quinta-feira, 25 de setembro de 2008

PESQUISADORES CEARENSES CRIAM BAFÔMETRO ALTERNATIVO

"O Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec), o braço de pesquisas de produtos para o mercado e que opera no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, acaba de desenvolver uma novidade: o bafossensor. Trata-se de um bafômetro descartável, que poderá chegar ao mercado ainda neste ano. O bafossensor é um dispositivo com um canudo e tendo reagente amarelo. Ao ser assoprado, e mudar de cor para azul, detectará a presença de álcool no organismo. Permanecendo amarelo, tudo normal.
Segundo o coordenador do Padetec, Afrânio Craveiro, falta apenas o crivo do Denatran para a novidade que poderá ser vendido ao preço de R$ 3,00. O empresário Baltazar Neto, controlador da Fotossensor Ltda, empresa que responde pelos fotossensores espalhados por Fortaleza, deu entrada no registro da patente."

* da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Eliomar,

as coisas aqui no Ceará chega muito atrasada,este dispositivo já existe a muito tempo e foi criada pela UNICAMP-SP,trata-se de uma solução sulfocromica que reage na presença de alcool,esta formula eu ensino prá quem tiver interesse.

jpessoa
pesquisador
85 87890813
jpessoa2@hotmail.com
jpessoa2@fortalnet.com.br