sábado, 17 de maio de 2008

PREFEITA LUIZIANNE LINS VIAJARÁ PARA OS EUA. E QUEM SENTARÁ NO TRONO?


Ela manterá contato com grupo de informática.

A prefeita Luizianne Lins (PT) afivela malas para uma viagem ao Exterior no fim da próxima semana. Mais precisamente para os Estados Unidos, onde há um grupo norte-americano interessado em investir num pólo de informática na Capital cearense, segundo sua assessoria. Neste sábado, durante o encontro "Ouvindo Fortaleza", que o PDT iniciou no Curío, área de Messejana, para receber sugestões de eleitores em favor do programa da pré-candidata Patrícia Saboya, o vice-prefeito Carlos Veneranda, divulgou o fato. Ele disse que recebeu da prefeita, com quem não comunga mais politicamente, um comunicado informando sobre essa viagem para os EUA.
Veneranda avisou ali que, como é pré-candidato a vereador pelo PDT, não poderá assumir. Sobraria então para o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS), que, por estar prontinho para tentar reeleição, não assumiria. Bem, ficaria então para o primeiro vice-presidente da Câmara, José do Carmo (PSL). Ele também não assumiria, pois quer voltar a ocupar vaguinha naquela Casa legislativa e, além disso, recupera-se de cirurgia cardíaca.

CONCLUSÃO - Com a viagem de Luizianne, o substituto então será um juiz da Vara da Fazenda Pública, conforme manda, nesse tipo de situação, a Carta Magna. Na segunda gestão de Juraci Magalhães, houve caso desse tipo e o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Martônio Vasconcelos, acabou prefeito por alguns dias.

BRASIL: O PAÍS DOS IMPOSTOS


PESQUISA DATAFOLHA - MARTA E ALCKMIN ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS



"Pesquisa do Datafolha mostra que a ministra Marta Suplicy (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) continuam tecnicamente empatados na liderança da corrida pela prefeitura de São Paulo. Marta tem 30%. Alckmin, 29%. O levantamento, realizado no dia 15 de maio, está na Folha deste domingo (18), que já chegou às bancas. Foram feitas 1.087 entrevistas com margem de erro máxima de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Com 15%, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) segue isolado na terceira colocação. Antes com 13%, ele teve variação positiva de dois pontos. Já Marta e Alckmin têm oscilação positiva de um ponto em comparação à pesquisa anterior, realizada nos dias 25 e 26 de março.
Ainda de acordo com a pesquisa, o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) se manteve com 8%. Luiza Erundina (PSB) oscilou de 7% para 5%."

(Portal Uol)

MORONI TORGAN ESTRÉIA EM SEMINÁRIO DO PP COM UM NOVO DISCURSO


Agora é "Moroninho Paz e Amor"

O pré-candidato do DEM à Prefeitura de Fortaleza, Moroni Torgan, mudou mesmo o discursos. Aquele corajoso policial enfrentando os bandidos, resolveu, neste sábado, durante seminário do Prtido Progressista para seus pré-candidatos a vereador, no auditório da Unifor, estrear uma nova fala. Moroni, que terá como candidato a vice o presidente do PP municipal, empresário Alexandre Pereira, bateu duro nos problemas relacionados à saúde, educação, transporte e moradia. Nada de segurança pública. Nas disputas de 2000 e 2004, quando tentou ser eleito para o executivo municipal, Moroni sempre bateu na tecla da segurança pública. Com o bom dsempenho do Programa Ronda do Quarteirão, lançado pelo governador Cid Gomes (PSB), que apoiará a reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT), o discurso dele ficou vazio.

VAMOS NÓS - Moroni, sem dúvida, terá pela frente mais do que um desafio. Além de tentar ser prefeito, é buscar convencer o eleitorado de que mudou e que virou também o disco do discurso contra a bandidagem.

MORRE ESCRITORA ZÉLIA GATTAI


Zélia com seu...Amado.

Morreu, nesta tarde de sábado, em Salvador a escritora Zelia Gattai (91). Ela estava internada há 31 dias, quando foi se submeter a cirurgia de desobstrução intestinal. Era viúva do também escritor Jorge Amado. A informação foi divulgada pelo filho João Jorge Amado, por volta de 16h50, logo depois que chegou ao Hospital da Bahia, acompanhado de dois netos de Zélia.
De acordo com João Jorge, o médico Jadelson Andrade informou que Zélia tinha morrido, mas sem precisar o horário. Ele também não soube informar a causa da morte. O estado de saúde da viúva de Jorge Amado piorou desde a última sexta-feira, 16.

(Rádio O POVO/CBN)

UMA MENSAGEM DE PAZ A PEDIDO DO NOSSO FILHO



E porque hoje é sábado, nosso filho Vinícius (10), fã do grupo Linkin Park, nos pediu para postar esse clipe. Ele nos contou que é maravilhoso e que se constitui num interessante apelo à preservação da humanidade. Confira o gosto musical do primogênito que, ao lado do Vitinho (6), divide conosco a paixão por nossa Socorro França.

TRADUÇÃO feita pelo Vinícius.

Nesta longitude,
Não há sangue,
Não há Alabi.

Porque eu acreditei
na verdade,
das mil mentiras.

Então deixe a piedade vir,
e deixar para trás...
O que eu fiz!
Eu confessarei, tudo que eu me tornei!

Me apagar!
E deixar tudo que eu fiz!

Ignore, o que pensou de mim.
Eu vou limpar esta bagunça
com as mãos da incerteza.

Então deixe a piedade vir,
e deixar para traz...
O que eu fiz!
Eu confessarei, tudo que eu me tornei!

Me apagar!
E deixar tudo que eu fiz!

Para o que eu fiiiiz!
Eu recomeçarei!
Mesmo se a dor vier!
Hoje isso acaba!
Estou esqueçendo...

O que eu fiz!
Eu confessarei, tudo que eu me tornei!

Me apagar!
E deixar tudo que eu fiz!
nanananana

O que eu fiz!
nanananana
Esqueçendo o que eu fiz!
nanananana.

SEM AVANÇO, OBRAS DO PAC FICAM FORA DA PROPAGANDA OFICIAL

"A primeira campanha publicitária produzida para o governo federal pelas agências Propeg, Matisse e 141/Soho Square, que venceram licitação feita em janeiro, vai entrar em exibição na terça-feira. O trabalho, que consumirá R$ 40 milhões dos R$ 124 milhões reservados para a propaganda oficial neste ano, deixará de fora o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal projeto do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Propulsor da ministra Dilma Rousseff como possível candidata à sucessão presidencial, o PAC ainda não tem o que mostrar. O entendimento é que o cidadão precisa ser informado de obras já avançadas e principalmente de realizações como geração de emprego e aumento da renda, que têm efeito prático na vida das pessoas. O PAC, por enquanto, é mais um conjunto de intenções, com várias obras sem projeto concluído nem licença ambiental ou data para começar."

(O Estado de S.Paulo)

CID GOMES FAZ TOURNÉE PELO INTERIOR


O governador Cid Gomes (PSB) inicia, neste sábado, a partir da festa do Tejubode, em Tejussuoca (146 Km de Fortaleza), giro por 14 cidades do Interior e que deve se estender até domingo. Cid assinará ordens de serviço, entregará algumas obras e manterá contato com prefeitos. Em Tejussuoca, ele, por exemplo, confere a maior feira de ovinos e caprinos do Estado.
O Palácio Iracema não confirma, mas esse tipo de contato do governador já seria parte da estratégia de Cid de tentar fazer o maior número de prefeitos no Estado.

OU ALGUÉM DUVIDA que o PSB do governador não quer entrar 2009 com o controle da maioria dos municípios cearenses?

EMPRESÁRIO É SEQÜESTRADO EM FORTALEZA

Um empresário foi sequestrado às 23h30min de ontem, em Fortaleza, quando deixava fábrica de confecções de sua propriedade situada no Barroso II. O empresário estava em sua Hilux, quando acabou interceptado por um grupo que usava dois carros. A Hilux foi encontrada no começo da madrugada deste sábado em Messejana. Familiares deram queixa ao 30º DP, que acionou a Divisão Anti-Seqüestro.

ROMÁRIO LANÇA EM FORTALEZA DVD DOS MIL GOLS


ROMÁRIO

O tetracampeão Romário visitará Fortaleza mais uma vez. Aqui, lançará o DVD dos seus mil gols, durante coquetel no Restaurante Fagulhas, dia 23 próximo, a partir das 19 horas. Romário só fez lançamento, até agora, no Rio. O DVD registra os 15 mais belos gols da carreira do “Baixinho”.

Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

SÓ LEMBRANDO - Da última vez que esteve em Fortaleza, Romário não deu entrevistas. Nós, por exemplo, na busca por uma fala do "Baixinho", ficamos a ver navios. Mas ganhamos charge no O POVO.

LULA DEVE SUPERAR FHC NA EDIÇÃO DE MPs


FHC ficou atrás e Lula quase bate recorde

"Se a média de medidas provisórias enviadas neste ano ao Congresso for mantida, Lula poderá, em julho, encher o peito e soltar o bordão: "Nunca antes neste país um presidente... editou tantas MPs". Com as medidas provisórias da semana passada, Lula atingiu 328 MPs, segundo levantamento da consultoria Arko Advice. Uma média de 3,8 por mês em 2008. Em seus oito anos de poder, FHC editou 334. Lula, que na oposição bradava contra as medidas provisórias, hoje não vive sem elas – apesar da chiadeira do Congresso."

Da Coluna Radar, da Veja desta semana.

PORTA-VOZ DE CID GOMES SERÁ O COORDENADOR-EXECUTIVO DA CAMPANHA DE LUIZIANNE LINS

"A prefeita Luizianne Lins convidou, o governador Cid Gomes concordou e o porta-voz do governo, Luiz Viana, vai assumir missão dentro da aliança política e eleitoral que dá sustentação às duas lideranças. O jornalista se afastará do Palácio Iracema para desempenhar a função de coordenador executivo da campanha da prefeita. A função engloba planejamento, organização e gestão de pessoas. O acerto que evidenciou essa movimentação é revelador de um fato: o comitê de Luizianne Lins, ao contrário da campanha passada, terá um viés de organização mais profissional. De uma fonte que acompanhou o acerto: “o governador se sentirá mais à vontade sabendo que alguém próximo a ele se engajará no projeto. Essa é uma demonstração de que os diversos grupos que agora apóiam Luizianne Lins terão vez não só no palanque, mas no dia-a-dia da condução da campanha”. Luiz Viana, que tem origens no PT, é jornalista formado pela UFC, trabalhou na campanha de Cid e possui experiência executiva em empresas privadas."

Da Coluna Política de Fábio Campos, no O POVO, leia aqui.

DETALHE - Luiz Viana já foi namorado da então líder estudantil Luizianne Lins.

CEARÁ POSSUI JAZIDA DE MINÉRIO DE FERRO


Máquinas já trabalham na Região dos Inhamuns

"Uma das regiões mais pobres do Ceará, que vive basicamente da agropecuária, está recebendo investimentos milionários. E ao que tudo indica, é só o começo. Na região dos Inhamuns, os municípios de Tauá, Quiterianópolis e Parambu estão entre os principais alvos de empresas do mundo inteiro que descobriram uma grande riqueza por lá: minério de ferro. A Vale, maior mineradora do País e segunda do mundo, é uma delas. A empresa está na região há pelo menos quatro anos estudando o potencial de produção do Ceará e já fez várias perfurações no distrito Cococi, no município de Parambu, com o silêncio que a dimensão da empreitada exige. A exploração do minério ainda não foi iniciada mas a infra-estrutura necessária já está sendo feita no local. Uma subestação da Chesf foi construída em Tauá, município vizinho, mesmo sem demanda aparente. O POVO apurou que postes já estão sendo colocados no caminho que liga a subestação até esse distrito. Uma usina de energia solar também está prestes a ser erguida em Tauá, ao lado da subestação da Chesf. A informação foi dada por um professor da Unidade da Universidade Estadual do Ceará (Uece) de Tauá que não quis se identificar. Segundo ele, o projeto da usina, que será a segunda maior do País, já está pronto e vai custar US$ 250 milhões. O valor seria rateado entre uma empresa chinesa, a Vale e o Governo brasileiro."

Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

Foto - Sebastião Bisneto.

CEARÁ COM MAIS DE 17 MIL CASOS DE DENGUE. FORTALEZA LIDERA RANKING

O Estado do Ceará já registra 17.384 casos de dengue do tipo clássico neste ano. É o que informa o boletim semanal liberado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). acrescentando que esses casos foram confirmados laboratorialmente em 152 dos seus 184 municípios. Em termso de dengue hemorrágica, foram notificados 230 casos em 32 municípios e sete óbitos. Fortaleza concentra 10.381 casos de dengue clássica, liderando esse ranking, vindo em segundo a cidade de Itapipoca com 487. Na sequência, aparecem Caucaia e Russas, respectivamente com 450 e 418 notificações positivas da doença. Fortaleza também lidera casos de dengue hemorrágica, com 107 notificações.

JUSTIÇA BAIANA MANDA RECOLHER LIVRO DO PADRE JONAS ABIB

"A Justiça da Bahia determinou o recolhimento, em Salvador, de todos os exemplares de um livro escrito pelo padre Jonas Abib, fundador da comunidade católica Canção Nova, ligada à Renovação Carismática, ala conservadora da igreja. Para o Ministério Público baiano, que pediu o recolhimento do livro "Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação", da editora Canção Nova, o padre cometeu o crime de "prática e incitação de discriminação ou preconceito religioso", previsto na lei 7.716, de 1989. Cabe recurso à Justiça.
De acordo com o promotor Almiro Sena, Abib faz no livro "afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto".
A ação cita trechos do livro que, na avaliação da Promotoria, trazem ofensas ao espiritismo e às religiões afro-americanas. "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde nos rituais e nas práticas do espiritismo, da umbanda, do candomblé", diz Abib na obra."

(Folha de São Paulo)

E POR FALAR em Renovação Carismática, neste fim de semana, ocorre encontro do projeto Juventude para Jesus. Na Comunidade Shalom, em Fortaleza, com reflexões sobre o jovem e a Igreja.

PREFEITA TERÁ ENCONTRO COM LULA


Arquivo

E a prefeita Luizianne Lins (PT) estará nesta segunda-feira, em Brasília, participando de encontro do presidente Lula com os prefeitos de Capitais. Entre vários assuntos, verbas para a saúde e discussões acerca da Reforma Tributária. Por conta desse compromisso, a solenidade que marcará o início das obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza, o Transfor, previsto para a segunda-feira, agora ocorrerá na próxima terça-feira, a partir das 14 horas, no Paço Municipal (Bairro Vila União).

GOVERNO PREPARA NOVA CPMF PARA A SAÚDE

"Em reunião na próxima segunda-feira, o governo poderá criar um novo imposto, além de aumentar um já existente --o IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, que é cobrado sobre o fumo--, visando à obtenção de verbas para a Saúde, informam os colunistas Guilherme Barros e Vinicius Torres Freire, em reportagem publicada na Folha deste sábado (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). O novo imposto teria alíquota de 0,08% (a alíquota da CPMF era de 0,38%) e renderá ao menos R$ 8,7 bilhões, considerando que a arrecadação média do governo tende a aumentar neste ano. Já o IPI --que atualmente possui alíquota de 25% do valor do maço-- deverá sofrer um aumento ainda maior.
A criação de um novo imposto e o aumento do IPI seriam uma "reação" do governo ao projeto de lei que regulamentou a Emenda Constitucional 29, que prevê mais recursos para a Saúde, já aprovado pelo Senado e em tramitação na Câmara. Com a aprovação do projeto, o governo teria de destinar R$ 10 bilhões a mais para a Saúde. Esse valor sairia da verba orçamentária do governo, o que não agrada o presidente Lula, que não gostaria de ser obrigado a vetar a lei, se a mesma fosse aprovada pela Câmara.
Desde janeiro deste ano, quando a CPMF deixou de ser cobrada, o governo procura formas para suprir os R$ 40 bilhões perdidos em arrecadação. Uma delas foi o aumento da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre financiamentos, o que deverá cobrir cerca de 25% da perda com a CPMF prevista para 2008."

(Folha de São Paulo)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

CONFRARIA DO RAIMUNDO DOS QUEIJOS SERÁ OFICIALIZADA

A Confraria do Raimundo dos Queijos, situada na Travessa Crato, 44 (Centro) e que congrega um bom número de intelectuais, jornalistas, advogados, artistas plásticos, prestadores de serviço e cantores, fará reunião especial neste domingo. A partir das 9 horas, para oficializar a sua existência, já que nasceu em 1976, através do querido Waldemar Caracas, o fundador do Ferroviário Atlético Clube.
Na ocasião, haverá comes e bebes, almoço e show, ao ar livre, dos cantores Falcão, Rossé Sabadia e Neo Pinel.
Quem tiver espírito esportivo, é só aparecer.

MINISTRO ANUNCIA REFINARIA E TERMINAL DE GÁS NATURAL PARA O ESTADO DO MARANHÃO


Refinaria do Ceará... um sonho cada vez mais distante.

"O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou que a Petrobras estuda a possibilidade de construir a maior refinaria de petróleo do Brasil, em São Luís, no Maranhão, com capacidade para processar de 400 mil a 500 mil barris por dia de petróleo pesado brasileiro. O custo da usina, segundo o ministro, está estimado entre U$ 8 bilhões e US$ 10 bilhões. No momento, a Petrobras realiza estudos sobre a viabilidade do projeto e, caso venha a ser construída, a refinaria teria capacidade de produção duas vezes superior as maiores que operam no País, que giram em torno de 200 mil barris de óleo diariamente. O empreendimento seria erguido a partir de 2009 e levaria sete anos para ser finalizada. O petróleo da refinaria será transformado em gasolina com baixo teor sulfúrico (entre outros combustíveis) e terá como destino o mercado norte-americano e de outros países, disse o ministro em entrevista em Brasília à agência "Bloomberg News".
Segundo informação da agência, a Petrobras quer aumentar o lucro processando um percentual maior da produção petrolífera em vez de exportá-la. O Brasil, que exporta gasolina para os Estados Unidos, precisa instalar novas refinarias e equipamentos para satisfazer os parâmetros mais severos sobre combustíveis no mercado norte-americano, explicou. Plataforma de exportação São Luís, na costa nordeste brasileira, é o melhor lugar para sediar uma refinaria orientada para exportações, disse à Bloomberg News Ildo Sauer, professor de energia da Universidade de São Paulo (USP), que dirigiu a divisão de gás natural e energia da Petrobras até setembro. Sauer está envolvido no planejamento estratégico de refino da empresa. A Petrobras também pretende construir um terminal de importação de gás natural liqüefeito (GNL) com a Galp Energia de Portugal no Maranhão, estado natal do ministro Lobão, para importar gás da Venezuela."

(Gazeta Mercantil)

DETALHE 1 - O ministro puxa assim brasa pra sua sardinha, pois é maranhense. Assim como fez Lula tirando a refinaria do Ceará e dando para Pernambuco.

DETALHE 2 - Eis mais uma rasteira na bancada federal governista do Ceará. Com sobras para o Governo Cid Gomes.

EX-BBB TATI PINK QUER SER VEREADORA NO RECIFE


A moça disputará vaguinha pelo DEM.

"Ela ficou famosa na quinta edição do BBB, na Rede Globo. Usava roupas extravagantes, cabelo cor de rosa e tinha um forte sotaque do sertão pernambucano. Tatiane Franklin, a Tati Pink, 28 anos, quase ganhou um milhão de reais, mas agora pretende ganhar um outro jogo: o das urnas. Ao participar, nessa manhã de sexta-feira, do encontro dos democratas, em Boa Viagem, ela adiantou que é filiada ao partido desde setembro do ano passado e que vai brigar por uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife. Durante entrevista à Imprensa, a atriz formada em Artes Cênicas, provou que tem seguido a cartilha do DEM e não poupou críticas ao prefeito João Paulo. "Ele é experiente em fazer elefantes coloridos. Tem que construir coisas novas", alfinetou a novata, referindo-se ao novo calçadão de Boa Viagem."

(Do Blog da Folha - link ao lado)

CÂMARA MUNICIPAL DE IPU AFASTA A PREFEITA

E quando o ano é eleitoral, está aberta a temporada de ações justas ou injustas contra prefeitos. No Ceará, não há exceção. Nesta sexta-feira, a Câmara Municipal de Ipu, por exemplo, afastou, em sessão tumultuada, que precisou da Polícia Militar para garantir a ordem, a prefeita Maria do Socorro Pereira Torres (PP). Ela foi acusada de apropriação indébita, ou seja, recolheu a contribuição previdenciária dos servidores e não repassou para o INSS. Os vereadores realizaram sessão e afastaram a prefeita pelo pacar de 7 a 2. Houve tentativa de agressão aos vereadores contrários à prefeita.
Assumiu o vice, Eduardo Piheiro. A prefeita afastada já acionou advogados para retomar o cargo.
Será que Ipu vai se transformar numa Canindé onde, semanalmente, há um prefeito de plantão?

PIORA ESTADO DE SAÚDE DA ESCRITORA ZÉLIA GATTAI

"O estado de saúde da escritora Zélia Gattai, de 91 anos, piorou muito nas últimas horas. De acordo com boletim médico divulgado hoje, houve redução de pressão arterial, que evoluiu para um "choque hemodinâmico". A escritora também está com insuficiência renal.Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Bahia, em Salvador, a viúva de Jorge Amado está sedada e respira com a ajuda de aparelhos. Ela foi internada no dia 30 de março, para uma cirurgia de desobstrução do intestino delgado. O boletim médico é assinado pelos médicos Jadelson Andrade, Jorge Pereira e Izio Kowes."

(Agência Estado)

ASSISTA AO TRILLER DO NOVO FILME "INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL"


Pois é, finalmente chegou às telas a nova aventura de Indiana Jones, o herói que fez a alegria de tantos em passado recente. Harrison Ford encarna o personagem na película "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal".
No jornal O POVO, em seu suplemento de TV, Buchicho, confira a programação nos cinemas aqui.

MINISTRO GILBERTO GIL AVISA: A RAPADURA É NOSSA!


No Centro, o ministro Gilberto Gil e o governador Cid Gomes.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, garantiu, nesta sexta-feira, em Fortaleza, que está dando suporte para que o Ceará não perca a rapadura como referência cultural. Ele informou que há vários ministérios já envolvidos nessa peleja contra países que se apropriaram desse simbolo. Gilberto Gil até lembrou: o queijo é de Minas, o acarajé é da Bahia, a rapadura, então, é do Ceará.
Gil deu essa declaração quando de solenidade, no Palácio Iracema, de assinatura de convênios e projetos de cooperação técnica com o governador Cid Gomes (PSB).

DOSSIÊ ANTI-FHC - EX-SECRETÁRIO DA CASA CIVIL É INDICIADO PELA POLÍCIA FEDERAL

"A Polícia Federal indiciou hoje o ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil José Aparecido Nunes Pires pelo crime de violação do sigilo funcional. Aparecido é suspeito de vazar o dossiê com informações sigilosas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para André Fernandes, assessor parlamentar do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). O ex-secretário depôs hoje por cerca de três horas para o delegado Sérgio Menezes, responsável pelo inquérito que investiga o vazamento do dossiê. De acordo com a PF, Aparecido respondeu a todas as perguntas feitas pelo delegado no depoimento, não se recusando a falar sobre nenhum assunto. A PF encaminhará ainda hoje as cópias dos depoimentos de Aparecido e de Fernandes --que foi ouvido na semana passada-- para a CPI dos Cartões.
Aparecido foi o primeiro a ser indiciado nesse inquérito. A PF já ouviu dez pessoas --inclusive Fernandes e outros funcionários da Casa Civil, onde o dossiê foi montado. A saída do ex-secretário da Casa Civil da PF foi tumultuada. Cercado por jornalistas, ele deixou a PF sem falar com a imprensa. O advogado de Aparecido, Luiz Maximiliano Telesca, disse apenas que o depoimento foi "muito bom"."


(Folha Online)


DETALHE - José Apasrecido deverá depor na CPI dos Cartões na próxima terça-feira.

(Rede CBN)

JUSTIÇA DETERMINA QUE PREFEITURA FORNEÇA DADOS SOBRE USO DO CARTÃO CORPORATIVO


O juiz Fracisco das Chagas Barreto Alves, da 2ª da Vara da Fazenda Pública Estadual, determinou, nesta manhã, que a Prefeitura de Fortaleza apresente todas as informações relativas ao uso de Cartão Corporativo. Ele concedeu liminar, acatando pedido feito pelo vereador Márcio Lopes (PDT) e pelo suplente de vereador Jaime Cavalcante (PP), que na última quarta-feira ingressaram na Justiça com uma Ação Cautelar de Exibição de Documentos.
A ação trata do uso de Cartão Corporativo por funcionários e gestores do Município. É que desde o início do ano, há uma série de pedidos de informações, não atendidos pela Prefeitura. Devido a não resposta, ambos decidiram ingressar na Justiça para obtenção de todos os dados. O principal foi requerimento apresentado por Cavalcante, e aprovado na Câmara dos Vereadores, e que não obteve nenhuma resposta.
Na Ação Cautelar, os vereadores solicitaram que a Justiça requeira os dados sobre quais são os detentores de cartão, quanto foi gastos desde o dia 21 de Agosto de 2007 - quando foi institutído esse sistema, o detalhamento de todas as despesas com suas justificativas e a descrição do motante financeiro desembolsado para a empresa administradora. "O Judiciário faz valer a Constituição, a Lei Orgânica do Município e preserva as prerrogativas dos vereadores", acentuou para o Blog o vereador.

A ASSESSORIA DE PREFEITURA de Fortaleza informa para o Blog que os dados sobre cartão corporativo já foram enviados parao Ministério Público há quase dois meses.

A PGJ INFORMA, POR SUAVEZ, informa para este Blog que considerou os dados enviados muito genéricos e pediu dados mais específicos.

MOTORISTAS E COBRADORES DE FORTALEZA PROMETEM NOVA MOBILIZAÇÃO POR SALÁRIOS

O Movimento Conlutas, que diz representar motoristas e cobradores de Fortaleza, voltará, a partir da próxima segunda-feira, aos terminais de ônibus. O objetivo é mobilizar os trabalhadores rodoviários para a assembléia geral que será realizada no próximo dia 24, no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, com duas convocações; às 9 horas e às 16 horas.
As lideranças do Conlutas já entrou com pedido de anulação da Convenção Coletiva firmada entre o Sintro, sindicato oficial, e o Sindiônibus, questionando o reajuste de 5% e alegando vícios no processo. O procurador regional do Trabalho, Cláudio Meireles, recebeu comunicado e admitiu ser possível a anulação do acordo trabalhista.
O Conlutas quer também destituir a atual diretoria do Sintro, instituindo uma junta governativa para promover novas eleições.

PREFEITA INSTALARÁ NOVA SECRETARIA


E a prefeita Luizianne Lins (PT) comandará, a partir das 18 horas desta sexta-feira, solenidade de instalação oficial da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). O ato ocorrerá na sede da Funcet, na rua Pereira Filgueiras, 04 - Centro - Paço Municipal. Várias autoridades e artistas foram convidados para a cerimônia, que contará com apresentações artísticas diversas nos vários espaços do prédio. A lei complementar 0054 de 28 de dezembro de 2007, que cria a Secultfor, foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 04 de março de 2008. A primeira secretaria específica para a Cultura em âmbito municipal, tem como desafio organizar e implantar o Sistema Municipal de Cultura que, integrado ao Sistema Nacional de Cultura do Governo Federal, orienta a criação da Secretaria Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Política Cultural, do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural e do Fundo Municipal de Cultura, além de leis de incentivo afins.

DETALHE - A educadora Fátima Mesquita será confirmada como titular da Secultfor.

VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL É OPERADO DO CORAÇÃO

Passa bem o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, José do Carmo. Ele se submeteu a uma cirurgia cardíaca, na manhã desta sexta-feira, no Hospital São Mateus. Recebeu uma safena e duas mamárias, devendo permanecer na UTI durante este fim de semana. A equipe médica que o operou informa que, a partir da próxima semana, ele já poderá receber visitas.

MORRE EX-DEPUTADO ALCEU COUTINHO

E não houve sessão da Assembléia Legislativa nesta sexta-feira. Morreu, vítima de insuficência cardíaca, o ex-deputado estadual Alceu Coutinho (82), que foi presidente do legislativo estadual. Natural de Independência, Alceu Vieira Coutinho foi prefeito de sua terra e deputado estadual em cinco mandatos. Chegou a assumir várias vezes o Governo do Estado. Era aposentado como conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. O velório ocorre em sua cidade natal, mas o sepultamento será logo mais, às 16 horas, no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza.

* Sobre Alceu Coutinho aqui.

QUE MINC NÃO VIRE O MAIOR MICO NO MEIO AMBIENTE



GOVERNO DO ESTADO AUTORIZA PROMOÇÃO PARA MAIS DE MIL PROFESSORES

Saiu no Diário Oficial do Estado, do dia 13 último, mas só circulando nesta sexta-feira, uma boa-nova para os professores da rede oficial de ensino: as promoções de níveis da categoria, beneficiando cerca de 1.200 profissionais.
Na prática, reajuste direto para esse pessoal. Com isso, o governo estadual aumenta o salário e a auto-estima, o que deve repercutir bem em sala de aula.
Essas promoções não demoraram muito porque o Sindicato Apeoc fez trabalho de pressão junto à Secretária da Educação Básica do Estado.

* Mais detalhes no site do Sindicato Apeoc aqui.

PC do B PASSA A RÉGUA E FECHA A CONTA GARANTINDO APOIO À REELEIÇÃO DE LUIZIANNE

O PCdo B esteve reunido com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), nas últimas horas, e acertou as contas. A legenda vai apoiar a reeleição da prefeita, segundo informação do senador Inácio Arruda (PCdoB). O encontro de Luizianne foi com o presidente regional do PCdoB, Carlos Augusto Patinhas, e com o presidente municipal comunista, Luís Carlos Paes.
Inácio Arruda, indagado sobre o que o PCdoB receberá em troca, pois militantes dessa legenda abriram o verbo cobrando uma Secretária Executiva Regional, garantiu: não houve apelo por cargos.
"Nós não pedimos cargos. Vamos apoiar o projeto, que é mais importante", complementou o parlamentar.

CGU DIZ QUE GAUTAMA PROVOCOU PREJUÍZO DE R$ 153 MILHÕES PARA UNIÃO

"A Controladoria Geral da União (CGU) concluiu as auditorias realizadas em contratos de obras executadas pela Construtora Gautama com utilização de recursos federais. Os estudos apontaram prejuízos de R$ 153,2 milhões, em valores históricos. Foram analisados 21 convênios e contratos firmados para a realização de obras em vários Estados. Para as obras auditadas, o volume de recursos liberados chegou ao total de R$ 420,3 milhões, o que significa dizer que os prejuízos representaram aproximadamente 36,5% dos recursos liberados. As auditorias da CGU serviram de subsídio para as denúncias feitas pelo Ministério Público, a partir da chamada Operação Navalha, desencadeada pela Polícia Federal. Os auditores da CGU constataram que eram aprovados convênios sem o detalhamento necessário. Entre as obras da Gautama auditadas pela CGU estão a duplicação do sistema adutor do Rio São Francisco (Sergipe); ampliação do sistema de abastecimento de água do Rio Pratagy (Alagoas); Barragem do Rio Preto (Distrito Federal); Canal Adutor Serra da Batateira (Bahia); projeto de irrigação para o Assentamento de Três Barras (Goiás) e a execução do Programa Luz Para Todos (Piauí)."

(Agência Estado)

COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E ÔNIBUS PROVOCA MORTES E VÁRIOS FERIDOS EM ITAPAJÉ

Um caminhão skania e um ônibus da empresa Ipu Brasilia colidiram, nesta manhã de sexta-feira, na localidde de Pedra D'água, no município de Itapajé (122 KM de Fortaleza). Segundo as primeiras informações liberadas pela Polícia Rodoviária Federal, uma pessoa morreu e vários passageiros do ônibus estão feridos sendo levados para o hospital municipal. A Polícia Rodoviária Federal está no local ainda levantando mais detalhes. Um helicoptero do Ciopaer foi deslocado agora há pouco para Itapajé.
O ônibus, com 41 passageiros, saiu de Fortaleza com destino à Região da Ibiapaba. O caminhão procedia de Itapipoca.
Segundo informações da PRF, a pessoa morta era uma passageiros do ônibus.

