quinta-feira, 25 de setembro de 2008

LULA DIZ QUE ERA NEOLIBERAL CHEGOU AO FIM

"Depois de ter acusado os países ricos de praticarem ’’populismo nacionalista’’ e de ter dito que o sistema financeiro mundial investiu em uma ’’jogatina’’ que resultou na atual turbulência econômica, Lula se despediu de Nova York e de sua temporada na Assembléia Geral da ONU, ’’decretando’’ o fim da era neoliberal. Ao longo de sua estadia em Nova York, encerrada na quarta-feira (24), o presidente deu declarações que demonstraram a segurança de alguém cuja popularidade alcançou a marca recorde de 77,7% - de acordo com pesquisa do Instituto Sensus- e a confiança de um líder cujo país não foi fortemente atingido pelas mazelas econômicas que vêm assolando os Estados Unidos.
Lula disse acreditar que o período neoliberal ’’está encerrado porque (a crise) demonstra que também no sistema financeiro é preciso ter seriedade, é preciso ter ética, não é apenas o cidadão comum que tem que ser ético’’. Os puxões de orelhas do líder brasileiro ao longo de sua estadia de três dias não se limitaram ao sistema financeiro.
Lula também desferiu golpes contra os Estados Unidos e o presidente George W. Bush e ainda deu palpites na campanha eleitoral americana.’’O ideal é que os dois candidatos pudessem assinar uma carta ao povo americano, como a que eu assinei ao povo brasileiro em 2002, assumindo um compromisso para dar tranqüilidade ao povo americano e tranqüilidade para o mundo como um todo’’, afirmou."

(Portal G1)

Nenhum comentário: