quarta-feira, 15 de outubro de 2008

JUSTIÇA FEDERAL QUER ABERTURA DE INQUÉRITO CONTRA EIKE BATISTA


"Chegou nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido da Justiça Federal de abertura de inquérito contra o empresário Eike Batista, investigado por tentativa de fraude à licitação de concessão da estrada de ferro que liga o município de Serra do Navio ao Porto de Santana, no Amapá.
O esquema foi investigado na Operação Toque de Midas, que chegou às empresas EBX, MMX Logística e MMX Amapá Mineração - todas de propriedade de Eike. Também foi pedido, no mesmo caso, abertura de inquérito contra o deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP) e o governador do estado, Antônio Waldez Góes PDT).
Na terça-feira, o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc entregou um diploma a Eike pela posse de uma reserva particular em Mato Grosso do Sul e, após fazer diversos elogios ao novo parceiro, disse esperar que outros empresários sigam o seu exemplo. Eike doou R$ 11, 4 para recuperação da parques ecológicos, mas suas empresas devem cerca d R$ 29 milhões ao Ibama, por multas decorrentes de crimes ambientais."

DETALHE - No Ceará, Eike Batista ficou conhecido na década passada quando tentou investir numa termelétrica, apelidada na época de "Termoluma" (alusão a sua ex-mulher, Luma de Oliveira), que acabou não dando certo. Atualmente, Eike promete investir numa termelétrica movida a carvão no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. No caso, a MPX.

* Sobre a termelétrica de Eike no Ceará, leia mais aqui.

7 comentários:

Anônimo disse...

Quem promete investir em uma termelétrica a carvão no Pecém é na verdade o governo Cid e o governo Lula. Absurdo, inaceitável, tendo em vista a crise ambiental global! E o Eike vai só aproveitar a deixa, que de bobo não tem nada. É uma farsa, esse governo PT e aliados. Dedica uma pequena miséria da riqueza nacional ao povo pobre através de auxílios assistenciais, mas não faz nada para de fato combater a pobreza, que tem na degradação ambiental um dos principais vetores. Ao contrário, produz pobreza, pois produz degradação. Mas tem quanto, 70% de aprovação?? A população, penso que não consegue mesmo ver além dos fatos.

Anônimo disse...

Prezado Eliomar, no debate Obama Mcain que está acontecendo agora, o Mcain está dizendo que a solução para o aquecimento global é a energia nuclear! Para onde vamos? Termelétrica a carvão, e - pasmem todos nós -, tem por aí a proposta de instalação de uma usina nuclear no Ceará! Mesmo sendo contra a constituição estadual. Quem duvida que a constituição vai ser (ou pode ser, pois nós vamos brigar) simplesmente esquecida?

Anônimo disse...

Esse senhor Eike é envolvido´em muita confusão onde chega. Quer levar vantagem em tudo e os governos que o acolhem acham que fazem bom negócio. Acorda, Cid.

José Sales disse...

Está aí um "menino bom" que quer colocar um Termoelétrica, movida a carvão mineral, exatamente em cima de uma área de proteção ambiental que é o "cinturão verde" do Complexo CIPP, que foi concebido justamente para mitigar os efeitos nocivos da industrialização intensiva que vai se dar naquela situação de fragilidade ambiental. A localização exata do "emprerendimento" é sobre a Lagoa do Gereraú. E "tudin" foi aprovado pela SEMACE.

Alexandre Costa disse...

Se a Marina Silva, com toda sua trajetória e coerência, não conseguiu fazer valer suas posições num governo dominado pelos interesses do agronegócio, quem iria esperar que o falastrão Minc fizesse algo que não fosse soltar fogos de artifício para aparecer? O nome desse teatro encenado por Minc e Eike é eco-pilantragem!

Sobre as alternativas que nos apresentam (termelétrica a carvão e usina nuclear), as justificativas são sempre as mesmas: "baixo custo", conta feita sem levar em consideração os custos ambientais a longo prazo. Eólica e hidroeletricidade se completando, com solar avançando no médio prazo: eis o caminho para uma matriz energética sustentável e limpa em nosso estado.

Ismael Luiz disse...

INQUÉRITO CONTRA EIKE BATISTA? MAS,O HOMEM VAI DOAR 11 MILHÕES PARA PROJETOS DO INCRA! OH! QUANTA MALDADE!

Ismael Luiz disse...

MAS,QUEM ACABOU NÃO DANDO CERTO: A TERMOELÉTRICA OU A LUMA?