ATUALIZAÇÃO (12h21min) - Na colisão, duas passageiras morreram. Uma delas, Rita Gomes (51), que não resistiu a caminho do Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza

COLÍRIO DO BLOG


Eis a belíssima Karen Motta, dançarina do programa global Caldeirão do Huck. Por pouco, este quadro deixava de sair. Uma leitora do Blog, que pede para não ser identiifcada, nos lembrou bem cedo.

CPI ENCONTRA 646 PERFIS COM PORNOGRAFIA INFANTIL EM SITE

"A varredura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, que investiga a rede de pedofilia no País, encontrou ao todo 646 perfis com conteúdo de pornografia infantil no site de relacionamentos Orkut. Técnicos da comissão, agentes da Polícia Federal e representantes do Ministério Público analisaram 3.241 álbuns fechados, que tiveram os sigilos quebrados pelo Google, empresa responsável pelo Orkut. Do material entregue pelo site, 20 perfis não foram abertos pela CPI por causa de falhas eletrônicas. Ontem, os integrantes da comissão aprovaram requerimento solicitando ao Google o reenvio destas informações para saber se não foi um erro intencional. A partir de hoje, os especialistas que trabalham nas investigações começam a segunda etapa da apuração que é o cruzamento de dados para verificar se um usuário pedófilo é responsável por mais de um desses perfis. Em seguida, o presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta (PR-ES), deve colocar em votação a quebra do sigilo telefônico de todos os usuários que utilizavam o site para a prática do crime.
"Estamos agindo com cautela para não envolver nenhum inocente. Mas vamos atrás de um por um desses criminosos para impedir a propagação deste crime violentíssimo que destrói o futuro do País", afirma Malta."

(Portal Terra)

HOMEM ASSALTA FARMÁCIA NA ALDEOTA E NA FUGA DEIXA UM POPULAR BALEADO

Uma assalto foi registrado, nesta manhã de sexta-feira, numa farmácia próximo à Clinica Gênesia, na Avenida Santos Dumont (Bairro Aldeota), em Fortaleza. Na fuga, o indivíduo, armado, acabou baleando uma pessoa que passava na área. A pessoa baleada foi assistida por um carro do Ronda do Quarteirão e espera o socorro do SAMU em frente à filial da Boi & Companhia. Outras viaturas do Ronda fazem buscar na área.

MORONI TORGAN RETOMA CONTATOS NA PERIFERIA DE FORTALEZA


O pré-candidato do DEM à Prefeitura de Fortaleza, Moroni Bing Torgan, desembarcou nesta maderugada de sexta-feira na Capital cearense. Na agenda dele, encontro com lideranças da periferia. Neste sábado, Moroni tem um outro compromisso: vai prestigiar encontto que o Partido Progressista realizará com seus pré-candidatos a prefeito e a vereador.
É do PP que está saindo o vice de Moroni Torgan, no caso Alexandre Pereira, empresário do ramo de panificação.
A convenção que homologará a chapa Moroni-Pereira já está até com data definida: 29 de junho.
EXPLICANDO - Atendendo a pedidos e em respeito aos leitores e ao próprio pré-candidato, trocamos a foto onde Moroni posava com armas expostas. Deixamos claro que a escolha da foto foi aleatória e sem segundas intenções.

NA BRIGA LEXOTAN X GARDENAL, QUE TAL CHÁ DE BOM SENSO?

"O presidente da OAB Ceará, Hélio Leitão, resolveu meter a colher na peleja farmacológica em que se transformou, nos últimos dias, o debate sucessório em Fortaleza. Diante de um quadro onde a prefeita Luizianne Lins (PT) mandou tucanos tomarem Lexotan, tendo como resposta a prescrição por parte do PSDB de Gardenal, Leitão reage: “O momento eleitoral deveria se prestar a uma reflexão sobre a cidade, seu problemas e a busca de soluções. Essa troca de farpas antecipada e sem consistência, amesquinha o debate político e já prenuncia o baixo nível em que se travará a campanha”. O dirigente da OAB roga aos protagonistas da cena política da cidade para que não se apequenem, respeitem os eleitores e procurem discutir Fortaleza com a seriedade e responsabilidade que a quarta Capital do País merece. Ele recomenda chá de bom senso. Calmantes trazem efeitos colaterais que podem aguçar as paixões."


Da Coluna Vertical, do O POVO, leia aqui.

LULA GRAVA PARA O "FAUSTÃO"

"Antes de partir em viagem para o Peru, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou ontem uma participação na milésima edição do programa "Domingão do Faustão".Segundo o Planalto, o presidente improvisou o conteúdo da homenagem de cerca de 30 segundos e mencionou o quadro "Superação", que mostra histórias de pessoas que superaram adversidades.Mais cedo, Lula havia se emocionado ao ouvir a apresentação de crianças de uma orquestra de Coque, um bairro de Recife."

(Folha de São Paulo)

COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA O TEJUBODE 2008


Começa nesta sexta-feira, em Tejussuoca (142 Km de Fortaleza), a sétima edição do Tejubode. Trata-se da Feira de Caprino e Ovino, que se estnderá até domingo. Durante três dias, o município é palco para corrida e desfile de bodes, exposição de artesanatos produzidos à base do couro do bode, e ainda venda de comidas tendo como prato principal o bode. Pizza de bode? Tem! Lingüiça de bode? Também. E ainda drinques com leite de cabra. Tudo isso tendo como trilha o forró pé-de-serra.
A organização, que tem apoio do Sebrae, Governo do Estado e instituições como BNB e Banco do Brasil, deve reunir cerca de 100 mil visitantes no período, segundo o prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio da Cruz. Foi melhorada toda a infra-estrutura do evento e a feira espera um movimento de R$ 1,2 a R$ 1,5 milhão.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

DEFESA CIVIL PREVÊ TEMPORAL NO CEARÁ

"A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou as defesas civis de oito Estados das regiões Norte e Nordeste do País sobre a possível ocorrência de chuvas fortes entre esta quinta e sexta-feira.
De acordo com a Sedec, os temporais devem atingir os Estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Em alguns momentos, a chuva poderá ser acompanhada por raios.
A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)."

(Agência Estado)

CAGECE REAJUSTARÁ TARIFAS EM 6,25%


E a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebeu, nesta quinta-feira, a autorização da Agência Reguladora de Fortaleza (Arfor) para reajustar a tarifa dos serviços de água e esgoto em Fortaleza. A Companhia vai majorar os serviços em 6,25%. O índice foi calculado de forma a repor as perdas com o aumento no preço dos insumos no período de 18 meses (julho de 2006 a dezembro de 2007). No mesmo período, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou alta de 6,97%.

PT MINEIRO CONTRARIA EXECUTIVA E APROVA ALIANÇA COM PSDB

"Por 29 votos favoráveis, 26 contrários e três abstenções, o Diretório Estadual do PT de Minas Gerais aprovou hoje (15) uma aliança com o PSDB para a eleição em Belo Horizonte. A decisão dos petistas mineiros contraria a orientação da Executiva Nacional do partido, que se reunirá no próximo dia 26.O impasse na capital mineira se deve à chapa PSB-PT. O candidato à sucessão do atual prefeito, Fernando Pimentel (PT), é Márcio Lacerda (PSB). No entanto, Lacerda é secretário de Estado do governador de Minas, Aécio Neves, que é do PSDB. O candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Lacerda será o deputado estadual petista Roberto Carvalho.Apesar de o prefeito de Belo Horizonte e o governador de Minas apoiarem a candidatura de Lacerda e a coligação, a Executiva Nacional do PT já avisou que “não autorizará, em nenhuma hipótese, o PT a participar de qualquer coligação da qual faça parte o PSDB naquela capital [Belo Horizonte]”. (leia mais)Sem desconsiderar o apoio do PT, a Executiva Nacional do PSB também avisou ao seu diretório em Minas que “considere essa necessidade de ampliar o arco de alianças, inclusive com o PSDB mineiro, como melhor caminho para assegurar o sucesso dessa candidatura”.

(Congresso em Foco)

FLASH DO ELIOMAR - LÚCIO ALCÂNTARA RAMBO

TRE REALIZA SEMINÁRIO SOBRE ELEIÇÕES 2008

O Tribunal Regional Eleitoral realizará, a partir das 8 horas desta sexta-feira, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), o seminário Direito Eleitoral. O objetivo, segundo a presidente do TRE-CE, desembargadora Huguette Braquehais, é discutir as Instruções do TSE para as eleições deste ano. O seminário vai se estender até sábado, com pausa para uma homenagem ao vice-presidente do STJ, o ministro cearense César Asfor Rocha. No sábado, às 12 horas, haverá o lançamento dos manuais "Propaganda Eleitoral" e "Normas de Serviço para as Zonas Eleitorais" pela Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará.

CANTORA KÁTIA, A "AFILHADA" DE ROBERTO CARLOS, FARÁ SHOW EM FORTALEZA


E quem está em Fortaleza é a cantora e compositora Kátia, aquela que embalou com suas músicas românticas como "Lembranças" muitos casais na década de 80. Cega, teve como padrinho o cantor Roberto Carlos. Kátia fará show, a partir das 18 horas do próximo domingo, no Espaço Zen (Bairro Otávio Bonfim). A gente encontrou no Youtube programa que conta um pouco da vida dessa artista corajosa e que resiste, apesar do pouco espaço na mídia.

DOSSIÊ ANTI-FHC - PF JÁ SABE QUEM VAZOU INFORMAÇÕES PARA EX-ASSESSOR DE DILMA

"A Polícia Federal (PF) já sabe quem repassou ao ex-funcionário da Casa Civil José Aparecido Nunes Pires o suposto dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A informação é do delegado Sergio Menezes, responsável pelo inquérito. O delegado não revelou quem repassou a planilha com os gastos para Aparecido. Questionado pela imprensa, Menezes afirmou que uma das hipóteses é que haja envolvimento de um dos dois funcionários da Secretaria de Controle Interno da Casa Civil – que eram subordinados a Aparecido. “É possível”, disse o delegado, ao conversar com jornalistas no início da noite desta quinta-feira (15).
O ex-servidor da Casa Civil será ouvido nesta sexta (16) pelo delegado. Ele é apontado, em laudo preliminar do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), como o responsável pelo vazamento de informações do suposto dossiê. A PF, agora, vai cruzar os dados do computador pessoal do assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Eduardo da Silva, que teria recebido as informações por e-mail de Aparecido, com os dados do computador do ex-funcionário da Casa Civil. A intenção é confrontar essas informações com as que constam no laudo do ITI.
A polícia investiga ainda se Aparecido enviou os dados para outras pessoas. “Se há mais envios, a perícia vai identificar”, declarou o delegado. Ao todo, segundo Menezes, cerca de dez pessoas já prestaram depoimento para esclarecer o caso. Nenhuma delas foi indiciada até agora, de acordo com ele. Nesta quinta, dois servidores da Casa Civil foram ouvidos."

(Portal G1)

TRAMITANDO NA CÂMARA MUNICIPAL REAJUSTE DE 5,9% DOS SERVIDORES

Já está tramitando na Câmara Municipal o projeto de lei com reajuste do salário dos servidores municipais. O índice de 5,9% foi calculado a partir da média do INPC dos últimos 12 meses, segundo a Secretaria Municipal da Administração. A ese valor, serão acrescidos cerca de 7%, em média, equivalentes à implantação de todas as etapas previstas para os Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) votados e implantados em 2007. O secretario Alfredo Pessoa disse, nesta quinta-feira, que o reajuste deve gerar um impacto na folha de pagamento da ordem de R$ 4,11 milhões.
Na manhã desta quinta-feira, o Sindicato dos Servidores Municipais fez protesto em frente ao Paço Municipal contra, entre alguns itens, esse reajuste.

EUNÍCIO DIZ QUE SAÍDA DE LÚCIO DA DISPUTA FACILITARÁ VITÓRIA DE LUIZIANNE LINS


O presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, disse, nesta quinta-feira, que a saída do ex-governador Lúcio Alcântara do páreo sucessório em Fortaleza ajudará a facilitar o trabalho eleitoral pró-Luizainne Lins. Ele reconheceu que Lúcio tinha bons ingredientes para a disputa. O PR de Lúcio apostará fichas no nome do deputado estadual Adahil Barreto.
Eunício, que está em Fortaleza para compromissos particulares e políticos, garantiu ainda que o bloco pró-Luizianne vai trabalhar para que ela ganhe as eleições logo no primeiro turno.
"Há condições de Luizianne ser vitoriosa no primeiro turno. Ela formou uma grande aliança", acentuou o parlamentar.
No apoio à reeleição da prefeita estão com o PT o PSB do governador Cid Gomes, o PMDB de Eunício, o PHS do presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes, o PC do B do senador Inácio Arruda e outras legendas como o PV, PMN e PTdoB.

NOVO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE PROMETE MENOS BUROCRACIA

O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, foi entrevista nesta quinta-feira direto de Paris, quando informou que estará de volta de Paris na próxima segunda-feira. Minc disse que vai conversar com o presidente Lula para ter certeza se ele aceita suas imposições antes de suceder Marina Silva no ministério. Ela pediu demissão por se sentir desgastada na luta que trvava contra governadores do Norte e interesses empresariais na Amazônia.
Minc prometeu menos burocracia na liberação de licenças ambientais e manter a política de respeito ao meio ambiente.

Clique e Veja mais em reportagem da Globo News

INSS FARÁ CONCURSO PÚBLICO PARA CONTRATAR 600 ASSISTENTES SOCIAIS EM TODO O BRASIL


O INSS vai realizar concurso público dentro de 60 dias para contratar 600 assistentes sociais em todo o País. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, em Brasília, pelo ministro Paulo Bernardo (Planejamento e Gestão Pública), que acatou pleito da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social do Congresso e que tem como presidente o deputado federal cearense Raimundo Gomes de Matos (PSDB). Conforme o parlamentar, o certame chega como um presente para esse profissional, que está comemorando nesta quinta-feira o seu dia.
Raimundo Gomes informa que o pleito é antigo e já tem mais de 20 anos. O quadro de assistentes sociais do órgão é formado atualmente por 276 profissionais lotados nas mais de mil agências do Instituto espalhadas pelo Brasil.
O assistente social se faz necessário na liberação dos benefícios de assistência continuada, que prioriza entre alguns os portadores de deficiência física. O número de atendidos é superior a um milhão no País.

GOVERNO DO CEARÁ LANÇA PACOTE DO FUTEBOL


Um pacote de medidas de incentivo ao futebol cearense, com apoio financeiro inicial aos dois maiores times: Fortaleza Esporte Clube e Ceará Sporting Club. Eis o que o Governo do Estado, através do secretário do Esporte, Ferrúcio Feitosa, lançou, nesta quinta-feira, durante ato em que participou o deputado estadual Luiz Pontes (PSDB). O parlamentar mediou diversas reuniões entre o governador Cid Gomes, o secretário de Esporte, Ferrúcio Feitosa, e dirigentes esportivos para que esse pacote saisse do papel.
Ficou acertado que cada um dos clubes vai receber R$ 300 mil, com o propósito de fazer com que pelo menos um dos dois clubes chegue à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O pacote também prevê incentivo direto aos torcedores, que poderão assistir aos jogos gratuitamente, bastando reunir R$ 100,00 em notas fiscais para adquirir um ingresso. Serão aceitas apenas notas fiscais de consumo em bares e restaurantes, de bebidas quentes, jóias e relógios.
Cada clube terá 5 mil ingressos para trocar por notas fiscais. Como o ingresso mais barato custa R$ 15,00, isso significa que, a cada jogo, os clubes terão uma renda extra garantida de R$ 75 mil. Segundo o deputado Luiz Pontes, o Governo enviará a mensagem regulamentando o incentibo para a Assembléia nos próximos dias.

PSB DO CEARÁ REALIZA CONGRESSO PARA DISCUTIR ESTRATÉGIA ELEITORAL

O PSB do Ceará vai realizar, a partir das 14 horas deste sábado, na Câmara Municipal de Fortaleza, o seu Congresso Estadual. Reunirá vereadores e deputados e líderes do patido em discussões com temas relacionados à atual conjuntura nacional e local. O presidente regional do PSB, Sérgio Novais, diz que a estratégia eleitoral para o ano de 2008 e uma política de filiação partidária constam como assuntos prioritários, além da escolha dos delegados que representarão o partido no Congresso Nacional, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de junho, em Brasília.
"Esse encontro é um momento importante de discussão e análise para o partido, onde serão traçadas as estratégias para este ano. A nossa expectativa é concorrer com candidatos em 123 municípios. O desafio é consolidar e ampliar o partido", acentuou para o Blog o dirigente estadual.

DEZ POR CENTO MAIS RICOS DO BRASIL DETÉM 75% DA RIQUEZA, DIZ IPEA


O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) elaborou um levantamento que aponta as desigualdades no Brasil. Um dos dados mostra que os 10% mais ricos concentram 75,4% da riqueza do país. Os dados, obtidos pela Folha Online, serão apresentados pelo presidente do Ipea, Márcio Pochmann, nesta quinta-feira ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). O objetivo, segundo ele, é oferecer elementos para a discussão da reforma tributária.
A pesquisa também mostra como é essa concentração em três capitais brasileiras. Em São Paulo, a concentração na mão dos 10% mais ricos é de 73,4%, em Salvador é de 67% e, no Rio, de 62,9%. Para Pochmann, a injustiça do sistema tributário é uma das responsáveis pelas diferenças. "O dado mostra que o Brasil, a despeito das mudanças políticas, continua sem alterações nas desigualdades estruturais. O rico continua pagando pouco imposto", afirmou.
Apenas para efeito de comparação, ao final do século 18, os 10% mais ricos concentravam 68% da riqueza no Rio de Janeiro."

(Portal Uol)

PPS DEFINE DATA DA CONVENÇÃO QUE HOMOLOGARÁ LUIZ GASTÃO

O PPS reunirá, nesta sexta-feira, durante almoço no Restaurante Caravelle (Bairro Vila União), os pré-candidatos a vereador para discutir detalhes da convenção de Fortaleza. O partido já decidiu que terá candidato próprio e que o nome é o do empresário Luiz Gastão, presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio). Gastão é secretário-geral do diretório estadual do PPS no Ceará.
Ele, inclusive, já esteve na semana passada no Rio de Janeiro gravando o programa político do PPS Nacional.

NO ATO CONTRA A PREFEITA, ATÉ A TURMA DA ROSA DA FONSECA DIZ PRESENTE

E quem apareceu no ato de protesto que o Sindicato dos Servidores Municipais de Fortaleza realiza, nesta quinta-feira, em frente ao Paço Municipal (Bairro Vila União), foi a turma do Movimento Crítica Radical. Esse grupo tem entre lideres a ex-veereadora Rosa da Fonseca e a ex-prefeita Maria Luiza Fontenele.
O Crítica Radical repetiu seu discurso contra o Capitalismo e o Trabalho.
Enfim, fez seu comercial. Para depois bater em retirada.

PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ R$ 13 BILHÕES A PARTIR DE 1º DE JULHO

"O Plano Safra da Agricultura Familiar 2008-2009 contará com R$ 13 bilhões – R$ 1 bilhão a mais que no ano passado, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. A verba, que estará disponível a partir de 1º de julho, é inferior à demanda do Grito da Terra Brasil 2008, mas agradou aos pequenos agricultores. "Nosso pedido era R$ 14 bilhões, R$ 13 bilhões consideramos que é uma resposta bastante significativa para os trabalhadores", afirmou Manuel dos Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que participou de reunião com Lula e o ministro nesta semana, no Palácio do Planalto. Para Santos, a reivindicação agora é para assegurar a aplicação do dinheiro. "O grande esforço que tem de ser feito é garantir que sejam efetivamente aplicados os R$ 13 bilhões durante o plano safra 2008-2009", completou. Outra medida comemorada pelos pequenos produtores é a suplementação de R$ 200 milhões para assistência técnica e extensão rural a todos os agricultores familiares. Segundo Cassel, a ampliação será incluída na medida provisória de renegociação das dívidas."

(Agência Brasil e Rede CBN)

PF PRENDE QUADRILHA QUE ADULTERAVA LEITE. HÁ UM CEARENSE NO GRUPO

A Polícia Federal, com apoio do Ministério da Agricultura, realizou, nesta quinta-feira, a "Operação Lactose"em cinco Estados para desmontar uma quadrilha suspeita de adulterar leite. Sete pessoas foram presas em cidades da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Ceará e Santa Catarina. A PF investiga a suposta quadrilha há um ano, após uma denúncia feita pelo Ministério da Agricultura. Em Pernambuco, segundo informações da PF, foi preso um funcionário de um laboratório do ministério, identificado como Urbano José Dantas.
Na Bahia, a PF prendeu Cristina Malveti, funcionária de uma das empresas investigadas. Em Santa Catarina, outra funcionária de empresa suspeita foi presa, Noeli Joris. No Ceará, a PF informou que prendeu Augusto Osmundo.
Na Paraíba, foram cumpridos mandados de prisão nas cidades de João Pessoa, Cabedeiro e Alhandra. Segundo a PF, foram presos Carlos Jose Scorel, Evandro Soares Reis e o empresário Carlos Batista Culao.
A operação, denominada Lactose, está centralizada em João Pessoa e também cumpre 14 mandados de busca e apreensão com os quais os policiais federais devem apreender o leite falsificado, além dos equipamentos utilizados na falsificação.

(Este Blo com Portal Terra e Assessoria da PF)

COTADO PARA VICE, DEPUTADO ROBERTO CLÁUDIO PERMANECERÁ NO PARLAMENTO


E o depuado estadual Roberto Cláudio (PHS), que teve nome aparecendo entre cotados para a posição de vice na chapa pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT), não topa essa parada. Foi o que disse, nesta quinta-feira, antes de embarcar para compromisso social em São Paulo. Cercado da família, afirmou que seu objetivo é cumprir bem seu mandato, mas que trabalhará para assegurar a vitória de Luizianne.
Quem estava bem pertinho feliz com a declaração era o seu pai, o ex-reitor da UFC, Robeto Cláudio, que não gostou nada de ver o nome do seu filho listado para vice.
Roberto Cláudio quer Robertinho mesmo é no parlamento.

TARSO GENRO E JAIR BOLSONARO BATEM BOCA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO CONGRESSO


No Congresso, aparece de tudo. Principalmente troca de farpas. A última foi essa daí entre o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) e o ministro Tarso Genro (Justiça), por conta de um debate envolvendo a retirada de não-índios da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. O ministro da Justiça e o deputado trocaram insultos e acusações.

SINDFORT REALIZA ATO CONTRA A PREFEITA

O Sindicato dos Servidores Públicos de Fortaleza (Sindfort) realiza, nesta manhã de quinta-feira, em frente ao Paço Municipal (Vila União), protesto contra a administração da prefeita Luizianne Lins (PT). A categoria, com carro de som, charanga, faixas e apito, protesta contra terceirizações e, principalmente, contra a Ação de Descumprimento de Preceitos Fundamentais (ADPF) que questiona, junto ao STF, a isonomia salarial obtida por cerca de 2.400 servidores. Nesse grupo, há também lideranças do Sindfort. A ADPF é patrocinada pelo diretório nacional do PT, atendendo a um pedido da administração municipal.
Tudo sob olhares dos agentes de trânsito da AMC, que fcharam ruas próximas e guarda municipal.

DETALHE - Para fugir do protesto, a prefeita Luizianne Lins despacha em sala do Hotel Praia Centro, que pertence ao Grupo M. Dias Branco, o mesmo que patrocinou show do cantor Robeto Carlos e que fez a primeira obra da atual administração, no caso a Praça M. Dias Branco, que resultou numa rotatória das mais problemáticas.

A GUERRA DOS CALMANTES

E por falar na peleja Lexotan X Gardenal, que predomina nos corredores políticos de Fortaleza, eis um artigo exemplar da jornalista Regina Ribeiro, do O POVO. Vale a pena conferir, pois promove boas reflexões.

"A guerra dos calmantes"

Caso a prefeita Luizianne Lins tivesse tomado alguma das precauções propostas por ela para os integrantes do PSDB não teria começado essa guerra besta dos calmantes. Até o momento estão em combate o Lexoton, o Hadol e o Gardenal. Isso é só o prenúncio de uma batalha que deverá começar já com a campanha eleitoral propriamente dita. Enquanto isso, os combatentes entram na fase do aquecimento e pelo visto será algo sangrento, do ponto de vista do discurso, das estratégias, do ataque e contra-ataque. Mas o que temos mesmo nessa história? Bom, de um lado, a gente tem uma gestão sob o comando da prefeita Luizianne Lins correta e honesta, mas péssima no quesito comunicação.

Na maioria dos casos, os gestores parecem estar permanentemente em estado de defesa, o que é péssimo, para não dizer contraproducente. E quando saem em defesa geralmente é um desastre. É um tal de acusar pessoas quando nem sabem direito do que se trata e de falar de uma tal orquestração que nem sempre se confirma, é algo que só serve para confundir e muito pouco para orientar a população. Quando escutam uma crítica correm para desqualificar quem ouse pensar diferente e o joga imediatamente para o lado dos inimigos políticos, num maniqueísmo dispensável. Por outro lado, o PSDB, esse que cobra qualidade no debate político, encontra na chefe do Executivo de Fortaleza tudo o que vê em si próprio diante do espelho: autoritarismo, arrogância, incapacidade para o diálogo. E, de quebra, uma dose cavalar de machismo.

Dizer que a prefeita não trabalha, que é algo repetido por todos os caciques do partido, é de uma senhora maldade política. É adotar um discurso difamatório infeliz e desonesto. É assim que o PSDB eleva o nível do debate? Fortaleza é uma cidade que tem se revelado prenhe de possibilidades de discussões em praticamente todos os campos: educação, saúde, urbanismo, segurança, transporte, cultura e por que não dizer, gentileza. Não é possível que quem esteja no poder e quem está na disputa não disponham de uma gota de civilidade para tratar os problemas da cidade. O melhor talvez seja esquecer os calmantes e lembrar-se urgentemente da responsabilidade que o mandato político cobra de cada um deles.

Regina Ribeiro - Jornalista reginaribeiro@opovo.com.br

VIVA SÃO PEDRO!! CEARÁ COM ÁGUA GARANTIDA PARA OS PRÓXIMOS TRÊS ANOS


O açude Castanhãos está com 84,67% de sua capacidade.

Eis uma boa notícia para os cearenses. Merece até comemoração. Está no O POVO desta quinta-feira.

"O volume de água armazenado hoje, no Ceará, é o segundo maior de toda a história. Atualmente, a acumulação média nos 128 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de 83,23% e deve aumentar com a previsão de mais chuvas por parte da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O Castanhão, maior reservatório do Estado, bateu recorde de armazenamento: 84,67%. De acordo com a Cogerh e com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), a reserva é suficiente para os próximos três anos. Mais da metade dos açudes está transbordando. Cerca de 1,3 milhão de residências, na Capital e Interior, são abastecidas com água proveniente dos mananciais. O recorde é de 2004. Naquele ano, conforme a Cogerh, a acumulação foi superior a 86%. Mas, de acordo com o engenheiro Yuri Castro, assistente da presidência da companhia, há a possibilidade de que 2008 termine com o maior volume da história. "A perspectiva da Funceme é que a chuva ainda seja acima da média. Pode ser que cheguemos a ter mais (bater o recorde)", comenta. Das 11 bacias hidrográficas, sete estão no patamar "muito confortável". As demais estão como "confortável". O nível atual, em todas, já é superior ao do fim da quadra chuvosa do ano passado."

ITAMAR SE DIZ DESCONTENTE COM AÉCIO E DEIXA CARGO EM BANCO

"Ex-presidente da República e ex-governador de Minas, Itamar Franco (sem partido), 77, pediu demissão da presidência do Conselho de Administração do BDMG (Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais). O motivo, diz, é seu descontentamento com um ato administrativo da gestão Aécio Neves (PSDB), à qual serve.A área econômica do governo escolheu Uberlândia como entreposto aduaneiro, preterindo Juiz de Fora, a base eleitoral de Itamar.Em telegrama a Aécio, a cujo teor a Folha teve acesso, Itamar afirma: "Respeitosamente, levo ao conhecimento de Vossa Excelência meu grande desconforto pela perda de Juiz de Fora de entreposto aduaneiro"."Também, com muito respeito, peço Vossa Excelência indicar até 30 de junho minha substituição na presidência do conselho do BDMG, onde sirvo com dedicação, a pedido do amigo."A assessoria de Aécio disse que ele não havia recebido o telegrama até ontem à noite. Aécio apenas disse: "Reitero meu apreço e amizade ao presidente Itamar Franco".

(Folha de São Paulo)

LÚCIO DEFINE BANCADA DO PSDB COMO "ALIADOS DE SEGUNDA CLASSE" DO GOVERNO CID GOMES

"ex-governador Lúcio Alcântara (PR) escolheu o Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa, ontem, para fazer publicamente a sua primeira crítica ao Governo Cid Gomes. Ele também reprovou a mudança de discurso e de comportamento de partidos como o PT e o PSDB. “Ambos estão padecendo de crise de identidade. Renunciaram suas origens, aos seus compromissos partidários e políticos”, disparou. Para Lúcio, atualmente o PSDB vivencia uma posição de dubiedade, uma vez que não é reconhecido como aliado pelos partidos que elegeram o governador, e ainda tem que disputar os mesmos colégios eleitorais com legendas que estão na base governista. “Imagino o desconforto que eles têm, e essa luta para conviver com uma situação de ambigüidade e insatisfação reprimida. São aliados de segunda classe. É uma situação muito desagradável que eles estão passando, e no futuro a tendência é a situação se agravar”, afirmou. Lúcio também criticou a mudança do discurso dos que antes faziam oposição à gestão dele, como o PT, e que atualmente defendem situações difíceis do Governo Cid, como, por exemplo, a viagem para Europa em jato fretado, com a companhia de pessoas alheias à administração estadual. “Vejo um sinal de debilidade, de fraqueza de convicções. É uma mudança radical em um pequeno espaço de tempo, sem nenhuma coerência”, reprovou."

Do Diário do Nordeste, leia aqui.

JUSTIÇA MANDA GOVERNO COVOCAR CONCURSADOS DE NÍVEL SUPERIOR NÃO-MÈDICOS

"O juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira, que responde pela 5ª Vara da Fazenda Pública, determinou que o Governo do Estado convoque os concursados de nível superior não-médico, aprovados no concurso da Secretaria da Saúde (Sesa) realizado em 2006, dentro de 30 dias. O juiz acatou ao pedido de antecipação de tutela da Ação Civil Pública interposta pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, que pedia agilidade na convocação dos aprovados. Até então, foram chamados os profissionais de nível médio e de nível superior médico. O juiz determina também que o Estado se abstenha de prorrogar os contratos com cooperativas, que fornece profissionais não-médicos para a rede de saúde para os cargos que devem ser preenchidos pelos concursados. Há 1.087 aprovados esperando a convocação desde o ano passado, quando o concurso foi homologado. A Ação Civil Pública veio após serem realizadas audiências públicas entre o Ministério Público, os concursados e representantes do Governo solicitando a definição de uma data para o início da convocação. O secretário-executivo da Sesa, Arruda Bastos, informou que ainda não recebeu notificação da decisão do juiz. Ele diz que, independente da ação, tem tido reuniões com os profissionais e explicado que o processo de convocação é longo e seguiu prioridades - primeiro, foram chamados os de nível médio; depois, os de nível médico. Eles tomaram posse na terça-feira, 13."

Do Jornal O POVO, leia aqui.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

GOVERNO ZERA IMPOSTOS PARA GARANTIR O PÃO NOSSO DE CADA DIA


Lá vem o cestão do pããão!!!

"Para evitar desabastecimento e maiores altas no preço de derivados do trigo, o governo anunciou hoje medidas de desoneração tributária para a cadeia do trigo. Será suspensa até o fim deste ano a cobrança de Pis e Cofins sobre a venda de trigo, farinha de trigo e pão francês. Segundo o Ministério da Fazenda, essa medida beneficiará principalmente padarias, pequenas indústrias e pequenos varejistas). Também até o fim do ano as importações de trigo estarão dispensadas de recolher o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), correspondente a 25% do frete. A Fazenda calcula que essa taxa representa aproximadamente 2,5% dos custos de importação. Com a desoneração - que será compensada pela Fazenda ao Fundo de Marinha Mercante - o trigo importado dos EUA e do Canadá deve ser barateado.Além disso, o governo ampliou para até 31 de agosto o prazo para compra, com tarifa zero de Imposto de Importação (II), de trigo vindo de países fora do Mercosul.
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou que mais 1 milhão de toneladas de trigo poderão ser importadas nesse âmbito. Dessa forma, a importação do cereal livre de tributação sobe agora a 2 milhões de toneladas."A decisão da ampliação da cota é decorrente da conclusão de estudos técnicos, desenvolvidos pelos ministérios que integram a Camex, que apontaram a necessidade de importações adicionais do cereal para evitar o desabastecimento no mercado interno, no período da entressafra brasileira", diz a nota."

(Valor Econômico)

PARTIDO VERDE DO CEARÁ DEBATERÁ EM ENCONTRO AS ELEIÇÕES 2008


E o Partido Verde do Ceará realizará neste sábado, a partir das 8h30min, o seu Encontro Estadual. O local escolhido foi o Pirata Bar, na tão castigada Praia de Iracema. O objetivo é reunir os pré-candidatos a prefeito e demais membros para discutir principalmente as eleições deste ano. Há uma expectativa de cerca de 300 pessoas no evento. O encontro contará com a participação do presidente nacional do PV, José Luiz de França Penna.

PROGRAMAÇÃO
* 8h30min - Abertura
Presidente Estadual: Marcelo Silva
Dep. Estadual Augustinho Moreira
Dep. Estadual Edísio Pacheco
Presidente Municipal: João da Cruz
Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente: André Barreto Esmeraldo
Presidente Nacional do PV: José Luiz de França Penna

* 9h30min - Palestras
- Qualidade de Vida para Todos - Doutor Antero Coelho
- Ética e Atuação Partidária - Economista Alberto Teixeira

* 11 horas - Participação das Comissões Municipais
Discussão sobre as eleições municipais 2008

* 14 horas - Encerramento

ACUSADO DE VAZAR DOSSIÊ PEDE AO STF PARA FICAR CALADO NA CPI DOS CARTÕES

"O secretário de Controle Interno Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, que pediu exoneração nesta quarta-feira, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de habeas corpus. Ele é apontado como um dos principais responsáveis pelo vazamento do dossiê com gastos do governo FH, mas quer ficar calado durante depoimento que dará na terça-feira que vem na CPI do Cartão Corporativo. Aparecido, segundo informou a Casa Civil da presidêncai da República, foi exonerado do cargo que ocupava na Secretaria de Controle Interno. Como ele havia sido cedido à Casa Civil pelo Tribunal de Contas da União (TCU), onde fez carreira, agora retorna à sua antiga profissão.
Uma perícia no computador usado por Aparecido revelou que saiu de lá o dossiê com gastos do casal Fernando Henrique Cardoso.

(Este Blog com O Globo Online)

QUANDO É QUE SAI MESMO A NOMEAÇÃO DO NOVO REITOR DA UECE?

Professores, servidores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará continuam aguardando a nomeação do novo reitor da Instituição. Algumas lideranças acham que o governador Cid Gomes está demorando muito na escolha que sairá de lista tríplice formada pelos professores Assis Araripe, que foi o mais votado, Jackson Sampaio e Lena Espínola. A lista foi formatada em eleição realizada no último dia 10 de abril e já se encontra no gabinete do governador desde o fim de abril. O que se informa do âmbito oficial é que Cid Gomes mandou para a Assembléia Legislativa o novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Uece, UVA e Urca, mas solicitando agora dos três reitoráveis a remessa de um plano básico de trabalho para a Universidade Estadual do Ceará.
Há outra conversa circulando nos bastidores da Uece: Cid, através de sua assessoria, estaria cobrando de Assis Araripe que, quando foi reitor da universidade, explicações sobre o porquê de ter deixado correr frouxo o Instituto de Estudos e Projetos (Iepro), o braço científico que faz parceria com organizações da sociedade civil. Conversas e buchichos de lado, espera-se que a nomeação saia logo antes que o clima de fofocas conturbe o Campus do Itaperi.

SHOPPING BENFICA DISTRIBUI BOLSAS PARA ALUNOS CARENTES ESTUDAREM MÚSICA


Sob o comando do presidente João Soares Neto, o Shopping Benfica entregou, nesta quarta-feira, durante solenidade nos Cinemas Benfica, 43 bolsas de estudo para alunos carentes - entre 10 e 14 anos - estudarem nos cursos de flauta, violão e canto do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. O clima foi de festa e contou com as presenças dos cantores Fagner, Falcão e Waldonys e do músico Manasses que viraram padrinhos da turma.

ESSE TPO DE GESTO merece elogios. O O Shopping Benfica faz e segue na prática a lição da Responsabilidade Social.

FLASH DO ELIOMAR - A PREFEITA E O LEXOTAN

RESULTADO DA ENQUETE DO BLOG DÁ BOLA FORA PRA RONALDO

E confira o resultado da ENQUETE DO BLOG, que perguntou: "Você acreditou na versão de Ronaldo, o Fenômeno?"

SIM - 25%
NÃO - 47%
MAIS OU MENOS - 13%
VALE MORRER, BEM? - 14%

* E tem ENQUETE NOVA no BLOG. Vote ao lado.

O que acalmaria mais você?

1. Lexotan
2. Gardenal
3. Suco de maracujá
4 Chá de arruda

CPI APROVA ACESSO A DADOS CONTÁBEIS DE ONGs E ACERTA DEPOIMENTOS


"A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, que tem como presidente o senador Inácio Arruda (PCdoB), analisou nesta quarta-feira (14) pauta com 60 itens. Graças a acordo entre parlamentares da base de apoio ao governo e da oposição, foi possível aprovar convocações de depoentes e acesso dos parlamentares a dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre movimentação financeira de organizações não-governamentais sobre as quais haja suspeita de irregularidades.
Entre as convocações aprovadas estão as de Luís Antônio Lima e Flávia Maria Camarero, proprietários das empresas Intercorp Consultoria Empresarial e Camarero & Camarero Consultoria empresarial. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios investiga a contratação, por administrações ligadas ao PT, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) sem licitação e o repasse de dinheiro à Intercorp e à Camarero & Camarero. O requerimento que determina a convocação é de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Senadores governistas rejeitaram, no entanto, o acesso a informações do Coaf das duas empresas e dos seus proprietários.
Os parlamentares aprovaram, porém, a transferência de dados do Coaf de diversas outras organizações não-governamentais contra as quais há suspeitas de irregularidades. A CPI analisará dados do Coaf - que registra movimentações acima de R$ 100 mil - de entidades como a própria Finatec; Associação Verde e Amarelo; Fundação de Aprimoramento e Desenvolvimento de Recursos Humanos do Amazonas (Faderh); Instituto Data Brasil e Fundação Universitária de Brasília (Fubra), entre outras."

(Agência Senado)

FÓRUM UNIFICADO DOS SERVIDORES ENTREGA AO GOVERNADOR PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL

O governador Cid Gomes (PSB) recebeu, nesta tarde de quarta-feira, no Palácio Iracema, a comisão do Fórum Unificados dos Servidores Públicos do Estado que, na ocasião, entregou a pauta de reivindicações da categoria. Os servidores, entre várias propostas, apelaram a Cid por um reajuste salarial na faixa dos 25%, alegando perdas e levando em conta o aumento do Produto Interno Bruto (PIB).
Cid Gomes se prontificou a estudar a proposta e informou que a pauta de reivindicações, já a partir do próximo dia 10, entra na série de rodadas de negociações.
O governo estadual deverá anunciar mês que vem o reajuste dos servidores que, dentro da tradição dos últimos anos, ficará valendo a partir de julho próximo.

EM ACOPIARA, PREFEITO É ACUSADO DE AGREDIR VEREADOR DE SUA BASE

O clima político na cidade de Acopiara (Centro-Sul) esquentou mais do que o esperado na última terça-feira.
O prefeito Antônio Almeida (sem partido) é acusado de ter agredido o vereador Edilson Bezerra (PPS), que integra sua base. O motivo? Foi cobrar do prefeito o pagamento de valores referentes ao aluguel de um trator que presta serviços à Prefeitura.
Agredido, o vereador foi encaminhado para o Intituto Doutor José Frot (Centro), em Fortaleza, devido à gravidade dos ferimentos, segundo veiculou o programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro.

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA LICENÇA-MATERNIDADE DE 180 DIAS


"A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou há pouco o Projeto de Lei 2513/07, do Senado, que concede incentivo fiscal a empresas que prorrogarem a licença-maternidade por 60 dias. Com essa prorrogação, a licença pode chegar a seis meses. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda precisa ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O Projeto de Lei aprovado pela Comissão Comissão de Seguridade Social e Família muda a lei de 8.212 de 1991, que estipula as regras para a licença-maternidade. Com ele, o afastamento das novas mães pode chegar a seis meses. As quantias recebidas no período não integrarão o salário de contribuição. A relatora, deputada Rita Camata (PMDB-ES), ressaltou a importância da proposta, argumentando que a presença da mãe nos primeiros meses de vida dos filhos é fundamental no processo de formação da criança. Pelo projeto, para ter direito ao benefício, a empregada deverá requerer a prorrogação da licença até o final do primeiro mês após o parto. O projeto também estende o direito à mãe adotiva.
A proposta é da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), mas foi idealizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que acompanhou a votação no plenário 7, onde a comissão continua reunida."

(Portal Uol)

CARLOS MINC SERÁ MESMO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE


Acabou a novela. Carlos Minc, secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, é o novo titular da pasta do Meio Ambiente do overno Lula. Aceitou o convite, segundo informou nesta tarde desta quarta-feira o plantão da Rede Globo.

TARSO AMENIZA E DIZ QUE MARINA DA SILVA FAZ FALTA A QULQUER GOVERNO

"O ministro da Justiça, Tarso Genro, lamentou hoje (14) a decisão da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de deixar a Pasta e afirmou que ela “faz falta a qualquer governo”. De acordo com Tarso, a saída da ministra não representa a vitória da “ala desenvolvimentista sobre a área ambientalista” do governo.“Isso é um conflito que existe no mundo inteiro devido à escassez de recursos naturais. O próximo ministro saberá equacionar esse debate”, disse ele. O ministro confirmou que o governo sondou o secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, e o ex-governador do Acre Jorge Viana para substituir Marina Silva.Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se escolher ainda hoje um dos dois para assumir o cargo. Tarso Genro participa de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara sobre a situação na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima."


(Agência Brasil)

VEREADOR É SEQÜESTRADO

Seqüestrado, nesta quarta-feira, o vereador Eduardo Pessoa, de Caucaia. A Divisão Anti-Seqüestro da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado já está apurando o caso.

VEREADORES VÃO À JUSIÇA PARA OBTER DADOS DA PREFEITURA SOBRE CARTÃO CORPORATIVO


Mesmo na suplência, Jaime cobra transparência.

