quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

BOLSA FAMÍLIA: 280 MIL FAMÍLIAS CEARENSES NA FILA DE ESPERA

"No ano em que o programa Bolsa Família, desenvolvido pelo Governo Federal, completa cinco anos de existência, cerca de 280 mil famílias cearenses ainda esperam pelo benefício, de acordo com balanço disponibilizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Até outubro de 2008, de 1,15 milhão famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Socias (CadÚnico) e que possuíam o perfil do Bolsa Família, ou seja, a renda per capta não ultrapassava R$ 120, cerca de 877 mil recebiam o benefício. O número de 280 mil inclui tanto famílias que estão na fila de espera quanto outras que, por algum motivo, tiveram o benefício bloqueado.

Sem previsões para elevação do orçamento do programa - que, em 2009, repassará R$ 11,8 bilhões, beneficiando 11,1 milhões de famílias em todo o País -, a solução encontrada pelo governo Lula nesses tempos de crise econômica foi tentar fazer com que as pessoas que já recebem a ajuda financeira não necessitem mais dela, abrindo vagas para quem ainda não é beneficiado.

A principal estratégia é investir nos chamados projetos complementares: cursos oferecidos periodicamente pelas prefeituras que abrem a possibilidade de inclusão das famílias que participam do Bolsa Família no mercado de trabalho. Outra saída é intensificar a fiscalização das famílias que já recebem o auxílio, no intuito de descobrir quais já superaram a faixa de pobreza e podem abrir mão da renda governamental."

(Jornal O POVO)

4 comentários:

carlos disse...

taí um dos maiores programas de transferência de renda do mundo é esse bolsa família.
calma, amigos. acessem a unesco, a fao ou a própria onu e verão os resultados do programa. ou façam o seguinte: acessem o sítio do governo do chile, do méxico ou da bolívia, por exemplo.
para acompanhar a aplicação de recursos do governo federal por cada programa e por cada município acessem, por gentileza, o sítio específico disponibilizado do governo federal, e o do ipea com um vasto acervo de trabalhos acadêmicos sobre o tema.
realmente, o governo do presidente luiz inácio, o nordestino, continua no rumo de transformar a realidade econômica de seu povo, reduzindo as disparidades regionais e ampliando o mercado consumidor da população.
valeu, presidente!

Anônimo disse...

Eita, Carlos, isso é o que podemos chamar de um exercício consciente na arte de "dourar a pílula".

Achei incrivel a coincidência: acabei de ler na coluna do Claudio Humberto o que vai abaixo, bem revelador do "benefício" que um programa assistencialista-eleitoral desses traz para o país. Aliás, os petistas eram os que condenavam de forma mais ferrenha o esquema quando eram oposição. Mas no poder, eles sempre mudam de discurso, ne?

"14/01/2009 | 00:00
É oficial:
Bolsa-Família vicia o cidadão

Após relutar muito, o governo federal decidiu oferecer aos beneficiados do Bolsa-Família a “porta de saída” do programa: cursos de qualificação que os prepare para o mercado e lhes assegure empregos e vida digna. Mas a iniciativa é um fracasso: das 400 mil cartas de convite enviadas até agora, apenas 6 mil “bolseiros” aceitaram a oferta. Os demais preferem o desemprego ou o subemprego, mas com “bolsa-esmola”.

Gonzagão avisou

Da música “Vozes da Seca”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas: “Esmola, para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.

Curral cercado

A idéia era qualificar o “bolseiro” e cortar a bolsa um mês após ele estar empregado. Mas o prazo foi estendido para 24 meses, a próxima eleição.

O programa beneficia 58 milhões de brasileiros/eleitores"

É isso aí. Quem defende uma estrovenga dessas torce contra o país. Aliás, o que é bom pro PT é ruim pro Brasil, né?

Carol

carlos disse...

caro sr anônimo,

a sua única fonte é a coluna do jornalista cláudio humberto de triste memória, o que é muito sintomático de sua parte, uma vez que o colunista foi unha e carne de collor de melo e pc farias.

espero, portanto, que o senhor supere seu preconceito contra as classes menos favorecidas e que em 2009 não tenha medo de ser feliz.

abçs

Anônimo disse...

Sr. Carlos,

1- Foi embarcando nessa peça de marketing do PT, do "sem medo de ser feliz", que cometi uma das maiores asneiras de minha vida: votar no Lulla de 1989 a 2002, coisa de que realmente me arrependo até hoje. Essa culpa com certeza eu carrego.

2- Tenho todo o direito de ser contra esse partido pois, ao chegar ao poder, colocou por terra todo o seu discurso (revelando sua demagogia cretina, paga a preço de ouro).

3- Quem precisa superar preconceitos é o Sr. que, na falta de argumentos e como todo "bom" petista, resvala logo para desqualificar o ex-presidente Collor, milhões de vezes mais digno do que este que está aí. Pelo menos não nos envergonhava tanto como esse, com seu discurso tosco e sua mania de palanque, com suas benesses e afagos a ditadores facinorosos, com sua predileção por terroristas, com seus escândalos constantes.

4- Não sou fã de Collor, mas entre ele que teve 1 ladrão ligado a ele (PC Farias), e o outro que teve 40 (mensalão), fico com o menos mau: Collor.

5- Não tenho "fontes". Tenho leituras. Se o Sr. as tivesse, saberia que esse programa derivou de três criados por FHC, com as devidas fiscalizações e contrapartidas. Quando o populista assumiu o poder e viu que seu "Fome Zero" não conseguiu sair do papel (porque não passava de uma peça de marketing), tratou logo de apropriar-se dos três e transformar em um só, com fins puramente eleitoreiros. E é o que sustenta a popularidade dele, que não está nem aí pra perpetuação da pobreza que esse programa traz pro país.

Carol