sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

PIMENTEL: GOVERNO DARÁ VANTAGENS PARA QUEM RETARDAR PEDIDO DE APOSENTADORIA


"Após uma reunião com sindicalistas sobre o fator previdenciário, o ministro da Previdência, José Pimentel, disse que o governo poderá adotar medidas para incentivar o trabalhador a permanecer mais tempo na atividade e retardar os pedidos de aposentadoria, como já vem adotando para os funcionários públicos. “Queremos trazer para o regime geral (do INSS) regras que hoje já estão em vigor que incentivam os servidores públicos a permanecerem em atividade, e que não dependam de emenda constitucional”, disse o ministro. Ele, porém, não citou quais seriam estes incentivos, mas acrescentou que caberá ao deputado Pepe Vargas (PT-RS), relator do projeto que extingue o fator previdenciário, discutir o assunto. Segundo o ministro, a preocupação é atender as reivindicações dos trabalhadores, garantindo, ao mesmo tempo, o equilíbrio futuro da Previdência. Para incentivar o servidor público a retardar o pedido de aposentadoria, o governo instituiu, entre outras medidas, o abono permanência, pelo qual deixa de contribuir para a Previdência, mesmo estando em atividade. A área técnica do Ministério da Previdência defende alterações na fórmula do fator previdenciário que possam amenizar o impacto da fórmula para os que optarem por permanecer mais tempo trabalhando. Os dados do Ministério mostram ainda que grande parte dos trabalhadores que pediu aposentadoria desde 1999 optou por receber um benefício menor a ficar mais tempo contribuindo. As novas aposentadorias, segundo o Ministério, estão sendo concedidas com uma perda média de 25%, em relação ao valor máximo."

(Diário do Nordeste)

DETALHE - O ministro José Pimentel já está em Fortaleza. E a partir das 8h30min desta sexta-feira, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, ele terá encontro com o CDL Jovem. Durante café da manhã, Pimentel vai expor as últimas ações do órgão voltadas para o aumento do número de contribuintes como, por exemplo, a aprovação pelo Congresso da inclusão de cabeleireiros, manicures, pedreiros e outras profissões nessa condição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Retardar aposentadorias significa obrigar a mais anos de trabalho aqueles que já contribuiram para a previdência e adquiriram aquele direito.
Permanecendo nos postos de trabalho os mais antigos não abrem vagas aos jovens em idade de ingressar no mercado de trabalho. Resultado: aumento da desocupação da juventude, com todas as consequencias sociais decorrentes.
Dinheiro pra bancos, montadoras de automóveis, etc, tem. Para os trabalhadores nada.
Esse Pimentel, a que ponto chegou...