quinta-feira, 29 de maio de 2008

PREFEITO EM EXERCÍCIO DIZ EM ARTIGO POR QUE MERECE ESTAR NO CARGO


Com o título "Responsabilidade e compromisso", o procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne, ocupando no momento o cargo de prefeito de Fortaleza, assina artigo no O POVO desta quinta-feira. Ele expõe, pela sua óptica, o porquê de estar no cargo, depois de um "tiroteio" judicial recente que envolveu até o juiz da Fazenda Pública do Estado, Martônio Vasconcelos.

"A garantia da estabilidade institucional do município é prioridade de qualquer chefe do poder público. Durante a polêmica em torno da Chefia do Executivo Municipal em Fortaleza, ocorrida no final da semana passada, os cidadãos fortalezenses tiveram, na postura da Prefeita Luizianne Lins, a garantia de que o trabalho da gestão continua a ser desenvolvido, sem prejuízos à gente da cidade. O retorno da Prefeita a Fortaleza, motivado pela necessidade jurídica de ratificar as decisões do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado e do Supremo Tribunal Federal e dar posse ao prefeito interino, foi imprescindível do ponto de vista institucional. De volta à cidade, a Prefeita enfatiza a importância da escolha do cidadão, que a elegeu em 2004, como instância decisória superior.
A decisão do Supremo Tribunal Federal ratifica a tese apresentada pela Prefeitura e desfaz o imbróglio sobre a linha de sucessão municipal na cidade. Diante do impedimento do Vice-prefeito, Carlos Veneranda, e do Presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes, em assumir a função enquanto a prefeita está em viagem de captação de recursos, o comando do Executivo permanece temporariamente com a maior autoridade jurídica constituída do município, o Procurador-Geral do Município. Ao apresentar sua tese para a linha sucessória neste caso específico, a Procuradoria-Geral do Município defendeu a constitucional autonomia do município.
Diante da ratificação da tese pelo Supremo Tribunal Federal, nossa postura será a de manter o pleno funcionamento dos projetos da gestão Fortaleza Bela. A Prefeita retoma a viagem aos Estados Unidos para captar investimentos em Tecnologia da Informação. Estudos apontam que podem ser gerados cerca de cinco mil empregos por ano, com salários entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil, para jovens com ensino médio atuantes na área. Assim, uma ausência temporária mais que justificada, sem interrupção da ação governamental.

Martonio Mont'Alverne - Prefeito de Fortaleza em exercício

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso é que advogar eu causa própria. Com certeza, tem coisa feia na Prefeitura. É só analisar os docuimentos assinados por ele nesse período.......

Anônimo disse...

Advogando para que a autonomia do município seja respeitada, conforme determina a Constituição Federal. A tese do Municío de Fortaleza foi acolhida tanto pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará como também pelo Supremo Tribunal Federal.

Os defensores do municipalismo estão felizes, e gratos pelo excelente trabalho desenvolvido por Fortaleza.

Anônimo disse...

O Mont'Alverne (Martônio)é Procurador do Município no exercício do cargo de Prefeito de Fortaleza.

Prefeito de Fortaleza em exercício é a "Lôra" quando está aqui...

Mestre Crasa

Anônimo disse...

com esta atitude ha um duro colpe na democracia. pois em que momento o nobre procurador foi votado?
o voto é o que ligitima o cidadao a exercer a chefia do poder executivo.com quantos votos o procurador obteve para chegar ao camando do poder executivo da capital?

Anônimo disse...

Autonomia do município eu até concordo, mas dar continuidade nos projetos de "Gestão da Fortaleza Bela" é que não entendi.
Que projetos?
Que gestão? e principalmente
Que Fortaleza bela?
Espero que isso acabe no final do ano.

Anônimo disse...

Quem entende que há um duro golpe na democracia pelo fato da prefeita, eleita pelo povo, nomear a maior autoridade jurídica do município para exercer interinamente o cargo, ante a recusa do vice e do presidente da câmara, não imaginou que um juiz também não recebeu nenhum voto, e muito menos teve a inidicação de quem foi eleita.