terça-feira, 27 de maio de 2008

PORTO DO RECIFE GANHARÁ MODERNO TERMINAL PARA RECEBER CRUZEIROS

"E nesta terça-feira, na captial pernambucana, o secretário especial dos Portos, o cearense Pedro Brito, fez festa em torno de um megaprojeto a ser tocado pelo Governo Eduardeo Campos (PSB). Foi assinado um convênio para transformar o Armazém 07 do Porto do Recife num moderno terminal de passageiros. Na ocasião, o governador Eduardo Campos disse que a obra faz parte de uma área que será concedida à iniciativa privada para a construção de um complexo turístico e hoteleiro. “Será algo que se assemelha ao que os argentinos fizeram no Porto Madeiro (Argentina), e ao que foi feito no velho porto de Belém do Pará”, informou Eduardo. A obra está orçada em R$ 2,5 milhões e deverá estar concluída no início do próximo verão. O terminal terá, inicialmente, dois mil metros quadrados em um único pavimento. O espaço vai abrigar instalações de órgãos federais como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Polícia Federal, Receita Federal e um receptivo para receber os turistas. Na temporada passada, 78 cruzeiros trouxeram 41 mil turistas ao Recife. O ministro Pedro Brito elogiou o governador Eduardo Campos por enxergar a reestruturação do Porto do Recife como essencial para o desenvolvimento do Estado, junto ao complexo portuário de Suape."

(Este Blog com Blog da Folha de Pernambuco)

POR AQUI, sonhamos em ver sair do papel o projeto de dragem do Porto do Mucuripe de 10,7 para 14 metros, no que terá condições de receber navios de grande calado e, claro, muitos cruzeiros. Nesta terça-feira, o secretário-executivo dos Portos, José Roberto, informou em Fortaleza que a licitação da dragagem sairá em setembro próximo. Tomara.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nós, cearenses, esperamos a manifestação do tão decantado "prestígio pessoal" do deputado Ciro Gomes junto ao Palácio do Planalto. (Evandro Jucá)

José Sales disse...

Tudo isto que esta sendo proposto para o Porto do Recife, já foi proposto com muito melhor modelagem, por duas vezes para o Porto do Mucuripe, aqui em Fortaleza. A primeira vez através de um concurso público nacional de projetos de arquitetura/ urbanismo em 2000. E a segunda vez através de uma contratação por um pool de empresas interessadas em instalar um Terminal Marítimo Internacional de Passageiros. Fizemos este trabalho com o apoio consultivo de empresas com experiencia internacional, como a Parque Expo/ Lisboa e a Carnival Lines. Nas duas oportunidades "perdemos o bonde da História", pois em ambas a administração do Porto do Mucuripe, em sua "sapiência de dinosauros", achava que isto era mais uma "maluqice de um grupo de arquitetos". Só que isto vem sendo feito em todos os portos em posição central em todo o mundo desde os anos 50 e revitalizando as áreas portuárias e seus entornos. Se fez isto no Porto Madero, no Darling Harbour, em Sidney, no Battery Park, em New York, na Ciudad do Panamá, no Panamá e por aí vai. As propostas que fizemos estão aí para quem quiser ver. Cordialmente

José Sales disse...

Aqui no Brasil, isto irá ser feito no Porto do Rio de Janeiro, através de uma Operação Urbana Consorciada(Nome técnico a este tipo de ação de revitalização urbana) e no Porto de Santos. Aqui continuamos com visões do Século XIX, infelizmente.

José Sales disse...

Tentamos sem sucesso mostrar estes resultados à nova administração do Porto, sem sucesso. O trabalho é de um grupo de três escritórios locais de arquitetura/ urbanismo.