sábado, 17 de maio de 2008

CEARÁ POSSUI JAZIDA DE MINÉRIO DE FERRO


Máquinas já trabalham na Região dos Inhamuns

"Uma das regiões mais pobres do Ceará, que vive basicamente da agropecuária, está recebendo investimentos milionários. E ao que tudo indica, é só o começo. Na região dos Inhamuns, os municípios de Tauá, Quiterianópolis e Parambu estão entre os principais alvos de empresas do mundo inteiro que descobriram uma grande riqueza por lá: minério de ferro. A Vale, maior mineradora do País e segunda do mundo, é uma delas. A empresa está na região há pelo menos quatro anos estudando o potencial de produção do Ceará e já fez várias perfurações no distrito Cococi, no município de Parambu, com o silêncio que a dimensão da empreitada exige. A exploração do minério ainda não foi iniciada mas a infra-estrutura necessária já está sendo feita no local. Uma subestação da Chesf foi construída em Tauá, município vizinho, mesmo sem demanda aparente. O POVO apurou que postes já estão sendo colocados no caminho que liga a subestação até esse distrito. Uma usina de energia solar também está prestes a ser erguida em Tauá, ao lado da subestação da Chesf. A informação foi dada por um professor da Unidade da Universidade Estadual do Ceará (Uece) de Tauá que não quis se identificar. Segundo ele, o projeto da usina, que será a segunda maior do País, já está pronto e vai custar US$ 250 milhões. O valor seria rateado entre uma empresa chinesa, a Vale e o Governo brasileiro."

Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

Foto - Sebastião Bisneto.

3 comentários:

José Sales disse...

Segundo um ex-Secretario do Desenvolvimento Economico, nos Inhamuns não tem ferro nem para fabricar panelas de cozinhar feijão. Tudo não passa de um factóide. Nomear como especialista o motorista de um caminhão é muito. Menos, minha gente, menos.

Anônimo disse...

Estou preocupada com isso tudo...será que a imprensa iria exagerar tanto com isso?factóide ou não eu penso em Cococi...aquele patrimônio edificado em meio disso tudo sendo destruido pela ação do tempo...ou continuará sendo deixado de lado...apesar do IPHAN está interessado em fazer estudos, segundo seu arquiteto maior me comentou... como será? Sou pesquisadora na área de ferrovias, oolhha isso ai vai dar panos para mangas...Vamos pesquisar mais e esperar o que vai aparecer de novidades. Estamos em ano eleitoral...

TAUÁ BASKETBALL disse...

As informações tem cabimento sim, sei disso pois trabalho para chesf que intalou ali um subestação vindo de milagres do outro lado do estado justamente para que se tenha uma infra-estrutura adequada para região.