quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

SALMITO É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA


O discurso da vitória

O vereador Salmito Filho (PT) foi eleito, neste começo de noite de quinta-feira, durante sessão na Câmara Municipal, o novo presidente dessa Casa legislativa. Ele obteve 24 votos contra 16 do candidato Elpídio Nogueira (PSB), que era apoiado pela prefeita Luizianne Lins. João Alfredo, o anti-candidato, obteve somente seu próprio voto.
Salmito deu entrevista coletiva onde reafirmou seu compromisso com a autonomia da Câmara Municipal mas, também, com respeito à prefeita e aos interesses maiores da cidade.
Embora tenha feito um discurso aparentemente pacificador, Salmito, que chorou por duas vezes, lamentando que ele e seus colegas haviam sofrido toda série de pressão, acabou mandando um recado duro aos que tentaram impedir sua conquista: "Que esta vitória histórica sirva de lição para aqueles que tentaram se intrometer no processo de escolha da mesa diretora, que é algo da competência da Câmara Municipal!" Sobre Tin Gomes, falou: "Você, Tin Gomes, marcou minha história de vida e minha história políticca!"
Em seguida, o novo dirigente do Poder listou várias de suas propostas. Entre elas, criar o Procon da Câmara, resuscitar o serviço médico, transformar o Instituto Américo Barreira em fundação. Esse organismo era presidido pela mãe da prefeita, dona Luiza Lins. Também disse que vai criar a Brigada contra Incêndio da Câmara Municipal, o que arrancou risos. Salmito chorou ainda quando falou de sua mulher, Jamile, que lhe apoiou, e não poupou agradecimentos ao ex-presidente Tin Gomes que foi, segundo revelou, o maior articulador de sua vitória.

(Foto - Paulo Moska)

15 comentários:

Anônimo disse...

Eita Salmito danado!

Ismael Luiz disse...

PRIMEIRA GRANDE DERROTA DA PREFEITA,MESMO SALMITO DECLARANDO INTEGRAL APOIO.LUIZIANNE QUE SE PREPARE POIS,ALÉM DO VICE,TERÁ QUE ADMINISTRAR MAIS ESTE CALO.

Anônimo disse...

A vitória do bom senso, momento de reflexão para prefeita de Fortaleza. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

Anônimo disse...

Cacetada na loura. Valei, Tin Gomes.

Anônimo disse...

Uma boa lição para a prefeita Luizianne Lins. Deixar as águas rolarem e, a três dias da disputa, tentar tirar na marra o candidato que já tinha o apoio de quase 75% dos vereadores da casa, foi demais. Salmito engrossou o pescoço e não deixou-se esmagar pelo rolo compressor. Resta à prefeita tirar uma lição do episódio: o poder não pode tudo.

Anônimo disse...

Eliomar, esse Acrísio é muiiiiiito cara de pau. Depois de pular fora do barco do Salmito, eis o nobre vereador Acrísio, em entrevista à TV Câmara, dizendo que o vitória de Salmito foi a vitória do partido da prefeita. O Acrísio votou no Elpídio (PSB). Então de duas uma: ou ele traiu o Salmito ou traiu a prefeita. Com a palavra o nooooooooobre vereador.

Anônimo disse...

Eliomar, você não acha que é um abuso com seus leitores ficar dando notícias desta candidatura furada do seu João Alfredo. Afinal esta figura carimbada só quer mesmo aparecer.É o próprio rei do boneco.

José Sales disse...

Parabéns ao Vereador Salmito Filho, novo Presidente da Camara Municipal de Fotaleza e parabéns à Camara Municipal de Fortaleza, porque mostrou independencia frente ao assédio equivocado e "ameaças" feitas pela equipe da Prefeita Municipal.

Anônimo disse...

Eliomar, a dupla Luzianne e Cid levou uma verdadeira surra deste Salmito. Quem mandou entrarem no jogo de sapatos altos...

Anônimo disse...

Eliomar,

A eleição de Salmito à Câmara Municipal de Fortaleza, derrotando o Governador e a Prefeita, representa a independencia do poder legislativo, constituíndo-se também num exemplo a ser seguido.

Agora, devemos acompanhar a postura presidencial nesses 2 anos.

Babau de Luizinho

Anônimo disse...

Salmito traiu o Guimarães. Depois traiu o Zé Airton. Depois traiu novamente o cara que lhe elegeu vereador em 2004, Guimarães (hj Deputado Federal do PT). Ouvi dizer que foi só se eleger traiu o zé airton novamente. Agora ele passa a rasteira na lora. Quem será a proxima vitima do Salmito? TIN GOMES? Vamos esperar!

Anônimo disse...

Perspectiva ideológica à parte, o Salmito demonstrou ser uma pessoa de personalidade. Enfrentou de cabeça erguida um cenário de hostilidades, notadamente por parte do grupo político da Prefeita (que não conseguiu esconder o constrangimento por ter sido derrotada logo no dia da posse em seu no novo Mandato). Foi uma derrota política também do grupo político dos Ferreira Gomes, que tentou emplacar o Elpídio Nogueira. Cheguei a imaginar que o Elpídio surgia no cenário como favorito na disputa, por contar com o apoio do grupo que controla a Prefeitura e o Governo do Estado (não é pouca coisa). Mas o Salmito se manteve firme até o fim e conseguiu passar a(o)s colegas (com @s quais tinha compromisso) segurança suficiente, retribuída com votos ! Espero que o Salmito - apesar de pertencer ao mesmo partido da Prefeita - mantenha a postura de independência, pois certamente será muito assediado pel@s "don@s do poder" !

Anônimo disse...

Eliomar, a eleição de Salmito Filho foi uma decisão mais republicana da Câmara. Não se trata de ser ele mais ou menos qualificado que Elpídio Nogueira. A circunstância fez de Salmito uma candidatura mais independente do executivo. Foi a decisão melhor para a cidade e seus cidadãos, pois estes poderão encontrar nele tanto o respeito aos projetos do executivo favoráveis à cidade, como nele também poderão encontrar a disposição de não fazer da casa uma mera cadeia de transmissão dos interesses do executivo quando estes contrariarem os interesses citadinos. Pedro Albuquerque.

Anônimo disse...

Seria bom ver esta independência também no legislativo estadual. Lá, infelizmente, à exceção de 2 deputados (Heitor Ferrer e Adahil Barreto), o resto todo diz SIM SENHOR às peraltices do governador.
Parece uma ruma de calangos.

Bruno

Marcos Vieira disse...

Fortaleza precisa de união...