quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

TCU FARÁ AUDITORIAS NO BOLSA-FAMÍLIA

"Técnicos e auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) farão nova avaliação sobre o programa Bolsa Família no ano de 2009. Segundo o TCU, o novo estudo pretende comparar o atual cenário do programa com o encontrado em 2004, quando a última análise foi realizada e diversos aperfeiçoamentos na fiscalização foram recomendados pelo tribunal. O Programa Bolsa Família (PBF) continua sob a vigilância do TCU e também da Controladoria-Geral da União (CGU) devido às fragilidades encontradas naquele ano. A fiscalização também pode ter a participação da sociedade, mas, para isso, é preciso saber quais as principais irregularidades encontradas e como denunciá-las. De acordo com o último estudo, entre as impropriedades encontradas no PBF, há casos de beneficiários com renda per capita superior à estabelecida pelo programa, ausência de atualização dos dados cadastrais dos beneficiários, formulários do Cadastro Único preenchidos incorretamente e falta de acompanhamento das condicionalidades na área de educação e saúde. Segundo relatórios de inspeção do TCU, os responsáveis pelo Bolsa Família, em geral, se defrontam com práticas comuns de irregularidade. Algumas famílias, por exemplo, são formadas por casais “amasiados" que, no momento do cadastramento, omitem sua verdadeira situação de renda da família. Existem, também, casos de inclusão de netos ou sobrinhos como integrantes do grupo familiar e de não declaração de atuação no mercado de trabalho informal."


* Do site Contas Abertas, leia mais aqui.

2 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Quando se consolidar nesta nação qualquer coisa que seja realmente uma República, não aparecerão governos oportunistas, medíocres a pretender administrar a fome, miséria, perpetuando-a com auxílios mensais gratuitos.

Farão mais e melhor: promoverão a distribuição de renda e de terras; estabelecerão a igualdade real entre os cidadãos, criarão empregos, gerarão recursos e riquezas, ensinarão a produzir.

Ismael Luiz disse...

"MININO"O QUE JÁ DEVE TER DE GENTE,"ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA",PREOCUPADA COM A NOTÍCIA,NÃO TÁ NO GIBI(É O NOVO,NENO?)BOLSA-FAMÍLIA,É UMA MÃE PARA MUITOS MAUS-FILHOS!