 9 horas, na Assembléia Legislativa, homologará a candidatura da senadora Patrícia Saboya à Prefeitura de Fortaleza. Além de Tasso, deverão participar do ato "festivo" , segundo a pré-candidata, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o senador Cristovam Buarque (DF).
Está listado ainda o presidente regional do PTB, deputado federal José Arnon. Várias caravanas de pontos da Capital conferirão o ato. Todos os membros das executivas do PSDB e PDT marcarão presença.
Bom lembrar: Patrícia Saboya foi indicada por meio de pré-convenção realizada no dai 12 de abril último, na sede da legenda, quando derrotou o então pré-candidato Heitopr Férrer pelo placar de 41 a 24 votos.

DÚVIDA CRUEL - Heitor Férrer vai comparecer?

MOVIMENTO PT APOIARÁ REELEIÇÃO DE SALMITO


Salmito recebe o apoio de José Airton.

O PT quer apostar na reeleição de nomes que considera importantes e que possam puxar votos. É o caso do vereador Salmito Filho, que tentará a reeleição com respaldo do deputado federal José Airton. Salmito chegou à Câmara pelas mãos do grupo do deputado federal José Nobre Guimarães que, no entanto, optou por respaldar a candidatura da ex-presidente do PT de Fortaleza, Sônia Braga.
Salmito se diz "muito feliz" pelo apoio de Airton que comanda no Estado a corrente Moviemento PT.

COMISSÃO DA CÂMARA VOTARÁ FIM DE MULTA SOBRE BOLETO VENCIDO EM FERIADO

A Comissão de Defesa do Consumidor poderá votar, nesta quarta-feira, o projeto de lei 2347/07, que proíbe a cobrança de multa por atraso sobre o boleto bancário que vencer em fim de semana ou em feriado, desde que o pagamento seja feito no primeiro dia útil seguinte. O relator da matéria é o deputado federal Leo Alcântara (PR), que regressou no começo da tarde para Brasília, onde disse já ter apresentado parecer favorável à aprovação da matéria. O autro da proposta é o deputado federal Augusto Carvalho (PPS-DF).
O projeto muda a Lei 7.089/83, que já proíbe a cobrança de juros de mora. Segundo o autor, como a lei não incluiu a proibição de multas, há risco de prejuízos para o consumidor.

TV CIDADE ESTREARÁ PROGRAMA SOBRE RIQUEZAS DO INTERIOR DO CEARÁ


Com apresentação da eclética Patrícia Calderón, estreará sábado próximo, às 12h20min, mais um programa na TV Cidade (Canal 8): Riquezas do Ceará. A proposta do programa é mostrar o interior cearense e suas potencialidades. Culinária, personagens interessantes, economia, religiosidade e muito mais variedades, segundo informa para este Blog a diretora de Jornalismo da emissora, Sandra Batista. Riquezas do Ceará terá 45 minutos.
Boa sorte!

MINISTÉRIO PÙBLICO PEDE AFASTAMENTO DO PREFEITO DE CRATEÚS

Os promotores de justiça da Comarca de Crateús, José Arteiro Goiano e Gustavo Henrique, pediram, nesta terça-feira, o afastamento do prefeito desse município, José Almir (PMDB). Alegam que o dinheiro do SUS não está sendo repassado para a gestão, que se encontra em inadimplência com o INSS. Já o prefeito, através de sua assessoria jurídica, promete reagir contra a decisão. E,le tem sete para apresentar sua defesa. Caso não seja acatada essa mesma defesa, o vice-prefeito, Luis Sales, poderá assumir.



(Elvécio Martins - Rádio Príncipe Imperial)

SINTAF DIVULGA "DOSSIÊ" SOBRE SAÚDE NA GESTÃO LUIZIANNE LINS

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza (Sintsaf), distribuiu, nestaa terça-feira, um documento sobre a situação da saúde na administração da prefeita Luizianne Lins (PT). O documento intitulada “Dossiê – A realidade da saúde que o Governo Luizianne (PT) não mostra”, foi apresentada à imprensa pelo presidente da entidade Plácido Sobreira Filho, na sede da entidade. Plácido avalia que “superlotação, vazamentos, instalações precárias, mofo, banheiros sem a mínima condição de uso, aparelhos comprados e não instalados, material sucateado e mal condiciondo, obras inacabadas e áreas cobertas por entulhos que trazem risco à saúde e dificultam a limpeza estão entre os problemas detectados em praticamente todos os locais de trabalho visitados na capital"
Para elaborar o dossiê, o Sintaf vistoriou o Instituto Doutor José Frota, o Frotinhas de Antonio Bezerra, o Frotinha de Messejana e o Frotinha da Parangaba, bem como os Gonzaguinhas da Barra, do José Walter e de Messejana, o CAC, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, o SAMU, o Centro de Zoonoes, o CAPS, além de outras unidades.

