sexta-feira, 27 de junho de 2008

CEARÁ PROPÕE EM CONGRESSO NA ALEMANHA CRIAÇÃO DA REDE IBERO-AMERICANA DE GEOPARKS


Sede do evento em Osnabrück/Foto José Sales.

Alemanha - A participação da delegação do Governo do Ceará na III Conferência Internacional de Geoparks, em Osnabrück/West Westfalia, na Alemanha, pode resultar na formação de uma rede ibero-americana de Geoparks. A partir dos contatos feitos durante o evento, a proposta apresentada pela delegação cearense, que conta com o secretário de Cidades, Joaquim cartaxo, à frente, agradou aos representantes dos geoparks de Portugal e da Espanha. A formação da rede irá contribuir para o surgimento de outros geoparks nas americas e fortalecer a rede global de geoparks, além de difundir o geoturismo no estado. No evento, participam os professores João de Aquino Limaverde e Titus Riedl, representantes do Geopark do Araripe, além do professor José Sales (DAU UFC/ NDUR &A/ Consultor Senior da proposta).
Segudo informa direto da Alemanha José Sales, o geoturismo é um conceito novo de turismo de natureza, relacionado à criação dos geoparks, que surge com a intenção de divulgar o patrimônio geológico, bem como possibilitar a sua conservação. Os geoparks estão inseridos neste contexto por serem equipamentos que buscam integrar o patrimônio natural ao patrimonio cultural. No Ceará, na Região do Cariri, está situado o Geopark Araripe, o único reconhecido pela Unesco nas Américas e no Hemisfério Sul.

SOBRE O GEOPARK DO ARARIPE
O geopark, que tem uma área de cerca de 5.000 km², é formado por nove geotopes, que são unidades de conservação definidas pela sua relevância geológica e paleontológica. Eles estão divididos nos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. A estruturação do Geopark Araripe é parte integrante do Projeto Cidades do Ceará, desenvolvido pelo Governo do Estado, desde a gestão passada por meio da anterior Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional e atualmente Secretaria das Cidades, com financiamento do Banco Mundial. O projeto visa constituir um pólo estratégico de desenvolvimento na região do Cariri Central, através do fortalecimento dos setores do turismo e produção de calçados, identificados como estratégicos para a região. Para isso serão investidos US$ 65 milhões, em ações de infra-estrutura; inovação e apoio aos setores produtivos e fortalecimento das gestões municipais na região.

6 comentários:

Armando Rafael disse...

Boa nota. Faltou o blogueiro dizer que na reunião de Osnabrück, na alemanha, estivam presentes o ex-reitor da URCA, André Herzog e o ex-diretor do Museu de Paleotologia da URCA, Alexandre Sales, que foram os implantadores do Geopark Araripe.
Aliás, se não fosse um trabalho competente do reitor Herzog, a Unesco não teria reconhecido tão rápido o Geopark Araripe, o primeiro do continente americano e do Hemisfério Sul.

Maria de Araújo disse...

Caro Eliomar,
Foi omitido o nome do idealizador do Geopark Araripe - o Prof. Dr. André Luiz Herzog Cardoso - que esteve na 3ª Conferência Internacional de Geoparks, realizada semana passada na Alemanha.
Veja o que consta no site da URCA:

Devem-se ao Prof. André Herzog, dentre outras iniciativas da sua administração os vários termos de parceria e convênio com outras instituições, que resultaram em várias conquistas para a URCA. Dentre esses merecem destaque os abaixo nomeados:

-O firmado com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura–UNESCO, para implantação do Geopark Araripe, que se constitui num marco na busca do desenvolvimento auto-sustentável da Região do Cariri. Idealizada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), a implantação do Geopark Araripe ficou a cargo da Universidade Regional do Cariri e após sucessivas providências obteve o reconhecimento da UNESCO, em setembro de 2006, em reunião realizada em Belfast, Irlanda do Norte. O Geopark Araripe, implantado na Bacia Sedimentar do Araripe, é o primeiro do gênero no continente americano e no Hemisfério Sul.


-A parceria firmada com o Programa “Brasil Alfabetizado -Alfabetização é Cidadania”, iniciativa do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, operacionalizado no Sul do Ceará pela URCA, através do qual, nos anos 2004/2006 foram alfabetizados aproximadamente 50 mil jovens e adultos de 31 municípios cearenses.


-Parceria com o Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que fez o registro e resgate das manifestações que compõem o patrimônio imaterial do Sul do Ceará.


-Parceria com a Petrobrás Cultural, dentro do projeto: “Melhorias, Preservação e Segurança do acervo
fossilífero do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri”.


-Convênio com o Fundo de Combate à Pobreza (FECOP) do Governo do Ceará, que permitiu a implantação de cursos de graduação nos 11 (onze) municípios mais deprimidos economicamente, no Sul do Ceará, melhorando os níveis educacionais dessas comunidades.

Maria de Araujo
Braga - Portugal

Anônimo disse...

Que bom.Tomara que o Congresso venha.Faltou ser dito como, quando, e por quem O Geopark foi criado. Fica até a impressão que é coisa nova.

José Sales disse...

Caro Armando Rafael. Todas as informações foram postadas com as citações ao Prof. André Herzog Cardoso e ao Prof. Alexandre Feitosa Sales.

José Sales disse...

O Geopark Araripe foi uma iniciativa do Governo Lúcio Alcantara, que contou com aprovação do próprio Governador, de então e do Secretário Hélio Barros, que apresentou o mesmo à UNESCO. Relevante foi a participação imprescindível do Prof. Gero Hillmer da Universität Hamburg, que realizou a concepção científica do mesmo e deu renome internacional a esta.

José Sales disse...

O Programa Cidades do Ceará, sua formatação e negociação com o Banco Mundial, a partir de 2004 e a inclusão do Projeto Geopark Araripe no mesmo, em 2006 foi também uma ação do Governo Lucio Alcantara. Posso afirmar isto, firmemente, pois participei de todas estas ações inclusive da concepção do Geopark, da feitura do Plano de Ação Regional da Bacia do Araripe, por sugestão da UNESCO e da posterior concepção do Plano de Ordenamento e Estruturação do Geopark Araripe.
José Sales
Berlin/ Alemanha