quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SEDE DO INSTITUTO DE ARTE E CULTURA DA UFC DEVE FICAR NO PICI

"Fim de caso. A sede do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) já tem endereço certo. Depois da polêmica em torno do projeto que previa sua instalação no Sítio Alagadiço Novo, onde fica a Casa José de Alencar, a reitoria da UFC recuou e sacou o “Plano B” que mantinha na gaveta. O novo equipamento irá para o Campus do Pici. A decisão foi tomada esta semana e discutida com os coordenadores do Pici, em reunião na tarde da última terça-feira, conforme O POVO apurou. O motivo da mudança de planos foi a demora da presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em responder ao pedido de autorização da UFC em construir a sede do ICA no Alagadiço Novo. O fator determinante para a transferência da sede do projeto foi a exigüidade de prazo a ser cumprido junto ao Ministério da Educação (MEC). A UFC tem até o dia 16 deste mês para apresentar oficialmente ao MEC o local da obra, orçada em R$ 13,5 milhões. Caso contrário, ela terá que devolver à União uma parcela de R$ 7 milhões, já liberada para a construção de novas unidades acadêmicas. Como até agora não tem nem o “aprovo” nem o “desaprovo” do Iphan nacional, a UFC preferiu não arriscar. Procurado pelo O POVO, o reitor da UFC, Jesualdo Farias, negou que a decisão de construir o ICA no Campus do Pici já esteja tomada, mas confirmou que existe um grande interesse nesse sentido. “Está faltando somente o estudo de impacto ambiental. Com isso, vamos conversar com os atores do entorno desse prédio”, disse, na manhã de ontem, por telefone. Questionado quais seriam as chances da confirmação do ICA no Campus do Pici, o reitor arriscou: “Dê 90%”."

(Jornal O POVO)

6 comentários:

José Sales disse...

Devemos atentar para o fato que no ambito interno da UFC, muitos ainda pensam que ainda possa existir um Plano AAA(AAA de mais qualificado) para o ICA, que é a permanencia da Unidade no próprio Campus do Benfica. Caberia aos professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, aceitar o desafio de também propor esta opção. Existe uma imensa experiencia acumulada e capacidade técnica. E deveriam ser mantidos os mesmos pressupostos que envolvem a utilização do qualificado projeto arquitetonico elaborado pelos Professores Neudson Braga e Romeu Duarte. Esta posição deveria ser levada ao conhecimento do Reitor, Professor Jesualdo Pereira de Farias. Cordialmente Professor/ Arquiteto José Sales/ Departamento de Arquitetura e Urbanismo

ericodias disse...

a saída de implantar o ICA no terreno que hoje é ocupado pelo hospital myra e lopez ainda é viável e pode continuar a ser tentada, a não ser é claro que ao invés de integrar as humanidades a reitoria queira apartá-las.


Para o campus do Pici a expansão promovida pelas últimas reitorias é especialmente danosa. Ao invés da universidade ter evoluído e construído um instituto politécnico, tem se contruído igreiginhas para pequenos grupos, cada um com seu projetiho e recursozinho, que não se comunicam e que no futuro brigarão uns com os outros pelas parcas verbas que a UFC recebe

José Sales disse...

A UFC não precisa adquirir um cm² de qualquer área no Benfica, como as instalações do Hospital Myra e Lopez para implantar o ICA. Existem áreas suficientes disponíveis ou inadequadamente ocupadas ou deterioradas ou mesmo em estado de abandono latente. Existem opções do ICA ser instalado, no próprio Benfica, que é a melhor situação posicional do Centro de Fortaleza, de várias formas, desde que entenda-se a Universidade como um contexto integrado que pode estruturado fisicamente como tal e não como um conjunto de "igrejinhas" como bem cita o colega que me antecedeu.

Anônimo disse...

Este Erico Dias, se é este o nome dele mesmo, se mete em tudo e dá palpite no que sabe e no que não sabe. Geralmente, NÃO SABE!!!!
Em outra noticia sobre Gorete Pereira ele comenta como se a deputada fosse a Prefeita Inês Arruda. Ô Erico, já te disse: se informa primeiro das coisas, macho!!!!

Unknown disse...

Absurdo o ICA no PICI, tendo em vista que o reduto cultural da Universidade e da cidade ser o Benfica. Mas antes de tudo, seria bom que tanto a UFC elaborasse uma politica cultural, quanto o ICA fosse desprivatizado

Anônimo disse...

"OBA!!" A Casa de José de Alencar continuará abandonada!