quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

HOSPITAL GERAL REALIZA CIRURGIA INOVADORA PARA VISÃO

A partir de sexta-feira, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) vai realizar implantes de anéis intracorneanos. Uma equipe médica de Belo Horizonte especialista nesse tipo de procedimento, chefiada pelo cirurgião Federico Bicalho, estará no hospital fazendo o treinamento de oftalmologistas. Durante a tarde, devem ser realizados os primeiros implantes. Cinco pacientes do ambulatório de Oftalmologia do hospital devem receber os anéis.

O implante de anéis intracorneanos é utilizado para o tratamento de uma grave doença da córnea, chamada ceratocone. O ceratocone é uma doença hereditária que se desenvolve geralmente na adolescência. Esta doença provoca o afinamento e deformação da córnea (membrana anterior transparente do olho).

Nos estágios iniciais, o portador de ceratocone pode se beneficiar do uso de óculos. Com a evolução da doença, as lentes de contato estão indicadas. Nos casos de má adaptação às lentes de contato, o anel é a alternativa mais segura. Esta técnica pode evitar o transplante de córnea que é um procedimento complexo devido ao risco de rejeição.

Com informações da assessoria.

Nenhum comentário: