terça-feira, 17 de junho de 2008

MORRE EX-SECRETÁRIA DA CULTURA DO CEARÁ VIOLETA ARRAES


Morreu nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, a ex-secretária da Cultura do Ceará, Violeta Arraes (Primeiro Governo Tasso Jereissati). Em sua gestão, Violeta, vítima de câncer, apostou em projetos ousados e arrojados. Um deles, a reforma do Theatro José de Alencar, que se constituiu como a maior referência de sua gestão. Ela também foi reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), durante a segunda gestão tassista (1998-2002), ocasião em que estimulou parcerias internacionais, com destaque para pesquisas na área de paleotologia e construção do Museu Padre Cícero, no horto, em Juazeiro do Norte. O corpo será cremado na Capital carioca e, possivelmente, as cinzas estarão chegando ao município do Crato (Região do Cariri), onde ela nasceu, até sexta-feira.
Violeta Arraes era irmã do também falecido Miguel Arraes, que governou Pernambuco. Ela também foi uma das referências na luta contra a ditadura mlitar. Em Paris, onde morou, hospedava e ajudava brasileiros exilados.

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Violeta! Se não como gestora cultural, pelo menos como exemplo de pessoa humana. E garanto que nunca pediu indenização por ter lutado e sofrido durante a ditadura militar...

Anônimo disse...

Violeta Arraes foi uma grande mulher, destemida, inteligente, corajosa e que muito contribuiu para a cultura do Ceará. Seu nome fica gravado na História do nosso Estado. Pena que depois dela, ninguém mais ousou.

Anônimo disse...

uma mulher a frente de seu tempo !
o Brasil vai sentir falta desta mulher ...

Anônimo disse...

Vai fazer falta

Anônimo disse...

Violeta Arraes nos deu grandes lições de vida, não apenas por lutar por seu país, mas também como trabalhadora, inteligente e ousada em todos os seus feitos...lembro-me de um dos muitos momentos de seu convivio que nos ensinava que devemos fazer tudo da melhor e maior forma possivel...tudo com ela tinha que ser perfeito! Valeu!
Que Deus a receba nos seus braços!

Angela Avelar Falcão.