quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

CEARÁ E PARAÍBA FORAM OS ESTADOS QUE MAIS REELEGERAM PREFEITOS


A reeleita Luizianne Lins (PT).

"Das 26 capitais estaduais brasileiras, apenas sete passarão a ter um novo prefeito a partir de hoje (1º), quando tomam posse em todo o país os chefes do Executivo municipal eleitos em outubro. Mas o elevado índice de reeleição não é exclusividade das capitais.Ao todo, 5.563 prefeitos e vices serão empossados nesta quinta-feira. Mas cerca de 41% das cidades brasileiras continuarão sob o mesmo comando, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que mostra que 2.245 dos 3.357 candidatos que tentaram esticar o mandato obtiveram êxito nas urnas. A taxa de reeleição em 2008 alcançou a marca recorde de 66,86% ante os 58% registrados em 2000 e 2004.
Os dois estados que mais reelegeram prefeitos foram o Ceará (75%) e a Paraíba (74,3%). Mato Grosso foi o que teve menor índice de reeleição (49,4%). Mas, desde a divulgação do levantamento, há dois meses, a Justiça eleitoral reviu o resultado em alguns municípios.
O sucesso dos prefeitos, porém, foi maior nas capitais, onde apenas um dos 20 candidatos que tentaram renovar o mandato não conseguiu se reeleger: Serafim Corrêa (PSB), em Manaus. Serafim passará o comando do município para o ex-governador Amazonino Mendes (PTB). Além de Amazonino, também assumem a prefeitura Márcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte, Roberto Góes (PDT), em Macapá, Micarla Sousa (PV), em Natal, Eduardo Paes (PMDB), no Rio, João da Costa (PT), em Recife, e João Castelo (PSDB), em São Luís (leia mais).

(Congresso em Foco)

VAMOS NÓS - Uma das perguntas que mais chegam para este Blog: a prefeita vai vestir vermelho de novo em sua posse? Fomos informados que sim e que o modelito promete ser dos mais elegantes. O vestido que Luizianne usou durante a solenidade de diplomação chamou a atenção. Ela estava chique, mas sem perder a simplicidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jornalista Eliomar de Lima,

´Antenado` no seu Blog, certamente acompanharemos, hoje, a eleição da Câmara Municipal de Fortaleza. Certo?

E o Acrísio Sena?

Deverá haver golpe abaixo da linha de cintura.

Babau de Luizinho