VEREADORES AFASTADOS DE CAUCAIA REASSUMEM MANDATO

E os 14 vereadores de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) que haviam sido afastados sob acusação de envolvimento em supostas licitações irregulares com locação de carros, estão de volta. Após três meses afastados, o grupo conseguiu, nesta terça-feira, liminar junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), através do presidente, o ministto Humberto Gomes de Barros, para reassumir cadeiras. Os vereadoresd já serão reintegrados nesta quarta-feira e deverão aguardar decisão de ação civil público interposta pelo Ministério Público sobre o caso das licitações com a empresa Francar.
Os outros 14 que haviam assumido deixam os cargos. Os advogasdos dos 14 vereadores que haviam sido afastados foram Vicente Aquino, Flávio Jacinto e Paulo Quezado, acompanhando o caso junto ao TRE, e Eduardo Ferrão, este que era advogado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), acompanhando tudo em Brasília. Renan escapou da cassação sob várias acusações. Uma delas, o caso com a jornalista Mônica Veloso e pensão alimentícia paga por empreiteira.
O clima promete esquentar em Caucaia.

* Saiba sobre esse caso aqui.

MORRE EX-SECRETÁRIA DA CULTURA DO CEARÁ VIOLETA ARRAES


Morreu nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, a ex-secretária da Cultura do Ceará, Violeta Arraes (Primeiro Governo Tasso Jereissati). Em sua gestão, Violeta, vítima de câncer, apostou em projetos ousados e arrojados. Um deles, a reforma do Theatro José de Alencar, que se constituiu como a maior referência de sua gestão. Ela também foi reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), durante a segunda gestão tassista (1998-2002), ocasião em que estimulou parcerias internacionais, com destaque para pesquisas na área de paleotologia e construção do Museu Padre Cícero, no horto, em Juazeiro do Norte. O corpo será cremado na Capital carioca e, possivelmente, as cinzas estarão chegando ao município do Crato (Região do Cariri), onde ela nasceu, até sexta-feira.
Violeta Arraes era irmã do também falecido Miguel Arraes, que governou Pernambuco. Ela também foi uma das referências na luta contra a ditadura mlitar. Em Paris, onde morou, hospedava e ajudava brasileiros exilados.

BROTA MAIS UM VERDE NO COMANDO DA REGIONAL III

Tem novo titular a Secretaria Executiva da Regional III. Assumiu o vice-presidente estadual do Partido Verde, Estêvão Romcy. Ele entrou no lugar do presidente regional do Partido Verde, Marcelo Silva, que deixou o cargo para disputar a prefeitura de Maranguape. Estêvão assume uma das mais importantes regionais do município e a população espera que ele dê o ar da graça e não vire um "Lombardi". Marcelo Silva era conhecido nos bares e pontos comerciais da área por essa alcunha.

JORNALISTA DA OPOSITORA RCTV É ENCONTRADO MORTO

"O jornalista venezuelano Javier García, da rede de televisão opositora Rádio Caracas Televisão (RCTV), foi encontrado morto em seu apartamento em Caracas, de acordo com a imprensa local. García foi assassinado a punhaladas. Ele foi o segundo jornalista opositor morto na Venezuela neste mês. No dia 3, Pierre Fould Gerges, vice-presidente do jornal Relatório Diário da Economia - que publicou uma série de denúncias de corrupção em estatais e na administração pública - levou pelo menos dez tiros quando voltava para casa no carro de seu irmão, diretor do jornal."

(Globo Online)

IBGE - BENS DURÁVEIS TIVERAM ALTA DE 27,8% NAS VENDAS

"O segmento de móveis e eletrodomésticos, que registrou expansão de 27,8% nas vendas em abril deste ano ante igual período do ano passado, respondeu por quatro pontos porcentuais, ou 46%, do crescimento de 8,7% nas vendas do comércio varejista, na mesma base de comparação. A informação foi divulgada hoje pelo técnico da coordenação de comércio e serviços do IBGE, Reinaldo Pereira. Segundo ele, ao contrário do que ocorreu com as vendas de hiper e supermercados, afetadas negativamente pela alta de preços, o desempenho de móveis e eletrodomésticos foi impulsionado exatamente pelos preços baixos que vêm sendo apurados nesses produtos, favorecidos pelo câmbio e a facilidade de importação de produtos e matérias-primas."

(Agência Estado)

CHUVA NAS COIVARAS - PSDC QUER TER CANDIDATO EM FORTALEZA

Depois do PSol, que vive impasse em termos de candidatura em Fortaleza, surge mais uma revolta de nanico. Dessa vez é o PSDC, que tem como presidente regional o deputado estadual e narrador de futebol, Gomes Farias. Fernandes Filho, que disputou para governador na última eleição, quer que a legenda tenha candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza, enquanto Farias não deseja essa possibilidade.
Fernandes anda pelas redações dos jornais e nas emissoras de rádio fazendo, ao lado de um grupo de filiados, a pregação de uma chapa própria, porque diz ter condições de surpreender.
Num ponto ele tem razão: o PSDC é, realmente, controlado por Farias. A executiva estadual é praticamente composta por familiares do parlamentar.

PF ATERRISSA NO CARIRI E FAZ OPERAÇÃO GESTÃO PLENA NO INTERIOR PERNAMBUCANO

"A Polícia Federal desencadeou nesta manhã a Operação Gestão Plena em sete municípios do interior de Pernambuco. O objetivo é desarticular uma organização suspeita de desviar verbas públicas que vinham do Ministério da Saúde para a Secretaria de Saúde do Estado. Entre os detidos está o prefeito do município de Toritama, no agreste do Estado, José Marcelo Marques de Andrade e Silva. A PF estima em R$ 2,5 milhões o volume dos recursos desviados entre os anos de 2005 e 2007. Foram mobilizados 70 policiais federais para cumprirem seis mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão. Destes, sete são nas sedes das prefeituras. Entre os detidos, além do prefeito, estão dois secretários, um advogado e dois ex-funcionários terceirizados da Secretaria de Saúde.

* Do Portal Terra, saiba mais aqui.

PELO VISTO, esse era o objetivo de grupos de agentes federais que desembarcaram de avião da Corporação, domingo último, pelo Aeroporto Regional do Cariri. Agora é saber se essa ação se estenderá por outros Estados. Como o Ceará, por exemplo.

FORRÓ NO GELO


Por iniciativa do deputado estadual Augustinho Moreira (PV), a Assembléia Legislativa prestaria uma homenagem ao gênero forró, a partir das 15 horas desta quarta-feira. O evento, no entanto, nos informa a assessoria de imprensa do legislativo estadual, foi cancelado. Como a casa, em termos políticos, virou samba de uma nota só, pois dos 46 parlamentares só dois são da oposição, este hit é uma homenagem aos governistas.

PSOL PODE APOSTAR NA DOBRADINHA JOÃO ALFREDO E RENATO ROSENO PARA VEREADOR


O ex-amigo e ex-cabo eleitoral de Luizianne

O PSol é pequeno, mas promete fazer barulho. Segundo informou, nesta terça-feira, o ex-deputado federal João Alfredo, a legenda terá candidato a prefeito de Fortaleza e apostará também em vagas da Câmara Municipal com nomes que possam atrair boa votação. Pelo que expôs o ex-parlamentar, o postulante a prefeito pode ser mesmo Renato Roseno, o presidente regional, caso não se chegue a uma solução, até domingo, data da convenção, na guerrinha que travam o advogado Alfredo Marques e o líder bancário Aílton Lopes.
João Alfredo fez questão de repudiar a tese de que, com Roseno, estaria tentando dar um golpe em Alfredo Marques em favor de Aílton, o preferido da cúpula. Após derramar um rosário de explicações, ele abriu o jogo: "Eu e o Roseno não descartamos disputar vaga de vereador. Acho que podemos pensar em brigar por uma Câmara Municipal diferente dessa que aí está", avisou João Alfredo, que pode virar uma grande pedra no sapato da prefeita Luizianne Lins.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO QUER COMBATER INFORMALIDADE NO SETOR DA PESCA

Membros da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa), do Ministério Público do Trabalho (MPT), estão em Fortaleza para realizar, nesta terça-feira, a partir das 9 horas, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho, uma audiência pública. O objetivo do encontro é discutir a informalidade no setor de pesca no Estado., o que vem preocupando não apenas a cadeia produtiva da área, mas o governo federal que aposta em profissionalização. Os membros do MPT também farão, ainda nesta semana, visita ao Porto do Pecém. Para a reunião, o grupo, que veio de Brasília, convidou auditores fiscais do Trabalho (da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará-SRTE-CE) e representantes de sindicatos das Indústrias de Frios e Pescas e sindicatos de Pescadores com atuação em Fortaleza e em outros municípios do litoral cearense como o de Camocim. Pela Procuradoria Regional do Trabalho no Ceará, integra o Grupo Móvel o procurador do Trabalho Nicodemos Fabrício Maia.
Segundo o procurador Eduardo Antunes Parmeggiani, do MPT do Rio Grande do Sul, que compõe o Grupo Móvel, a intenção da reunião é analisar as condições em que está se desenvolvendo o trabalho no setor pesqueiro cearense.

(Este Blog com Assessoria de Imprensa do MPT)

CONVENÇÃO QUE INDICARÁ SAMUEL ARARIPE NO CRATO TERÁ A PRESENÇA DE TASSO E LUIZ GASTÃO


Prefeito do Crato obra o milagre da união PSDB-PPS.

E a convenção que homologará o prefeito do Crato, Samuel Araripe (PSDB), como postulante à reeleição, tendo Raimundo Bezerra Filho (PPS) como postulante a vice-prefeito, ocorrerá na próxima sexta-feira, no Crato Tênis Clube.
Segundo Raimundo Filho, o senador Tasso Jereissati (PSDB) já comunicou que vai conferir o ato. Ele adantou também que o empresário Luiz Gastão, pré-candidato em Fortaleza e secretário-geral do PPS no Estado, também informou que participará da convenção, que promete ser festiva.

BOM LEMBRAR - Tasso e Gastão não conversam desde a época em que o senador, numa crítica dura ao Governo de Lúcio Alcântara, falou sobre possíveis interferências domésticas na gestão estadual. Gastão era o responsável pela terceirização dos presídios do Ceará e integrava o círculo de amizade de Lúcio Alcântara, o que hoje não ocorre mais.

CONCURSADOS DE NÍVEL SUPERIOR NÃO-MÉDICO PROTESTAM CONTRA GOVERNO NA ASSEMBLÉIA

Os aprovados no concurso público da Secretaria da Saúde do Estado - nível superior não-médico (enfermeiros, nutricionistas, dentistas, assistentes socaiis, psicólogos e fisioterapeutas) - farão manifestação nesta terça-feira, a partir das 9 horas, na Assembléia Legislativa. O grupo pedirá apoio dos parlamentares estaduais para que pressionem o Governo do Estado a promover as nomeações. Esses candidatos reclamam, pois alegam que os aprovados no concurso, nível médio e médicos, já foram convocados e estão trabalhando.
O grupo dos aprovados de nível superior não-médico afirma que há vagas, pois estão ocupadas por terceirizados. O temor deles é de que a nomeação não ocorra e que o Governo estadual alegue o período eleitoral. O caso já chegou ao Ministério Público Estadual e à Procuradoria Regional do Trabalho.

POLÍCIA DESMANTELA ARSENAL PESADO EM JAGUARETAMA

Policiais de Jaguaretama (284 km de Fortaleza) prosseguem buscas, nesta terça-feira, para tentar chegar a membros de uma quadrilha que mantinha no sítio Várzea Grande, nesse município, um arsenal. Após investigações, foram encontrados no sítio armas pesadas como um fuzil HK-47, calibre 76.2 de fabricação russa; um rifle calibre 38; uma espingarda calibre 12; uma pistola 9 milímetros; uma pistola 380; um revólver 38; um revolver 32; 42 cartuchos 762; 20 cartuchos de 9 milímetros; e 6 cartuchos de 38.
No fim da noite dessa segunda-feira, a Polícia, ao estourar o arsenal, prendeu membros de uma mesma família, apontados como pertencente à quadrilha de "Sinhozinho", conhecida por aterrorizar a região Centro do Estado. Estão presos: Agenor Celestino de Oliveira (40), Francisca Alcina Rodrigues da Slva (20), Maria Doralice da Silva (20) e Aldezir Rodrigues da Silva. A Polícia de Jaguaretama apura se o grupo teria alguma relação com o ataque a carro-forte registrado no fim da tarde em Fortaleza, no Bairro Conjuno Ceará, realizado por 14 homens que utilizaram três carros. O grupo levou três malotes.

GOVERNO E SERVIDORES DISCUTEM REAJUSTE

"Hoje é dia importante para a definição da taxa de reajuste anual dos servidores públicos do Estado do Ceará. Às 17 horas, no Cambeba, representantes dos sindicatos e associações dos servidores se reúnem com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) para negociar o índice de aumento. Em 2007, o governo reajustou o salários dos servidores em 3,5%. Para este ano, o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) reivindica um aumento de 25% nos salários da categoria. A proposta do Governo do Estado para o reajuste ainda não está acertada, mas o líder do Governo na Assembléia, deputado estadual Nelson Martins (PT), garante que o aumento não será muito maior que os 5% até agora sinalizados. Ele acredita que ficará em torno de 5,1% a 5,2%. "O que o Governo está garantindo é cobrir a inflação, assim como fizemos no ano passado", adiantou o deputado, citando a taxa de inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), de 4,46% em 2007. Nelson Martins informou que o Governo não tem condições de ceder os 25% de aumento que estão sendo reivindicados. Segundo ele, o Estado teria prejuízos."

(Jornal O POVO)

segunda-feira, 16 de junho de 2008

BERZOINI QUER LULA DE VOLTA EM 2014

"O presidente do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoini (PT-SP), afirmou nesta segunda-feira acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode rever sua posição de não disputar novos cargos públicos depois de 2010. Lula revelou a disposição em entrevista publicada pelo "Jornal do Brasil" neste domingo (15).
“Já ouvi ele dizer isso pelo menos uma meia dúzia de vezes em reuniões privadas. Mas é óbvio que essa definição está muito longe da eleição [em 2014] e mesmo Lula sabe que não se tomam decisões com tanta distância. Então, ele pode mudar”, disse Berzoini ao G1.Na entrevista ao jornal, Lula disse que a partir de janeiro de 2011 larga a presidência da República e vai para casa, se dedicar à família. “Não tenho interesse de ser candidato a senador, a governador, a vereador, nada. Não trabalho com a hipótese de volta [à Presidência]", afirmou."

(Portal G1)

TASSO, PATRÍCIA E NASPOLINI TÊM ENCONTRO COM TIN GOMES NA CÂMARA MUNICIPAL


Arquivo

Realizada nesta noite de segunda-feira, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, a entrega, por parte do PSDB, de um conjunto de sugestões para o plano de governo da pré-candidata do PDT à Prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya. O documento é intitulado "Uma Fortaleza de Oportunidades". O ato foi dos mais concorridos e reuniu vereadores, deputados estaduais e federais, e ainda contou com a presença também de Edson Silva, parlamentar estadual do DEM.
Antes, porém, Patrícia, Tasso Jereissati e o pré-candidato a vice-prefeito, Antenor Naspolini, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Tin Goes (PHS), que tenta sair vice na chapa de reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Houve uma conversa das mais gentis.
Em meio a um auditório lotado, discursos duros contra a gestão municipal. Tasso Jereissati voltou a direcionar sua metralhadora contra a falta de projeto para a cidade: "Fortaleza está estagnada, está esburacada, não é atraente. Falta gestão na saúde e na educação e é por isso que Patrícia é o nome certo na hora certa. Vamos tirar Fortaleza da chacota nacional e vamos resgatar a referência na educação".
Já Patrícia Saboya traçou em linhas gerais, o que pretende para a Capital cearense, destacando um projeto de educação e saúde e "o resgate da digndade do fortalezense".
A convenção que homologará Patrícia e Naspolini ocorrerá domingo próximo, a partir das 9 horas, na Assembléia Legislativa.

CARRO-FORTE É ASSALTADO NO CONJUNTO CEARÁ

Oito homens assaltaram, nesta noite de segunda-feira, no bairro Conjunto Ceará, um carro-forte que atenderia à agência da Caixa Econômica Federal daquela área de Fortaleza. Eles utilizaram três carros na operação, sendo que dos oito, dois vestiam-se de policial militar. Houve troca de tiros, mas ninguém saiu ferido. O grupo, no entanto, conseguiu levar três malotes - valor não divulgado - e mais duas pistole (uma calibre 38 e outra calibre 90). Várias viaturas da PM continuam buscas.

