segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

PRIMEIRO TRIMESTRE SERÁ PREOCUPANTE, ADVERTE PRESIDENTE LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que os primeiros meses do ano serão “preocupantes” para o Brasil por causa da crise financeira internacional. Em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula voltou a defender a manutenção dos investimentos como resposta aos efeitos negativos na economia brasileira.

“Nós vamos ter um trimestre preocupante, mas o governo tomará todas as medidas necessárias para que essa crise afete menos o povo brasileiro. Nós precisamos garantir empregos, garantir salário e garantir renda. Esses são três componentes extraordinários para que a economia brasileira continue a crescer e o povo não seja vítima de uma crise que não foi causada pelo Brasil”, avaliou.

Esta semana, o presidente tem reuniões com a área econômica do governo para discutir a crise. Lula reafirmou que o governo pretende manter todos os investimentos programados e estimular a iniciativa privada a adotar a mesma estratégia. “O grande problema dessa crise é o crédito. temos que motivar a iniciativa privada a continuar fazendo investimentos e precisamos trabalhar para que o crédito volte à normalidade”, apontou.

O presidente afirmou ainda que o governo deve injetar recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para produzir investimentos em efeito cascata, além de medidas bancárias para facilitar o acesso de pequenas e médias empresas ao crédito. “Essa crise tem que ser encarada pelo povo brasileiro como uma oportunidade”, defendeu.

OCDE

Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado hoje mostra que a situação do Brasil é a mais favorável dentre 35 países. "Os Indicadores Compostos Avançados em relação a novembro de 2008 sinalizam uma desaceleração profunda nas sete grandes economias mundiais e para as grandes economias que não são membros da OCDE, principalmente a China, a Índia e a Rússia", afirma o relatório.

Já em relação ao Brasil, como havia previsto no início de dezembro passado, com dados relativos a outubro de 2008, a OCDE estima que o país deverá registrar apenas uma "leve desaceleração" de sua atividade econômica.

(Agência Brasil e Folha)

VAMOS NÓS

Tomara que essa "leve desaceleração" seja leve mesmo. Muita gente já perdeu seu emprego por causa dessa crise, que também está servindo de desculpa pra todo tipo de barbaridade.



3 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

A supercrise, acelerando-se, espraiando-se, será talvez que Lula verá, entre deslumbrado e arrependido, que Deus pode não ser tão brasileiro indefinidamente.

O presidente terá também a oportunidade de lamentar não ter feito as reformas prometidas, necessárias, urgentes, imprescindíveis.

No turbilhão do redemoinho, pode ser que a dura realidade faça ver a Lula que não basta, não bastou jamais a bolsa mensal concedida aos mais pobres e endividamento mandado efetivar como consignação.

Antonio Alves de Morais disse...

Agora me deu pavor. Quando era uma marolinha já dava medo e agora?

carlos disse...

não se desesperem vocês do quanto pior melhor.
nosso presidente, luis inácio, o nordestino, está no caminho certo.
os indicadores econômicos continuam bombando e sua equipe tem demonstrado responsabilidade e talento para agir na hoa certa.

instituições estangeiras, já que as nacionais não valem pra voces, continuam elogiando nossa equipe economica.
lembro aos senhores que fhc quebrou o brasil duas vezes e ainda querem quebrar de novo, hein?
mudem o disco, ou o cd se preferirem, pois o discurso já encheu até as tampas.
muito obigado.