"Em dois pen drives de uso pessoal do delegado Protógenes Queiroz, criador da Operação Satiagraha, peritos da Polícia Federal encontraram uma coleção de imagens - fotos e vídeos - do advogado Nélio Machado, defensor do banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity.
Gravados nesses dispositivos portáteis de armazenamento de dados, os arquivos de Protógenes, agora devassados, indicam que o delegado manteve sob severo monitoramento o advogado do principal alvo da missão.
A PF avalia que esse procedimento viola a Constituição, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a jurisprudência dos tribunais superiores, que protegem as prerrogativas da defesa. Tais normas vetam terminantemente investigação ou mesmo vigilância sobre advogados de réus ou suspeitos.
A PF está convencida de que Protógenes espionou ilegalmente Machado durante largo período, antes mesmo da deflagração da operação, em julho. É forte a suspeita, também, de que a espreita incluiu interceptação telefônica - ligação do advogado para o gabinete de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF 3) foi captada."
(Estado de S.Paulo)
5 comentários:
eh eh eh eh!
continua a tentativa de desconstrução do delegado protógenes.
enquanto isso, o aúdio da escuta telefônica do ministro gilmar "dantas" não aparece, e os dez hds do escritório do daniel dantas não são decodificados.
estranho, não?
Que vergonha. O Protegenes vai terminar sendo o criminoso.
NÃO SE TRATA DE VERGONHA NÃO. TUDO TEM QUE ESTÁ ABAIXO DA LEI E NUCA, NUNCA MESMO, ACIMA DELA. SEJA CRIMINOSO OU NÃO TEMOS QUE RESPEITAR O ESTADO DE DIREITO QUE REGE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. PARA ISSO, O NOSSO SISTEMA JUDICIÁRIO É DOTADO DE TODOS OS MEIOS LEGAIS PARA INVESTIGAR E JULGAR. TODOS FALAM ISSO POR QUE ESTÃO DO OUTRO LADO DO JOGO, AGORA IMAGINHE-SE NA SITUAÇÃO DESSE ADVOGADO ONDE O MESMO ESTAVA REALIZANDO O SEU TRABALHO E AO MESMO TEMPO SENDO INVESTIGADO, FILMADO, FOTOGRAFADO, TENDO A SUA VIDA DEVASSADA DE FORMA ILEGAL, O QUE VCS ME DIRIAM HEIN???
Eliomar,
O Protógenes não vai terminar sendo o criminoso não. Ele vai (espero) responder por ações criminosas perpetradas por ele.
O que a PF faz é coagir delitos praticados por este tal delegado, uma forma de proteger a sociedade contra abusos das forças policiais do país, que devem agir ao AMPARO da lei, e não ao ARREPIO da Lei.
Não vivemos num regime de exceção. Portanto, a Constituição e as instituições como OAB têm de ser respeitadas. Isso garante a nossa própria segurança como cidadão, pois evita de que sejamos vítimas de alguma injustiça.
Já pensou se a moda pega? Qualquer desafeto seu contrata um meliante desses pra devassar criminosamente sua vida, tira alguma coisa do contexto gravado e transforma você em criminoso de uma hora pra outra? Deus me livre!
A propósito: não defendo Daniel Dantas. Acho que ele deve pagar pelos crimes que tiver cometido. Mas não concordo que se afronte a Lei para investigá-lo como suspeito. É se utilizar do crime para investigar um crime.
Ou seja, no final tudo se nivela. Com uma diferença: Proctógenes é aquele de quem se espera ações de combate ao crime, não de prática.
Carol
E tem defensor do Daniel Dantas neste blog! Será que são pagos pelo futuro derrotado de 2010 José Serra?
Postar um comentário