quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

TIN GOMES NÃO TOMA POSSE E LUIZIANNE FALA DA POLÍTICA DA TRAIRAGEM


Salmito, entre Cid e Luizianne, prepara-se para presidir sessão.

A prefeita Luizianne Lins (PT) foi empossada nesta noite de quinta-feira, durante sessão presidida pelo também petista Salmito Filho, presidente da Câmara recém-empossado. O ato, dos mais concorridos, contou com a presença do governador Cid Gomes (PSB), do ministro José Pimentel (Previdência Social), do senador Inácio Arruda (PCdoB), do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) e o deputado estadual Lula Moraes (PCdoB), além de autoridades militares. Somente Luizianne foi empossada. O vice-prefeito Tin Gomes não permaneceu na Casa. Saiu quando viu seu candidato, Salmito, ser eleito presidente da Câmara Municipal contra esquema montado pela prefeita, com apoio de Cid Gomes e de Eunício Oliveira em favor de Elpídio Nogueira (PSB).

Prefeita faz balanço da gestão, com pitadas de indiretas.

Luizianne chegou com atraso de uma hora e com ela vinha o governador. Num vestido vermelho dos mais elegantes, chegou sorridente, mas não deu entrevistas. Foi direto para a mesa dos trabalhos, no que se desenrolou o protocolo. Ela, ao assumir novo mandato, pois reeleita com disse por 593 mil 778 eleitores, fez um discurso de quase uma hora. Luizianne agradeceu a confiança dos eleitores: “Essa vitoria não e minha. É de todos vocês, de o todo o povo. (...) Vou lutar incansavelmente para fazer de Fortaleza uma cidade cada vez mais justa, cada vez mais bela, cada vez melhor”, afirmou. Ela lembrou dos problemas enfrentados, dos avanços obtidos na educação, no transporte público e avisou que agora iria desenvolver as obras de infraestrutura. A petista afirmou que Fortaleza "é uma das cidades mais difíceis de administrar, em virtude de desigualdades e injustiças sociais". Lembrou a campanha: “Foi uma campanha dura e difícil, recebemos muitas ofensas (dos candidatos adversários)”, destacou a importância dos partidos de base aliada para este novo mandato, observando que a coligação fez 29 vereadores. Também elogiou o governador Cid Gomes como um "aliado de grande importância”, acentuando: “Nossa parceria política pode e deve ser exemplo”, disse ela.

O sorriso de Luizianne ao chegar à Câmara Municipal.

Luizianne, visivelmente desconfortável por conta da derrota sofrida na Câmara Municipal, falou em "política da malandragem, da traição, da trairagem" referindo-se abertamente ao processo de eleição da nova mesa que lhe fez começar a gestão com uma derrota. Ela afirmou que luta para que a prática política no Brasil não seja a da malandragem, do levar vantagem, da trairagem e garantiu que todo esforço será feito para que Fortaleza tenha um salto de qualidade.
A prefeita, logo que a sessão de posse foi encerrada, deixou a Câmara Municipal rapidamente.

(Fotos - Paulo Moska e O POVO Online)

DETALHE - Cid Gomes, ao lado direito de Salmito, mostrou-se bem simpático. Trocou papo durante a sessão, apresentando-se tranquilo, enquanto Luizianne só trocou gentilezas com Salmito ao chegar à Câmara Municipal. Ela deixou o local reclamando de trairagem, segundo a reportagem da TV Verdes Mares que conseguiu entrevistá-la rapidamente no estacionamento.

4 comentários:

Ismael Luiz disse...

COMO JÁ POSTEI,ANTERIORMENTE,A PREFEITA JÁ COMEÇOU A ENFRENTAR PROBLEMAS COM O SEU VICE,ANTES MESMO DO PRAZO PREVISTO,NORMALMENTE,PARA QUE UM VICE ROMPA COM O TITULAR,QUE É DE TRÊS MESES.TIN,NÃO ACEITOU SER VICE POR AMOR A FORTALEZA.SUA AMBIÇÃO DESMEDIDA,JÁ DEMONSTRADA,NÃO O FARIA DEIXAR A CONFORTÁVEL POSIÇÃO DE VEREADOR INFLUENTE,PARA SER UM VICE DESCONFORTÁVEL.COMO JÁ DISSE,ANTERIORMENTE,LUIZIANE VAI VER É "OSSO".CID GOMES,NÃO INDICOU O PRIMO GRATUITAMENTE.

Anônimo disse...

Fico só esperando seu Blog, meu caro Eliomar, para ver a cobertura. Fico feliz, pois uma cobertura diferenciada, bem completa e com bastidores. Parabéns.

Anônimo disse...

É leitores deste estimável blog, já começou o espetáculo de trairagens. O vereador Acrísio Sena (PT), que defendia a candidatura de Salmito foi o único a retirar o seu apoio. Todos os outros vereadores que haviam assinado uma lista de apoio a Salmito permaneceram unidos. Este Acrísio Sena não tem posição formada para ser um grande vereador...vai para onde Luizianne Lins mandar...é osso ver a cidade com este tipo de liderança.

Anônimo disse...

Será que a prefeita fez um "mea culpa", ao classificar como malandragem o fato de Salmito ter imposto sua candidatura? Mas não foi exatamente o que ela fez em 2004, quando se impôs como candidata até mesmo contra o Lula?

Por silogismo, se a atitude de Salmito foi de malandragem, a ela também podemos acusar de malandragem em 2004. E àqueles que a apoiaram, ela coloca no mesmo balaio: práticantes "da malandragem, do levar vantagem, da trairagem". D. Luizianne pode ter a memória curta. Mas nós não.

Carol