sábado, 27 de setembro de 2008

DATAFOLHA/O POVO - LUIZIANNE LIDERA DISPUTA

Confira mais uma pesquisa Datafolha/O POVO divulgada neste sábado:

ESTIMULADA

Luizianne - 47%
Moroni - 22%
Patrícia - 16%
Roseno - 3%
Pastor Neto - 2%
Brancos/Nulos - 3%
Indecisos - 5%
* Demais não pontuaram.

ESPONTÂNEA

Luizianne - 36%
Moroni - 16%
Patrícia - 12%
Roseno - 2%
Outras menções - 3%
Branco/nulo/nenhum - 4%
Não sabe - 24%
* Os demais candidatos não chegaram a 1%

SIMULADO - 2º TURNO

Luizianne - 57%
Moroni - 36%
-----
Luizianne - 56%
Patrícia - 36%
-----
Patrícia - 46%
Moroni - 40%

* Pesquisa com margem de erro de 3% para mais ou para menos, feita com 1.040 entrevistados nos dias 25 e 26 últimos, bem mais do que os 700 das últimas pesquisas. Foi registrada no TRE sob nº 10.6066/2008.

* Com esses números, há clima de incógnita sobre uma vitória de Luizianne no primeiro turno. Isso levando em conta a margem de erro de 3%.

* Não é por nada, mas apostamos que Roseno e o Pastor Neto estejam pontuando bem mais um pouco do que esses números divulgados. Bem, pesquis é pra isso mesmo: fomentar debate, discussão e ilações, não é mesmo?

26 comentários:

Anônimo disse...

Ë essa também a impressão que eu tenho com o Renato Roseno, em todo lugar encontro gente que vai votar nele, como isso só dá 2%?? Seria muito bom que a Luizianne não ganhasse no primeiro turno, não seria saudável para a cidade.

Anônimo disse...

Eliomar, essa pesquisa vai ser comemorada no comitê da casa do Cap Fujita?

Anônimo disse...

Caríssimos, a Luizianne Lins não pode gnhar no primeiro turno. Que ganhe, mas num segundo turno, como o povo brasileiro fez com Lula. Agora, por que Luizianne ganharia no primeiro turno? Logo ela que não abriu uma rua, que não fez uma grande obra e que se vangloria de cuidar das pessoas que, na realidade, são cuidadas pelo bolsa família do Lula, que vale por uma comprinha de votos?
Luizianne fez uma gestão frágil, sem marca e com um estilo: o de se esconder do secretariado, de pouco compareer aos atos da liturgia do cargo e de brincade de esconde-esconde com você Eliomar e seus amigos repórteres lá do Aeroporto. Isso é papel de professora de comunicação social que entrou n faculdade para dar aula de Fotojornalismo? Ora, meus caros, a Luizianne faz falta ao Parlamento, pois cobrar e fazer barulho é com ela mesmo. Carisma ela tem de sobra como parlamentar, mas como gestora é instável, pessoalmente, dizem, de uma bipolaridade rara.
Convenhamos: o fortlezense vai abrir o olho na hora certo e perceber que não pode dar esse presente para a loira desposada de todos os seus predicados políticos do passado. Ou estar do lado dos ex-juracisistas que ela critiva é coerêncai política? Poupem nossa inteligência senhores assessores pagos e militantes de um PT que hoje também paga, e caro, por ter feito a contradição ao chegar ao poder. Quanto ao PT, desaprovo. Aprovo sim o Lula, pois ele es´tá acima de todos esses.Inclusive de Luizianne.
Ah, o Duda Mendonça com seu marketing, só está bem em Fortaleza. Nas três capitais onde faz o marqueting, como em Salvador, leva sova. Eis nossa contribuição para um debate aberto, sem paixão e sem fricotes.

Anônimo disse...

Os apoiadores de Luizianne adoram dizer, depois de um resultado de pesquisa, o velho chavão do "É Luizianne de novo, com a força do povo", só que isso mostra a falta de argumentos para defender essa gestão. Falar em fardamento, merenda, recuperação de postos de saúde e escolas é o mínimo que ela teria que fazer ao assumir, já que dizia estar com enorme dívida. Bem, divida aliviada, era partir, nos dois últimos anos de gestão, para obras. Neste semestre, ela aparece começando o Transfor e ensaiando o Hospital da Mulher. O piro cego é aquele que não quer realmente ver. Luizianne, segundo as pesquisas, conseguiu fazer o Mito da Caverna ao contrário na mente do povão e daqueles que, de forma direta ou indiretamente, estão se beneficiando dessa gestão incompetente. Vamos reagir, pessoal!

Anônimo disse...

Concordo com você, Elioamr, o Roseno vai reagir e chegar a 5% pelo menos. O Pastor Neto tambem, pois o movimento evangélico ligado a ele é forte. Acho que o Adahil dá 1% e o Aguiar Júniro também ficará com 1%. Lamento o Gastão ter saído do páreo. Poderia ter ido a 2% pelo discurso que empreendia.

Anônimo disse...

Eita, que tá cheio de tucano frustrado comentando nesse Blog. Cheio de gente de uma elite que não tolera uma guerreira voltar seus olhares para a periferia. Gente, Luizianne ganhará sim a disputa. No primeiro ou no segundo turno, não importa. Ela ganhará porque fala a língua do povo sofredor, que se candou do modelo tasso-ciro-patricia-moronista-conserador-ditador.
Pra frente, Lu!

José Sales disse...

Provavelmente sim, meu caro Anonimo(16:00hs). Tenho quase inteira impressão que sim. Por falar nisso, volto a perguntar a qum de direito: que barbaridade urbanística é aquela que está construída em plena Beira Mar de Fortaleza, no lugar onde existia o Morro do Granville? Qual o significado daquele bunker de concreto ciclopico com mais de 5 metros de altura, violentando a paisagem e usurpando o espaço público? Quem é o equivocado que produziu aquela barbaridade?

José Sales disse...

Cara Ana Francisca, vc que parece ser umpessoa informada. Vc poderia me informar o que vem a ser aquele bárbaro muro de pedra e concreto que está sendo feito pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, em plena Beira Mar?

José Sales disse...

Será que a Srª Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza, Arquiteta Daniela Valente Martins, assin ou também o licenciamento ambiental e o alvará de construção daquela absurdo urbanístico que está implantado na marra em nosso principal espaço público de referencia?

José Sales disse...

Meus caros descendentes da Colonia Japonesa em nossa cidade, será qu é este o legado que o senhores e senhoras querem deixar para Fortaleza: um absurdo urbanístico construído na marra em um espaço público de referencia que é a Beira Mar?

José Sales disse...

Será que "aquilo lá" vai ser motivo de orgulho da Colonia Japonesa em nossa cidade ou motivo de chacota pela imprensa nacional, quando descobrir que este é o modelo de "Fortaleza Bela" que temos à apresentar ao Brasil?

José Sales disse...

Será que o Ministério Público Federal está ciente que aquela "rasgação de dinheiro", na construção daquele "Frankstein urbanístico", está sendo feita com recursos do OGU, do Ministério do Turismo. E que "aquilo lá" não tem licença ambiental nem alvará de construção da própria SEMAM? E que está em desacordo com a LUOS/ Lei de Uso e Ocupação do Solo e com o Código de Obras e Posturas de nossa cidade, pois aquela área é "non aedificandi"?

José Sales disse...

Meu caros aderentes assessores e "cumpanheiros". Voces precisam aprender Aritmética. Nenhum tudo está ganho e nem tudo está perdido. 47% menos 3% de margem de erro = 44%. Somem o que resta,mais os nulos e apliquem a mesma margem de erro positiva e terão um resultado diferenciado. E não adianta trazer o Governador do Piauí, O Ministro "que adora as tapiocas" e o pessoal da tecno - burocracia de Brasília, póis a fica está caindo. E ainda falta uma semana para definição do 2º turno e depois mais um mês e "mentira tem pernas curtas". Escrevam aí, por favor. Cordialmente.

Anônimo disse...

Pessoal se o Roseno crescer ele passa da Pattícia, fica mais feio ainda, bem que eu gostaria de ver essa hipótese se confirmar.

Marcos_Ce disse...

Como eu disse outras vezes: Luizianne que se cuide pra ganhar de primeiro turno, porque se sobrar pro segundo ela tá lascada.

Mesmo assim se ela for eleita, que se vire pra deixar o Hospital da mulher uma belezinha porque o povo vai cobrar, e muito.

Realmente, a liderança de Luizianne se deve à terrorismo utilizando como base a passagem de ônibus e o bolsa família.

Como disse o Régis: vamos reagir, pessoal!

Anônimo disse...

Discordo do nobre jornalista, se fizermos as contas Luizianne reúne 52,2% que é bem mais do que 50% mais 1, portanto a preço de hoje a Prefeita já estaria reeleita no primeiro turno sim!!!

Anônimo disse...

Se todos esses candidatos tiverem essa pontuação citada, pobre Patrícia. Corre sério risco de acabar entre 4º ou 5º...
Te cuida Tasso!

Cilis Aragão Benevides disse...

A pesquisa divulgada hoje é extremamente positiva para Luizianne. Mostra um crescimento de 3% em relação à pesquisa realizada por esse mesmo instituto na oportunidade anterior. Mostra também uma estagnação do Moroni e uma queda da Patrícia. As expectativas convergiam para uma margem bem mais elástica a favor da prefeita, isso também era esperado pelos outros comitês. Entretanto, mostra um exponencial crescimento que ainda terá uma semana para evoluir. Se a vitória da lôra virá no primeiro turno, só dia 05 saberemos. O certo é que ela virá! Não apenas por ela ter feito um trabalho superior a todos os outros que a antecederam, mas muito, devido à baixa qualidade de seus adversários.

Anônimo disse...

Caro Eliomar,

Peço-lhe que tenha cuidado, prudência,pois desconfio com base em fortes evidências que alguns respeitavéis participantes desse bolg estão envoltos em um perigoso qudro de delírio, fantasiando ou negando a realidade.

Um dos mais graves afirma que onde chuega encontra eleitores do Roseno, portanto isto ocntrastaria com a realidade das pesquisas. "Elementar Caro Watson" que existe algum equívoco de sua parte, como geralmente ocorre com todos que se amparam na mera empiria. A começar, puderíamos inferir que o senhor frequenta ambientes fortemente psolistas, imagino lugares de classe média alta que gostam de vinhos nobres, carnes elaboradas, queijos franceses, iguarias de fino trato e pertencem ao grupo dos "revoltados com o governo Lula, PT, bolsa-família, política externa, etc". Pessoas que falam de revolução e são amigos de Patrícia, Artur Virgílio e cia.

Se estes psolistas "coerentes socialistas" (sic !) forem a periferia, visitarem os bairros populares entederão quem vota em Lula, no PT e na Luizianne !

Anônimo disse...

Falem o que falar....mas ninguém fez mais por Fortaleza que Luizianne.
Ela merece sim, ser eleita no primeiro turno. Essa conversa de que precisamos de segundo turno, não pode ser encarada como oportunidade para se discutir melhor as propostas...porque Moroni, Patricia e etc...não as apresentaram ainda? Um só sabe falar de segurança e dizer que irá chamar exercito para atender paciente. A outra fala de pracinhas da saúde que não existem em canto nenhum, nem em BH como ela diz. Ainda coloca um homem de bem como Dr.Carlile na TV, para ser constrangido diante da comunidade médica ao endossar essa balela, isso em gratidão ao Tasso, de quem foi secretario de saúde no estado do CE. Não seria mais fácil e eficiente, melhorar a qualidade dos atuais postos e aumentar a quantidade destes? Isso sim é fazer o povo abraçar mentiras!

Anônimo disse...

Luizianne vai ganhar sim no primeiro turno, para mostrar esses tucanalhas frustrados que quem decide é o povo e não essa meia dúzia de viúvas do PSDB/DEMO.

Anônimo disse...

Eita, Eliomar, a turma que defende a Luizianne contra o Renato Roseno é um poço de agressividade e fúria. Só sabe argumentar com desqualificação e baixaria. Imagine se o Renato estivesse com 47%, o que eles iriam fazer? Espero que pelo menos eles tenham participado do dia mundial contra a 'raiva'.