TCU ENCAMINHARÁ "LISTA SUJA" DE GESTORES PARA A JUSTIÇA ELEITORAL

Depois da divulgação da "lista suja" do Tribunal de Contas dos Municípios, mais uma listinha para deixar preocupado aqueles que devem prestação de contas em âmbito federal. O Tribunal de Contas da União (TCU) entregará, até 5 de julho próximo, a relação dos gestores que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente. Isso para fins de inelegibilidade prevista na Lei Complementar nº 64/1990.
O Tribunal não declara a inelegibilidade de responsáveis por contas julgadas irregulares, pois essa competência é da Justiça Eleitoral, mas ao TCU cabe apresentar, segundo a sua assessoria de imprensa, a relação das pessoas físicas que se enquadram nos requisitos legais.
A “lista de responsáveis com contas julgadas irregulares” – ou simplesmente “lista” – remetida à Justiça Eleitoral é extraída do cadastro de contas julgadas irregulares (Cadirreg) do TCU.

* Saiba mais aqui.

GOVERNO TRABALHA PARA EVITAR INFLAÇÃO SUPERIOR A 6% ATÉ DEZEMBRO


Meirelles trabalahr para tentar equilibrar os números.

"No acumulado de doze meses, contados de maio para trás, a inflação medida pelo IPCA bateu em 5,58%. Vai piorar, eis o que indicam as previsões do governo. A despeito da resposta do Banco Central, que iniciou em abril um ciclo de alta da taxa de juros, dá-se de barato que, até dezembro, o índice anualizado da inflação deve ultrapassar os 6%. A peleja do governo agora é para evitar que o índice feche o ano de 2008 acima de 6,5%. A meta inflacionária fixada pelo BC para o ano é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima. Ou seja, se conseguir segurar o INPC em 6,5% –ou um pouco abaixo disso—, o governo terá como sustentar o discurso de que se manteve dentro da meta. Algo que Henrique Meirelles, presidente do BC, transformou em questão de honra.
O recrudescimento da inflação produziu no governo um efeito até bem pouco inimaginável. A equipe do ministro Guido Mantega (Fazenda) parou de desancar Henrique Meirelles e seu time.
Há agora em Brasília um discurso unificado. Outrora crítica da opção preferencial do BC pela elevação dos juros, a Fazenda como que deu o braço a torcer. "

* Do Blog do Josias, leia mais aqui.

ESTOURADO CATIVEIRO DE EMPRESÁRIO SEQÜESTRADO HÁ QUASE UM MÊS

Estourado, no fim da manhã desta segunda-feira, no município de Redenção (Região Metropolitana de Fortaleza), o cativeiro onde estava o empresário José Mota Xavier (26), do ramo de confecções. Ele foi seqüestrado no dia 17 de maio último, no Conjunto Barroso II, em Fortaleza, por três homens que se passavam por policiais militares. A Ação foi realizada pela Divisão Anti-Seqüestro, que ainda não deu maiores detalhes.

ARLINDO CHINAGLIA QUER VOTAR EMENDA 29 E CSS AINDA NESTA SEMANA


" O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), confirmou hoje (16) que os parlamentares deverão votar ainda esta semana a regulamentação da Emenda 29 e também o novo imposto para a financiar a saúde, a Contribuição Social para a Saúde (CSS).
"Ainda faltam os destaques, mas, é provável que votemos ainda esta semana. Mesmo havendo obstrução, o tempo disponível é grande frente ao que resta a ser votado. Ainda que haja algum destaque que, se aprovado, possa até resultar numa mudança frente àquilo que já foi votado sobre a CSS", disse. A apreciação dos quatro destaques que alteram a matéria proposta está marcada para amanhã (17) e, para que que o texto aprovado pelos deputados na última quarta-feira (11) seja mantido na íntegra, os aliados do governo precisam rejeitar os três destaques da oposição.
Chinaglia citou ainda outros temas importantes que devem ser apreciados após a CSS. Entre eles está a proposta de emenda à constituição referente ao trabalho escravo, o projeto de lei que estabelece cotas para alunos de escolas públicas nas universidades públicas e ainda a proposta de emenda à constituição que muda o rito de medidas provisórias. Questionado sobre quando seria a reunião de líderes, Chinaglia, respondeu que como a regulamentação da Emenda 29 ainda não foi concluída, a reunião poderá acontecer provavelmente na quarta-feira."

(Agência Brasil)