sexta-feira, 16 de maio de 2008

MINISTRO ANUNCIA REFINARIA E TERMINAL DE GÁS NATURAL PARA O ESTADO DO MARANHÃO


Refinaria do Ceará... um sonho cada vez mais distante.

"O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou que a Petrobras estuda a possibilidade de construir a maior refinaria de petróleo do Brasil, em São Luís, no Maranhão, com capacidade para processar de 400 mil a 500 mil barris por dia de petróleo pesado brasileiro. O custo da usina, segundo o ministro, está estimado entre U$ 8 bilhões e US$ 10 bilhões. No momento, a Petrobras realiza estudos sobre a viabilidade do projeto e, caso venha a ser construída, a refinaria teria capacidade de produção duas vezes superior as maiores que operam no País, que giram em torno de 200 mil barris de óleo diariamente. O empreendimento seria erguido a partir de 2009 e levaria sete anos para ser finalizada. O petróleo da refinaria será transformado em gasolina com baixo teor sulfúrico (entre outros combustíveis) e terá como destino o mercado norte-americano e de outros países, disse o ministro em entrevista em Brasília à agência "Bloomberg News".
Segundo informação da agência, a Petrobras quer aumentar o lucro processando um percentual maior da produção petrolífera em vez de exportá-la. O Brasil, que exporta gasolina para os Estados Unidos, precisa instalar novas refinarias e equipamentos para satisfazer os parâmetros mais severos sobre combustíveis no mercado norte-americano, explicou. Plataforma de exportação São Luís, na costa nordeste brasileira, é o melhor lugar para sediar uma refinaria orientada para exportações, disse à Bloomberg News Ildo Sauer, professor de energia da Universidade de São Paulo (USP), que dirigiu a divisão de gás natural e energia da Petrobras até setembro. Sauer está envolvido no planejamento estratégico de refino da empresa. A Petrobras também pretende construir um terminal de importação de gás natural liqüefeito (GNL) com a Galp Energia de Portugal no Maranhão, estado natal do ministro Lobão, para importar gás da Venezuela."

(Gazeta Mercantil)

DETALHE 1 - O ministro puxa assim brasa pra sua sardinha, pois é maranhense. Assim como fez Lula tirando a refinaria do Ceará e dando para Pernambuco.

DETALHE 2 - Eis mais uma rasteira na bancada federal governista do Ceará. Com sobras para o Governo Cid Gomes.

10 comentários:

Anônimo disse...

E o Cerá é só levando... meu caro Eliomar. No Governo Lula, nada de obra mesmo de envergadura. Só o Bolsa-Família, que é assistencialismo que precisa ser aprimorado através de chances de trabalho.
Com esses petistas e comunistas e socialistas estamos dançando.

Anônimo disse...

Cadê Inácio Arruda, José Guimarães, José Pimentel Eudes Xavier, Padre Zé, José Arnon, José Gerardo, Vicente Arruda, Pastor Flávio e outros de nossa bancada? É só perda, gente? u não detesto o PSDB, mas devo admitir: na época deles, o Ceará tinha mais prestígio.

Anônimo disse...

Manchete principal de O Povo de 4 de julho de 2007: "LULA GARANTE QUE SIDERÚGICA VIRÁ" Acima, "Governo libera R$ 1 bi". Em baixo, linha fina, acho que vcs chamam assim. "O tão esperado anúncio ainda não aconteceu, mas o Presidente Lula garantiu ontem em Fortaleza que a usina siderúrgica virá para o Estado. "Talvez eu venha no começo do mês que vem para dar o pontapé inicial"
O pontapé acho que foi em alguma parte da nossa anatomia. Como sempre ele faz. E tem 80% de aprovação dos cearenses!
Pedro Sales

Anônimo disse...

Luiz Dantas esqueceu o Chico Lopes, que se esqueceram, também é Deputado Federal...

Anônimo disse...

Em compensação meu caro Eliomar, nosso grande Gilberto Gil já decretou que ninguém tira a rapadura do nosso Ceará!

Anônimo disse...

A propósito, onde anda o "prestigiado" ex-ministro e deputado federal, Ciro Gomes ?
Afinal, diz-se na província que poderá vir a ser o candidato de Lula à presidência.
Que saudade de Virgílio Távora, César Cals...

Anônimo disse...

Luiz Dantas, concordo com você. Só lembro que você esqueceu do Ciro Gomes, que é irmão do governador, candidato a presidente e se diz amigo íntimo de Lulla. Pelo menos, o que se esperava dele era mais trabalho pelo Ceará. Mas infelizmente, gosta mesmo é de viajar, deixando o trabalho em prol de seu estado entregue às baratas. Na verdade, ele está entre os mais ausentes na Câmara...

É o troco que o presidente Lulla dá aos cearenses, pelos 80 e tantos por cento de votação que ele teve aqui. Ou melhor, é uma solene banana pra todos.

Até agora, só enganação pros bestas. Nada de siderúrgica, sudene, metrô, refinaria, transposição etc etc. E olhe que é PT na prefeitura e PSB no governo do irmão do Ciro. Avalie se fosse o PSDB ou o DEM.

Não sei mesmo o que os bestões daqui vêem nesse governo petista, que só beneficia os companheiros de partido, mensaleiros e meliantes, os sindicalistas, os sem-isso-e-sem-aquilo, os movimentos sociais e os trastes como Chavez, Rafael Correa, Evo Morales e Fidel Castro.


Bruno

Anônimo disse...

TÁ VENDO CID VIP GOMES, AONDE ESTÁ DANDO AS CONSEQUÊNCIAS DAS SUA VAIDADE POLÍTICA????? PARABÉNS MAIS UMA VEZ,, POIS EM VEZ DE VOCÊ FICAR TENTANTO "ATRAIR" EMPRESAS DE FORA, SERIA MAIS INTERESSANTE LUTAR POR EMPRESAS BRASILEIRAS, COMO A PETROBRÁS.........EITA MANIA DE GRANDEZA,E O FODA QUE VAI TUDO ESTOURAR NO NOSS FIÓ- FÓOOO....POIS O CID TÁ BEM, ANDA EM JATO EXECUTIVO, HILUS, HELICÓPTERO....

Anônimo disse...

Eliomar Mar... Essa quem me contou foi meu corretor de seguro autos: PT quer dizer Perda Total. É mesmo, viu...

Anônimo disse...

Quanta saudades dos tucabos, que, verdade seja dita, dotaram o Ceará de uma ótima infra-estrutura.