quarta-feira, 7 de novembro de 2007

GOVERNO NEGOCIA COM PETROBRAS APOIO PARA IMPLANTAR MINI-USINAS DE ÁLCOOL NO CARIRI


Para tratar sobre a implantação do Centro de Tecnologia da Cana-de-Açúcar da Região do Cariri, um dos projetos estratégicos definidos pelo governo Cid Gomes, encontra-se no Rio de Janeiro, em contatos com a Petrobras, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana. O objetivo é buscar parceria com a estatal para tocar, a partir de 2008, o empreendimento orçado em cerca de R$ 2,5 milhões e que promete recuperar a economia canavieira caririense, a partir da instalação de 10 mini-usinas sulcro-alcooleiras.

"Queremos investir nesse projeto piloto e teremos a Petrobras como parceira comprando a produção. Trata-se de um modelo parecido com o que a estatal vem implantando no Rio Grande do Sul e que apoia, principalmente, a agricultura familiar", explicou Santana.
Nessas mini-usinas, conforme adiantou, a meta é produzir álcool, açúcar mascado da rapadura e cachaça artesanal para gerar emprego numa região que, no passado, tinha esse tipo de cultura como um dos seus maiores potenciais. O Centro virá como o suporte técnico para capacitar e abrir canais de cooperação para o desenvolvimento da produção dessas mini-usinas. "Esse Centro será uma escola para capacitar. O projeto está pronto para ser licitado e a Petrobras entrará garantindo a compra da produção", acentuou o secretário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quer dizer que a Petrobras não pode fornecer gás para uma siderúrgica promentida pelo Presidente Lula mas pode financiar usina para produzir cachaça. Deve haver algum tipo de afinidade com algum poderoso nessa história.