domingo, 23 de março de 2008

MODELO "WEBDENGUE" UTILIZADO EM FORTALEZA PODE SER ADOTADO NO RIO

"Contra o mosquito, tecnologia de informação. A arma contra o Aedes cabe em um palm top, tal qual o usado por agentes do IBGE ou distribuidores de bebidas e foi testado com sucesso em Sobral e Fortaleza, no Ceará. Cientistas do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da UFRJ desenvolveram um programa de geo-referenciamento de dados, o Webdengue, que dá condições às autoridades de saber, em tempo real, os locais de focos do mosquito e o melhor trajeto para que os agentes cumpram as vistorias. Em Fortaleza, numa experiência com 550 endereços de maior risco de dengue, em apenas um persistiram os focos. Dados sobre que tipo de recipiente serviu de criadouro também podem ser enviados, dispensando relatórios escritos à mão e que levam dias para ser atualizados.
- O sistema tem a simplicidade para ser usado por agentes de saúde, que, em Fortaleza, têm, em média, o primeiro grau completo - explica o engenheiro Marcos Negreiros, atualmente cursando pós-doutorado na Universidade de Monteral, no Canadá. - O sistema permite fazer com que um mesmo número de agentes combatam os focos na área mais abrangente possível."

Do Jornal do Brasil, saiba mais aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

E AÍ, ELIOMAR, QUEM DÁ NOTÍCIA DA " COMITIVA CLANDESTINA DO CID GOMES" QUE VIAJOU ÀS NOSSAS CUSTAS PARA A EUROPA, HEIN? AONDE ESTÁ A PROCURADORA GERAL DE JUSTIÇA QUE NÃO VÊ ISSO? POR FALAR NISSO, A PROCURADORA GERAL DE JUSTIÇA, DRA.SOCORRO FRANÇA, CONSEGUIU COM O GOVERNADOR CID GOMES, A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SEDE PRÓXIMA AO FÓRUM CLÓVIS BEVILÁQUA. SERÁ QUE ESSE MIMO DO GOVERNADOR PARA COM A DRA. SOCORRO FRANÇA TEM ALGO HÁ VER COM O SEU SILÊNCIO?

ATENÇÃO: DIA 28/03 ASSEMBLÉIA GERAL DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO CEARÁ PARA A DELIBERAÇÃO SOBRE A GREVE DA CATEGORIA. NÃO FALTEM COLEGAS, O MOMENTO É ESSE E AGORA!!!