sexta-feira, 28 de março de 2008

DOSSIÊ DOS CARTÕES - FHC EXIGE DEMISSÃO DE SECRETÁRIA DE DILMA ROUSSEF


"O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso pediu em entrevista gravada hoje (28), à TV Gazeta, que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, demita a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra. A secretária de Dilma é acusada de ter sido a autora do "dossiê" que vazou os gastos pessoais do tucano e sua esposa, Ruth Cardoso, relativos à época em que FHC foi presidente da República.
“Acho que ela [Dilma Rousseff] deve ter sido enganada. Agora corresponde a ela mostrar que foi enganada. Demita quem fez isso! Puna quem fez isso! Eu demitiria quem fez!”, afirmou FHC à jornalista Maria Lydia no programa Em Questão.
Na entrevista, FHC minimizou os dados que vazaram para a imprensa e disse que tratam-se de gastos do dia-a-dia do Palácio.
“Não saiu nada, foi uma bobagem, isso que é o mais grave. Transformam-se em algo muito grave os gastos que não são pessoais. São gastos correntes dos Palácios”, avaliou .
Por outro lado, o tucano disse que a divulgação do dossiê é uma “guerra suja”.

(Congresso em Foco)

5 comentários:

Anônimo disse...

Eliomar,

Editorial da Folha de S. Paulo na edição de hoje (29/03/08)

"Aloprados nunca faltaram ao governo Lula, cumprindo habitualmente a função de assumir a responsabilidade por iniciativas que seus superiores dizem ignorar. O exemplar mais recente dessa espécie é, conforme revelado pela Folha nesta sexta-feira, a principal assessora de Dilma Rousseff na Casa Civil. Seu nome é Erenice Guerra; surge no noticiário por admitir, a interlocutores, que foi sua a ordem de organizar um banco de dados com as despesas sigilosas de Fernando Henrique e Ruth Cardoso no governo anterior.
O alopramento petista já fez coisas piores que esmiuçar, para posterior divulgação, o custo secreto das codornas desossadas que abasteceram a cozinha do Palácio da Alvorada. Erenice Guerra não foi surpreendida com uma mochila repleta de dólares destinada a comprar dossiês contra um candidato oposicionista; nem mesmo revelou os dados bancários de um caseiro a quem interessasse intimidar. Na vasta despensa do desgoverno ético petista há sigilos e sigilos, dossiês e dossiês, aloprados e aloprados, cada qual com seu peso próprio.
Quebrar a privacidade das contas de um cidadão é ato bem mais grave do que o vazamento de informações sobre as despesas palacianas do Executivo, que afinal são pagas pelo contribuinte, e sobre as quais se impõe uma blindagem injustificada.
Mesmo assim, o governo Lula e, em especial, a ministra Dilma Rousseff, desacreditam-se pateticamente neste episódio. O dossiê, que uma retórica esfarrapada traduz em "base de dados", foi de fato produzido; não se confunde meramente com os registros oficiais do sistema de controle de gastos do Executivo.
Torna-se ridículo o argumento de que os dados de consumo de Lula devem ser protegidos por segredo de Estado, quando o próprio governo o quebra no intuito de minar seu antecessor. Não teve êxito nesse alopramento de armazém; mina-se, em troca, o nome de Dilma Rousseff na sucessão presidencial.
Pouco importa. Se há alguma lição a tirar do episódio, é que o segredo em tais contas deve ser reduzido ao prazo mínimo indispensável para a segurança presidencial. O sigilo nesse aspecto é tão pouco republicano quanto o ato de rompê-lo por motivações partidárias; o governo petista conseguiu, entretanto, reunir as duas coisas num só vexame."

Anônimo disse...

Flash 1 - Se a divulgação do dossiê é uma “guerra suja” segundo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o que é então a marcação cerrada que o seu partido PSDB e DEM tem feito contra o governo Lula quando derrubaram a CPMF, tentaram barrar a aprovação da TV. Pública e atrasaram a aprovação do orçamento do Governo para 2008, Eliomar!...para qualquer cidadão nesse país por mais bocó que seja, sabe que eles PSDB e DEM guerreiam vinte e quatro horas do dia fazendo de tudo para derrubar o barraco do Barbudo. - Façanha de Fortaleza – Brasil.

Flassh 2 - Tem políticos de carreira que deviam se conformar e entender que hoje a oportunidade é dos políticos mais jovens que por força de suas juventude, tem muito o que oferecer ao processo político nacional com idéias renovadas e modernas e isso faz diferença. O Brasil evoluiu muito e vamos dar oportunidade a essa turma nova. Aos políticos da velha guarda, só resta com conformação e humildade lembrar o gesto cívico do ex-presidente Jânio da Silva Quadros quando pendurou as chuteiras na porta de seu gabinete anunciando que estava deixando a vida pública. – Façanha de Fortaleza - Brasil

Anônimo disse...

Flash 1 - Se a divulgação do dossiê é uma “guerra suja” segundo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o que é então a marcação cerrada que o seu partido PSDB e DEM tem feito contra o governo Lula quando derrubaram a CPMF, tentaram barrar a aprovação da TV. Pública e atrasaram a aprovação do orçamento do Governo para 2008, Eliomar!...para qualquer cidadão nesse país por mais bocó que seja, sabe que eles PSDB e DEM guerreiam vinte e quatro horas do dia fazendo de tudo para derrubar o barraco do Barbudo. - Façanha de Fortaleza – Brasil.

Flash 2 - Tem políticos de carreira que deviam se conformar e entender que hoje a oportunidade é dos políticos mais jovens que por força de suas juventude, tem muito o que oferecer ao processo político nacional com idéias renovadas e modernas e isso faz diferença. O Brasil evoluiu muito e vamos dar oportunidade a essa turma nova. Aos políticos da velha guarda, só resta com conformação e humildade lembrar o gesto cívico do ex-presidente Jânio da Silva Quadros quando pendurou as chuteiras na porta de seu gabinete anunciando que estava deixando a vida pública. – Façanha de Fortaleza - Brasil

Roney Aguiar disse...

Como o chefe, a Dilma não sabia de nada...

Robério Soares disse...

Gostaria de saber como FHC, explicaria a compra de um Pênis de Borracha, comprado com cartões corporativos durante seu governo, conforme matéria publicada no Estadão em 19 de Fevereiro.