sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O DAY AFTER DE SALMITO, O TINTIM E OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS


E ele fez tintim.

O presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho, não teve tempo nem de dormir. Depois da vitória ontem à noite, ele rumou para a Churrascaria Spetus (Bairro Edson Queiroz) e comemorou com o grupo. Salmito, que estava sendo fritado, acabou dando a volta por cima feito Luizianne Lins quando era preterida por seu PT na disputa por seu primeiro mandato. Nessa história, a prefeita acabou virando o prato da noite, depois de ter tomado posse com discursos de indiretas, resgatando a velha rabiçaca. Poderia ter dado exemplo de boa educação política, comentava quem estava ontem na Câmara Municipal.
E Salmito? Bem cedo deu entrevistas às tvs Cidade e Diário e ainda cumprirá agenda de entrevistas a emissoras de rádio, o que começou com Verdes Mares AM.
Nas últimas horas, muito se falou que Salmito poderia pagar por um toque de infidelidade. Ora, ele é do PT, da base aliada e, em todos os momentos, reiterou apoio à gestão petista.
Que a prefeita tenha raiva sim. Mas do seu vice-prefeito, Tin Gomes (PHS), que não compareceu à Câmara nem para tomar posse e articulou sua derrota.
Aliás, Tin, a partir de agora, tem 10 dias para tomar posse num gabinete com 26 assessores, tendo direito a bom salário, passagem aérea, carro oficial e outras mordomias. Além de assumir vez em quando o poder.
Enfim, vai ter tempo à vontade, pelo visto, para trabalhar o sonho de virar deputado estadual em 2010.
Dizem também que vice sem ter o que fazer é sério perigo. Quando é aliado, tudo bem. Mas quando vira adversário, conspira. E muito.
Ou alguém pensa o contrário?

15 comentários:

Anônimo disse...

Felzi 2009, prefeita Luizianne! kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Mais uma vez a falta de decisão provoca confusão. Basta lembrar o episódio para a escolha do vice na chapa da Prefeita. Vão deixando as coisas pra última hora e dá no que dá. Depois ficam acusando os outros de traíras e outros adjetivos.

Anônimo disse...

Eu não ia muito com a cara desse Tim Gomes, mas agora tô com ele e não abro.
Valeu Tinzão. Bola pra frente.

Célio Ferreira Facó disse...

Que felicidade se a Câmara pode eleger seu próprio Presidente e Mesa Diretora sem atender às pretensões de Luizianne. Bom sinal. “Luizianne não precisava interceder...”, diz Guálter George, em O Povo. Não precisava nem deveria.

Tem a Câmara o dever indeclinável de impugnar qualquer interferência do Executivo sobre decisão sua, doméstica. Isto deveria o novo presidente ter dito muitas vezes, na solenidade, alto som, aproveitando a presença da Prefeita. Disse: “Peço a cada liderança política que nunca... se intrometa nas decisões desta Casa”. A Câmara deveria mandar gravar esta epígrafe logo à porta de entrada. Ou na sala de votações.

De novo equivocada, Luizianne fez biquinho, quis falar em “traição”. Não sabe que sem oposição séria, responsável, que a tire da letargia de meia unanimidade, não poderá desenvolver senão péssima administração na Cidade.

Anônimo disse...

De qualquer maneira, seja quem saísse o vencedor, não há nenhuma dúvida de que a eleição de ontem for permeada de conspirações e muita lama, muito dinheiro derramado para poucos votos!!!!

Para felicidade de Tin, ele foi o maior vencedor, pois Salmito é seu pupilo querido e será seu maior representante (de interesses pessoais) na Camara. Ele terá Luizianne comenda em sua mão! Fato.
Outr fato é a total derrota de Sergio Novaes. Total! Perdeu o comando que tinha na Camara, e muito provavelmente, perderá cargos na PMF, já que Salmito chega com muita sede de poder. e claro, sempre comandado por Tin.