Anônimo disse...

O Orlando Esdras tem razão: a Luizianne ganha na periferia, onde as pessoas são desinformadas e, infelizmente, com menor nível cultural. E o Renato Roseno ganha da Luizianne (ver matéria no O POVO de hoje) entre as pessoas de maior nível de escolaridade, exatamente aquelas que são capazes de entender e avaliar com qualidade o cenário atual de Fortaleza e do Brasil.

Alexandre Costa disse...

Repararam como é exacerbado o ódio destilado ao PSOL por figuras como o Orlando Esdras? Por que se incomodar tanto com uma campanha que, mesmo considerando as margens de erro, não ameaça numericamente a candidatura da reeleição?

Por que se incomodar tanto com uma candidatura cujos gastos não chegaram até agora a 60% só do custo da foto de campanha da Prefeita? Talvez por que, no fundo, bata uma saudade dos tempos em que de uma lado estávamos apenas nós, militantes movidos só com a convicção, enquanto hoje há essa leva de funcionários (militantes pagos, ocupantes de cargos de confiança ávidos por mantê-los e terceirizados constrangidos) para carregar bandeiras sem idéias estampadas; dos tempos em que eram recursos da militância que pagavam as contas apertadas, ao passo que hoje empreiteiras, empresas de terceirização, Sinduscom, Sindiônibus derramam rios de dinheiro à guisa de investimento, pensando nos lucros a serem auferidos durante os anos da gestão; dos tempos em que éramos estudantes e trabalhadores organizados, ativistas das lutas ambientais, sindicais e contra todas as formas de preconceito e do outro, nos nossos palanques, enquanto que do outro estavam os empresários e seus candidatos, em contraste com os dias de hoje em que a salada indigesta reúne gente de passado tão inspirador com os Eunícios, Tins e Cambraias.

Mas, contrariando Chico, se sentirem saudades, não tem problema. Podem dar na vista, rasgar a fantasia de princesa e virem festejar do lado de cá!

Anônimo disse...

Rodrigues disse,

Caro Humberto, é perfeitamente compreensível que o seu desejo ou seja lá o que for - sonho, delírio, devaneio etc. não se realize. primeiro porque nos manuais da história, especificamente da história eleitoral dois fatos não se repetem ou tornam-se semelhantes diante das condições existentes; segundo caro, dizer que a gestão da Lôra foi apagada ou porque não fez uma grande "OBRA", sem estilo e frágil como o caro bem menciona é no minimo factóide. Mas, vamos aos fatos: no nível conceitual recuperou algo que parecia esta morto na tragetória do urbanismo ou com certeza custou muito caro aos mesmos - a dimensão da estética ou como ela bem gosta de mencionar - a beleza, seja para ricos, classe média ou pobre todos tem um olhar ou uma percepção no tocante a beleza da cidade, isto é extremamente bom para cidade; segundo, engendrou uma pedagogia da participação, foram, se eu não estou enganado, mais de vinte conferências com a finalidade de estabelecer as diretrizes das politicas publicas do município, recuperou a política habitacional da cidade(aliás vc lembra do último programa habitacional em fortaleza....), implementa o plano de regularização fundiária, fez o plano diretor participativo, aumentou o orçamento da cultura para 1,4%( nem Gilberto Gil conseguiu tal façanha), está reformulando todo o sistema da saúde do município etc, enfim, poderia mencionar muito mais ou até passar horas a fio explicitando a gestão da Lôra. Portanto caro não tem nada de fragil nisso, ao contrário sempre enfrentou todos os problemas de Fortaleza de frente e digo mais, esta cidade foi ao longo dos últimos 40 anos àvidamente dilapidada por agentes urbanos.

Anônimo disse...

Rodrigues disse,

Caro jsales, vc que parece entender das questões urbanística de Fortaleza, poderia por gentileza mim informar quem foi o responsavel pela construção daquele heliporto do José Frota? Vc lembra? o autor da quela barbaridade urbanistica.....