terça-feira, 14 de outubro de 2008

IPEA : BRASIL PODE UNIVERSALIZAR ENSINO MÉDIO EM 2 ANOS

Estimativa de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que somente dentro de dois anos o Brasil poderá conseguir universalizar a conclusão do ensino médio, ou seja, o País poderá conseguir com que a população fique em média oito anos na escola, conforme prevê a Constituição. O cálculo foi feito com base no número médio de anos de estudo coletados na Pnad. Segundo o estudo, a cada dez anos que se passa, o País consegue ampliar em um ano a sua média dez nos de estudo. Isso porque, segundo o Ipea, o número médio de anos de estudo caiu de 5,2% em 1992 para 7,3% em 2007.
De acordo com o diretor de estudos sociais do Ipea, Jorge Abrahão, caso seja mantida essa média de crescimento de um ano de estudo a cada dez anos, o País estará próximo a atingir o tempo de estudo previsto na Constituição."

* Do Portal Terra, leia mais aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas, Eliomar, o aluno brasileiro já passa 8 anos na escola como prevê a Constituição. Passa até mais, pois já faz alguns anos que a Educação Infantil foi instituída pelo MEC (e engloba crianças de 4 e 5 anos) e que hoje o Fundamental tem 9 anos, justamente pq englobou a antiga Alfabetização. O Portal Terra errou o cálculo e você foi na onda. Acertariam todos se disessem que hoje não basta mais ter apenas o Fundamental para ser empregado. Talvez só sirva pra gari. A maioria dos empregos no comércio, serviços, etc, é pra quem tem o Ensino Médio completo. Aí sim. O brasileiro realmente precisa passar pelo menos 12 anos na escola. Cláudia.