sábado, 14 de março de 2009

ACQUÁRIO DO CEARÁ É PRIORIDADE?


Imagem ilustrativa

Eis artigo do professor e antropólogo Antônio Mourão Cavalcante, que está na edição do jornal O POVO deste sábado. Ele trata do projeto Acquario do Ceará, o oceanário a ser implantado na Praia de Iracema pelo governador Cid Gomes (PSB). O projeto vai custar R$ 200 milhões. Confira:

Que legal, o Ceará terá o maior aquário da América do Sul. Não é mesmo massa? Os peixinhos nadando e a gente vendo e se divertindo... Aliás, nem sei se nós teremos essa chance. O governo diz que é atração para os turistas... O empreendimento é do Governo do Estado. Serão mobilizados recursos do tesouro estadual. Isto é, aquela grana que nós pagamos, chamada imposto, será aplicada nessa cabulosa construção. Nesse ponto eu começo a divergir da cúpula governamental – sobretudo do pessoal do Turismo que defende esse projeto. Será que não temos outras prioridades mais agudas? Será que isso não deveria ser um empreendimento privado?

Lembro-me da fama de Orlando, na Flórida, com todos aqueles parques temáticos, atraindo milhões de turistas... Las Vegas é outra coisa fabulosa.Tudo passa pela iniciativa privada, investimento de grupos econômicos. Nem precisa ir longe. O Beach Park tornou-se um símbolo de Fortaleza. E, pelo que consta, não foi preciso colocar dinheiro público. Por que, no Ceará, é o governo que deve investir? Por que somos nós contribuintes que vamos arcar com os riscos e as despesas subsequentes? Com a perspectiva até de: se for viável, privatiza. Se der preju, é do Governo... Se o objetivo é incentivar o turismo, nada melhor do que apoiar o que já existe. A menos de quinhentos metros do local onde se projeta inusitada obra, foi erguido o Centro de Cultura Dragão do Mar.

Na época, falou-se que seria um equipamento destinado a alavancar a cultura local. Hoje, quase abandonado, sem vida, começando a se degradar. O tradicional Teatro José de Alencar, apesar do titânico esforço de Violeta Arraes procurando recuperá-lo, agora carece de verbas para sobreviver. A manutenção mostra-se precária e a programação sem recursos, portanto, sem atrativos. Poderia continuar a lista. Teríamos muitas outras obras a recuperar e dinamizar. Mas, cadê as placas? A insistência em erguer novas edificações, promover solenidades e mostrar que fez alguma coisa parecem ser a grande motivação. Nesse caso, a grandiloqüência da obra vira uma peça bufa...

ANTONIO MOURÃO CAVALCANTE
Médico e Antropólogo. Professor Universitário

11 comentários:

Ismael Luiz disse...

Concordo,plenamente,com o Dr.Mourão.Aliás,já manifestei o que penso,recentemente,no blog Gente de Mídia,instigado por matéria do Nonato,a partir de comentário de Adísia Sá,em sua participação na Rádio O Povo.Lá,disse que,mais importante do que o Aquário,são os postos de saúde sem funcionar ou funcionando precariamente,estradas estaduais deterioradas,escolas caindo aos pedaços, falta de delegacias ou postos policiais decentes,no interior,principalmente,insegurança,nos quatro cantos do Estado,enfim,uma pequena mostra que,a meu ver,seriam mais importantes,úteis,para a melhoria de qualidade de vida do cearense.De que adiantaria um belo e vistoso aquário,atraindo turistas se,logo ao dobrar a esquina,este mesmo turista verá a miséria imperando? A partir do lixo e da buraqueira espalhados pelas ruas de Fortaleza.Mourão citou bem a iniciativa privada,dando como exemplo o Beach Park.Por que o dinheiro público neste empreendimento? Deixemos a megalomania de lado,caiamos na real.O cearense,autoridades,principalmente,precisam entender que aqui não é o centro do mundo. Progresso? Claro que sim.Arrojo? Evidente.Mas,péns no chão,é muito mais importante.Assim eu penso.

Anônimo disse...

A discussão é equivocada. O Estado deve ser indutor do desenvolvimento. Claro que o ideal é que fosse feito pela iniciativa privada. Se esta não o faz, deve o Estado fazê-lo. Na análise que deve ter sido feita pelo Governo, o aquário tem o poder de ajudar a trazer mais turistas. E as divisas dele decorrentes. Claro que esta opção não deve ser feita em detrimento de atenção a outros equipamentos, como o Dragão e o TJA. Então, acho que a cobrança está enviesada. Não se pode dizer simplesmente "Não ao aquário" mas "sim ao Dragão e sim ao Teatro".

Anônimo disse...

Eliomar,

Mais uma vez o Dr. Mourão mostra uma clarividência e um destemor sem limites em sua crítica. Chega a doer no meu bolso de contribuinte. Principalmente quando ele alerta sobre a possibilidade de se o empreendimento der "lucro", aí será privatizado (aos "amigos", claro) e se der o velho preju acabará sobrando pra nossa velha "rima".

Será que estes Neros Tupiniquins não conseguem enxergar o óbvio? Será que estão tão obcecados em subir na vida sem fazer força que nem se importam em assaltar nosso bolso?

Política por aqui virou contravenção legalizada. Há muito se perdeu a vergonha na cara.

Mas um dia Deus fará justiça. E eu espero estar ainda bem alerta pra assistir de camarote esse dia...

PARABÉNS, DR. MOURÃO. Continue falando pela nossa boca. O Sr. tem sido a nossa voz.

Carol

Anônimo disse...

Concordo com o professor.
Além de achar o projeto arquitetônico "estranho", acho o valor da obra muito elevado.
Acredito que o Ceará tenha outras prioridades, mas como disse o professor, as solenidades e propagandas são mais importantes.
Tudo no governo é marketing.
A começar pelos patinetes da Beira Mar.

Anônimo disse...

H uma enorme onda exigindo respeito pelo seu espaco, levando o futuro aquario ao chao. Ou um furacao de menos porte -nao importa o tamanho- para fins do mesmo. e um absurdo aterrar a praia.

Anônimo disse...

É UM ACINTE PARA COM A POPULAÇÃO POBRE DO NOSSO ESTADO E DA NOSSA CIDADE A CONSTRUÇÃO DE UMA OBRA DESNECESSÁRIA COMO ESSA.

Anônimo disse...

A Defensoria Pública, através do seu Núcleo de Ações Coletivas, cujos representantes são os Defensores Eduardo Vilaça e Tiago Tozi, está estudando a possibilidade de ingressar com uma AÇÃO CÍVIL PÚBLICA contra o Governador Cid Gomes para barra esse Aquário do Ceará. A obra está de encontro aos anseios da população miserável do Ceará que não tem sequer água potável, quanto mais aquário.

Anônimo disse...

Ele bem que podia tirar uns 5.000.000,00 desse montante e fardar a PM, que está um lixo. São 3 anos sem receber o minimo de atenção, que é o fardamento.

Anônimo disse...

Gente, esse aquário é tão ridículo como ridícula foi a construçao da imagem de Nossa Senhora de Fátima pela prefeitura da Luiziane Lins na pracinha em frente à Igreja de Fàtima. O Estado construindo imagem de santa para a Igreja e aquário para turistas? É uma vergonha. Evilázio Rodriugues.

Anônimo disse...

É prioridade sim!!!!! Desde q coloquem uns tubarões por lá e os alimentem com políticos ladrões e corruptos q temos por essas paragens alencarinas!!

Anônimo disse...

Eliomar, vamo sugerir à Pastoral da Fome que convoque uma grande pescaria a ser ealizada no aquário do Cid e do Arialdo quando da sua inauguração.