segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

SHOW GRATUITO FICA SEM APOIO OFICIAL

Chamou a atenção, no último sábado (27) à noite, durante o show anual da banda cearense Rubber Soul, uma promoção do programa Freqüência Beatles, da FM Universitária, o desabafo do jornalista Nelson Augusto em relação à falta de apoio oficial a eventos culturais. A concha acústica da UFC chegou a receber mais de seis mil pessoas durante as quase quatro horas de apresentação da banda. Tudo sem contar com o apoio da AMC e da Polícia Militar, sem o aparato de segurança de shows privados e, mais importante, totalmente gratuito.
Em certo momento, enquanto se dirigia ao público, Nelson não se conteve: "Esse show está sendo realizado sem o apoio de ninguém. Nós enviamos um ofício à Secultfor e à Secretaria de Cultura de Fortaleza pedindo apoio cultural para pagar o som e a iluminação do palco. Não recebemos sequer uma resposta da Prefeitura. Eles devem estar guardando o dinheiro para gastar no Réveillon, que não vai ter nenhum artista da terra se apresentando", disse ele, aplaudido pelos presentes.
O show transcorreu em absoluto clima de tranqüilidade, não tendo sido registrada nenhuma ocorrência. A banda cover encerrou a apresentação ainda com a concha acústica lotada.

6 comentários:

Anônimo disse...

Conheço Nelson Augusto e o respeito por seu trabalho em defesa da boa música e de música reconhecidamente popular. Lamento que ele continue sem apoio oficial. Mas tem nada não, Nelson. Talvez se entrar esse apoio, a festa acabe estragando.

Anônimo disse...

O Nelson é um baobá destas causas. Já deve está acostumado. Infelizmente !!

João Teles

Marcos_Ce disse...

O Nelson deve se orgulhar muito de ser o grande articulador dessa grande festa, mas deve também se sentir humilhado pela falta de apoio dos órgãos de apoio à cultura. Praticamente sozinho e provávelmente colocando dinheiro do próprio bolso para contratação de som, iluminação e da segurança da concha. Felizmente o Kildare e os meninos não cobram pra tocar na concha, fazem pela amizade ao Nelson, pela rádio e pelos Beatles.

Anônimo disse...

Realmente é um absurdo o descaso dos órgãos gestores de políticas (?) culturais a esse importante evento cultural, que já virou tradição de fim de ano em Fortaleza. Já tem pelo menos três anos que participo, e a cada ano observo que o publico aumenta. Tal fato se deve tanto pela homenagem aos Beatles (música de qualidade), como pela seriedade e dedicação das pessoas que realizam o show todos os anos.... sem cobrar ingresso (o que é melhor ainda). Aliás, é um verdadeiro absurdo que o órgão gestor municipal não tenha pelo menos um sítio eletrônico atualizado no ar (pelo menos para divulgar a cultura popular em Fortaleza), sem falar no absurdo que é a política cultural elitista do Governo do Ceará (haja vista o que se cobra em shows que ocorrem - vez por outra - no Centro Dragão do Mar). Viva a Universidade Pública e Gratuita; viva a Rádio Universitária; viva o Nelson Augusto; viva a Banda Rubber Soul... vaias pra SECULTE-CE, pra FUCET, pra SECULT-FOR, pra o Governo do Estado e pra Prefeitura (espetaculosa) de Fortaleza !!!

Anônimo disse...

Eliomar, que cultura é essa mesmo a Secult e a sua subsidiária municipal apoiam? Não vale dizer que é a inútil...

Anônimo disse...

Vamos imaginar a seguinte situação: Uma FM de Nova Iorque que toca música brasileira vai fazer um show chamado TOM JOBIM Frequency. Pede ajuda então para a prefeitura de NY. Sinceramente, vocês acham que a prefeitura iria ajudar? Não. Mas por aqui, a turma acha que deve ter dinheiro público para isso. Lamentável! Que tal fazer um projeto, bem-feito, por favor, né? e correr atrás da iniciativa privada? Melhor que utilizar dinheiro público.