quinta-feira, 12 de março de 2009

FORTALEZA ENTRE PRINCIPAIS ROTAS DO CRACK

"A percepção de que as rotas do tráfico de drogas se direcionam cada vez mais para o interior do país tem feito a Polícia Federal inaugurar novas delegacias em cidades menores e mais afastadas dos grandes centros. Segundo o delegado Marcello Diniz Cordeiro, chefe da divisão de operações e repressão a entorpecentes da PF, a tendência vem sendo observada há alguns anos. "É algo que se vê em grandes operações e apreensões", afirma. As rotas incluem principalmente tráfico de cocaína em pó e de pasta base de cocaína, usada para fabricar o crack e a merla. Os dados da PF demonstram que só as apreensões de pasta base aumentaram de 320 quilos em 2006 para 1,1 tonelada em 2007.
Nesse mesmo período, as apreensões de crack passaram de 145 quilos para mais de 578 quilos.
A pasta base - utilizada para produção do crack, vem da Bolívia, entra por cidades do Mato Grosso, como Cáceres, Guajará-Mirim e Corumbá, ou pelo Acre - às vezes pelo chamado tráfico-formiga, quando os traficantes usam a população pobre para atravessar a fronteira com pequenas quantidades de droga. De lá, segue para cidades populosas do Nordeste, Sul e Sudeste.
As regiões Nordeste, Sul e Sudeste também têm se alternado como principais destinos da droga que é transportada já como pedra. São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e Recife são os principais focos. O secretário Nacional Antidrogas (Senad), general Paulo Uchôa, acredita que o aumento da repressão aos produtos químicos utilizados no refino da cocaína tem aumentado a oferta de crack."

(Agência Brasil)


EM FORTALEZA, segundo várias reportagens, existem até "Cracolândias", ruas onde o crack é comecializado à vontade, com entrega, inclsuive, ao viciado. No Bairro Bela Vista, moradores, por exemplo, dizem que ali reina à vontade a comerciaização do crack. E nada é feito. A Delegacia de Narcóticos (Denarc) tem se esforçado. Mas é preciso mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

A coisa anda e escancarada mesmo. O famoso ponto de drogas na Varjota, o drive true da droga que fica na rua Delmiro Gouveia entre Rep Líbano e Tav. Coutinho funciona a todo vapor. Certa ocasião, não recordo bem, acho que foi em 2007, os jornais noticiaram a famosa boca, então a polícia resolveu agir, colocou um policial militar com moto e cadeira sentado embaixo do cajueiro vigiando a boca. Passou alguns dias o policial foi embora e a rotina voltou. Quer conferir? Passe lá de carro, de dia mesmo, e você podera conferir, as figuras ficam te encarando e se você parar o carro eles vem e te oferecem! Há, detalhe, não é qualquer "meio de locomoção" que para por ali não!!!!

Ismael Luiz disse...

O mais triste,vem ocorrendo no interior do Estado,onde o crack rola à solta,levando milhares de jovens à desgraça,com o aumento da insegurança.Já se foi o tempo em que,à noite,se colocava uma cadeira na frente da casa,para uma conversa animada,esperando o sono chegar.Sem que falemos na desestruturação de algumas famílias que,há até bem pouco tempo,se apresentam unidas e acima de qualquer perigo do tipo.