Já Luizianne...esta é de dar pena! Começou péssimo sua 2º gestão: um super inimigo na Camara fazendo séria e dura oposição (João Alfredo), um desafeto na Presidencia da mesma e um Vice que terá tempo suficiente (e articulação também) para preparar a sua "puxada de tapete"!

O jogo será bem interessante. Quem irá sobreviver???? Ninguém sabe, mas uma coisa eu tenho certeza: FORTALEZA VAI GANHAR ALGO COM TODA ESSA BAIXARIA POLÍTICA???? OS INTERESSES DOS FORTALEZENCES SERÃO COLOCADOS EM PRIMEIRO LUGAR????? A CIDADE PODE ESPERAR ALGO BOM?????

ME RESPONDAM, PRECISA MESMO DE MAIS VEREADORES NESTE LUGAR???????

Anônimo disse...

O mais interessante é a prefeita ainda ter a cara-de-pau de falar em trairagem no fato, quando ela própria se impôs como candidata contra tudo e contra todos em 2004. Já esqueceu, foi?
Petista é assim: pra eles, TUDO.

Mas foi uma vitória LINDA! Pensar no rolo compressor das principais forças políticas da oligarquia cearense, e o jovem Salmito derrotar todos, hein?? Tem futuro, esse rapaz. Que ele saiba bem desempenhar seu papel no legislativo, brecando os desmandos dessa prefeita com sérios pendões absolutistas.

TIN TIN pra Fortaleza! Quem sabe ela conseguirá enfim ser, se não mais bela, pelo menos mais decente.

Carol

Anônimo disse...

A Luizianne queria fazer do Tim Gomes o Veneranda? kkkkkkkkkk

Kelsen Bravos disse...

SALMITO FILHOTE DE GOMES?
Um presidente de qualquer poder legislativo tem de ser independente e agir com muita transparência. Salmito Filho está mais para depositário do caráter do vice-prefeito, que, verdade seja dita, foi, à frente do legislativo municipal, simpático aos interesses da gestão Luizianne Lins. Filho terá, entretanto, chances de mostrar não ser filhote do Gomes. Ele poderia começar explicando os critérios para definir a escolha dos componentes da mesa diretora e das lideranças das comissões como a de orçamento.

TRANSPARÊNCIA NA VICE-PREFEITURA
Quanto a Tin Gomes, gostaria de saber qual é mesmo a função de um vice-prefeito. Seria bom, ele submeter um plano de ação da vice-prefeitura (quando não tiver substituindo a titular) à apreciação da prefeita Luizianne Lins (a quem, de fato e de direito, a população de Fortaleza elegeu, a despeito do vice que lhe foi imposto). Após o aceite da prefeita, seria o plano de ação apresentado aos cidadãos de Fortaleza.

ELEITORES ATENTOS
Uma observação a mais: um legislativo municipal subserviente a um vice-prefeito infiel é prenúncio de golpe. Não queremos um outro Juraci Magalhães. Os eleitores de Fortaleza estamos atentos!

Kelsen Bravos disse...

Grande foi o Rei Davi que fez 73 Salmos!

Esse Tin Gomes só fez um Salmito...

Anônimo disse...

Mas como esse Kelsen Bravos é babão da prefeita. Ele não entendeu que a eleição de Salmito foi um verdadeiro cântico sagrado de louvor a Deus e ao cidadão. Ele vê as cores celestiais em local trocado, imaginando a prefeita como superiora de convento e a Câmara como um tribunal eclesiástico ou um mero conjunto de pelouros. Acorda Kelsen, estás vendo tudo permutado, a tirar pelo uso dos óculos que, ao invés de servir de luneta de dois vidros munida de hastes que as fixam aos pavilhões das orelhas, transforma-se, nele, num pau de bandeirola, num caule, num pedúnculo a ser mascado com a avidez dos famintos por holofotes. Cara, Salmito é o David da política com jurisdição própria! Acorda, sai do teu transe mediúnico, cara. MANOEL DO PORTO ALEGRE.