O vereador Márcio Lopes (PDT) e o suplente de vereador Jaime Cavalcante (PP) ingressarão, nesta quarta-feira, com uma Ação Cautelar de Exibição de Documentos contra a Prefeitura de Fortaleza. A ação trata do uso de Cartão Corporativo por funcionários e gestores do Município. É que desde o início do ano, há uma série de pedidos de informações, não atendidos pela Prefeitura. Devido a não resposta, ambos decidiram ingressar na Justiça para obtenção de todos os dados. Segundo Jaime Cavalcante, no dia 8 de fevereiro último, ele apresentou requerimento aprovado na Câmara Municipal, no qual solicitava todas as informações, sobre a utilização do Cartão Corporativo. "Até hoje nenhuma informação nos foi prestada. Isso é um absurdo", disse. Na Ação Cautelar, os vereadores solicitam que a Justiça requeira os dados sobre quais são os detentores de cartão, quanto foi gastos desde o dia 21 de Agosto de 2007 - quando foi institutído esse sistema, o detalhamento de todas as despesas com suas justificativas e a descrição do motante financeiro desembolsado para a empresa administradora. "A prefeita Luiziane Lins está desrespeitando a Constituição, no que se refere à publicidade dos ato públicos. E isso é inaceitável", comentou Jaime para este Blog.

REFÉNS SÃO LIBERTADOS E ASSALTANTES LEVADOS PARA A DELEGACIA

E já foram liberadas as 21 pessoas que estavam com reféns de dois indivíduos que tentaram assaltar a Associação Batista Beneficente Missionária (ABEM), situada no Bairro Parquelândia, em Fortaleza. Eles invadiram de arma em punho o local, houve confusão e um dos funcionários ainda conseguiu ligar para o Ciops. Os dois indivíduos acabaram cercados pela Polícia e, após duas horas, negociaram depois da chegada de um advogado. Houve a liberação dos reféns. Os assaltantes já estão presos na Delegacia de Roubos e Furtos.
Há informações de que um dos reféns passou mal e foi conduzido para o Instituto Doutor José Frota (Centro), numa ambulância do Samu.

JÁDER BARBALHO TEM BENS BLOQUEADOS PELA JUSTIÇA

"A desembargadora federal Selene Maria de Almeida, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, acatou, em caráter liminar, o bloqueio de bens de 11 réus que respondem a ações criminais por envolvimento em desvio de recursos públicos destinados à implantação de projetos de desenvolvimento econômico aprovados pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Entre eles está o deputado federal e ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA). Segundo nota publicada ontem (13) no site do TRF, a Sudam teria liberado cerca de R$ 58 milhões para a Empresa Imperador Agroindustrial de Cereais de Tocantins para financiamento de projeto de produção e beneficiamento de grãos e sementes de arroz e milho."

(Portal Uol)

ASSALTO COM 25 REFÉNS É REGISTRADO NO BAIRRO PARQUELÂNDIA

Um assalto com cerca de 25 reféns registra-se nesta quarta-feira em Fortaleza. O fato ocorre na sede da Associação Batista Missionária (ABEM), no Bairro Parquelândia, área da Regional III. A Polícia está no local, mas não deu maiores detalhes.

PRESIDENTE DO SINDUSCON-CE DESABAFA: OBRAS DO GOVERNO E DA PREFEITURA AINDA NO PAPEL


O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará, Roberto Sérgio Ferreira, lamentou, nesta quarta-feira, que, até agora, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, em matéria de novas obras, só estejam divulgando lançamento de editais e assinatura de ordens de serviço. Ele disse que, de concreto, esssa duas esferas de poder nada fizeram e ainda estão devendo várias ações prometidas para a população.

"Vamos ver se com o final do inverno as coisas melhorem e saiam obras da prefeitura e do governo do Estado. Eles estão licitando, mas nada realizando", acentuou o presidente do Sinduscon-CE, que se encontra em Brasília participando da eleição da nova diretoria da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC). Sérgio integrará o conselho do organismo.

BANCO DO BRASIL ANOTA LUCRO LÍQUIDO DE R$ 2,3 BILHÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE

"O lucro líquido do Banco do Brasil chegou a R$ 2,3 bilhões no primeiro trimestre de 2008. Segundo relatório divulgado hoje (13) pela instituição, esse resultado é 66,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2007. Em relação ao quarto trimestre de 2007, o aumento foi de 92,9%.Segundo o Banco do Brasil, desconsiderados os efeitos extraordinários, o lucro do período foi de R$ 1,559 bilhão, desempenho 6,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado e 20,9% superior ao quarto trimestre de 2007. Entre os efeitos extraordinários está o resultado alcançado com a venda de participação na Visa Internacional (R$ 305 milhões).A carteira de crédito do Banco do Brasil também apresentou crescimento. Ao final de de março o valor chegou a R$ 172,760 bilhões, um crescimento de 7,5% em relação ao quarto trimestre de 2007 e de 23,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Desse total, R$ 38,541 bilhões foram para pessoas físicas, com destaque para o crédito consignado que cresceu 36,8% e o financiamento de veículos, alta de 175,4%, ambos em 12 meses."

(Agência Brasil)

LIDER TUCANO NA CÂMARA QUER DEFINIÇÃO DO VICE DE PATRÍCIA VIA DIRETÓRIO MUNICIPAL


O líder do PSDB na Câmara Municipal, Idalmir Feitosa, defende que o debate em torno da escolha do candidato a vice-prefeito na chapa da pré-candidata do PDT à prefeitura, senadora Patrícia Saboya, aconteça no âmbito da Executiva Municipal tucana. Para ele, historicamente este deve ser o fórum adequado porque "o PSDB tem mantido uma história de transparência e de coerência com o fortalezense, e , internamente, o Partido sempre tem respeitado suas instâncias". Nesse momento de debate em torno da indicação do candidato a vice, nada mais apropriado, segundo Idalmir, do que se aprimorar o sistema de escolha no âmbito da executiva municipal. Ele enfatiza que desde o início do processo sucessório, o senador Tasso tem defendido a participação direta do diretório municipal, e nesse aspecto ressalta que durante os primeiros meses de 2008 a direção tucana da Capital coordenou um amplo debate nos bairros, com a presença de candidatos e do deputado estadual Marcos Cals, então pré-candidato tucano.

CHAPA MORONI-PEREIRA JÁ TEM DATA PARA HOMOLOGAÇÃO


Eis a chapa "Pão de Coco"

O Partido Progressista sai na frente em termos de convenção municipal de Fortaleza. A legenda marcou para 29 de junho esse compromisso partidário que ratificará apoio ao pré-candidato do DEM, Moroni Torgan, com o empresário Alexandre Pereira, dirigente do PP da Capital, ocupando a vice.
O presidente regional do PP, deputado federal José Linhares, informa que o local da convenção ainda está sendo acertado. Mas a ordem é festa em torno de uma chapa que reúne um profissional da segurança pública e um empresário da panificação. Teríamos, no caso, a chapa "Pão de Coco".

CERTEZA - Como Pereira é presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e dono de padaria e confeitaria, o "comes e bebes" está mais do que garantido.

OCEAN AIR DEIXA DE OPERAR EM 12 CIDADES E DEMITE 600 FUNCIONÁRIOS

O fim das operações da Ocean Air não atingiu somente Juazeiro do Norte (Região do Cariri) . A empresa vai deixar de voar para pelo menos 12 cidades brasileiras a partir do próximo dia 27 e irá demitir cerca de 600 funcionários, que já estão sendo comunicados, segundo a assessoria da companhia. Em nota, a Ocean Air aponta a alta do preço dos combustíveis e a necessidade de maior eficiência operacional como fatores determinantes para que decidisse cancelar suas operações em cidades onde o pequeno número de usuários não cobriria os custos de operação.
A OceanAir informou que continuará atuando em apenas 25 dos 37 destinos nacionais onde estava presente, mas segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa teria comunicado na semana passada que a redução de vôos atingiria, ao todo, 16 cidades: Araçatuba (SP); Cascavel (PR); Campos dos Goytacazes (RJ); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Juiz de Fora (BH); João Pessoa (PB); Juazeiro do Norte (CE); Macaé (RJ); Maceió (AL); Natal (RN); Palmas (TO); Vitória da Conquista (BA); São José dos Campos (SP); Uberaba (MG); Vitória (ES), além do Aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte (MG).

(Este Blog, também com Agência Brasil)

DETALHE - Vários clientes informam para este Blog que a Ocean Air já não cumpre mais a rota Juazeiro e que vem acomodando a cleintela em vôs da Gol. A jornalista Socorro Ribeiro, por exemplo, diz que a agênica onde comprou a passagem lhe deu opções de datas de vôo para acomodá-la.

NADA BÁRBARO - HEBE CAMARGO TEM JÓIAS FURTADAS DURANTE FESTA EM SUA CASA


"Jóias da apresentadora de TV Hebe Camargo foram furtadas da casa dela, na zona oeste de São Paulo, no último dia 27 de abril, um dia após a realização de uma festa em sua residência. Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, o caso está sendo investigado pelo Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic). As jóias estavam num pequeno cofre, que acabou sendo levado pelos suspeitos. Ainda não se sabe o valor das peças. Hebe Camargo revelou à polícia que, na noite em que ocorreu o furto, foi até o cofre para apanhar algumas jóias antes de sair de casa. Quanto retornou, cerca de três horas depois, verificou que o cofre com as jóias havia sido furtado. No momento do furto, havia quatro funcionários na residência da apresentadora. Todos prestaram depoimento e revelaram não ter ouvido nada na noite do crime."

(Agência Estado)

MUDANÇA DE CLIMA: JORGE VIANA DEVE ASSUMIR NO LUGAR DE MARINA DA SILVA

Do jornalista Alexandre Garcia, comentarista político da Rede Globo, nesta quarta-feira, ao comentar, no Bom Dia Brasil, a saída de Marina da Silva da pasta do Meio Ambiente:

"Pois é, Marina caiu porque era contra a derrubada de árvores e volta para o Senado. Mas quem caiu mesmo foi o Machado (referiu-se ao suplente Sibá Machado)."

Nas últimas horas, reviravolta no quesito substituto de Marina. Carlos Minc foi convidado para assumir a vaga, mas Lula agora quer o ex-governador do Acre, Jorge Viana, que, aliás, foi o primeiro nome cogitado. De Paris, Minc, que continuará secretário do Meio Ambiente do Rio, foi recomenado a dar aquela velha desculpa: fo convidado, mas não pode aceitar.

EX-VICE-GOVERNADOR DO CEARÁ É ASSALTADO NO CALÇADÃO DA BEIRA MAR


E o ex-vice-governador do Ceará, Maia Júnior, foi vítima de assalto ontem à noite em frente ao restaurante Bagaço, situado no calçadão da Avenida Beira Mar (Meireles), um dos cartões postais de Fortaleza. Ele chegava para um jantar de negócios, quando foi abordado violentamente por um indíviduo que lhe tomou o cordão de ouro, fugindo em seguida em direção ao mar. Encontrar m policial foi outra decepção para Maia Júnior.
Atualmente, o ex-vice-governador toca sua empresa, a RM Engenharia, que responde por obras em vários Estados. Recentemente, o grupo criou a RM Energia, um braço de negócios voltado para o setor de energias alternativas.
ATUALIZAÇÃO - (9h35min) - O empresário Maia Júnior informa para o Blog ter chamado o Ronda do Quarteirão que, no entanto, demorou. E o mais absurdo: quando estava no restaurante já com outros empresários, deparou-se com o assaltante saindo do mar e voltando a caminhar mais adiante pelo calçadão.