quinta-feira, 19 de junho de 2008

IPPS APARECE ENTRE PIORES NO RELATÓRIO DA CPI DOS PRESÍDIOS


"Ratos em celas de presídios, refeições sendo servidas a presos em sacos plásticos e esgoto a céu aberto foram algumas das situações encontradas pelos integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Carcerário durante as visitas que fizeram a 60 estabelecimentos prisionais do país ao longo de oito meses. É o que revela a reportagem publicada na edição desta quinta-feira pela jornalista Maria Clara Cabral na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). "Grande parte dos presídios visitados não serve nem para bichos", resumiu o relator da comissão, o deputado Domingo Dutra (PT-MA).
O relatório final deve ser apresentado hoje. Entre outros casos, o documento aponta ainda que uma das piores situações ocorre na Colônia Penal Agrícola de Campo Grande (MS). No local, condenados a regime semi-aberto dormem com porcos, segundo a reportagem.
Os detentos do Instituto Penal Paulo Sarasate (CE) fazem suas refeições em um saco plástico, misturando arroz, feijão e o acompanhamento. Além disso os detentos relataram episódios de espancamento e castigos em celas isoladas.

* Outro lado
Procurados, os responsáveis pelos presídios citados pelos deputados que integram a CPI informaram que já estão providenciando melhorias nas unidades.

(Folha Online)

2 comentários:

Anônimo disse...

ouvi na AM DO POVO, no programa do Nonato Albuquerque hoje, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários dizer que concorda com tudo o que o relatório diz. E que, eles próprios, estão em situação de miséria. Tanto que vão entrar em greve domingo.

Reginaldo Fonseca de Souza
Barra

Anônimo disse...

o relatório foi bom, mas, devia ter acrescentado mais. trabalho no IPPS, e, aquilo ali, é uma pocilga.só não foi demolido ainda, pq é uma mina de ouro, quando mais os presos depredarem o prédio, mais se ganham em obras superfaturadas.