quarta-feira, 28 de novembro de 2007

GOVERNO DO CEARÁ APELA AO STF CONTRA PENDÊNCIA DA ÀREA DA EDUCAÇÃO

"O governo do Ceará solicitou que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule a inscrição da Secretaria de Educação Básica do estado em sistemas que indicam pendência de prestação de contas com a União – o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Cadastro Único de Exigências para Transferências Voluntárias (Cauc).
Segundo o governo, que faz o pedido em uma Ação Cível Originária (ACO 1101), a inscrição se refere a uma suposta pendência na prestação de contas de convênio, firmado em 1998 com a União, para repasse de verbas para escolas públicas estaduais com mais de 20 alunos matriculados no ensino fundamental.
A Procuradoria do estado diz que, quase dois meses após ter solicitado informações, não obteve resposta da União sobre a suposta pendência. Por isso, estaria impossibilitada de atuar no caso, com afronta aos princípios do contraditório e da ampla defesa.
Segundo o governo, isso seria razão bastante para anular a inscrição da Secretaria de Educação no Siafi e no Cauc, que acarreta prejuízos financeiros ao estado. Ainda segundo o governo, como a prestação de contas do convênio foi realizada há oito anos, ocorreu a prescrição do prazo para a União fazer a cobrança de dívidas contratuais, que é de cinco anos."

(Assessoria de Imprensa do STF)

Nenhum comentário: