sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PROTÓGENES ESPIONOU ADVOGADO DE DANIEL DANTAS



"Em dois pen drives de uso pessoal do delegado Protógenes Queiroz, criador da Operação Satiagraha, peritos da Polícia Federal encontraram uma coleção de imagens - fotos e vídeos - do advogado Nélio Machado, defensor do banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity.

Gravados nesses dispositivos portáteis de armazenamento de dados, os arquivos de Protógenes, agora devassados, indicam que o delegado manteve sob severo monitoramento o advogado do principal alvo da missão.

A PF avalia que esse procedimento viola a Constituição, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a jurisprudência dos tribunais superiores, que protegem as prerrogativas da defesa. Tais normas vetam terminantemente investigação ou mesmo vigilância sobre advogados de réus ou suspeitos.

A PF está convencida de que Protógenes espionou ilegalmente Machado durante largo período, antes mesmo da deflagração da operação, em julho. É forte a suspeita, também, de que a espreita incluiu interceptação telefônica - ligação do advogado para o gabinete de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF 3) foi captada."

(Estado de S.Paulo)


5 comentários:

carlos disse...

eh eh eh eh!
continua a tentativa de desconstrução do delegado protógenes.
enquanto isso, o aúdio da escuta telefônica do ministro gilmar "dantas" não aparece, e os dez hds do escritório do daniel dantas não são decodificados.
estranho, não?

Antonio Alves de Morais disse...

Que vergonha. O Protegenes vai terminar sendo o criminoso.

Anônimo disse...

NÃO SE TRATA DE VERGONHA NÃO. TUDO TEM QUE ESTÁ ABAIXO DA LEI E NUCA, NUNCA MESMO, ACIMA DELA. SEJA CRIMINOSO OU NÃO TEMOS QUE RESPEITAR O ESTADO DE DIREITO QUE REGE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. PARA ISSO, O NOSSO SISTEMA JUDICIÁRIO É DOTADO DE TODOS OS MEIOS LEGAIS PARA INVESTIGAR E JULGAR. TODOS FALAM ISSO POR QUE ESTÃO DO OUTRO LADO DO JOGO, AGORA IMAGINHE-SE NA SITUAÇÃO DESSE ADVOGADO ONDE O MESMO ESTAVA REALIZANDO O SEU TRABALHO E AO MESMO TEMPO SENDO INVESTIGADO, FILMADO, FOTOGRAFADO, TENDO A SUA VIDA DEVASSADA DE FORMA ILEGAL, O QUE VCS ME DIRIAM HEIN???

Anônimo disse...

Eliomar,

O Protógenes não vai terminar sendo o criminoso não. Ele vai (espero) responder por ações criminosas perpetradas por ele.

O que a PF faz é coagir delitos praticados por este tal delegado, uma forma de proteger a sociedade contra abusos das forças policiais do país, que devem agir ao AMPARO da lei, e não ao ARREPIO da Lei.

Não vivemos num regime de exceção. Portanto, a Constituição e as instituições como OAB têm de ser respeitadas. Isso garante a nossa própria segurança como cidadão, pois evita de que sejamos vítimas de alguma injustiça.

Já pensou se a moda pega? Qualquer desafeto seu contrata um meliante desses pra devassar criminosamente sua vida, tira alguma coisa do contexto gravado e transforma você em criminoso de uma hora pra outra? Deus me livre!

A propósito: não defendo Daniel Dantas. Acho que ele deve pagar pelos crimes que tiver cometido. Mas não concordo que se afronte a Lei para investigá-lo como suspeito. É se utilizar do crime para investigar um crime.

Ou seja, no final tudo se nivela. Com uma diferença: Proctógenes é aquele de quem se espera ações de combate ao crime, não de prática.

Carol

Arthur Silva disse...

E tem defensor do Daniel Dantas neste blog! Será que são pagos pelo futuro derrotado de 2010 José Serra?