domingo, 15 de junho de 2008

LÍDER ESTUDANTIL VIRA PRINCIPAL OPOSIÇÃO A CHÁVEZ

"Uma das principais figuras da oposição na Venezuela não faz parte de nenhum partido político, ainda não saiu da faculdade e, recentemente, ganhou um prêmio de US$ 500 mil de um instituto americano por sua militância no país. Aproveitando o vácuo deixado pela falta de crença nas antigas classes políticas do país, o universitário Yon Goicoechea, de 23 anos, tornou-se a causa de mais uma dor de cabeça do presidente Hugo Chávez.
Goicoechea surgiu no cenário político venezuelano em maio do ano passado, quando articulou e liderou os protestos estudantis contra o fechamento da emissora Rádio Caracas Televisão (RCTV) - cuja renovação de concessão para transmitir por canal aberto foi negada pelo governo de Chávez e saiu do ar em 27 de maio de 2007. Desde então, o estudante do 5º ano de direito da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB) organizou mais de 40 marchas, que reuniram cerca de 80 mil manifestantes cada, e mostrou para a Venezuela e o mundo que não têm intenção de parar sua “luta pela democracia”,
Horas antes do referendo de 2 de dezembro, Goicoechea teve um de seus discursos televisionado em rede nacional e pediu para que o povo se mobilizasse em favor do “não”. O emocionado discurso do universitário e sua militância no movimento estudantil parecem ter surtido efeito - o projeto de Chávez foi rejeitado por 50,6% dos votos e, pela primeira vez desde 1999, o presidente sofreu uma derrota significativa nas urnas."

(Estado de São Paulo)

3 comentários:

Marcos_Ce disse...

Belíssimo trabalho de Yon. Se no lugar dos idiotas da UNE tivesse uma mente brilhante como a dele, o movimento estudantil no Brasil seria uma instituição de respeito. Espero que ele consiga fugir das armadilhas de Chaves e não se deixe enganar pelos americanos.

Anônimo disse...

Olha, líder estudantil que recebe "prêmio" de 500mil dólares dos EUA!??????????????????
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

FAZ-ME RIR, né??????

Tem outro nome pra isso...

Paula

Anônimo disse...

Mas concordo com o Marcos num ponto: a UNE é uma DESGRAÇA bancada e DOMINADA (completamente) pelo PC do B!
É triste o movimento estudantil...

Paula