sábado, 6 de dezembro de 2008

ARQUITETO INSISTE: QUE ICA/UFC NÃO VÁ PARA ÁREA DA CASA JOSÉ DE ALENCAR

Do arquiteto José Sales, colaborador deste Blog, recebemos, neste sábado, artigo onde ele destaca a vitória dos ambientalistas que evitaram a ida do ICA/UFC para a área da Casa José de Alencar, em Messejana. Confira o teor e tire suas conclusões:

Parabéns a nós todos que justificamos, cada um à sua maneira, a permanencia da integridade do Sítio Alagadiço Novo e da Casa José Alencar. Agora temos uma segunda e uma terceira partes da lição a ser feita:

A segunda parte da licão é justificar à administração superior da Universidade Fedral do Ceará que é correta a permanencia do Instituto de Cultura e Arte (ICA) no Benfica. Um "input" que foi até indiretamente listado como importantíssimo pelo megaurbanista Jaime Lerner em palestra aqui entre nós, quando, categoricamente, afirmou que cabe à Universidade uma parte da responsabilidade na retomada de funções qualificadas e dinamismo das áreas centrais de nossas cidades, na contemporaneidade, por serem pólos de educação e cultura. O próprio Reitor Jesualdo, embora insista que o ICA é uma "proposta nova", reconhece que este pleito tem justificativa.

A terceira parte se refere a alertar, também a Administração Superior da UFC, que existem verbas "registradas e sacramentadas" no PRODETUR NE II no capítulo PRODETUR-Ceará, para restauração e requalificação do Sítio Alagadiço Novo e Casa José de Alencar. Isso está "escritinho" no PDITS/Plano de Desenvolvimento Institucional do Turesmo Sustentável do Estado do Ceará, que vem a ser a roteirização do programa aprovada pelo BID/ Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Conselho do Pólo de Turismo Ceará Costa do Sol Poente(Nome própria a instancia e aprovação).

Bom semana à todos e bons pensamentos.
Cordialmente
José Sales

4 comentários:

Anônimo disse...

Em resumo: Projetos que não contam com autoria ou participação dos escritórios associados transformam-se em ambientalmente insustentáveis.

Anônimo disse...

Lamento essa comemoração. Creio que o ICA naquela Casa faria com que o local ganhasse vida e ficasse livre de constantes ameaças de invasão. Uma pena, professor Sales.

José Sales disse...

Não existe comemoração e sim uma ponderação clara de o Campus do Benfica tem um signicado referencial tanto para si próprio como para a área central de Fortaleza, onde ele é o principal equipamento de destaque. Além de ser uma das mais destacadas posições geográficas da cidade, em vista de sua acessibilidade plena.

Anônimo disse...

José Sales, a UFC ainda é um gueto entre nós. Assim como é a UNIFOR. Todas só vivem dos seus umbigos para dentro de seus intestinos. O maior símbolo do fechamento das universidades em relação à comunidade são os muros que as cercam. Os muros das universidades - refiro-me aos muros mesmos, literalmente - deveriam cair, fazendo desses espaços, espaços físicos reais por onde passe o povo. Abaixo as cercas, portanto! COMISSARIO DO SANTO OFICIO.