quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

TCHECO ASSUME COMANDO DA UNIÃO EUROPÉIA

"O presidente tcheco Václav Klaus é conhecido por suas críticas à União Européia (UE). Recentemente, Klaus mandou retirar as bandeiras da UE do Palácio de Praga. No entanto, hoje (1º), o tcheco toma posse como presidente do Conselho Europeu, substituindo o francês Nicolas Sarkozy. Na prática, Klaus vai assumir o mais alto cargo de um Chefe de Estado ou de Governo na UE. Seu mandato tem duração de seis meses. Václav Klaus, presidenteda República TchecaVáclav Klaus vai assumir um posto que esteve em evidência sob a tutela de Sarkozy. O francês teve de enfrentar desafios como a luta pela proteção climática, o conflito da Geórgia e a crise financeira.Entetanto, uma das batalhas que Sarkozy não conseguiu vencer foi a ratificação do tratado de Lisboa (tratado constitucional que redefine as instituições do bloco e o seu equilíbrio de poder). Além da rejeição irlandesa, o tratado ainda não foi ratificado na República Tcheca. Klaus, inclusive, é um dos principais críticos do tratado. Ele chegou a pedir aos juízes do país que decidissem se o tratado violaria a constituição tcheca. Segundo o tcheco, o Tratado de Lisboa permitiria que a UE triunfasse sobre a soberania dos Estados membros individuais."

(Folha Online)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eliomar, para quem não sabe: o presidente tcheco é uma das vozes dissidentes no seio da comunidade política internacional com relação às políticas de apoio a medidas anti aquecimento global.
Para ele, o aquecimento é uma verdadeira mitificação inventada por pseudo cientistas e entidades vigaristas em busca de verbas.