quinta-feira, 12 de março de 2009

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE DIVULGA NOTA PARA ENCERRAR POLÊMICA SOBRE ABORTO


A Arquidiocese de Olinda e Recife preparou uma nota oficial para tratar da polêmica do aborto da menina de Alagoinha. A carta está sendo enviada aos padres pelos Correios, devendo também ser publicada em jornais locais nesta sexta-feira.
Veja em primeira mão o conteúdo:

Declaração da Cúria Metropolitana do Recife
Considerando a ampla divulgação do caso recente, ocorrido na cidade do Recife, de uma menina de apenas nove anos que foi submetida a um aborto, a Cúria Metropolitana declara:

1- Todos os esforços desta Arquidiocese foram no sentido de salvar a vida das TRÊS crianças.
2- Nossa Santa Igreja sempre condenou todas as violações graves da Lei de Deus (por exemplo, injustiças, homicídios, pedofilia, estupro, etc) mas colocou em evidência quais são as violações mais graves, sobretudo o aborto que é a supressão de uma vida de um ser humano inocente e indefeso. Para cumprir mais eficazmente a sua missão de convencer os fiéis a observarem esta lei de Deus, a Igreja estabeleceu a penalidade medicinal da excomunhão Latae setentiae, isto é, que se incorre automaticamente pelo simples fato de cometer o delito.
3- Não foi, portanto, o Arcebispo Dom José Cardoso que excomungou alguém. Depois do fato consumado, o Arcebispo simplesmente mencionou a lei vigente que se encontra no cânone 1398 do Código do Direito Canônico: Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão Latae setentiae.
4- Esta excomunhão, aplicada, automaticamente aoa adultos, portanto não à menina de 9 anos, tem como finalidade a conversão de quem praticou o aborto, pois é missão da Igreja levar todos à salvação, já realizada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, não é uma exclusão defintiva da Nossa Santa igreja Católica, desde que os envolvidos se arrependam de seus atos.
5- Esta disciplina foi estabelecida pela Nossa Santa Igreja em todos os tempos. Recordamos o que diz o Catecismo da Igreja Católica no número 2271 (promulgado oficialmente pelo Papa João Paulo II: “Desde o século 1, a Igreja afirmou a maldade moral de todo aborto provocado. Este ensinamento não mudou. Continua invariável. O aborto direto, quer dizer querido como um fim ou como um meio, é gravemente contrário à lei moral”.
O Papa cita em seguida as palavras do documento Didaché do I século: Não matarás o embrião por aborto e não farás perecer o recém-nascido.
Em seguida, o catecismo da Igreja Católica cita as seguintes palavras do Concílio Vaticano II: “Deus, senhor da vida, confiou aos homens o nobre encargo de preservar a vida, para ser exercido de maneira condigna ao homem. Por isto, a vida deve ser protegida com o máximo cuidado desde a concepção. O aborto e o infanticídio são crimes nefandos”. E acrescenta: “O inalienável direito à vida de todo o indivíduo humano inocente é um elemento constituitivo da sociedade civil e de sua legislação”. Recordemos emfim as palavras dirigidas pelo Papa Bento XVI no passado dia 9 de fevereiro ao novo embaixador do Brasil junto à Santa Sé. “desejo reiterar aqui o desejo de que, em conformidade com os princípios que zelam pela dignidade humana, dos quais o Brasil sempre se fez paladino, se continue a fomentar e divulgar os valores humanos fundamentais, sobretudo quando se trata de reconhecer de maneira explícita a santidade da vida familiar e a salvaguarda do nascituro, desde o momento de sua concepção até o seu termo natural. Pari passu, no que diz respeito às experiências biológicas, a Santa Sé vem promovendo a defesa de uma ética que não deturpe e proteja a existência do embrião e o seu direito de nascer”

Recife, 10 de março de 2009.
Padre Cícero Ferreira de Paula
Chanceler e professor de Direto Canônico.

(Este Blog com Blog de Jamildo - JC)

6 comentários:

Anônimo disse...

"2- Nossa Santa Igreja sempre condenou todas as violações graves da Lei de Deus (por exemplo, injustiças, homicídios, pedofilia, estupro, etc) mas colocou em evidência quais são as violações mais graves, sobretudo o aborto que é a supressão de uma vida de um ser humano inocente e indefeso."

Só esqueceram de condenar a Inquisição.

Num foi?


Renato Nogueira

Anônimo disse...

É POR ESSA E DEMAIS BOBAGENS QUE A IGREJA CATÓLICA FAZ QUE ESTÁ FAZENDO COM QUE MILHARES DE FIÉIS MUDEM DE RELIGIÃO...E POR FALAR NISSO, E OS PADRES E BISPOS PEDÓFILOS, ELES SÃO ESCOMUNGADOS TAMBÉM?????

Antonio Alves de Morais disse...

Nesse vai e vem danado, a igreja se embanana e se afoga em bobagens. Candenar coisas que se encontra cheia até o gogó?

Anônimo disse...

EU NUNCA VI UM BISPO OU PADRE DE FORTALEZA NO MEIO DAS FAVELAS, LEVANDO DOENTES PARA HOSPITAIS, OU NAS ENCHENTES AJUDANDO OS POBRES. ALGUÉM JÁ VIU?????

Ismael Luiz disse...

A nota explica,mas não convence.

Anônimo disse...

Alguém sabe dizer o que é excomunhão? Pelo que entendi é a decretação da perdição de um fiel. Como se torna fiel na igreja católica? Pelo Batismo? Ora, se em Marcos 16:16 diz: "QUEM CRER E FOR BATIZADO, SERÁ SALVO..." como um recém nascido pode ser batizado se ainda não creu nem se arrependeu, até mesmo porque nem pecou ainda. Também em Atos 2:38 diz: "E DISSE-LHES PEDRO: ARREPENDEI-VOS E CADA UM SEJA BATIZADO EM NOME DE JESUS PARA PERDÃO DE SEUS PECADOS...". Como se justifica o batismo de recém nascidos, então? Biblicamente não são batizados, pois não se arrependeram nem creram. Logo não são membros dessa igreja. Depois, quem é qualquer homem para condenar ou salvar alguém? Isso só pertence a DEUS, porém, como está escrito em Tessalonicenses 2:4 " ...DE SORTE QUE SE ASSENTARÁ, COMO DEUS, NO TEMPLO DE DEUS, QUERENDO PARECER DEUS" haverá pessoas tentando ser DEUS. Em Tiago 2:10 diz:"PORQUE QUALQUER QUE GUARDAR TODA LEI, E TROPEÇAR EM UM SÓ PONTO, TORNOU-SE CULPADO DE TODOS." Os DEZ MANDAMENTOS é a única parte da Bíblia que não é inspirado por DEUS, é escrita por ele próprio, com seus dedos. É a lei que Tiago cita. A igreja católica transgride vários, a saber: o 2º- "NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS DE ESCULTURA...; 0 4º- LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO PARA O SANTIFICAR...; 7º- NÃO ADULTERARÁS (protegendo padres pedófilos e adúlteros, pois adultério é qualquer relação sexual fora do casamento. Também existe a pregação diferente do catecismo. Os DEZ MANDAMENTOS ensinados no catecismo é diferente do que tem na Bíblia. Tirem suas conclusões. O que escrevi é o que diz a PALAVRA DE DEUS.