Kelsen Bravos disse...

Caro ALEGRE,=

A eleição da presidência e dos demais componentes da mesa diretora de qualquer parlamento deve ser independente da imposição do executivo. Nem Lins nem Gomes deveriam interferir tão impositivamente.

Tomara, como o dizes, Salmito seja "um Davi". De princípio, gostei do fato de ele ter fechado questão em permanecer na disputa mostrando independência; mas depois, ao saber de sua vassalagem a Tin Gomes, o infiel (há outro predicado?) vice-prefeito, foi-me por terra a noção de independência, que deu lugar à de conspiração contra a maioria dos votos dos cidadãos de Fortaleza, que elegeram Luizianne Lins no primeiro turno.

Para afastar a menor impressão de golpe, estou a reivindicar transparência de Salmito, que ele nos diga os critérios de escolha dos nomes da mesa diretora e das lideranças das comissões. Precisamos avaliar o tamanho do comprometimento dele para se eleger presidente da Câmara de Vereadores. Será que lhe resta ainda o comprometimento da representação popular?

Qualquer cidadão sério, e suponho que o sejas, ALEGRE, há de querer transparência e independência de seus representantes na Casa do Povo municipal.

De resto, a disputa, o contraditório, as correlações de forças para o entendimento, tudo isso é a essência da democracia.

Com distinta consideração,

Kelsen Bravos

Anônimo disse...

Se Fortaleza irá ganhar, depende:

Se tivermos Movimentos Sociais organizados e mobilizados nas ruas para explorar as contradições próprias das disputas pelo poder institucional, aí sim poderemos ganhar algo !

Agora, se ficar tudo por conta daquele(a)s que se acham "don@s do poder", aí o povo de fortaleza não ganhará nada além de migalhas que restarem da partilha do banquete do poder.

Por isso precizamos de Mandatos Populares (verdadeiramente Socialista) no Parlamento e do povo organizado/mobilizado nas ruas, lutando por seus Direitos, pela efetivação do ideal de Justiça Socioambiental !!!

Kelsen Bravos disse...

Arnaldo Fernandes,

Muito bem poderada a observação da necessidade de movimentos sociais ativos a intervir nas decisões das Casas do Povo (municipais, estaduais e federais - câmara e senado).

A democracia representativa é falha; mas a participação intensa da sociedade civil organizada, sobretudo, nas camadas populares há de consistir em grande base de transição para, quem sabe, uma democracia direta?

Mas, por hora, imprescindível é exigirmos transparência e legitimidade nas ações dos atuais representantes da câmara de vereadores de Fortaleza.

Sugiro um abaixo-assinado.

Anônimo disse...

Eita, Arnaldo, que discurso mais ultrapassado é esse seu, hein?. Que história é essa de "Movimentos Sociais organizados e mobilizados nas ruas para explorar as contradições próprias das disputas pelo poder institucional?"

O que a gente tem visto é muita baderna e depredação dos tais movimentos "çociais" como MST, CUT, UNE et caterva. Eles não servem pra outra coisa que não seja causar perturbação da ordem e jogar a conta dos estragos no poder público, ou seja, no contribuinte que trabalha e produz honestamente.

Portanto, companheiro, sem essa de "Mandatos Populares Socialistas no Parlamento e do povo lutando organizado/mobilizado nas ruas". O povo tem mesmo é que trabalhar para o desenvolvimento do país. Chega de vagabundos chafurdando nas ruas em nome de causas estapafúrdias. Esse discurso fede.

Carol

Ismael Luiz disse...

TIN,NÃO PRECISA "ASSUMIR,VEZ EM QUANDO,O PODER".ELE JÁ É O PODER EM PESSOA,TEM DEMONSTRADO ISSO,AO LONGO DO TEMPO,COM SUAS AÇÕES E COMPORTAMENTOS.