sábado, 14 de março de 2009

CID E UMA REELEIÇÃO DE FAVAS CONTADAS?



Esse tópico é da Coluna Política, do O POVO, deste sábado, assinada pelo jornalista Fábio Campos. Para ele, na sucessão estadual 2010, não vai ter pra ninguém: Cid Gomes será reeleito fácil, fácil e ele diz os porquês. Confira:



NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DO CEARÁ

É provável que não exista referência histórica em que o ambiente político no Ceará esteve tão, digamos, modorrento como está agora. No ano anterior às eleições estaduais, já se avalia que o Ceará terá uma candidatura única ao Governo do Estado. Cid Gomes (PSB) será este candidato. Mesmo que não seja o único em quantidade, será o único com chances. Portanto, podemos considerar que a reeleição do governador são favas contadas. Mesmo no ápice de sua popularidade e liderança, o governador Tasso Jereissati teve opositores de peso. Em 1994, por exemplo, Juraci Magalhães, que havia deixado a Prefeitura com uma aceitação altíssima, disputou o Governo contra o tucano. Ainda levou um troféu por vencer Tasso na Capital. Em 1998, o tucano disputou a reeleição como favorito absoluto. Venceu fácil, porém, tinha opositores. Um deles era o ex-governador Gonzaga Mota. Outro foi o petista José Airton Cirilo. Em 2002, Lúcio Alcântara se elegeu governador derrotando Cirilo, Sérgio Machado e Welington Landim. Em 2006, Lúcio perdeu a reeleição no primeiro turno para Cid. Para 2010, avalia-se que somente o senador Tasso Jereissati seria capaz de colocar em dúvida a reeleição de Cid. Porém, nada indica que o tucano percorrerá tal trilha.

11 comentários:

Anônimo disse...

O Fábio é adepto do PUN -Partido Único. Ou seja: o colunista tem uma lado.

João Teles

Anônimo disse...

Vamos dar a "CÉSAR O QUE É DE CÉSAR". Cid Gomes mudou de vez o tratamento com que GOVERNO E SERVIDOR PÚBLICO vinha tendo. Tá certo que tem muita coisa para se fazer, mas dinheiro é escasso! Olha o que vem por aí: AQUÁRIO, que irá lançar de vez o Ceará na rota do turismo da América Latina; O PARQUE DAS FEIRAS, novo centro de convenções. Indo agora para o lado social do governo: A CONSTRUÇÃO DA SEDE DEFINITIVA DA DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ. Atualmente, funciona em duas casas alugadas não dando o mínimo de conforte e respeito para a população pobre. EM 2010 VOCÊ DECID!!!!

Ismael Luiz disse...

Ainda é cedo,para quaisquer previsões.O grande eleitorado cearense,encontra-se no interior.Quando se conversa com a gente de lá,líderes políticos,comunitários,o povo em geral,não seria dado ao Fábio Campos,tanta certeza assim,em sua afirmação.Melhor ficar na interrogação mesmo.

Anônimo disse...

Ou Seja, isso prova que tanto faz o passado quanto o presente. A politica e a mesma. Mas tres coisas me deixam profundamente estarrecido. A primira conssite em ter de aceitar o real fato de nossa capital se colocar atualmente como centro na politica. Nem centro esquerda, nem tampouco centro direita.Ao centro. Totalmente diferente de quando ha pouco tempo atraz, rechacava a politica do Cambeba, protagonizada pelos lideres tucano liderado por Tasso e Ciro. A segunda por ter de lembrar que essa politica - hoje aceita pelos fortalezense, ter sido legitimado em ambito local devido as neoaliancas eleitorais da nova direirta (PT,PCdoB e PSB) com forcas conservadoras do estado, inimigas historicas da classe trabalhadora. E prorfim, a terceira que perpassa pela vergonhosa legitimacao de mais uma oligarquia no estado por aqueles que se construiram denunciando as politicas neoliberais dos referidos governos.Luizianne e fruto de uma acordo politico gerado por interesses pessoais. Sei que estarei em uma encruzilhada em 2010, mas terei orgulho de fazer a campnaha de Renato Roseno para governador. O terceiro lugar nas ultimas eleicoes, lembram.

Joao Paulo

Anônimo disse...

O jornalista virou porta-voz da prefeita e do governador há muito tempo.

Anônimo disse...

O Cid é diferente mesmo. Ele é gestor, faz pensando no bem-estar. Aquiem Soberal somos testemuhas disso. O resto é querer descredenciar o nobre jornalista.

Anônimo disse...

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor .”

(Provérbios 19.21).

Anônimo disse...

Agora pronto o Fabio Campos decretou o fim das eleiçoes no Ceara,firou foi vidente.

Anônimo disse...

A QUALIDADE DA OPOSIÇÃO DEPENDE DA QUALIDADE DO GOVERNO, ASSIM COMO A QUALIDADE DO GOVERNO DEPENDE DA OPOSIÇÃO. COMO O CEARÁ ESTÁ SEM GOVERNO É LÓGICO, PORTANTO, QUE TAMBÉM ESTÁ SEM OPOSIÇÃO. NO MEIO DESSE VÁCUO ACABA FICANDO SEM JORNALISMO TAMBÉM, POR ISSO, POR SER ASSIM, A REELEIÇÃO DO CID SÃO FÁBIAS CONTADAS.

Arthur Silva disse...

Se a UECE continuar caindo aos pedaços, com professores mal remunerados e investimento em pesquisa cada dia mais capenga, o meu voto para o Cid eu não garanto.

Unknown disse...

Ainda é cedo para se julgar. o Governador Cid Gomes ainda tem tempo, pois já se preparou, inclusive financeiramente( é o que o Mauro Filho apregoa). Não se se fazendo áquarios ou coisa do gênero, porém que ele tem ineligencia, experiencia e consciencia do momento em que está vivendo e da expectativa que gerou na sua eleição, isso ele tem a obrigação de ter. Vamos ficar torcendo. Quanto a essa de não ter um candidato, há dois anos atrás não tinha prá ninguém, só ia dar Hilary Clinton. E deu no que deu. Afinal, eleição também muda.