sábado, 8 de dezembro de 2007

PESQUISA DATAFOLHA - MORONI TORGAN LIDERA DISPUTA 2008 EM FORTALEZA


O Datafolha divulga na edição do jornal Folha de São Paulo deste domingo a primeira pesquisa de intenção de voto relacionada a várias capitais, entre elas Fortaleza. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.
Moroni Torgan (DEM) aparece liderando a enquete com 29%.
No cenário com a senadora Patrícia Saboya (PDT), Moroni (DEM) lidera com esse percentual, vindo em seguida Luizianne Lins (PT) com 19%, Lúcio Alcântara (PR) com 17%, Patrícia atingindo 10%, Antônio Cambraia (PMDB) 6%, o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Marcos Cals (PSDB), com 5%, e Renato Roseno, do P-SOL, com 3%.
Em um segundo cenário - sem a senadora, mas com o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) -, Moroni chega a 30% das intenções de voto, contra 16% de Luizianne. À frente dela, mas ainda em empate técnico, aparece Lúcio, com 19%.O desempenho de Luizianne só se equipara ao de Moroni entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, em que ambos ficam com 32%, no primeiro cenário. Entre os que têm mais de 35 anos, a prefeita fica atrás de Moroni e de Lúcio, nos dois cenários. Foram entrevistados 415 eleitores, entre 26 e 29 de novembro. O pior resultado de Luizianne, quanto ao grau de escolaridade, é entre os de nível superior, em que ela consegue 11%, contra 20% de Moroni e 17% de Patrícia, no primeiro cenário. Entre os menos escolarizados, com o ensino fundamental, que representam 51% dos entrevistados, Moroni chega a 33%, Luizianne, a 19%, e Lúcio, a 16%, no primeiro cenário. No segundo, o resultado é de 31% para Moroni, 21% para Lúcio e 16% para Luizianne.
Como se observa, a disputa está apenas começando. E com surpresas como é o caso de Lúcio Alcântara aparecendo bem. Ele, no entanto, ainda não disse que é candidato. Moroni é aquele tipo de "cavalo de corrida" que sempre parte na frente mas acaba perdendo o fôlego. Ainda veremos se Marcos Cals (PSB) postulará mesmo, se Patrícia Saboya aceitará disputar e, principalmente, se as obras da prefeita servirão para reverter o quadro que lhe é negativo. Pois é, tudo está apenas no começo e surpresas virão. Essa é a única certeza.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não diziam que a Luizianne estava acabada? Nesse cenário vai dar a Lôra novamente, pois o 2o. contra o gaúcho é moleza. Se acontecer algum imprevisto basta o Lula aparecer por aquí que o problema será resolvido.

Anônimo disse...

Querido nao é bem assim...Eu acho que o senhor deve estar entre o percentual de baixa escolaridade que ainda teima em votar na tal loira. De loira sem conteudo na politica em nosso estado já basta a Debora Soft.
Só tenho a lamentar que em pleno seculo 21 ainda se vote movido pelo fanatismo cego e descontrolado.
Se você não quer cair mais uma vez nas teias do PT, e de sua maquina cabideira de empregos. Se informe, pesquise e vote consciente!
Eu estou falando de dentro da Gestao fortaleza bela, ou seja, ela não convence mais nem quem trabalha nessa grande mentira.