quarta-feira, 14 de maio de 2008

CPI APROVA ACESSO A DADOS CONTÁBEIS DE ONGs E ACERTA DEPOIMENTOS


"A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, que tem como presidente o senador Inácio Arruda (PCdoB), analisou nesta quarta-feira (14) pauta com 60 itens. Graças a acordo entre parlamentares da base de apoio ao governo e da oposição, foi possível aprovar convocações de depoentes e acesso dos parlamentares a dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre movimentação financeira de organizações não-governamentais sobre as quais haja suspeita de irregularidades.
Entre as convocações aprovadas estão as de Luís Antônio Lima e Flávia Maria Camarero, proprietários das empresas Intercorp Consultoria Empresarial e Camarero & Camarero Consultoria empresarial. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios investiga a contratação, por administrações ligadas ao PT, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) sem licitação e o repasse de dinheiro à Intercorp e à Camarero & Camarero. O requerimento que determina a convocação é de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Senadores governistas rejeitaram, no entanto, o acesso a informações do Coaf das duas empresas e dos seus proprietários.
Os parlamentares aprovaram, porém, a transferência de dados do Coaf de diversas outras organizações não-governamentais contra as quais há suspeitas de irregularidades. A CPI analisará dados do Coaf - que registra movimentações acima de R$ 100 mil - de entidades como a própria Finatec; Associação Verde e Amarelo; Fundação de Aprimoramento e Desenvolvimento de Recursos Humanos do Amazonas (Faderh); Instituto Data Brasil e Fundação Universitária de Brasília (Fubra), entre outras."

(Agência Senado)

Nenhum comentário: